Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo de MDK em Fibra de Coco - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal, hoje inicio o meu primeiro cultivo acompanhado por este diário. Sou usuário novo mas venho há meses acompanhando o fórum e estudando sobre o cultivo de cogumelos.
Esse primeiro cultivo inicia-se através da técnica de bolo PF, utilizando um substrato de arroz integral e fibra de coco, uma vez que é mais fácil achar plutônio do que vermiculita na minha cidade.

Bom, o cultivo iniciou-se na fabricação da seringa de esporos. Como não possuo uma glovebox, o procedimento ocorreu em um banheiro minusculo devidamente esterilizado com Lysoclin e Álcool em gel 70.
82775-f82f7f3d90e031fe818c338d74c54057.jpg

Para a fabricação da seringa foi utilizado água mineral de potinho (pre-esterilizada), seringa, agulha e potinho de coleta novos e embalados. A água foi sugada pela seringa diretamente da tampa do potinho, que havia sido limpa com álcool previamente, e injetada no copinho de coleta. Em seguida os esporos foram raspados para o copo com a pazinha do próprio copo coletor. Por ultimo, eu flambei a agulha (ela tinha entrado em contato com a tampa da água), suguei e soltei a água com esporos algumas vezes para misturar a solução e finalmente suguei tudo, coloquei a tampa da agulha e selei a seringa com papel alumínio. Todo procedimento foi realizado após banho e com roupas limpas, luva e mascara. Deixei a seringa na geladeira por 24 horas para hidratar.

Hoje continuou-se o cultivo com o preparo do substrato. Primeiramente cozinhei 1 copo de arroz integral e 3 copos fibra de coco picada por 20 minutos. Em seguida, deixei-os 30 minutos secando em um escorredor. Finalmente, eu os misturei bem, preenchi os 4 copos (sobrou substrato mas minha panela é pequena então não pude fazer mais copos), limpei as bordas com papel toalha e álcool e coloquei uma ultima camada de fibra de coco seca e tampei com dupla camada de papel alumínio. Cozinhei por 1 hora e 15 minutos depois que pegou pressão.
82776-a629935b251faa9ad47ab3f6d2bdc2eb.jpg
82777-b7f354c17c0e9321eaa0d9a2df00b9d9.jpg

Agora, estou esperando a panela esfriar por umas 7 horas e devo continuar com a inoculação, no mesmo banheiro, perto da uma da manhã.

Possível erros ou imperfeições no processo:
  1. Na hora de preparar a seringa, involuntariamente encostei com um dedo da luva na minha calça.
  2. Também na hora da seringa demorei demais pra conseguir abrir e manusear as embalagens, o que deixou a agulha exposta por alguns minutos. (O ambiente estava esterilizado e sem entradas de ar, mas mesmo assim me preocupo)
  3. A minha fibra de coco, como pode ser visto na foto, é muito vermelha comparada as que tenho visto sendo utilizada aqui pelo pessoal, será que tem problema? :huh:
  4. O problema da fibra de coco é que quando eu preenchi os copos foi difícil limpar as bordas com álcool (acredito que não limpei com perfeição) pois sempre ficava alguns pelinhos de fibra saindo pra fora do copo e tocando as laterais. Eu evitei comprimir o substrato pois li em algum lugar que isso deve ser evitado. Será que isso pode introduzir problemas de contaminação?
Bom, por enquanto é só. Me desejem sorte :)
Volto em breve com atualizações!

Anexos

• IMG_3780.JPG
    IMG_3780.JPG
    142.1 KB · Visualizações: 96
  • IMG_3782.JPG
    IMG_3782.JPG
    162.6 KB · Visualizações: 88
  • IMG_3781.JPG
    IMG_3781.JPG
    93.6 KB · Visualizações: 86
Na hora de preparar a seringa, involuntariamente encostei com um dedo da luva na minha calça.

Geralmente as luvas vem com talco justamente pra você não levar os contaminantes dos objetos que você toca. O talco reduz a aderencia.

A minha fibra de coco, como pode ser visto na foto, é muito vermelha comparada as que tenho visto sendo utilizada aqui

Na verdade nunca tinha visto uma fibra de coco nem muito vermelha nem pouco vermelha. Tem que ver a procedencia dessa ai. Bem estranho.... Existe coco vermelho??

O problema da fibra de coco é que quando eu preenchi os copos foi difícil limpar as bordas com álcool

Relaxa, é assim mesmo. Essa é uma recomendação que nem é muito necessaria. Há cultivadores que pulam essa etapa e mesmo assim conseguem bons resultados.

Eu evitei comprimir o substrato pois li em algum lugar que isso deve ser evitado. Será que isso pode introduzir problemas de contaminação?

Não é evitado... Isso na verdade NUNCA, NEVER, JAMAS, deve ser feito.
:!:N.U.N.C.A!!!!

Em primeiro lugar obrigado pelas dicas PschoEvie, fiquei um pouco mais tranquilo! (:

Hoje, eu realizei a inoculação dos esporos naquele mesmo banheiro que usei para preparar a seringa.
Em primeiro lugar esterilizei o banheiro, coloquei tudo que eu iria usar dentro (seringa, isqueiro, papel alumínio, incubadora, panela de pressão, fita isolante, álcool em gel), cortei e deixei preparados os pedaços de fitas que iria cobrir os furos das inoculações, fechei o banheiro, borrifei um pouco mais de desinfetante ao sair e fui tomar um banho.
Após o banho, coloquei roupas novas, luvas, mascara e adentrei o banheiro. Meu primeiro procedimento foi passar álcool gel nas luvas. Em seguida abri a panela de pressão, desembalei a seringa, flambei a agulha e retirei o primeiro copo da panela. Procedi com a inoculação do primeiro furo, algo em torno de 0,5 a 1 ml (como não tenho prática foi difícil medir certinho nos primeiros copos) e selei o primeiro furo com fita isolante. Repeti o procedimento para os demais furos (realizei 4 inoculações equidistantes). No final selei o papel alumínio no copo com um pedaço maior de fita isolante e coloquei na incubadora.
O mesmo procedimento foi feito para os outros 3 copos.

Infelizmente não tirei nenhuma foto pois como é meu primeiro cultivo estava mais preocupado com o processo do qualquer outra coisa.

Alguns problemas ou preocupações que tive:
  1. Na hora de selar o primeiro copo foi difícil porque a fita isolante não estava fixando muito bem no copo. Nos demais, eu já estava com mais prática e fiz o processo todo muito mais rápido.
  2. Na hora de flambar a agulha entre o primeiro e o segundo copo eu botei fogo no dedo da luva e fiz um pequeno buraco :facewall:. Mas acho que não foi nada de mais haha
  3. Nos últimos dois copos a fita isolante não estava selando muito bem. Então depois que finalizei tudo, peguei um durex e selei melhor nas superfícies do copo, o ambiente já não estava mais esterilizado. Mas como foi por fora do copo e os furos de inoculação já estavam selados acho que não tem problema.
  4. Eita cultivozinho que deixa as pessoas paranoicos viu hahah :alien:

Eita cultivozinho que deixa as pessoas paranoicos viu haha

Isso é no começo... Hoje em dia depois de incontaveis inoculações eu acho todo o processo mais facil do que preparar um bolo de massa pronta.

Relaxa, a tendencia é melhorar.

Parabéns pelo cultivo.
Aparentemente fez tudo certinho até o momento, seguirei acompanhando o desenvolvimento, torcendo pra ver micelio saudável em breve

Acompanhando! (:

Até agora além dessa fibra de coco ardente de tão vermelha hahaha, tudo parece ter sido feito certinho.

A paranóia é normal e quando aniversariar ela aumenta! Mas vai valer a pena.

Vamos torcendo pelo micélio agora!

Salve galera!
Hoje depois de 8 dias da inoculação resolvi inocular mais 3 copos com o resto da minha seringa que havia sobrado. O procedimento foi feito de maneira similar aos primeiros, entretanto devido ao pouco de experiência adquirida na primeira tentativa desta vez foi bem mais fácil e ficaram bem melhores. Também tomei os cuidados para lacrar os copos assim que os tirava da panela e também coloquei micróporo nos pontos de inoculação antes de inocular para que o papel não rasgasse.
Hoje também comecei ajustar meu sistema de temperatura para a incubadora. Chequei os 4 primeiros copos e infelizmente só notei a aparição do micélio em um deles.
Gostaria que, se possível, vocês dessem uma olhada e me digam o que acham do substrato se esta parecendo "correto". Imagino que o atraso deva ser pela falta de controle de temperatura até então. De dia aqui tem feito em torno de 29~30 graus mas de noite cai para uns 15 graus.
Obrigado galera, paz a todos! ;)
83054-cd2916ee2ca1563894c729696ec1503d.jpg83055-a41e1c041a4b77ece1b8daab60fdf0dc.jpg
PS: Como eu faço pros thumbnails serem ampliados quando clickados?

Anexos

• IMG_3817.JPG
    IMG_3817.JPG
    132.1 KB · Visualizações: 97
  • IMG_3818.JPG
    IMG_3818.JPG
    122.6 KB · Visualizações: 90
Galera, já se passaram 14 dias desde que inoculei meus copos e ainda estão bem tímidos os micélios :desculpa:
Será que eu errei no substrato? Nas fotos da pra ver o que já foi desenvolvido do micélio até agora. Parece livre de contaminantes, certo?

Anexos

• IMG_3831.JPG
    IMG_3831.JPG
    123 KB · Visualizações: 75
  • IMG_3832.JPG
    IMG_3832.JPG
    115.1 KB · Visualizações: 75
  • IMG_3833.JPG
    IMG_3833.JPG
    106.9 KB · Visualizações: 71
  • IMG_3834.JPG
    IMG_3834.JPG
    91.2 KB · Visualizações: 75
  • IMG_3835.JPG
    IMG_3835.JPG
    123.3 KB · Visualizações: 76
Gostei do carrinho... VrrrRruMmM! :hilario:

Então cara, acredito que ta mais lento devido a essa fibra de coco, o certo seria usar pó de fibra, na próxima vez tente picotar bem essa fibra, pra deixar ela bem granuladinha, e também acredito que a lentidão se deva ao fato de serem grãos inteiros e muito colados uns nos outros, o micélio precisa de espaço pra colonizar o substrato, na próxima de uma triturada de leve no liquidificador, não precisa virar farinha, só quebrar os grãos.

Essas duas fotos são do mesmo copo DSCN0443.JPG DSCN0446.JPG

Faz 11 dias que inoculei, usei vermiculita fina e arroz integral tio joão, não lavei o arroz, só quebrei ele no liquidificador.
Coloquei a mistura de vermiculita e arroz dentro do copo usando uma colher, não apertei, ficou bem aerado, ta desenvolvendo rapido.
Outro fator importante é a temperatura, procuro deixar entre 27° / 28 ,5°.

Anexos

• DSCN0443.JPG
    DSCN0443.JPG
    229.6 KB · Visualizações: 56
Gostei do carrinho... VrrrRruMmM! :hilario:

Então cara, acredito que ta mais lento devido a essa fibra de coco, o certo seria usar pó de fibra, na próxima vez tente picotar bem essa fibra, pra deixar ela bem granuladinha, e também acredito que a lentidão se deva ao fato de serem grãos inteiros e muito colados uns nos outros, o micélio precisa de espaço pra colonizar o substrato, na próxima de uma triturada de leve no liquidificador, não precisa virar farinha, só quebrar os grãos.
Entendi! Na real que eu tinha o pó de coco mas acabei usando a fibra porque não achei nenhuma receita com pó, só com fibra! Eu tenho mantido em 27 graus constantes.
Então, você acha que devo esperar mais ou devo começar outro cultivo? E se sim, o que você acha do micélio que apareceu? Ta saudável?
Valeu pelas dicas, abração! :)

Ta saudável sim, talvez ele demore pra colonizar, apenas isso. Se passar de 35 dias e não tiver colonizado 100% aí você pode começar a ficar preocupado.
Já ia esquecendo de mencionar, a receita do bolo padrão é 2 partes
vermiculita 1 parte arroz integral 1 parte água, sendo assim eu medi em forma de copos, coloquei 2 copos de vermiculita 1 copo de arroz
integral 1 copo de
água, misturei bem. Só o que tu precisa fazer é isso, usa 2 copos de
pó de fibra 1 copo de arroz e
1 copo de
água, se tu for ferver o pó de cocô antes de montar os copos lembre-se de escorrer bem a fibra antes de fazer a mistura.

Última edição:
Ta saudável sim, talvez ele demore pra colonizar, apenas isso. Se passar de 35 dias e não tiver colonizado 100% aí você pode começar a ficar preocupado.
Acho que até lá ta de boa! Espero que o carrinho de um turbo agora hahaha
Valeu ai (:

Será que eu errei no substrato?

BINGO!!

Na real que eu tinha o pó de coco mas acabei usando a fibra porque não achei nenhuma receita com pó, só com fibra!

Poderia me mostrar qual receita você viu? Pq seu substrato visivelmente tem muito arroz e uns fiapinhos de fibra de coco. Sendo que na verdade o substrato organico deve vir em menor quantidade do que a vermiculita ou fibra de coco (Pó de coco é fibra de coco em pó, então não deixa de ser fibra de coco) no PF tek, para um melhor resultado.

Sem contar que já desconfio muito que isso de fato seja fibra de coco, a não ser que jogaram algum corante, pq não existe fibra de coco com essa coloração.

Poderia me mostrar qual receita você viu? Pq seu substrato visivelmente tem muito arroz e uns fiapinhos de fibra de coco. Sendo que na verdade o substrato organico deve vir em menor quantidade do que a vermiculita ou fibra de coco (Pó de coco é fibra de coco em pó, então não deixa de ser fibra de coco) no PF tek, para um melhor resultado.
A receita que eu segui foram 3 copos de fibra para dois de arroz, assim com o cultivo do Ygor que deu ótimos resultados em termos de colonização.
Segue o link: https://teonanacatl.org/threads/cul...g-bolo-pf-arroz-integral-fibra-de-coco.11246/
Sem contar que já desconfio muito que isso de fato seja fibra de coco, a não ser que jogaram algum corante, pq não existe fibra de coco com essa coloração.
A respeito da vermiculita eu tirei uma foto da embalagem.
Bom, mas como dizem.. O micélio não é meu escravo então vou deixa-lo com o tempo que precisar :)
No próximo cultivo tentarei achar vermiculita ou tentarei um case de milho!

-Edit- Esqueci de anexar a foto e agora não sei porque não estou conseguindo entrar nas opções avançadas de edição para adicionar a foto o_O

Rapaz milho é muito mais difícil de se conseguir... Ele naturalmente vem com um amiguinho indesejado que para se livrar dele você terá de fazer o processo de "tindalização". Alguns se dão muito bem com o milho, já outros COMO EU, não se batem hahahaha
já tentei fazer inúmeras vezes e sempre acaba rachando o milho. :roflmao:
Compre vermiculita pela internet mesmo, você vai ver que com vermiculita sua PF vai vingar com toda certeza amigo!!! ;)

Rapaz milho é muito mais difícil de se conseguir... Ele naturalmente vem com um amiguinho indesejado que para se livrar dele você terá de fazer o processo de "tindalização". Alguns se dão muito bem com o milho, já outros COMO EU, não se batem hahahaha
já tentei fazer inúmeras vezes e sempre acaba rachando o milho. :roflmao:
Compre vermiculita pela internet mesmo, você vai ver que com vermiculita sua PF vai vingar com toda certeza amigo!!! ;)
Entendi. Realmente já li bastante a respeito sobre milho e sei um pouco das dificuldades.
Mas mesmo assim, agora que já estou um pouco familiarizado com o processo gostaria de tentar um casing de milho.
Valeu pelas dicas (:

Milho? Nesse cultivo?
Nesse não. Talvez no próximo eu faça metade dos copos com milho para tentar um casing e o resto com vermiculita pra bolo PF tek.

Com licença, venho notando uma grande disseminação de informações erradas, eu entendo que algumas pessoas achem que o pó de coco seja a fibra, acho que numa comunidade em que todos falem a mesma linguagem devemos usar as mesmas palavras como referencia para que não perca o sentido. O mercado comercializa dois materiais diferentes que provem da mesma matéria prima.

Quem já fez com as próprias mãos percebeu que no coco existe um material granulado, fofo, "esponjoso" chamado de Pó de coco e outro material em forma de filamentos finos. A industria que beneficia o mesocarpo do coco separa esses dois matérias com finalidades e utilidades diferentes.

Pra quem não sabe o Pó de coco é um material granulado preferencialmente não em pó para não compactar o meio, com capacidade de reter água em quase 5 vezes o seu peso seco, ao contrario da fibra de coco que não possui a mesma capacidade.

Pó de coco WP_20150824_037.jpg
Fibra de coco fibra-de-coco-2.jpg

Com licença, venho notando uma grande disseminação de informações erradas, eu entendo que algumas pessoas achem que o pó de coco seja a fibra, acho que numa comunidade em que todos falem a mesma linguagem devemos usar as mesmas palavras como referencia para que não perca o sentido. O mercado comercializa dois materiais diferentes que provem da mesma matéria prima.

Quem já fez com as próprias mãos percebeu que no coco existe um material granulado, fofo, "esponjoso" chamado de Pó de coco e outro material em forma de filamentos finos. A industria que beneficia o mesocarpo do coco separa esses dois matérias com finalidades e utilidades diferentes.

Pra quem não sabe o Pó de coco é um material granulado preferencialmente não em pó para não compactar o meio, com capacidade de reter água em quase 5 vezes o seu peso seco, ao contrario da fibra de coco que não possui a mesma capacidade.

Pó de coco View attachment 83295
Fibra de coco View attachment 83294
Com certeza! Obrigado pelas dicas, não só essa mas também pela receita com pó de coco que você me informou por mensagem privada.
Infelizmente eu já havia iniciado o cultivo com a fibra de coco antes de ter te enviado a mensagem perguntando a receita com o pó!
Agora me resta ter paciência e esperar o resultado desse cultivo :)

Back