Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo diversas strains

Diário de cultivo completo.
O cultivo dessas strains tem como objetivo a produção de carimbos.

Os carimbos são oriundos do FSRE.

Foram feitas 12 seringas de 20 ml de 12 strains diferentes.

A inoculação de cada pote utilizou menos de 4 ml de cada seringa (4 furos equidistantes).

Apenas 2 gotas escorrem pela parede do pote em cada furo.

As 12 seringas, com os 16 ml restantes, foram enroladas em papel alumínio, separadamente, identificadas e postas em ziplog.

Estão guardadas na gaveta mais fria da geladeira para novas inoculações.

Tenho seringas de 6 meses que colonizam rapidamente sem contaminação.

Pink Búfalo e Cuba contamiraram, (creio que o carimbo esteja contaminado).

Thai Ban Pang Ka e Treasure Coast não desenvolveram micélio.

Novas tentativas com essas strains serão feitas posteriormente.

Restaram 8 potes de milho que colonizaram 100%.

As sementes de milho foram implantadas numa mistura de:

Terra preta, humus, fibra de coco (os 3 obtidos no Carrefour) e esterco bovino (pasto), adicionei 2 colheres de sopa de pó de ostra.

Usei calcáreo para corrigir o pH e fita de pH para fazer a leitura dos valores (os 2 obtidos em loja de produtos para agricultura).

A mistura umidecida foi colocada em quentinhas de alumínio, coberta com a própria tampa da quentinha e pasteurizada em forno.

Arrumei as 16 quentinhas dentro do forno do fogão, liguei, deixei a temperatura chegar a 70ºC.

Controlei a temperatura abrindo e fechando a porta do forno, após 1 hora desliguei.

As quentinhas ficaram no forno por 24 horas, quando então repeti o processo mais uma vez e mais outra vez, totalizando 3 vezes com intervalos de 24 horas cada.

Perdeu-se um pouco de água nesse processo, mesmo assim ficou bem úmida.

Abri as quentinhas já frias dentro de uma caixa plástica (glovebox improvisada) e coloquei a semente no centro da mistura.

Cobri com uma camada de pó de coco esterilizado e outra de vermiculita.

Fechei todas as quentinhas com as próprias tampas e ficaram 5 dias para colonizar a mistura de casing

Foram montados 16 casing, sendo 2 de cada strain.

Os terrários são caixas plásticas, com perlita no fundo e um borbulhador de aquário em cada caixa.

https://teonanacatl.org/threads/terrário-simples.1600/#post-24706

Antes já estava cultivando a strain ECUADOR.

https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/page-2#post-14589

Os casing e cogumelos das fotos são da strain ECUADOR

Comentários sobre a strain ECUADOR em:
https://teonanacatl.org/threads/raças-cultivadas-pela-comunidade-cm.439/#post-3733

Os demais casing devem pinar essa semana até 30/06.
Imagem 0884.jpgImagem 0890.jpgImagem 0892.jpgImagem 0893.jpgImagem 0894.jpg
 
Lindo mauricio!
mais uma vez trazendo as strains pra nosso vconvivio.
Parabens chefe.
só tneho a agradecer qquando vejo essas coisas.
 
Haha, já estava estranhando o Maurício um pouco ausente do forum, mas sabia que isso iria acontecer, óbviamente estava cultivando e preparando conteúdo para o post :D
Muito bom.
 
Caramba tb tava percebendo essa ausencia... Tipo criança quando fica quieto de mais eh pq tah vindo arte... Haahahaha!!
Vou acompanhar essa inter-aula até o final!!! Super concentradas vibes pra todos esse micélios!!!


Ps.: essa strain penis envy eh brasileira!! Jah ouvi história de um caboclo do mato falando dele, acho q ele chamava de cogumelo chifre fedorento, ou algo parcecido. Huahauuhauau...
 
26/06/2007


Transkei, Costa Rica e Nepal já pinaram, os demais devem começar de hoje para amanhã.

Coloquei os casing no terrário no dia 18/06/2007.

Não vou abrir agora para tirar fotos, para não desequilibrar o ambiente dentro dos terrários.

As fotos virão quando for feita a colheita para carimbar.

Dos parametros que incentivam a pinagem, a temperatura talvez seja a mais crítica.

Desde que estou com os terrários dentro do escritório, onde a temperatura é constante em torno de 25ºC, meus cultivos tem frutificado em médias em 8 dias.

Antes os frutos levavam até 14 dias para surgirem.

Os casing de ECUADOR, cultivo que iniciou antes desses, estão também com frutos.

Amanhã estarei colhendo para carimbar e postarei fotos.

Ao todo já fiz 12 carimbos de ECUADOR
 
Grande Mauricio. Na sociedade há certas pessoas chaves que são capazes de mobilizar redes sociais e promover inovações. O Mauricio é um desses, é um dos pilares da nossa cogunidade.
 
Maurício, sem palavras para classificar o nível do seu trabalho.

Muito bom mesmo. Só quem é mestre para encarar tantas strains juntas.

Se não fosse a alta temperatura que ás vezes tenta te atrapalhar... mas nem teria graça né, se tudo fosse fácil.

Parabéns pela dedicação e amor aos fungos mágicos.

Seu trabalho forte na causa, é destaque aqui no CM, e pode acreditar que os gringos estão de olho também.

Como vc falou em outro post, valorizemos o que é feito por aqui, pelas nossas mãos.

Mais um que admiro por ser irmão de causa, amigo e um ótimo micólogo.

Acelera fundo Profeta... e acho que todos estão curiosos por imagens dos filhotes!!!!!

paz, luz e minhas good vibes a vc e aos inúmeros cultivos!!!:pos::pos::pos:
 
Carimbador maluco esta de volta ,,, ou nunca se ausentou !!


[]'s e belo trabalho Mauricio

Good Vibes
 
Que pena que os Treasures não frutificaram... tenta de novo aí Maurício, teste a viabilidade dos esporos no karo. Se os esporos forem velhos é melhor tentar desenvolvê-los em meio líquido.

Vc acha que o Cuba e o Pink dão pra salvar via seleção do micélio? Tomara que sim!

Fortes vibrações positivas para esse cultivo!
 
VIADAGEM A PARTE, o que me interessa DEMAIS é ver os PENYS.
MAURICIOOOW caramba!
 
Que pena que os Treasures não frutificaram... tenta de novo aí Maurício, teste a viabilidade dos esporos no karo. Se os esporos forem velhos é melhor tentar desenvolvê-los em meio líquido.

Vc acha que o Cuba e o Pink dão pra salvar via seleção do micélio? Tomara que sim!

Fortes vibrações positivas para esse cultivo!


Usei pouquissimo esporos para confeccionar as seringas.

PINK contaminou os 4 furos com duende verde.

CUBA só um furo desenvolveu micélio, mas era cobweb.

Possuo outro carimbo de ambas as raças.

Já TREASURE COAST e THAI BAN PANG KA vou fazer seringas mais forte.

VIADAGEM A PARTE, o que me interessa DEMAIS é ver os PENYS.
MAURICIOOOW caramba!


Vou separar o maior carimbo para você.

27/06/2007

TRANSKEY, COSTA RICA, NEPAL, PALENQUE, BHT e TULUM pinaram.

Somente LIZARD e PENIS ENVY 6 ainda não desenvolveram pins.

Fiz hoje uma colheita de ECUADOR e pus para carimbar.

Todas as fotos são da raça ECUADOR
Imagem 897.jpgImagem 898.jpgImagem 899.jpgImagem 900.jpg
 
Última edição por um moderador:
Que lindo, que lindo.
 
28/06/2007

Os casing de LIZARD e PENIS ENVY 6 pinaram.

Decorridos 10 dias todos os casing pinaram.

Os cogumelos desenvolvem-se rapidamente, até domingo (01/07) retiro carimbos de TRANSKEY e COSTA RICA.

Fotos, só na colheita, estou evitando abrir os terrários.
 
Já deu pra perceber o drama.

O ecuador é um super depositor de esporos.

Ele quase lhe tirou do sério para frutificar, mas a recompensa é melhor agora.

O sucesso é devido a seus cuidados e respeito com eles, podicrê;)

Algum destaque, alguma diferença que chega a chamar a atenção, nessas strains novas? putz que curiosidade!

Vou aguardar as fotos das colheitas, Grande Maurício.

O mais difícil é manipulá-los, e se segurar pra não entrar na Nave.:eek:

Parabéns amigão, tô na torcida daqui!!!!! :pos::pos:
 
Fala Sir.


O cuidado agora é para não misturar as strains uma com as outras.

O intervalo entre elas é pequeno, o que significa que terei cogumelos prontos para carimbar de 2, 3, 4 strains ao mesmo tempo.

Estou organizando bandejas para cada strain não confundir.

ECUADOR está depositando muitos esporos, os carimbos ficam densos.

Estou fazendo 2 carimbos com o mesmo chapéu.

Ao todo já tirei 24 carimbos de ECUADOR, e muitos mais virão, pois estou com 4 casing dessa strain. Agora não há mais risco de perdê-la.

Gosto mais de fazer casing do que bolos e agora dei mais um passo para compreender a montagem de um casing.

Esses casings que estão pinando agora, montei como os mesmos materiais de sempre, mas a quantidade e arranjo foi diferente.

Utilizei mais fibra de coco do que já havia utilizado antes. Comprei 2 sacos de 200 gramas no Carrefour, picotei de juntei ao esterco, terra preta e humus.

Quando coloquei o material nas quentinhas para pasteurizar, ficaram espaços enormes, bolsões devido a grande quantidade de fibra de coco.

Esses bolsões deixam o casing bem areado e os cogumelos estão vindos não só na borda, mas em toda superfície do casing.

A temperatura baixa, 25ºC, ajudou para que todos pinassem em 10 dias.
 
Fala Sir.


O cuidado agora é para não misturar as strains uma com as outras.

O intervalo entre elas é pequeno, o que significa que terei cogumelos prontos para carimbar de 2, 3, 4 strains ao mesmo tempo.

Estou organizando bandejas para cada strain não confundir.

ECUADOR está depositando muitos esporos, os carimbos ficam densos.

Estou fazendo 2 carimbos com o mesmo chapéu.

Ao todo já tirei 24 carimbos de ECUADOR, e muitos mais virão, pois estou com 4 casing dessa strain. Agora não há mais risco de perdê-la.

Gosto mais de fazer casing do que bolos e agora dei mais um passo para compreender a montagem de um casing.

Esses casings que estão pinando agora, montei como os mesmos materiais de sempre, mas a quantidade e arranjo foi diferente.

Utilizei mais fibra de coco do que já havia utilizado antes. Comprei 2 sacos de 200 gramas no Carrefour, picotei de juntei ao esterco, terra preta e humus.

Quando coloquei o material nas quentinhas para pasteurizar, ficaram espaços enormes, bolsões devido a grande quantidade de fibra de coco.

Esses bolsões deixam o casing bem areado e os cogumelos estão vindos não só na borda, mas em toda superfície do casing.

A temperatura baixa, 25ºC, ajudou para que todos pinassem em 10 dias.
Como sempre, um exemplo de cultivo.

To louco para começar de novo com casing mas ocupam muito espaço no terrario. E com novas tecnicas é que da vontade mesmo de tentar.

O ideal para eles é ter um comodo isolado com umidificação intensa, pelo menos na minha regiao onde é muito seco, quando tentei casing fora do terrario nao frutificou nada, e "dissecando" vi que ele havia ficado totalmente seco internamente, mesmo com borrifadas.

Depois que tentei no terrario frutificou, so tive o cuidado de deixar menos umido o substrato.

Quanto a nao misturar strains realmente é trabalhoso, eu so separo os carimbos, cogumelos nao tem jeito fica tudo misturado mesmo pro consumo.

Pra nao confundir, na hora q coloco o chapeu no aluminio ja marco ele com canetinha, o duro é ter espaço pra muito carimbo ne? nos meus testes quando estava emplihando eles numa caixa, os debaixo nao carimbavam direito, tem de deixa-los confortaveis:p:

Uso um tal de "papel chumbo" nada mais do que o aluminio cortado para embalar bombom.
Cada folha vem com uma folha de papel de seda para ajudar a separa-los, essa leda é muito util, nela é que escrevo os dados da strain.

Good Vibes Teacher.
 
Back
Top