Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de p. cubensis (pf -> spawn -> bulk) improvisando e experimentando

Diário de cultivo completo.
Boms dias e boas noites Senhoras e Senhores loucomellows! :D :D

Bom, como alguns ja sabem faz algum tempo que venho experimentando com isolamento de p.cubensis em papelao/agar, cultivando bolos(PF ROCKS :) ) e alem disso testando novas técnicas de cultivo.
Como esses dias a cocacao de saco estava grande, resolvi entao abrir esse diario e ir escrevendo pouco a pouco(haja sapiencia!) os procedimentos feitos, pra tentar relatar algo com mais carinho que os ultimos dos meus posts.

Os valores das receitas que estarei postando aqui sao valores aproximados, pois as receitas foram feitas por pura intuição. E muito do cultivo tambem, na verdade estou testando coisas novas, e sempre existe aquele receio de errar e nao conseguir uns cogumelos. Mas como um bom cultivador vc busca pela experienca tb e nao só pelos cogumelos. Eu adoro cultivar assim, INLOCA(e sobre os efeitos de _\|/_ hehe ;) ), é muito mais emocionante, experimentação pura(YES!), cansei de ficar fazendo só bolo PF seguido por receita exata, precisava ser mais ALQUIMISTA na coisa heheh.

Mas serio, ainda q eu esteja fazendo esse cultivo a la experimental, vao surgir algumas duvidas em relacao as novas tecnicas q vou usar, agradeceria muito a ajuda/conselho/critica dos papais(e mamães) cogumeleiros enquanto aos procedimentos a seguir.

Então vamos lá!

Informacoes gerais do cultivo

Strain: ???

Forma de Cultura: Carimbo de Esporos

Idade do carimbo: 1 mes

Fornecedor: 2° geracao de Carimbos proprios(meus filhos :D)

Fornecedor Original da Strain: Um conhecido de suecia, o carimbo da 1° geracao era originalmente de um amigo dele que cultivava cubies a mais de 20 anos, e estabilizou essa strain com isolamento x cruzamentos por 20 anos consecutivos. Nao posso confirmar a historia tanto porque o cultivador já morreu, e consequentemente nao posso saber qual o nome da strain que ele desenvolveu :(. Mas posso confirmar a estabilidade da genetica, e a dominancia de micelio rizomorfico desde uma seringa multi-esporos. Realmente um micelio muito voraz! :)

Técnicas Utilizadas: Seringa, Bolos PF, Bolsas de Spawn, Substrato Bulk, Esterilização e Pasteurização

Ciclo do Cultivo:
Carimbo de Esporos -> Seringa -> Bolo PF -> Bolsas de Spawn -> Terrario Bulk(palha) -> Carimbos de Esporos(espero chegar aqui dnv!)

Fases do Cultivo

1- Confecção de seringas a partir de carimbo de esporos.
2- Confecção e inoculação de Bolos PF.
3- Confecção e inoculação de Bolsas de substrato nitrogenado.
4- Confecção, inoculação e frutificação de Terrario Bulk(palha+spawn).
5- Confecção de Carimbo de Esporos.


1-Confecção de seringas a partir de carimbo de esporos.



Materiais Utilizados:
- Glovebox(Caixa de plastico de 50L com 2 buracos, nao é 100% hermetica)
- Alumínio
- Seringas vazias
- Agua destilada
- Álcool para assepsia.
- Carimbo de esporos
- Luvas
- Roupa limpa(nem sempre eu tenho auheuhauhe).
- Panela de Pressao
- Pote de vidro medio(300 ml aprox.)
- Potinho de vidro minusculo com tampa(50ml aprox)
- Filtro de cafe.
- Lampião de alcool
- Papel de cozinha.

Procedimento:

- Peguei as seringas vazias e limpas, e enrolei elas no alumínio.
- Depois peguei a tampa do pote medio fiz um furinho no meio da tampa, e recortei um pedaço de filtro de cafe na forma da tampa e encaxei por dentro da tampa, pra tapar o furo.
- Então enchi 80% do pote medio de agua destilada e tampei o pote bem apertado com a tampa+filtro de cafe.
- Depois cobri o pote com alumínio(igual um PF). Então peguei o potinho minusculo pus a tampa nele mas SEM APERTAR e enrrolei em alumínio também.
- Então pus tudo na panela de pressão, com um rack de metal pra suporte dos instrumentos, pus de 3 a 4 dedos de agua na panela e esterelizei por 1 hora o mais perto possivel de 15psi(o ponto que começa a escapar vapor pela válvula).
- Depois de desligar a PP, dexei esfriar por 3 horas sendo que na ultima hora limpei a glovebox de ribabaixo com alcool desinfetante e papel de cozinha.
-coloquei o lampião aceso(CUIDADO!), o alcool, carimbo de esporos e papel cozinha dentro da glovebox, tomei banho, escovei dentes, e vesti a roupa limpa e luvas(nao uso mascaras).
- Comecei colocando rapidamente os utensílios esterilizados na glovebox.
- A partir de então todo o procedimento foi feito dentro da glovebox sem abri-la nenhuma vez mas ou o menos possivel até o final para evitar circulação de ar.
- Borrifei álcool nas minhas maos e todos os utensílios embrulhados e nas paredes da glovebox e limpei com papel de cozinha tudo.
- Desembrulhei todos os utensilios do aluminio menos uma das seringas(essa fica pra depois).
- Abri os esporos, tirei a capa de plastico protetora da agulha, esterilizei a agulha no lampião até ficar vermelha, espetei no pote medio pelo furo previamente feito na tampa com filtro e suguei até enxer a seringa de agua destilada
- Com a seringa cheia coloquei de 3, 4 gotinhas na superfície da metade do carimbo e com a agulha esfreguei BEEM SUAVEMENTE pra soltar esporas na agua da superfície. Mas tomei muito cuidado pra nao rasgar o alumínio, é bem delicado esse passo.
- Depois CUIDADOSAMENTE(dalhe suadeira) verti esse liquido dentro do copinho de shoot e jorrei o resto da agua da seringa la dentro. Fechei o potinho bem apertado e chacualhei a mistura, limpei a agulha no papel de cozinha pra tirar a suspensão,depois passei no lampião novamente ate ficar vermelha, rapidamente abri o potinho e suguei a solucao de agua destilada + esporos pra dentro da seringa. Tomei máximo cuidado pra evitar a entrada de ar na seringa, e tampei a agulha com a protecao de plástico.
- Fiz o mesmo procedimento com a outra metade do carimbo(demais pra 1 seringa soh, eu sei :p) e com a seringa restante. Guardei as 2 seringas dentro de um saco ziplock grande com menos ar dentro possivel,e coloquei na geladeira pra repousar enquanto os esporos se hidratavam.

2-Confecção e inoculação de Bolos PF.

Notas: Como foram 17 bolos em total, separei a confeccao em 2 sessoes, ou seja, repeti o seguinte procedimento 2 vezes.

Materiais Utilizados:
- 14 jarros de 320ml aprox., e 3 de 600ml aprox., todos LIMPOS, e com 2 furos nas laterais das tampas.
- Filtro de cafe
- Alumínio
- Alcool
- Luvas
- Papel cozinha
- Glovebox
-Vasilha grande
-Colher de Madeira.

Receita dos bolos
(aprox.)
- Vermiculita 10 partes
- FAI 5 partes
- Agua da torneira 5 partes
- Levadura de cerveja em flocos 1 parte
- Borra de café 0,5 a 1 parte
- Gesso 1 a 1,5 partes

Procedimento:

- Na vasilha grande, misturei com a colher os ingredients nesta ordem:
Vermiculita e Agua + FAI e aditivos até homogenizar a mistura.
- Preenchi 3/4 dos 17 jarros com as maos, esfarelando o substrato pouco a pouco dentro dos potes pra conseguir um meio bem arejado.
- Passei um papel cozinha com alcool nas bordas de todos os potes limpar o substrato suspendido na borda dos copos, evitando assim, contaminacoes.
- Selei até o topo todos os potes com vermiculita seca.
- Recortei filtros de café para as 17 tampas com furos, o tamanho justo pra caber o filtro DENTRO das tampas.
- Fechei todos os potes nao muito apertado com as tampas com filtro de café
- Pus uma dupla folha de aluminio em todos os potes.
- PPzei (nova expressao :eek:) eles por 1 hora a 15psi(ou o mais perto disso … )
- Esperei 4 horas para o resfriamento dos bolos e enquanto isso, repeti os mesmo procedimentos de assepsia da glovebox e de mim tb :p
- Dentro da glovebox, coloquei o lampiao(CUIDADO!!) as seringas no saco ziplock previamente hidratadas por pelomenos 5 dias, alcool, papel de cozinha, e os bolos esterilizados.
- Peguei uma seringa de esporos do saco ziplock, tirei a capa protetora da agulha , limpei a agulha com alcool e papel cozinha, passei no lampiao até ficar vermelha, retirei a capa de aluminio e inoculei o bolo nos 2 pontos, e rapidamente pus o aluminio emcima otravez.
- Repeti o mesmo procedimento com os outros bolos (haja suor e sapiencia), e sempre entre bolo e bolo, eu limpava a agulha com papel cozinha e passava no lampiao até ficar vermelha
- Depois disso os bolos foram diretamente para a incubadora a 26.5-28C°.

Como mostrei no outro topico, esse era o resultado depois de 2 semanas de 16 dos 17 copos.

1 deles joguei for a pois o substrato estava muito denso e apertado, nao ouve colonizacao eficiente.

cakes 2° geracao strain desconhecida.JPG

Nao tirei muitas fotos mas tinha bastante micelio rizomorfico e densos predominando em 70-80% dos copos


3-Confecção e inoculação de Bolsas de substrato nitrogenado.

Materiais Utilizados:
- Glovebox
- 4 Bolsas de PP5 com filtro acoplado
- Alcool
- Barbantes de fibra vegetal
- 16 Bolos 90-100% colonizados

Receita do substrato nitrogenado
(aprox.)

Nota: Fiz suficiente pra enxer as 4 bolsas até a metade.

- Fibra de coco 10 partes
- Esfagno seco 8 partes
- Vermiculita 4 partes
- Borra de Café 1 parte
- Mingau vitaminado pra bebe ½ parte
- Gesso 2,5 partes
- Agua suficiente pra HIDRATAR o substrato(explico agora)


Procedimento:

-Primeiro peguei o esfagno seco e piquei ele com a tesoura, pra facilitar na mistura com o resto do substrato
-Entao hidratei o esfagno com agua suficiente pra que quando voce aperte o esfagno hidratado com a mao caia umas 5, 6 gotinhas no maximo.
-Depois hidratei a fibra de coco submergindo-a em um balde com agua por 40 minutos
-Enquanto isso hidratei tambem a vermiculita com agua, tirei o exesso de agua dela e da fibra de coco.
-Misturei entao a vermiculite umeda + fibra de coco umeda + esfagno umedo + mingau vitaminado + borra de café + gesso até homogenizer a mistura.
-Enxi as 4 bolsas com o substrato, e enrrolei as bolsas de modo que ficasse menos ar dentro delas possivel, tipo um vacuo, entao amarrei a ponta da bolsa com barbante de fibra vegetal.

-Com um rack de metal na panela de pressao coloquei as 4 bolsas bem apertadinhas e coloquei um prato pequeno emcima delas no caso da bolsa inxar nao tapar o buraco de escape da PP.
-Esterilizei as 4 bolsas a 1 hora e 10 minutos a um pouco mais que 15 psi.
-Dexei as bolsas esfriarem dentro da PP por 12 horas.
-Na ultima hora novamente repeti todo o processo de assepsia novamente
-Peguei todos os bolos que estavam 13 deles 100% colonizados, os 3 grandes estavam uns 85%.
-Limpei TODOS os jarros por for a com alcool desinfetante antes de por na glovebox.
-Coloquei rapidamente as bolsas enrroladas seladas dentro da glovebox, e os cakes limpos por fora.
-Dentro da glovebox, limpei tudo com alcool outravez. Tanto os jarros ja sem o aluminio e as bolsas SEM DESENROLAR elas.
-Entao peguei 1 das bolsas desenrrolei ela um pouquinho, desamarrei a corda da ponta, e abri a bolsa.
-Peguei 4 cakes, abri eles, tirei a camada de vermiculita seca, e joguei o bolo direto na bolsa, SEM TOCAR O CAKE.
-Rapidamente re-selei a bolsa com os 4 cakes dentro, e desenrrolei o resto da bolsa, pra que os cakes entrassem em contato com o substrato nitrogenado.
-Entao peguei a bolsa selada e comecei a despedacar os cakes com a mao por for a da bolsa(obviamente),
-Foi bem dificil pois os bolos estavam MUITO densos, o micelio tinha uma resistencia incrivel (bom sinal :D:) )
-Mas literalmente esfarelei os bolos dentro do substrato nitrogenado, para espalhar o micelio o maximo possivel pelo substrato.
-Entao mexi até homogenizar a mistura do substrato nitrogenado + farelo de bolos colonizados.
-Repeti o procedimento com o resto das bolsas e cakes.
-As bolsas foram pra incubar por mais 7 a 10 dias no escuro, para o micelio se recuperar e dominar o novo meio.

Ainda nao tirei muitas fotos, mas até entao parei poraqui. O proximo passo SE todas as bolsas colonizarem legal sem nenhuma infeccao, vai ser a incoulacao das bolsas em palha pasteurizada. É a primeira vez que vou mecher com pasteurizacao e tambem substrato bulk em cultivo INDOOR. Sera q vai? Nao sei, so fazendo pra ver. Enquanto isso estou agora quebrando a cabeca com o terrário. Logo vou falar sobre o terrario que quero fazer, o sistema de troca gasosa e mantimento da umedade. Por enquanto é só.

Valeu a todos!
 
vi sim cara.
so nao misture nenhum tipo de farinha ao substrato bullk que ele desenvolve legal mesmo.
muito bom, muito detalhado o cultivo.
 
Ta lindo isso ai insider! Vai ter cogumelos para três anos ou mais hehehe! O diário está muito detalhado, parabéns!! Estamos aqui torcendo na arquibancada!
 
ahhhhhh muleeeeek, olha soh!!! Justo os meus 2 idolos(rsrsrs) foram os primeiros em respoder!

Morta: Valeu o elogio man! É isso ai mesmo que pensei tambem, caso contraro teria de esterilizar o bulk em vez de pasteurizar, estou confiante nos resultados tambem. um Abraco!! :)

figurinha, figurassa, veeeei essa arquibancada é uma fonte de inspiracao da boa viu, puro estimulo cara, rsrs valeu mesmo!

Seguindo com o diario, os substratos apos 3 dias ja estão quase prontos pra inoculacao do substrato bulk. Entao ja comecei a comprar as coisas para a pasteurizacao da palha e montagem do terrario que vou explicar mais adiante.

Foto das 4 bolsas de spawn depois de 3 dias:
4 bolsas.JPG

Bolsa 1 Zoom:
bolsa 1.JPG
Bolsa 2 Zoom:
bolsa 2.JPG
Bolsa 3 Zoom:
bolsa 3.JPG
Bolsa 4 Zoom:
bolsa 4.JPG

Em 2 dias começo o processo de inoculação, mas antes tenho que resolver algumas questões sobre o terrário.
 
Boa Insider, eu tinha vontade de fazer bulk mas não achei um método legal. Se der certo vou copiar seu cultivo.
boa sorte
 
Boa Insider, eu tinha vontade de fazer bulk mas não achei um método legal. Se der serto vou copiar seu cultivo.
boa sorte

Valeu khrin!! Ficaria grato em saber que vc comece um bulk baseando-se no meu diario, qualquer duvida q esteja ao meu alcance de responder pode contar comigo! Abraco! :)
 
4- Confecção, inoculação e frutificação de Terrário Bulk(palha+spawn).

4.1 Terrário

Materiais Utilizados:
-2 caixas de plastico 50L com paredes inclinadas
-1 tampa pra 1 das caixas
-Termostato de Aquário de 10 Watts
-Agua
-Carvão ativo.
-Tubo de metal em forma de L
-Filtro sintético 99.7%
-Silicone
-bomba de ar manual de colchão inflável
-Fita Adesiva(grande)
-Lampião de fogo.
-Alicate

Funcionamento:

Pra da uma visualizada no terrário que eu quero fazer, fiz um desenho seguido de explicações.

terrario projeto.JPG

A - Bomba de ar de colchão inflável

Essa bomba é aquelas bombas manuais, que fazem barulho de um burro relinchando, de encher colchão inflável de acampamento. Ela vai ser importante principalmente durante a fase de crescimento dos frutos. A ideia seria usar ela 3 vezes ao dia para renovar o ar na fase de frutificação, mas eu ainda tenho o problema da diminuição de umidade ao renovar o ar(explico isso logo).


B - Tubo de metal com carvão ativo dentro / C Filtro sintético 99.7% filtração

O tubo curvado de metal vai conectado a um buraco na parede externa do terrário preso com silicone seguido de um filtro sintético de 99.7% filtração a menos de 3 micrômetros, que tapa o buraco pela parte interna do terrário. Logo o tubo é preenchido com carvão ativo até o topo e é conectado a mangueira de bomba de ar na ponta de cima do tubo.


D - Filtros de Algodão

No desenho a caixa esta de lado portanto só mostra 5 dos 12 buracos com algodão. Sendo eles mais cinco do outro lado exatamente igual ao desenho, 1 buraco na frente e outro atrás!(essa coisa de buraco da ficando estranho! uahuehuah).


E - Substrato Bulk + Spawn

4 dos furos com filtro de algodão se situarão na parte baixa dos lados esquerdo e direito na zona do substrato bulk+spawn, penso em fazer isso para ajudar a promover a troca de gases da zona micelial.


F - Agua + Termostato de aquário

Esse é o famoso TUBE IN TUBE, sistema simples de controle da temperatura com 2 caixas com laterais ligeiramente verticais permitindo assim que 1 caixa flutue dentro da outra com agua.
O termostato regula a temperatura da agua em contato com a 2° caixa e consequentemente esquenta o ambiente do terrário. O problema dessa tek é que quando faz frio demais no exterior do terrario, é mais difícil manter a temperatura ideal de frutificação/incubação na atmosfera do terrário, sendo assim indispensavel o uso de aluminio nas paredes da caixa externa e na tampa do terrário seguido de um cobertor em cima do terrário pra ajudar a conservar a temperatura.


Até então foi isso, estou aqui quebrando o coco pra construir esse terrário, mas sem o uso de umidificador ou bomba de aquário. Logo comeco a explicar o procedimento de montagem do terrário, mas ainda fiquei com algumas perguntas rondando na cabeça enquanto a umidade e pasteurização, se ja tiverem respondidas me desculpem.

Valeu mesmo galera!! Me da muita inspiração mesmo essa arquibancada toda hehe! :)

Um abraco aos "micóloucos" :):):)!!

DUVIDAS:

1-Existe muita perda de umidade pelos filtros de ar?
2-No caso do uso deste sistema de troca de ar, é indispensável o uso de um umidificador?
3-Posso usar vermiculita esterilizada junto a palha pasteurizada?
4-Posso pasteurizar fibra de coco e vermiculita juntos?
5-O tempo de pasteurização é igual pra todos os substratos bulks?
6-Se a massa micelial secar como poderia re-hidratá-la tratando-se de um grande bulk colonizado?
7-Apos inocular do spawn no substrato bulk é necessário voltar a temperatura de incubação?
8-Corro risco de secar o micelio mais rápido com os filtros na zona do substrato?
 
1- não
2- o umidificador ajudaria muito a garantir úmidade necessária, mas eu também tentaria sem ele futuramente.
3- sim, embora vc possa pasteurizar tudo junto.
4- sim
5- não:
- substratos compostados ficam de 2 a 4 horas em uma temperatura que pode variar de 57°C a 60°C;
- substratos de esterco ficam de 1 a 2 horas em temperatura que pode variar de 60° a 70°C;
- substratos de palha ficam de 1 a 3 horas em temperatura que pode variar de 60°C a 65°C.
Mas para esterco e palha eu acabo usando sempre da mesma maneira e funciona (60° a 70°C por 1 hora).

6- Dunk n' Roll, ajudaria a reidratar e a proteger o micélio.
O dunk em bulk eu faço assim: Retiro o micélio do saco em que este colonizou e coloco-o em um saco sem furos. Após a transferência adiciono água recém esterilizada e guardo na geladeira aonde permanece por 12 horas.

Para fazer o Roll, você pode usar uma bacia ou algo grande contendo bastante vermiculita esterilizada SECA, você retira cuidadosamente o micélio de dentro do saco e deita-o sobre a vermiculita da bacia, jogue/role o micélio sobre a vermiculita para cobrir toda sua superfície. Leve para o terrário e mantenha as condições para formação de primórdias.

7- sim.
8- sim, mas se a úmidade se manter constante entre 85% e 95% dentro do terrário não terá tantos problemas.



Sistema ultra ninja o seu hein.
 
1- não
2- o umidificador ajudaria muito a garantir úmidade necessária, mas eu também tentaria sem ele futuramente.
3- sim, embora vc possa pasteurizar tudo junto.
4- sim
5- não:
- substratos compostados ficam de 2 a 4 horas em uma temperatura que pode variar de 57°C a 60°C;
- substratos de esterco ficam de 1 a 2 horas em temperatura que pode variar de 60° a 70°C;
- substratos de palha ficam de 1 a 3 horas em temperatura que pode variar de 60°C a 65°C.
Mas para esterco e palha eu acabo usando sempre da mesma maneira e funciona (60° a 70°C por 1 hora).

6- Dunk n' Roll, ajudaria a reidratar e a proteger o micélio.
O dunk em bulk eu faço assim: Retiro o micélio do saco em que este colonizou e coloco-o em um saco sem furos. Após a transferência adiciono água recém esterilizada e guardo na geladeira aonde permanece por 12 horas.

Para fazer o Roll, você pode usar uma bacia ou algo grande contendo bastante vermiculita esterilizada SECA, você retira cuidadosamente o micélio de dentro do saco e deita-o sobre a vermiculita da bacia, jogue/role o micélio sobre a vermiculita para cobrir toda sua superfície. Leve para o terrário e mantenha as condições para formação de primórdias.

7- sim.
8- sim, mas se a úmidade se manter constante entre 85% e 95% dentro do terrário não terá tantos problemas.



Sistema ultra ninja o seu hein.

EUhueueuh, po no tem tanto figura, na real eu gostaria de fazer um terrario a la muilok, com bombinha de ar/umidificador tudo bem automatizado, + o lance é q eu tenho pouco espaco e tb por falta de grana tentei improvisar um simples, manual com coisas que tinha aqui em casa, saiu bem mais barato.

E TERRARIU DI POBRE RAPAI! uahUHA.

Valeu mesmo figura! Abracos!
 
Aeeeee, atualizando por fim o diário.

No final tive que fazer algumas mudanças no terrario, como por exemplo nao usar os buracos da parte de baixo do terrario porque a agua da caixa externa entraria por ai. Então Tive que por uma rolha em cada buraco(1 de kda lado).

4.1 Confecção do Terrário
Materiais Utilizados:
-2 caixas de plastico(uma de 50L e outra de 25L com
abertura do mesmo tamanho e com paredes inclinadas)
-Tampa pra 1 das caixas
-Termostato de Aquário de 10 Watts
-Agua
-Carvão ativo pra filtros de aquario.
-Tubo de metal em forma de L
-Filtro sintético 99.7%
-Silicone
-bomba de ar manual de colchão inflável
-Fita Adesiva(grande)
-Lampião de fogo.
-Alicate
-2 rolhas de garrafa de vinho.

Procedimento:

Comecamos por fazer os buracos na caixa de plastico. Com o lampiao, alicate pra nao fritar a mao, e o cano de metal(o mesmo q vou usar pro terrario), pra fazer os furos.
1-lapiao-terrario.JPG

Esquenta o cano por 1 minuto + ou - a fogo medio...

2-fogonocano.JPG

Depois rapidamente e com muito cuidado, faz o furo girando bem suavemente o cano no plastico para ajudar a fazer o buraco. Talvez vc precise 1 vez mas pra atravessar o plastico.
3-cano no plastico.JPG

Feito...
4-buraco no plastico.JPG

E assim repeti em todos..
5-buracos terrario.JPG

Notem o cano de metal como vai ficar. Por agora vou tira-lo e mais adiante o farei.
6-buracos terrario 2.JPG

Depois de fazer os buracos, peguei as 2 rolhas de vinho, enrrolei elas em fita durex, e coloquei nos buracos da parte baixa da caixa de plastico.
7-rolha plastico.JPG

Em ambos lados baixos..
8-terrolha.JPG

Nota: Agora em teoria faltaria a parte da bomba manual de ar ligado ao tubo com filtro e carvão ativo. Mas como vou usar a mesmas caixas pra fazer a pasteurização da palha, então resolvi não construir essa parte antes de pasteurizar a palha por questões praticas, tanto porque na faze de re-incubação não vou precisar da ventilação, com os filtros de algodao ja deve bastar pra troca de CO2 necessaria até começar a frutificar.

4.2 Pasteurização da Vermipalha
Materiais Utilizados:
- Meio Kilo de Palha
- 200-400gr de Vermiculita media
-2 caixas de plásticos(a de 50L com furos e a de 25 sem)
-Tampa pra 1 das caixas
-Alumínio
-1 balde grande
-1 peneira grande que nao passe a vermipalha.
-Detergente liquido
-3 Panelas grandes(12L,6L,4L)
-Termometro de cozinha(0°C a 120°C)
-Agua
-Bandeija redonda
-Cobertor ou toalha
-Aquecedor de casa.

Procedimento:


Primeiro envolvemos a parte externa da caixa de 25L em aluminio pregando com fita durex.
9-caxa isolante.JPG

Depois colocamos a outra caixa em cima desta criando assim um espaco de isolamento térmico entre as duas, ajudando assim a conservar a temperatura da pasteurização.
10-terrairo e caixa isolante 2.JPG

Como agora o que eu quero é conservar a temperatura, tapei todos os buracos da parte de cima da caixa pra que nao escapasse o calor pelos mesmos.
11-fita durex buraco.JPG

Peguei a palha compressa, e desfiz ela tirando assim a metade do que mostra ai na foto(1kg)..
12-desfazendo palha 1.JPG

Adicionei a vermiculita...
13-vermipaja.JPG

Enchi um balde c/ agua quente da torneira..
14-agua quente da torneira.JPG

Joguei agua quente até a vermipalha boiar na agua e joguei bastante detergente liquido.
15-detergente.JPG

Mexi bem com as maos até o sabão ficar bem espalhado..
16-sabao2.JPG

Depois tampei e deixei repousar por 2 horas..
17-sabao TAPADO.JPG

Aqui cometi o meu primeiro erro; Depois de repousar comecei a lavar a palha tirando a palha do balde e lavando ela na peneira com agua corrente do chuveiro até tirar os últimos restos de sabão e logo colocando a vermipalha lavada no balde grande, assim fui fazendo pouco a pouco pra poder lavar bem direitinho a palha, mas cometi um erro em tirar 1 das rolhas pra sair um pouco de agua e acabou saindo muita vermiculita....
18-lavando palha.JPG

notem a vermiculita do lado de fora... uma pena :/, mas ainda tem uma quantidade consideravel de vermiculita na vermipalha(por sorte eu tinha colocado muito vermiculita), então acho que nao haverá maiores problemas por isso...

Vermipalha e terrario lavado...
19-vermipalha lavada.JPG

Terrario e vermipalha preparados pra pasteurização
20-terrario seco e vermipalha lavada.JPG

Agora começo a esquentar a agua. Na foto ainda falta, pois esquentei todas as panelas até 80°...
21-agua pasteurizacao.JPG

Adicionei o gesso pra ajudar no processo de pasteurização.
22-Vermipalha gesso.JPG

Coloquei toda a agua a 80° na caixa diminuindo assim a temperatura a uns 71°C
23-agua em tudo.JPG

e entao cometi o meu segundo erro, que foi nao mexer a agua bem pro gesso se espalhar pela agua, e o resultado foi que o gesso endureceu na parte debaixo da caixa no durante a pasteurizacao :/ Entao acho nao que serviu de muito o gesso, apesar de que tambem nao deva ser tao grave.

Coloquei toda a vermipalha lavada na agua e apertei com uma bandeija pra submerger a vermipalha o melhor possivel. Mas como terceiro erro a bandeja nao esta muito limpa, espero q isso nao de problema :confused::confused:...
24-submergindo a palha com a bandeja.JPG

Segue a temperatura ideal de pasteurização...
25-temperatura ideal.JPG

Tampando caixa...
25e1-caixa tampada.JPG

Pus a toalha e o cobertor emcima liguei o aquecedor um pouco e então esperei por 1 hora e 15 min pra completar o processo de pasteurização.
25e2-cobertor e toalha.JPG
Entre o calor do aquecedor e o isolamento térmico do alumínio e o espaco entre as 2 caixas se consegue uma ótima conservação da temp ideal da pasteurização

Depois de repousar,peguei outra vez o balde grande limpo e a peneira grande limpa e com luvas comecei a passar a vermipalha pasteurizada(cuidado pra nao pasteurizar a mao hehe) para a caixa de 25L filtrando todo o excesso de agua da vermipalha, até sair apenas umas gotinhas.. fui fazendo isso pouco a pouco.
26-secando vermipalha.JPG

4.3 Inoculação e incubação de Bolsas de spawn
Materiais Utilizados:
-Caixa de plastico de 50L
-Vermipalha pasteurizada
-bolsas de spawn 100% colonizadas
-luvas
-alcool desinfecção
-filme plastico de cozinha

Procedimento:

Depois de tirar o excesso de agua da vermipalha, tampei a caixa de 25L com a vermipalha e enquanto isso limpei a caixa com furos outravez.
27-terrario limpo denovo.JPG

Coloquei filtros de algodao em todos os buracos
28-terrario filtros.JPG
Como vcs podem ver ai eu coloquei ROLHA porque nao posso usar esses buracos como filtro pela agua da caixa externa q vai entrar como comentei antes.


Limpei toda a caixa com alcool denovo..
29-limpando alcool.JPG

Colocando a 1° camada de vermipalha...
30-primeira camada vermipalha past.JPG

Peguei as 4 bolsas já 100% colonizadas a 2 dias, estavam bem solidas o micelio se recuperou bem rapido! :):)
31-4bolsas 100% colonizadas.JPG

Peguei 1 das bolsas...
bolsa zoom 1.JPG

Despedacei 1 das bolsas com a mao...
32-despedacando bolsas.JPG

Spawn despedaçado (deu até fome esse micelio kk.)
33-bolsas despedacada.JPG

Aplicacao da camada de spawn com luvas...
34-camada de spawn.JPG
repeti o processo com o resto das bolsas a camada ficou assim:
______
palha
spawn
palha
spawn
palha
spawn
palha
spawn
palha
---------

Camada final de palha...
35-camada final de palha.JPG

Inoculação finalizada...
36-terrario bulk.JPG

Agora peguei o filme plastico de cozinha e forrei o substrato inoculado pra ajudar a manter a umidade enquanto o micelio se recupera e coloniza a palha..
1 parte...
37-Plastico 1.JPG

Outra parte...
38-Plastico 2.JPG

Peguei essa tampa de plastico mais pequena q a caixa, limpei ela com alcool, e o barril pequeno de agua, e coloquei emcima do plastico pra ajudar a compactar a palha e facilitar o crescimento do micelio.
39-Peso pra apoiar.JPG

Passei outro plastico porcima da tampa pra evitar perda de umidade pelas brechas da tampa.
42-plastico final.JPG

Agora peguei o termostato regulei a 27 C° submergi na agua da caixa de 25L
40-termostado+agua.JPG43-tampa no plastico.JPG

Nota q coloquei a rolha outra vez antes de colocar na caixa com agua, caso contrario, seria uma ruina a agua q entraria.
41-rolla denovo.JPG 42e1.JPG

Depois tampei o plástico com a tampa pra fixar legal.
42-plastico final.JPG

E coloquei o terrario bulk na caixa de 25L com termostato a 27°C + o cobertor porcima pra conservar calor e proporcionar escuridao evitando assim pinagem precoce. E claro, OS COGUS SAIRAM PRECOCE! rsrsrs
terrario bulk incubado.JPG 44-cogu precoce hihi.JPG

E ai temos o terrario bulk quase feito! Faltou só conectar o filtro com a bomba de ar, mas como nao é tao necessario durante a re-incubacao entao coloquei um filtro de algodao enquanto coloniza.

Fotos de 2 dias depois da incubação...
spawn 3.JPG spawn.JPG spawn 4.JPG spawn2.JPG

O micelio parece se recuperar bem, vemos ver em uns 5 dias, PRECISO DE BOAS VIIIIIIIIBRAS GALERA huhuhu é agora ou nunca!! ITS THE FINAL COUNTDOWNN!!! heheuheuhae

ESPEEERO que de certo isso. to com receio ainda, como é a primeira vez nunca c sabe.. sera q fiz alguma coisa muito errado?

Plz Criticas, sugestões, apoio, sempre bem vindo...

DUVIDAS:
1-a palha mesmo depois de bem lavada e pasteurizada, tinha eu leve cheiro a sabao, pode ser isso nocivo pra saude do micelio??
2-é indispensavel lavar a palha antes ou poderia fazer sem tb?
3-o peso q coloquei emcima do substrato pode infectar a pasteurizacao?
4-vc usaria algo pra compatar a palha e facilitar a colonizacao?

É isso ae galera, um abraco a todos, comentem plz, paz ai! :pos::pos:
 
Tá bonito isso aí, espero que dê bons frutos. Parabéns pelo trabalho.

Pergunta, eu posso usar capim colonião seco no lugar da palha?
 
Tá bonito isso aí, espero que dê bons frutos. Parabéns pelo trabalho.

Pergunta, eu posso usar capim colonião seco no lugar da palha?

Valeu khrin!!!

Quanto ao capim seco, acho q funciona tmb, mas sei que existem tipos de palhas q pode q o cubensis se desenvolva melhor. Mas a base é a celulose, oq o micélio adora, então imagino que no capim seco ele deve se desenvolver bem tambem.

Abraços.
 
Sim meu caro amigo alguns tipos de palha mais
nutritivas q outras, isso e normal ja cultivei com palha de
canabis e frutificou muito bem deu uns cogus
q faz tempo q não cultivo cogumelos iguais.

Paz e luz.
 
Wow!!! Que lindo isso Insider! to na torcida.

Valeuzasso!!!!!! Com cada apoio mais e mais hifas vao aparecer na palha rsrs :pos:

Sim meu caro amigo alguns tipos de palha mais
nutritivas q outras, isso e normal ja cultivei com palha de
canabis e frutificou muito bem deu uns cogus
q faz tempo q não cultivo cogumelos iguais.

Paz e luz.

Uia, nunca pensei, palha de cannabis deve rolar mesmo em hehe boa ideia. Abrs
 
Eu sei que você está tentando enriquecer uranio ai dentro insider! Está indo muito bem, aguardamos as boas novas!
 
como ja te disse do outro lado...
vai bombar!!!!
Vai bombar pra todo lado hehehe, valeu tchesko!

Parabens pelo trabalho e poe trabalho nisso! Sucesso!
Valeu o apoio Lupelius! To inspirado mesmo hehe!

Eu sei que você está tentando enriquecer uranio ai dentro insider! Está indo muito bem, aguardamos as boas novas!
kkkkkkkkkkkk figura com uns comentario assim eu caio da cadera aqui veio po! Mas o Irã que me espere rsrs, daqui uns dia o micelio sofre mutacao e comeca a colonizar meu AP aqui, serio, ta muito agressivo, to com medo dele. Medo de dormir e acordar colonizado. kkkk

Logo vou atualizar os posts, estava arrumando as fotos pela mudanca de plataforma q desarrumou utdo, mas ta MUUITO power o micelio. Otimo mesmo.

Dexo a foto de como esta o estado atual da coisa mas logo vou postar algo bem explicado.

megarizo comendo a camada de casing.JPG

Abracos
 
E ae insider ;)

Muito bom seu big bulk heim; estou fazendo exatamente igual a vc, com algumas diferenças nos materiais na composição do substrato e da palhada.

Como está a colonização da palhada do spawn?

Estamos torcendo, positive vibrations man!
 
Back
Top