Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de p. cubensis (pf -> spawn -> bulk) improvisando e experimentando

Diário de cultivo completo.
Boms dias e boas noites Senhoras e Senhores loucomellows! :D :D

Bom, como alguns ja sabem faz algum tempo que venho experimentando com isolamento de p.cubensis em papelao/agar, cultivando bolos(PF ROCKS :) ) e alem disso testando novas técnicas de cultivo.
Como esses dias a cocacao de saco estava grande, resolvi entao abrir esse diario e ir escrevendo pouco a pouco(haja sapiencia!) os procedimentos feitos, pra tentar relatar algo com mais carinho que os ultimos dos meus posts.

Os valores das receitas que estarei postando aqui sao valores aproximados, pois as receitas foram feitas por pura intuição. E muito do cultivo tambem, na verdade estou testando coisas novas, e sempre existe aquele receio de errar e nao conseguir uns cogumelos. Mas como um bom cultivador vc busca pela experienca tb e nao só pelos cogumelos. Eu adoro cultivar assim, INLOCA(e sobre os efeitos de _\|/_ hehe ;) ), é muito mais emocionante, experimentação pura(YES!), cansei de ficar fazendo só bolo PF seguido por receita exata, precisava ser mais ALQUIMISTA na coisa heheh.

Mas serio, ainda q eu esteja fazendo esse cultivo a la experimental, vao surgir algumas duvidas em relacao as novas tecnicas q vou usar, agradeceria muito a ajuda/conselho/critica dos papais(e mamães) cogumeleiros enquanto aos procedimentos a seguir.

Então vamos lá!

Informacoes gerais do cultivo

Strain: ???

Forma de Cultura: Carimbo de Esporos

Idade do carimbo: 1 mes

Fornecedor: 2° geracao de Carimbos proprios(meus filhos :D)

Fornecedor Original da Strain: Um conhecido de suecia, o carimbo da 1° geracao era originalmente de um amigo dele que cultivava cubies a mais de 20 anos, e estabilizou essa strain com isolamento x cruzamentos por 20 anos consecutivos. Nao posso confirmar a historia tanto porque o cultivador já morreu, e consequentemente nao posso saber qual o nome da strain que ele desenvolveu :(. Mas posso confirmar a estabilidade da genetica, e a dominancia de micelio rizomorfico desde uma seringa multi-esporos. Realmente um micelio muito voraz! :)

Técnicas Utilizadas: Seringa, Bolos PF, Bolsas de Spawn, Substrato Bulk, Esterilização e Pasteurização

Ciclo do Cultivo:
Carimbo de Esporos -> Seringa -> Bolo PF -> Bolsas de Spawn -> Terrario Bulk(palha) -> Carimbos de Esporos(espero chegar aqui dnv!)

Fases do Cultivo

1- Confecção de seringas a partir de carimbo de esporos.
2- Confecção e inoculação de Bolos PF.
3- Confecção e inoculação de Bolsas de substrato nitrogenado.
4- Confecção, inoculação e frutificação de Terrario Bulk(palha+spawn).
5- Confecção de Carimbo de Esporos.


1-Confecção de seringas a partir de carimbo de esporos.



Materiais Utilizados:
- Glovebox(Caixa de plastico de 50L com 2 buracos, nao é 100% hermetica)
- Alumínio
- Seringas vazias
- Agua destilada
- Álcool para assepsia.
- Carimbo de esporos
- Luvas
- Roupa limpa(nem sempre eu tenho auheuhauhe).
- Panela de Pressao
- Pote de vidro medio(300 ml aprox.)
- Potinho de vidro minusculo com tampa(50ml aprox)
- Filtro de cafe.
- Lampião de alcool
- Papel de cozinha.

Procedimento:

- Peguei as seringas vazias e limpas, e enrolei elas no alumínio.
- Depois peguei a tampa do pote medio fiz um furinho no meio da tampa, e recortei um pedaço de filtro de cafe na forma da tampa e encaxei por dentro da tampa, pra tapar o furo.
- Então enchi 80% do pote medio de agua destilada e tampei o pote bem apertado com a tampa+filtro de cafe.
- Depois cobri o pote com alumínio(igual um PF). Então peguei o potinho minusculo pus a tampa nele mas SEM APERTAR e enrrolei em alumínio também.
- Então pus tudo na panela de pressão, com um rack de metal pra suporte dos instrumentos, pus de 3 a 4 dedos de agua na panela e esterelizei por 1 hora o mais perto possivel de 15psi(o ponto que começa a escapar vapor pela válvula).
- Depois de desligar a PP, dexei esfriar por 3 horas sendo que na ultima hora limpei a glovebox de ribabaixo com alcool desinfetante e papel de cozinha.
-coloquei o lampião aceso(CUIDADO!), o alcool, carimbo de esporos e papel cozinha dentro da glovebox, tomei banho, escovei dentes, e vesti a roupa limpa e luvas(nao uso mascaras).
- Comecei colocando rapidamente os utensílios esterilizados na glovebox.
- A partir de então todo o procedimento foi feito dentro da glovebox sem abri-la nenhuma vez mas ou o menos possivel até o final para evitar circulação de ar.
- Borrifei álcool nas minhas maos e todos os utensílios embrulhados e nas paredes da glovebox e limpei com papel de cozinha tudo.
- Desembrulhei todos os utensilios do aluminio menos uma das seringas(essa fica pra depois).
- Abri os esporos, tirei a capa de plastico protetora da agulha, esterilizei a agulha no lampião até ficar vermelha, espetei no pote medio pelo furo previamente feito na tampa com filtro e suguei até enxer a seringa de agua destilada
- Com a seringa cheia coloquei de 3, 4 gotinhas na superfície da metade do carimbo e com a agulha esfreguei BEEM SUAVEMENTE pra soltar esporas na agua da superfície. Mas tomei muito cuidado pra nao rasgar o alumínio, é bem delicado esse passo.
- Depois CUIDADOSAMENTE(dalhe suadeira) verti esse liquido dentro do copinho de shoot e jorrei o resto da agua da seringa la dentro. Fechei o potinho bem apertado e chacualhei a mistura, limpei a agulha no papel de cozinha pra tirar a suspensão,depois passei no lampião novamente ate ficar vermelha, rapidamente abri o potinho e suguei a solucao de agua destilada + esporos pra dentro da seringa. Tomei máximo cuidado pra evitar a entrada de ar na seringa, e tampei a agulha com a protecao de plástico.
- Fiz o mesmo procedimento com a outra metade do carimbo(demais pra 1 seringa soh, eu sei :p) e com a seringa restante. Guardei as 2 seringas dentro de um saco ziplock grande com menos ar dentro possivel,e coloquei na geladeira pra repousar enquanto os esporos se hidratavam.

2-Confecção e inoculação de Bolos PF.

Notas: Como foram 17 bolos em total, separei a confeccao em 2 sessoes, ou seja, repeti o seguinte procedimento 2 vezes.

Materiais Utilizados:
- 14 jarros de 320ml aprox., e 3 de 600ml aprox., todos LIMPOS, e com 2 furos nas laterais das tampas.
- Filtro de cafe
- Alumínio
- Alcool
- Luvas
- Papel cozinha
- Glovebox
-Vasilha grande
-Colher de Madeira.

Receita dos bolos
(aprox.)
- Vermiculita 10 partes
- FAI 5 partes
- Agua da torneira 5 partes
- Levadura de cerveja em flocos 1 parte
- Borra de café 0,5 a 1 parte
- Gesso 1 a 1,5 partes

Procedimento:

- Na vasilha grande, misturei com a colher os ingredients nesta ordem:
Vermiculita e Agua + FAI e aditivos até homogenizar a mistura.
- Preenchi 3/4 dos 17 jarros com as maos, esfarelando o substrato pouco a pouco dentro dos potes pra conseguir um meio bem arejado.
- Passei um papel cozinha com alcool nas bordas de todos os potes limpar o substrato suspendido na borda dos copos, evitando assim, contaminacoes.
- Selei até o topo todos os potes com vermiculita seca.
- Recortei filtros de café para as 17 tampas com furos, o tamanho justo pra caber o filtro DENTRO das tampas.
- Fechei todos os potes nao muito apertado com as tampas com filtro de café
- Pus uma dupla folha de aluminio em todos os potes.
- PPzei (nova expressao :eek:) eles por 1 hora a 15psi(ou o mais perto disso … )
- Esperei 4 horas para o resfriamento dos bolos e enquanto isso, repeti os mesmo procedimentos de assepsia da glovebox e de mim tb :p
- Dentro da glovebox, coloquei o lampiao(CUIDADO!!) as seringas no saco ziplock previamente hidratadas por pelomenos 5 dias, alcool, papel de cozinha, e os bolos esterilizados.
- Peguei uma seringa de esporos do saco ziplock, tirei a capa protetora da agulha , limpei a agulha com alcool e papel cozinha, passei no lampiao até ficar vermelha, retirei a capa de aluminio e inoculei o bolo nos 2 pontos, e rapidamente pus o aluminio emcima otravez.
- Repeti o mesmo procedimento com os outros bolos (haja suor e sapiencia), e sempre entre bolo e bolo, eu limpava a agulha com papel cozinha e passava no lampiao até ficar vermelha
- Depois disso os bolos foram diretamente para a incubadora a 26.5-28C°.

Como mostrei no outro topico, esse era o resultado depois de 2 semanas de 16 dos 17 copos.

1 deles joguei for a pois o substrato estava muito denso e apertado, nao ouve colonizacao eficiente.

cakes 2° geracao strain desconhecida.JPG

Nao tirei muitas fotos mas tinha bastante micelio rizomorfico e densos predominando em 70-80% dos copos


3-Confecção e inoculação de Bolsas de substrato nitrogenado.

Materiais Utilizados:
- Glovebox
- 4 Bolsas de PP5 com filtro acoplado
- Alcool
- Barbantes de fibra vegetal
- 16 Bolos 90-100% colonizados

Receita do substrato nitrogenado
(aprox.)

Nota: Fiz suficiente pra enxer as 4 bolsas até a metade.

- Fibra de coco 10 partes
- Esfagno seco 8 partes
- Vermiculita 4 partes
- Borra de Café 1 parte
- Mingau vitaminado pra bebe ½ parte
- Gesso 2,5 partes
- Agua suficiente pra HIDRATAR o substrato(explico agora)


Procedimento:

-Primeiro peguei o esfagno seco e piquei ele com a tesoura, pra facilitar na mistura com o resto do substrato
-Entao hidratei o esfagno com agua suficiente pra que quando voce aperte o esfagno hidratado com a mao caia umas 5, 6 gotinhas no maximo.
-Depois hidratei a fibra de coco submergindo-a em um balde com agua por 40 minutos
-Enquanto isso hidratei tambem a vermiculita com agua, tirei o exesso de agua dela e da fibra de coco.
-Misturei entao a vermiculite umeda + fibra de coco umeda + esfagno umedo + mingau vitaminado + borra de café + gesso até homogenizer a mistura.
-Enxi as 4 bolsas com o substrato, e enrrolei as bolsas de modo que ficasse menos ar dentro delas possivel, tipo um vacuo, entao amarrei a ponta da bolsa com barbante de fibra vegetal.

-Com um rack de metal na panela de pressao coloquei as 4 bolsas bem apertadinhas e coloquei um prato pequeno emcima delas no caso da bolsa inxar nao tapar o buraco de escape da PP.
-Esterilizei as 4 bolsas a 1 hora e 10 minutos a um pouco mais que 15 psi.
-Dexei as bolsas esfriarem dentro da PP por 12 horas.
-Na ultima hora novamente repeti todo o processo de assepsia novamente
-Peguei todos os bolos que estavam 13 deles 100% colonizados, os 3 grandes estavam uns 85%.
-Limpei TODOS os jarros por for a com alcool desinfetante antes de por na glovebox.
-Coloquei rapidamente as bolsas enrroladas seladas dentro da glovebox, e os cakes limpos por fora.
-Dentro da glovebox, limpei tudo com alcool outravez. Tanto os jarros ja sem o aluminio e as bolsas SEM DESENROLAR elas.
-Entao peguei 1 das bolsas desenrrolei ela um pouquinho, desamarrei a corda da ponta, e abri a bolsa.
-Peguei 4 cakes, abri eles, tirei a camada de vermiculita seca, e joguei o bolo direto na bolsa, SEM TOCAR O CAKE.
-Rapidamente re-selei a bolsa com os 4 cakes dentro, e desenrrolei o resto da bolsa, pra que os cakes entrassem em contato com o substrato nitrogenado.
-Entao peguei a bolsa selada e comecei a despedacar os cakes com a mao por for a da bolsa(obviamente),
-Foi bem dificil pois os bolos estavam MUITO densos, o micelio tinha uma resistencia incrivel (bom sinal :D:) )
-Mas literalmente esfarelei os bolos dentro do substrato nitrogenado, para espalhar o micelio o maximo possivel pelo substrato.
-Entao mexi até homogenizar a mistura do substrato nitrogenado + farelo de bolos colonizados.
-Repeti o procedimento com o resto das bolsas e cakes.
-As bolsas foram pra incubar por mais 7 a 10 dias no escuro, para o micelio se recuperar e dominar o novo meio.

Ainda nao tirei muitas fotos, mas até entao parei poraqui. O proximo passo SE todas as bolsas colonizarem legal sem nenhuma infeccao, vai ser a incoulacao das bolsas em palha pasteurizada. É a primeira vez que vou mecher com pasteurizacao e tambem substrato bulk em cultivo INDOOR. Sera q vai? Nao sei, so fazendo pra ver. Enquanto isso estou agora quebrando a cabeca com o terrário. Logo vou falar sobre o terrario que quero fazer, o sistema de troca gasosa e mantimento da umedade. Por enquanto é só.

Valeu a todos!
 
Linda a colonização, micélio super sadio, substrato super bem preparado!
 
Muito lindo esse caising
vamo ao proximo passo frutifiçáo.

paz e luz.
 
Estamos acmpanhando insider ;)

Seus procedimentos estão 100% corretos, vai ter um grande colheita amigo!

Abraços e boa sorte!
 
E ae insider ;)

Muito bom seu big bulk heim; estou fazendo exatamente igual a vc, com algumas diferenças nos materiais na composição do substrato e da palhada.

Como está a colonização da palhada do spawn?

Estamos torcendo, positive vibrations man!

Valeu Yoshimitsu! Legal q vc ta fazendo bulk tb! Vou acompanha-lo certo!

A colonizacao na palha é otimo, o micelio gosta mesmo.

E estou maravilhado com a tal pasteurização. Que ótima técnica pra sanear substratos. Ela me abriu uma porta a um novo mundo de cultivos. Recomendo a todos pois é relativamente simples de se fazer.

Valeu!
 
Valeu os elogios de todos!

Eu também to muito contente com o resultado a partir de multi-esporos. Aparenta uma genética resistente e de rápido crescimento, espero poder tirar muitos carimbos deles e doar pra galera!

Vamos a ultima parte da fase 4!

4.4 Frutificação

Materiais Utilizados:
-Bomba manual de colchão inflável
-Tubo de metal
-Silicone
-Carvão ativo
-Filtro sintético 99.7% filtração
-Fita adesiva
-Camada de casing pasteurizada
-Rolo plastico de cozinha


Receita da camada de casing.

- Fibra de coco 10 partes
- Casca de pinus(3-5cm) 5 partes
- Vermiculita 4 Partes
- Gesso 2 partes



-Depois de uns 7 dias apos a inoculação a palha estava 100% colonizada.
nuh2.JPG
Hora de fazer aplicar a 1° camada de casing

-Foi feito o mesmo procedimento de pasteurização com a fibra de coco, vermiculita, casca de pinus e gesso. Só que desta vez como a quantidade era menor fiz em 2 baldes em vez das caixas grande de plastico.
fibracoco2.JPG
Aqui eu cometi o maior erro deste cultivo!!!! :cartaovermelho:O lance foi que eu estava usando 2 baldes pra fazer a pasteurização. E depois que eu pasteurizei a metade do substrato lavado em sabão, ficou em 1 balde a parte pasteurizada, e no outro a parte só lavada. Ai na hora de aplicar a camada de casing eu peguei o balde do substrato somente lavado!!!!!!!!!!!!:furious: Mto vacilão, ai na hora q eu pus a camada sem pasteurizar, tampei tudo legalzinho e olhei pro balde q tava o substrato pasteurizado quase dei um treco!!!!! Abri tudo desesperado e com uma luva limpa de álcool comecei a tirar toda a camada não pasteurizada do bulk 100% colonizado, já pensando: "putz vai infectar tudo agora, fudeu legal! :(" . Tirei o máximo possível da camada não pasteurizada e depois apliquei a maldita camada pasteurizada q devia ter feito antes! Mas no final das contas pensando melhor sobre o erro, entendi que por ser um substrato bulk pasteurizado, o mais provável é que não houvesse maiores problemas pelo acidente cometido.(não pelo menos com substrato seletivo)

-Depois disso voltei a colocar o plastico de cozinha cobrindo a superfície e outro selando a caixa e pus pra colonizar a 28°, no escuro por mais uns 6 dias e aparentemente tudo continuou normal, micélio saudável como vocês já viram antes, nenhuma infecção mesmo, então conclui que estava no certo.:run:
plastico embaixo.JPG
Quando o micelio colonizou grande parte da camada, foi hora de montar o sistema de bomba de ar.

-Neste furo feito previamente em uma das laterais da caixa, vai ser o buraco que vou usar para a entra de ar filtrada.
filtor algodao.JPG

-Foi colocado então do lado externo o tubo de metal em forma de L virado pra cima.
cano posto.JPG

-Enquanto no outro lado foi posto o filtro sintético com fita adesiva.
fitadurex-filtro.JPG filtroposto.JPG

-Logo foi colocado o carvão ativo dentro do cano até enche-lo.
tubo-carvao.JPG

-Depois foi conectado o tubo da bomba de ar manual de colchão selado com fita durex pra fixar bem.
durex no cano-bomba.JPG

-Depois foi posto silicone em volta do cano em contato com a caixa pra tampar saídas de ar pelos lados.
tubosilocone.JPG

-Oxigenação manual de pobre ala Insider pronta!
terrario pronto.JPG

-Então como vc podem ver, o ar que eu empurro com a bomba passa pelo carvão ativo seguido do filtro sintético, filtrando assim impurezas do ar, e evitando abrir a caixa para ventilação.
ventilando.JPG

A ideia seria de bombear por uns 2 a 3 minutos 3 vezes ao dia pra ajudar na troca gasosa. Mas acho que quanto mais eu puder bombear melhor!

-Depois de montar a bomba de ar, retirei o plastico de cozinha da superfície e me surpreendi com o que vi!!
megarizo comendo a camada de casing.JPG
Lindos rizomas :dance:

-Então pus pra frutificar(luz e oxigênio), e deixei somente o plastico de cozinha q sela a caixa junto a tampa
plastico encima2.JPG

-Ajustei o termostato a 24 graus, mas dentro de casa esta fazendo 19 graus porque agora é inverno então a superfície(atmosfera) do terrário fica a 20 - 22 graus, o que é perfeito pra pinagem.
temperatura ideal pinagem.JPG

-Foi adicionado uma luz de 8 watts de espectro azul de 7 a 8 horas diárias, depois o terrário é coberto com um cobertor pra tapar a luz,e ajudar a esquentar um pouco dentro.
terrario com luz.JPG

-Hoje, no sexto dia de frutificação o micélio parece ter tomado mais conta da camada. Tenho a impressão de ver pontinhos de nós hifais surgindo em vários pontos, deem uma olhada nesta foto...
nós hifais.JPG

-Este é o estado atual da coisa...
colonizado avancado 2.JPG
colonizado avancado 1.JPG
Agora é cruzar os dedos e ver no que desenvolve isso!! Falta muito pouco pra pinagem estou sentindo!!
Quando aparecerem os primeiros pins vou aplicar outra camada de casing fina pra proteger o micélio e reforçar a umidade do micélio/frutos enquanto se desenvolvem.

PRECISO DA GENKIDAMA DO C.M !
GENKIDAMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! kkkkk

Valeu a todos a todos!
 
auhauhauhauhaauhuhauhauhauhauhauhauhauha!!!!!!!!!!!!!!! agora vai ceeeeeerto!!!!
 
Aeeeeee galera, foi mal a demora, ai vai umas fotos dos primeiros pins aparecendo

pins 1.JPGpins 1 2.JPGpins 2.JPGpins 3.JPG

To achando q nao vai ser nenhum super flush florestal como tava pensando. Mas certo que pra uns bons carimbos vai dar! Alem do mais o aprendizado desse cultivo foi e esta sendo extraordinário pra mim. Sem reclamar mesmo.

Agora apliquei a segunda e ultima camada, pra ajudar a umidificar o substrato e favorecer a frutificacao. Mesma receita e metodo de pasteurização da ultima.

camada.JPG

Agora é esperar no que se desenvolve. Aqui esta fazendo frio e nao estou conseguindo subir a temperatura a mais q 22 graus no terrario! Esta sendo um problema xato isso.. sempre fica na faixa de 20, 22 :/ Estou pensando em alguma alternativa aqui q não seja o cobertor pois então eu ia tapar os algodoes de troca gasosa.

CRUZEM OS DEEEDOSSSSS
 
cara 22 graus eh mais do que IDEAL.
eh a temperatura certa pra pinar.
desencana poha.
salsi-fufu.
 
o salsi-fufu! Rola de deixar assim mesmo até o final então? O fruto não desenvolve melhor a uns 23-26°C? Queria ir na base da perfeição hehe, mas ta difícil aqui com friozito... mas de qualquer jeito ta ficando liiiiiiindo o baguio!!!! Logo posto umas fotos. Abraco
 
Massa mesmo, mano nem esquente vai bombar, acho que essa floresta que tu tava esperando se não vier deprimeiro flush, vai vir de segundo, a temperatura que obtenho melhor frutificação é 21G. VAleu
 
Atualizando as fotos do primeiro flush q esta por vir...
coguos.JPGcoguos2.JPG

Estou bem satisfeito com o numero de frutos por flush dessa strain originário de multi-esporo. MAS acho que os frutos nao apresentam uma saude relativamente boua... 40% dos frutos estao com rachamentos no caule... suspeito ser Verticillium, mas nao consigo observar nenhuma linha marron no decorrer de nenhum caule.

Notem o tipo de rachado..
vertic.JPGvertic2.JPGvertic3.JPG

Nao sao rachados iguais ao do verticillium. O verticillium rasgava o caule por ENTEIRO. justo aonde passava a linha marrom. Mas estes rachados sao diferentes. Sao rachados curtos, em apenas algumas partes do caule, e como disse, sem nenhuma linha marrom no decorrer da Estipe.

O que acham que pode ser? tem uns 6 coguos crescendo assim. Ta com pinta de Stress ambiental. Mas nao sei oq... Muita luz? Pouca umidade?(nao acho), temperatura?(tb nao acho) oxigenacao? Hmmm nao sei. Mas no total ta lindo lindo. adoro acompanhar o crescimento deles. Sao lindoes e crescem rapidos. Espero q nao muitos mais acabem rachando iguais :(

Valeu!
 
Na real eu acho que é excesso de umidade e não a falta do mesmo, esses cabelinhos na base, são indicação de que esta muito umido, quando o substrato esta muito umido pode ocorrer rachadura e a estirpe ficar com seu interior ôca, se você estiver pulverizando pare de faze-lo, aumente a ventilação para dar uma secada no substrato e conforme for perdendo o excesso de umidade seus cogumelos de próximo flush, estaram sem as rachaduras, outra, o chapéu, pode ver que eles apresentam ondulações, e uma cor marrom escuro meio diferente, isto é causado pela umidade dor ar, então pode ficar susse que não acredito ser contaminante e sim um pouquinho a mais de agua valeu!;)Belissimo cultivo:D
 
Meeeeeeeee! pod crer Azteca!!!!! 1000 pontos... que mancada feia! haha :) , ótimo saber esse lance da cor do chapeu... ta com pinta de ser excesso de umidade mesmo... certo q vou abanar mais o terrário então... talvez a segunda camada foi desnecessária nesse ponto do cultivo então... Pelo menos em questão a umidade... pois a camada aumentou consideravelmente a umidade do ar. Vou abrir e abanar as vezes(coisa q não gosto) pra ver se tira um pouco dessa umidade.

Obrigado parcero!
 
acho que foi desnecessaria a ultima camada...
eu nao abriria o terrario pra abanar e um grande risco...
deixa quieto que nos proximos flushs vai deminuir a humidade, esses giants ja consumiram um bocado da agua dentro do tub!
no mais ta massa bacarai!!!!:cool:
 
acho que foi desnecessaria a ultima camada...
eu nao abriria o terrario pra abanar e um grande risco...
deixa quieto que nos proximos flushs vai deminuir a humidade, esses giants ja consumiram um bocado da agua dentro do tub!
no mais ta massa bacarai!!!!:cool:

Tb acho q vou ir porai tchescko, eu abri o terrario e dei umas ventiladas 3x hj , mas vou tratar de usar a bomba de ar em vez de fazer isso, não quero correr o risco mesmo.

Outra coisa q esqueci de mencionar tb, é que tive q afrouxar os filtros de algodão que estavam MUITO apertados. E tendo em conta q eu quase não abri o terrário dês de que induzi a frutificação então o mais provável é que ouve pouquíssima troca gasosa e pouca liberação de umidade pelos filtros apertados.
A partir de agora vou bombear extra-ar dentro do terrário com os filtros afrouxados. Vamos ver no que se desenvolve.

Valeu
 
Que coisa linda hein insider! Se prepare para secar muuuitos cogus.
Uma dica minha pra ventilação é manter um ventilador de mesa indireto (sem apontar pro cultivo) no recinto ligado 24/7. Mas o lugar tem de estar limpo!
Ajuda bastante na troca de ar em bulkes desse tipo e pode ajudar com o excesso de umidade (também já sofri desse mal).
 
eu acredito que nao deva mudar nada, se frutificou foi porque atingiu as condicoes ideais.
mesmo com excesso de umidade, eles frutificaram bem.
 
Back
Top