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Completo Cultivo diversas strains

Diário de cultivo completo.
O cultivo dessas strains tem como objetivo a produção de carimbos.

Os carimbos são oriundos do FSRE.

Foram feitas 12 seringas de 20 ml de 12 strains diferentes.

A inoculação de cada pote utilizou menos de 4 ml de cada seringa (4 furos equidistantes).

Apenas 2 gotas escorrem pela parede do pote em cada furo.

As 12 seringas, com os 16 ml restantes, foram enroladas em papel alumínio, separadamente, identificadas e postas em ziplog.

Estão guardadas na gaveta mais fria da geladeira para novas inoculações.

Tenho seringas de 6 meses que colonizam rapidamente sem contaminação.

Pink Búfalo e Cuba contamiraram, (creio que o carimbo esteja contaminado).

Thai Ban Pang Ka e Treasure Coast não desenvolveram micélio.

Novas tentativas com essas strains serão feitas posteriormente.

Restaram 8 potes de milho que colonizaram 100%.

As sementes de milho foram implantadas numa mistura de:

Terra preta, humus, fibra de coco (os 3 obtidos no Carrefour) e esterco bovino (pasto), adicionei 2 colheres de sopa de pó de ostra.

Usei calcáreo para corrigir o pH e fita de pH para fazer a leitura dos valores (os 2 obtidos em loja de produtos para agricultura).

A mistura umidecida foi colocada em quentinhas de alumínio, coberta com a própria tampa da quentinha e pasteurizada em forno.

Arrumei as 16 quentinhas dentro do forno do fogão, liguei, deixei a temperatura chegar a 70ºC.

Controlei a temperatura abrindo e fechando a porta do forno, após 1 hora desliguei.

As quentinhas ficaram no forno por 24 horas, quando então repeti o processo mais uma vez e mais outra vez, totalizando 3 vezes com intervalos de 24 horas cada.

Perdeu-se um pouco de água nesse processo, mesmo assim ficou bem úmida.

Abri as quentinhas já frias dentro de uma caixa plástica (glovebox improvisada) e coloquei a semente no centro da mistura.

Cobri com uma camada de pó de coco esterilizado e outra de vermiculita.

Fechei todas as quentinhas com as próprias tampas e ficaram 5 dias para colonizar a mistura de casing

Foram montados 16 casing, sendo 2 de cada strain.

Os terrários são caixas plásticas, com perlita no fundo e um borbulhador de aquário em cada caixa.

https://teonanacatl.org/threads/terrário-simples.1600/#post-24706

Antes já estava cultivando a strain ECUADOR.

https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/page-2#post-14589

Os casing e cogumelos das fotos são da strain ECUADOR

Comentários sobre a strain ECUADOR em:
https://teonanacatl.org/threads/raças-cultivadas-pela-comunidade-cm.439/#post-3733

Os demais casing devem pinar essa semana até 30/06.
Imagem 0884.jpgImagem 0890.jpgImagem 0892.jpgImagem 0893.jpgImagem 0894.jpg
 
Muito bom!!!!

Lindos cogus!! tudo muito bem feito!!! totalmente perfeito!

100% de aproveitamento:pos::pos::pos:

Parabéns pelo cultivo e pela ótima e farta colheita e carimboss :)

abraços...
câmbio
 
cara isso aí dá pra consumir pelo menos 4 a 5 vezes por mês. É cogumelo pra caramba, parabéns. Muito legal esse cultivo, valeu de muito pro futuro eu tentar algumas dessas strains. Obrigado
 
Nossa
parabéns Mauricio! Pelo belo trabalho, pela "infra-estrutura" que tu tem para o cultivo que é demais, e por mais uma aula. Obrigado de coração.
 
05/08/2007

Imagem 0991, 0992 - PENIS ENVY 6

Imagem 0993 - LIZARD KING

Imagem 0994 - Terrário com casing de PENIS ENVY 6 e LIZARD KING

Imagem 0995, 0996 - PENIS ENVY 6 colhidos

Todos os casing das 9 raças continuam produzindo.

Os terrários permanecem dentro de um quarto com temperatura em torno de 25ºC.

Nenhum casing sofrem contaminação até hoje.

A massa do casing visivelmente está encolhendo.
Imagem 0991.jpgImagem 0992.jpgImagem 0993.jpgImagem 0994.jpgImagem 0995.jpgImagem 0996.jpg
 
Fala fêssor..

Me diz uma coisa... é necessário esperar o chapéu do Penys Envy ficar convexo mesmo para iniciar as impressões? :confused:
 
Fala tripman

Qualquer outra raça se chegasse ao ponto de enrolar o chapéu, já estaria soltando esporos sobre a superfície do bolo ou casing com certeza.

Esses que colhi hoje, não tinha sinal algum de esporos sobre o casing, mas se deixasse para amanhã, já teria passado muito do ponto.

Fiz várias colheitas de PENIS ENVY 6 e pus para carimbar e não consegui boa impressão.

Carimbos ralinhos, quase invisíveis, pouquíssimos esporos se soltaram, apesar de os cogumelos estarem bem abertos.

Então um dia deixei ficar sem colher para ver quando os esporos caiam.

Foi aí que consegui visualizar o tempo certo.
 
Tive até uma idéia para se visualizar isso em novas raças a serem cultivadas... talvez a confecção de um suportezinho de papel que se encaixe logo acima do véu preso à estipe. Entre o véu e o píleo... poderia ser um pedaço de papel circular com uma cavidade para encaixar na estipe do cogu.

Feito sob medida para cada um hehehe...

Parece uma idéia tosca... mas acho que ela pode ser uma boa para avaliar com uma precisão maior a hora que o cogumelo começa a esporular.

OU EU TO VIAJANDO? o_O

Tentei ilustrar o que eu tentei explicar:

View attachment 8117

O cogumelo ficou laranja que nem um Amanita mas é só para ilustrar mesmo hehehe.

Será que vira isso? talvez fosse bom para descobrir a hora que uma raça ainda desconhecida pelo cultivador, está começando a esporular...

OU TO VIAJANDO MESMO? ¬¬
 
Última edição por um moderador:
tripman disse:
Tentei ilustrar o que eu tentei explicar:

View attachment 8117

O cogumelo ficou laranja que nem um Amanita mas é só para ilustrar mesmo hehehe.

Será que vira isso? talvez fosse bom para descobrir a hora que uma raça ainda desconhecida pelo cultivador, está começando a esporular...

OU TO VIAJANDO MESMO? ¬¬


É criativo, mas a própria umidade iria amolecer o papel, entortando-o. Talvez, um outro material, mas mesmo assim acho desnecessário, mas, que tal um teste, TRIPMAN?


Maurício, tudo muito bonito, e com ótimo aproveitamento, como sempre.

Parabéns pelo primeiro cultivo de COGUMELOS EM METRO !!!!:eek:

good vibes!:)
 
Cara não sei se estou certo mas acho que é uma questão de visão, se vc comprasse uma lupa para ver o tempo exato, quando visse o esporo já no próprio cogu, não precisaria cortar no tempo errado, pq tem coisas que a olho nú não vemos, e uma lente de aumento ajuda bastante, eu tenho uma e já olho meu cultivo com outros olhos, bem grandes por sinal, mas acompanho a evolução mais nitidamente. si lá se estou falando merda, mas acho que ajuda na hora de identificar o tempo certo, vai dar para ver o esporo antes de se soltar.
E colocando um peq pedaço de filme plástico, ou alumínio, em baixo do cogu que vai esporular, isso atrapalha o crescimento dos futuros pins, sei lá só por um período, para tirar o tal carimbo. não estou falando de cobrir o casing inteiro só o pedaço abaixo do cogumelo, para o que for cair ficar nesse segmento, entenderam o pensamento. Não sei se ajuda
 
Pô.. eu perguntei 2 vezes haheheuhae.. era só ter respondido né:

"Cê tá viajando jumento ruin!!!"

Hehehe valeu pessoal... realmente não viraria não isso...

Mas gostei disso do Mr. Bluesman de olhar tudo com uma lupa. Se olhar a olho nú já é demais.. imagina podendo ver coisas ampliadas. :eek:
 
Cara eu tenho uma lente de aumento aqui muito fudida, dá pra ver até o cabelo do micélio, em proporções gigantescas de ampliação, quem tiver a oportunidade compre pq é outro nível de acompanhamento, quem tem microscópio tb, eu tenho aqui, um microscópio eletrônico, mas ainda não olhei, vou ver....mas tenho medo de contaminar. Que bom que eu tenho acesso a isso, porra vcs nem sabe o quanto ajuda, acompanhar a evolução micro da coisa. Vc vê coisas que te facilitam na identificação dos problemas, se for contaminação vc já vê ampliado, e assimpor diante, mas segue aí o cultivo que eu tô desviando do assunto, valeu, manda aí Maurício....
 
Maurício belo cultivo!!
parabéns!!

Pode falar qual o fotoperíodo após e durante a pinagem??
 
Fala vitor

Eu utilizo a luz do sol.

Então é o cilclo dia / noite.

O mais importante para induzir os pins é a temperatura baixa (21ºC) e oxigenação 24 horas com bombinha de aquário.
 
Fala vitor

Eu utilizo a luz do sol.

Então é o cilclo dia / noite.

O mais importante para induzir os pins é a temperatura baixa (21ºC) e oxigenação 24 horas com bombinha de aquário.
Fala Mestre!
Era exatamente o que eu iria perguntar... como vc fazia para a oxigenação... bombinha de aquario e perlita para umidificar... simplesmente perfeito!
Excelente!!!
 
Hoje 12/08/2007 tive a 1ª baixa, um casing de NEPAL apareceu com duende verde.

Como a oxigenação é feita com bombinha de aquário não deve ter espalhado.

Se a troca de ar fosse promovida por um coller, os esporos já teriam contaminado todos os outros 5 casing do mesmo terrário.

Os cogumelos em todos os casing continuam surgindo, os casing estão reduzindo de tamanho (perda de massa).

Por 2 vezes acrescentei água mineral fervida sobre todos, para repor a água extraída pelos frutos.

Creio que essa aventura esteja chegando ao fim.
 
Grande aventura, agora é hora de descanssar para o próximo projeto. Abraços mil. Louco, louco, louco, louco melo, louco de cogumelos.
 
Hoje 12/08/2007 tive a 1ª baixa, um casing de NEPAL apareceu com duende verde.

Como a oxigenação é feita com bombinha de aquário não deve ter espalhado.

Se a troca de ar fosse promovida por um coller, os esporos já teriam contaminado todos os outros 5 casing do mesmo terrário.

Os cogumelos em todos os casing continuam surgindo, os casing estão reduzindo de tamanho (perda de massa).

Por 2 vezes acrescentei água mineral fervida sobre todos, para repor a água extraída pelos frutos.

Creio que essa aventura esteja chegando ao fim.


Fala Profeta

Essa, somente essa e estritamente essa aventura está na finaleira.

Muitas outras estão por vir.

Foi um ótimo trabalho. Agora temos garantias de perpetuar essas strains.

A comunidade agradeçe! Parabéns.

(essa aventura vai gerar diversas outras!!!!):)
 
Muito legal este seu cultivo profeta, aprendi bastante, mas diga uma coisa vc aumenta a temperatura na fase pin quando?
quando já pinou tudo o que tinha de pinar naquele casing, ou vc aumenta depois dos primeiros pins aparecerem?
essa é uma dúvida pertinente, tenho ainda essa indecisão do momento ideal, cada um fala um tempo diferente, mas e o resultado mais benéfico, não sei, se puder me responder já agradeço, valeu Professor
 
Muito legal este seu cultivo profeta, aprendi bastante, mas diga uma coisa vc aumenta a temperatura na fase pin quando?
quando já pinou tudo o que tinha de pinar naquele casing, ou vc aumenta depois dos primeiros pins aparecerem?
essa é uma dúvida pertinente, tenho ainda essa indecisão do momento ideal, cada um fala um tempo diferente, mas e o resultado mais benéfico, não sei, se puder me responder já agradeço, valeu Professor

Fala Bluesman

Fase de colonização - depois que é feita a inoculação o micélio precisa de condições específicas para crescer:

Temperatura- deve ser mantida na faixa de 27ºC à 29ºC

Luz - nenhuma, deve ficar no escuro total

Oxigenio - o micélio não precisa de oxigênio para se desenvolver.

Mantendo essas condições o micélio cresce, coloniza todo substrato e fica em modo vegetativo, nada acontece.

Para frutificar as condições devem ser alteradas:

Temperatura - deve ser mantidade na faixa de 19ºC à 23ºC.

Luz - deve ser exposto a luz

Oxigênio - deve receber oxigênio em ambudância.

Com as modificações o micélio é levado, induzido, a sair da fase vegetativa e a entrar no modo de formação de frutos.

Primeiro aparecem pontinhos brancos do tamanho de cabeça de alfinete sobre o micélio.

Depois esses pontinhos crescem e aparece outro pontinho escuro , são os pins.

Então os pins crescem e ficam maiores.

Continuam crescendo, ganhando massa e então abrem o chapéu (píleo).

O chapéu expandi-se e os esporos são formados sob ele.

Os esporos soltam-se e o ciclo se completa.


Depois que o 1º pin apareceu o micélio não volta à fase vegetativa e permanece gerando pins e frutos até exaurir.

Depois que 1º pin surgi a luz serve para guiá-lo, não mais para induzir o micélio a gerar pins.

A temperatura pode ser elevada para 25ºC, pois o micelio já saiu da fase vegetativa.

O oxigênio deve ser mantido constante para evitar contaminação por bactérias principalmente.
 
Fala Bluesman

Fase de colonização - depois que é feita a inoculação o micélio precisa de condições específicas para crescer:

Temperatura- deve ser mantida na faixa de 27ºC à 29ºC

Luz - nenhuma, deve ficar no escuro total

Oxigenio - o micélio não precisa de oxigênio para se desenvolver.

Mantendo essas condições o micélio cresce, coloniza todo substrato e fica em modo vegetativo, nada acontece.

Para frutificar as condições devem ser alteradas:

Temperatura - deve ser mantidade na faixa de 19ºC à 23ºC.

Luz - deve ser exposto a luz

Oxigênio - deve receber oxigênio em ambudância.

Com as modificações o micélio é levado, induzido, a sair da fase vegetativa e a entrar no modo de formação de frutos.

Primeiro aparecem pontinhos brancos do tamanho de cabeça de alfinete sobre o micélio.

Depois esses pontinhos crescem e aparece outro pontinho escuro , são os pins.

Então os pins crescem e ficam maiores.

Continuam crescendo, ganhando massa e então abrem o chapéu (píleo).

O chapéu expandi-se e os esporos são formados sob ele.

Os esporos soltam-se e o ciclo se completa.


Depois que o 1º pin apareceu o micélio não volta à fase vegetativa e permanece gerando pins e frutos até exaurir.

Depois que 1º pin surgi a luz serve para guiá-lo, não mais para induzir o micélio a gerar pins.

A temperatura pode ser elevada para 25ºC, pois o micelio já saiu da fase vegetativa.

O oxigênio deve ser mantido constante para evitar contaminação por bactérias principalmente.
mai explicado que isso impossível, valeu mesmo entendi tudo, manterei a temperatura em 25º, desde já...obrigado, não sabia que era assim, pra mim tinha que pinar mais, mas vc demostrou que eu já passei desta fase, estou na fase frutificação e maturação dos pins, antes um do que o outro, obrigado mesmo posso ir dormir agora, vou pra casa....
 
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