Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo B+ em Milho de Pipoca; Trigo/alpiste/vermiculita; Centeio/vermiculita – Dara – 12/08/2012

Diário de cultivo completo.
Material utilizado:
- 14 vidros de 500 ml; 10 vidros de 350 ml;
- 15 coadores/filtros de papel nr. 102
- 30 quadrados de papel alumínio
- fita crepe
- 01 seringa descartável
- carimbo de strain B+ (adquirida dos frutos do cultivo Kit Voldemort)
- água destilada
- Milho de pipoca; Alpiste; Trigo em grãos; Centeio
- Vermiculita – super fina
- álcool 92,8
- luvas de látex descartável
- touca descartável
- máscara descartável
- Tesoura
- papel toalha
- 02 fronhas de travesseiro de malha
- 02 panelas de pressão de 7 litros
-02 panos de prato
- 01 pote pequeno de cerâmica
- 02 colheres de café descartável
- micropore

Preparação dos grãos:

* Milho de pipoca – aprox.. 2kg.
- Lavados com água corrente, coloquei numa panela de água filtrada fervente para cozinhar por 30 min., após desliguei e deixei tampado por 24h;
-Enxaguei em agua corrente e coloquei de molho em uma bacia com água filtrada e 2 tampas de água sanitária por 24 h;
DSCF0236.JPG
-Enxaguei em agua corrente e coloquei de molho em uma bacia com água filtrada e 3 col. sopa de calcário dolomitico por 24h;
- Enxaguei em água corrente muito bem para tirar todo o calcário e deixei escorrendo bem para depois secá-los;
- Sequei numa fronha de travesseiro de malha e depois sequei novamente em outra fronha de malha, ficando assim bem secos por fora.
DSCF0239.JPG DSCF0240.JPG

* Trigo/alpiste e vermiculita
- Deixei de um dia para outro o alpiste de molho numa bacia;
- Enxaguei e escorri;
- Misturei: 01 xicara de chá de alpiste x 02 de vermiculita (pré umidecida) x 01 de trigo (em grãos secos apenas partidos no liquidificador), como ficou ainda com muita água, acrescentei vermiculita até adquirir o ponto certo (conforme indicado no fórum).
* Centeio/vermiculita
- Coloquei o centeio seco numa travessa e despejei água fervente por cima, ficando de molho por aprox.. 1h;
- Escorri e misturei a proporção de 01 de centeio por 02 de vermiculita , até adquirir o ponto certo.

Preparação dos Vidros
*Vidros de 500ml e 350 ml

- Lavei com água e detergente todos os vidros que eu iria utilizar, depois passei algodão com ácido sulfúrico (nove partes de água destilada e uma de ácido sulfúrico) por todo o vidro e depois de seco coloquei numa forma de alumínio e levei ao forno por +-1 h, desliguei e deixei esfriar dentro do próprio forno. Frios, eu envolvi-os com filme plástico e guardei até o momento de utilizá-los.
DSCF0238.JPG
*Tampas – vidros de 350 ml
- Como as tampas são plásticas, aqueci o ferro de fundir e fiz 5 furos em cada tampa, conforme num dado, de dentro para fora, para ficarem perfeitas por fora, sem rebarbas;
- Lavei e passei um algodão com ácido.
*Tampas – vidros de 500 ml
- 01 coador de filtro de papel nr. 102;
- 02 quadrados de papel alumínio uns dois dedos maior que as bordas do vidro.
- fita crepe e micropore

Preparação do substrato:
*Milho de pipoca

- Peguei os 13 vidros de 500 ml prontos para uso e forrei o fundo deles com 01 colher de sopa de vermiculita – super fina/cada;
DSCF0002.JPG DSCF0001.JPG DSCF0005.JPG
- acrescentei os grãos de milho de pipoca já preparados até faltarem uns dois dedos da borda do vidro;
- tampei com o filtro nr. 102, fixei com fita crepe e cortei o sobressalente;
DSCF0007.JPG DSCF0008.JPG
- coloquei por cima do filtro de papel já fixado, 02 quadrados de papel alumínio (limpos com álcool) e fixei-os com a moldagem das mãos, sem prender com nada;
DSCF0018.JPG

*Trigo/aveia/vermiculita
- Peguei os 09 vidros de 350 ml prontos para uso e forrei o fundo deles com 02 colheres de sopa de vermiculita – super fina/cada;
- acrescentei a mistura já pronta de trigo/aveia e vermiculita e cobri com mais 02 colheres de sopa de vermiculita-superfina;
- fechei os vidros com as tampas plásticas furadas;
*Centeio/vermiculita
- Peguei 02 vidros (350ml e 500ml) prontos para uso e forrei o fundo deles com 01 colher de sopa de vermiculita – super fina/cada;
- acrescentei a mistura já pronta de centeio e vermiculita e cobri com mais 01 colher de sopa de vermiculita-superfina;
- tampei com o filtro nr. 102, fixei com fita crepe e cortei o sobressalente;
- coloquei por cima do filtro de papel já fixado, 02 quadrados de papel alumínio (limpos com álcool) e fixei-os com a moldagem das mãos, sem prender com nada;

Substrato na Panela de Pressão
- Numa panela de pressão de 7 lts coloquei 01 pano de prato dobrado em quatro no fundo da panela e 04 vidros de 500 ml, acrescentei água até cobrir 2/3 dos vidros, fechei e coloquei no fogo;
- Em outra panela de pressão de 7 lts coloquei 01 pano de prato dobrado em quatro no fundo da panela e 05 vidros de 350 ml, acrescentei água até cobrir 2/3 dos vidros, fechei e coloquei no fogo;
- depois de pegada a pressão deixei por 55min a 1h;
- desliguei e deixei +- 5 h para abrir.
- Fui alternando as panelas até acabarem os vidros.

Preparação da Seringa e inoculação dos vidros
- Peguei um pote de cerâmica pequeno, adicionei água destilada equivalente aos potes de vidros já saídos da panela de pressão, equivalente a utilização de 1ml por vidro;
- raspei com a colher de café descartável uma parte pequena do carimbo encima da agua destilada;
- mexi bem e puxei o liquido com a seringa, sem a agulha;
- coloquei a agulha;
- inoculei fazendo 5 furos que nem num dado e fechei com micropore (nos vidros de 500 ml);
- nos vidros de 350ml que tinham as tampas plasticas procurei usar os próprios furos da tampa, mas não deu certo, porque não enchi muito o vidro e também descobri que o comprimento da agulha era curto para ultrapassar a camada de vermiculita, então tive que abrir a tampa, inocular, fechar e vedar os furos com micropore.
Conforme fui inoculando, coloquei a data, o composto do substrato e a strain e guardei numa estufa que preparei e testei antecipadamente, forrada com subcobertura de telhado prateado e uma lâmpada bolinha de 15 watts azul, que ligada direta mantem a temperatura de 26,7 a 29,9º C.
 
Não seria hora de agitar os potes?
Segundos os post, já deveria ter agitado 2 a 3 vezes, mas sabe quando vc não sente aquela firmeza de que tenha que agita-los? Estou aqui acompanhando o caminhar da carruagem, hehe. Mesmo assim, muito obrigada. Ah! Já comprei a bomba de ar e instalei, valeu.
 
Olá Pessoal! Novas fotos do cultivo, estão crescendo... :rolleyes: E aniversariei mais dois vidros.
DSCF0131.JPG DSCF0135.JPG
Em um dos potes, acima e a esquerda, começou esverdear e eu retirei a parte com uma colher, isso já faz 3 dias e estava tudo bem até eu postar a foto hehe, fui olhar e voltou. Já retirei, limpei e enterrei num vaso pra ver o que dará.
DSCF0136.JPG DSCF0137.JPG DSCF0138.JPG
"Coincidencias ou não", duas hipoteses de contaminação: 1a. instalei a mangueira e só limpei ela por fora. 2a. fiquei muito nervosa e acabei discutindo (percebo que quando há alterações em mim - reflete no cultivo e vice-versa) coisas de quem vive num mundo mais paralelo, rs.
 
Em um dos potes, acima e a esquerda, começou esverdear e eu retirei a parte com uma colher, isso já faz 3 dias e estava tudo bem até eu postar a foto hehe, fui olhar e voltou.

Dara, Provavelmente é duende verde. Observe se os outros não foram contaminados também.
 
Dara, Provavelmente é duende verde. Observe se os outros não foram contaminados também.
Olá! Até o momento presente não. Mas pra garantir eu troquei de terrario, limpei tudo, troquei as argilas, água e passei alcool em torno dos potinhos. Mas estou de olho sim. obrigada. Quero ver se agora dou um descanso pra eles, que já devem estar estressados de tanto eu mexer.

Tem uns 4 que prometem ficar grandões, aguarde! :fome:
Seriam esses???
DSCF0141.JPG
:whistle:
 
pode ser falta de umidade dara, nao duende verde.
quando eu fui enterrar no vaso, senti ele seco, quando refiz o terrário borrifei bastante água nas paredes dele. Fui olhar agora de novo, e encostando no micelio sinto ele meio seco mesmo. Vou borrifar mais água nas paredes. Não pode molhar nem um pouquinho o micelio? Quando vi o verde ele estava misturado com o micelio na parte decima, tava até verde claro e quando tirei o pedaço vi que ele vinha debaixo de toda a camada. Hoje quando vi novamente, já não era um verde claro e sim mais vivo.
 
Olá pessoal! Segue novas fotos:
DSCF0145.JPG DSCF0146.JPG DSCF0147.JPG
eles estão meio ressabiados porque estou de :deolho: estão achando que sou o lobo mau....:fome::D
 
eu estou achando que o escoamento do co2 esta ineficiente viu dara, tenta colocar gaze no lugar dos filtros de cafe.
o micelio parece estar se desenvolvendo alem do comum.
assim que acabar esse flush faca uma cobertura com vermiculita esterelizada e bem umida, e troque a tampa dos furos.
(PESQUISE SOBRE FAT-ASSES )
 
eu estou achando que o escoamento do co2 esta ineficiente viu dara, tenta colocar gaze no lugar dos filtros de cafe.
o micelio parece estar se desenvolvendo alem do comum.
assim que acabar esse flush faca uma cobertura com vermiculita esterelizada e bem umida, e troque a tampa dos furos.
(PESQUISE SOBRE FAT-ASSES )
Olá meu amigo, muito obrigada. Tinha decidido fechar a volta do terrario para não entrar tanta luz e acabei esquecendo. Pesquisei fat-asses, realmente como o meu primeiro cultivo foi em saco/kit, me acostumei com o tamanho deles e achava estranho as fotos aqui do cm, mas pensei que era o tipo de cada cog. Os furos que fiz na lateral são vários furos redondos do tamanho da mangueira de ar, não fiz um corte grande, mas diversos furos em todo o redor da caixa. Estou sentindo ele seco mesmo, tanto que tenho borrifado diversas vezes ao dia com água mineral. Mas mesmo assim não sinto umidade dentro do terrário.
 
Olá meu amigo, muito obrigada. Tinha decidido fechar a volta do terrario para não entrar tanta luz e acabei esquecendo. Pesquisei fat-asses, realmente como o meu primeiro cultivo foi em saco/kit, me acostumei com o tamanho deles e achava estranho as fotos aqui do cm, mas pensei que era o tipo de cada cog. Os furos que fiz na lateral são vários furos redondos do tamanho da mangueira de ar, não fiz um corte grande, mas diversos furos em todo o redor da caixa. Estou sentindo ele seco mesmo, tanto que tenho borrifado diversas vezes ao dia com água mineral. Mas mesmo assim não sinto umidade dentro do terrário.
se esta frutificando, esta OK a umidade, preocupe-se com o escoamento do co2 que entre outras coisas, mantem o micelio em modo de"crescimento" invez de modo "frutificante" os cogumelos ficam baixos e gordos, e muitas vezes nem abrem os chapeus.
 
se esta frutificando, esta OK a umidade, preocupe-se com o escoamento do co2 que entre outras coisas, mantem o micelio em modo de"crescimento" invez de modo "frutificante" os cogumelos ficam baixos e gordos, e muitas vezes nem abrem os chapeus.
gordo gordo, não estão, mas estão todos abrindo o chapéu, inclusive estão crescendo alguns que ficaram com 12 cm de comprimento, não estão gordinhos e pequenos que nem as fotos do fat-asses. Estão mais esbeltos, rs, mas não estou deixando abrir tanto o chapéu. Mas vou trocar por gases, e estou pesquisando como esterilizar essa vermiculita.
 
gordo gordo, não estão, mas estão todos abrindo o chapéu, inclusive estão crescendo alguns que ficaram com 12 cm de comprimento, não estão gordinhos e pequenos que nem as fotos do fat-asses. Estão mais esbeltos, rs, mas não estou deixando abrir tanto o chapéu. Mas vou trocar por gases, e estou pesquisando como esterilizar essa vermiculita.
faca envelopes de papel aluminio e preencha-os com 3 ou 4 colheres de vermiculita seca, ligue o forno a 200 graus e deixa pre-aquecer por 10 minutos, coloque os envelopes com a vermi (BEM VEDADOS) dentro por 15 minutos e pronto.
:)
depois basta usar agua mineral de COPINHO pra hidratar antes de mandar pro casing.
 
faca envelopes de papel aluminio e preencha-os com 3 ou 4 colheres de vermiculita seca, ligue o forno a 200 graus e deixa pre-aquecer por 10 minutos, coloque os envelopes com a vermi (BEM VEDADOS) dentro por 15 minutos e pronto.
:)
depois basta usar agua mineral de COPINHO pra hidratar antes de mandar pro casing.
Você salientou o COPINHO, desculpe pela pergunta, mas há diferença em ser de garrafas de 510 ml ou 1,5 l? É a vedação ou ...
 
Você salientou o COPINHO, desculpe pela pergunta, mas há diferença em ser de garrafas de 510 ml ou 1,5 l? É a vedação ou ...
so pra constar, esse eh meu post numero 6 MIL!
tem que ser de copinho pelo metodo de emvasamento deles.
a agua entra a 121 graus sob pressao no copinho, mantendo-se esterelizada ate a mao do consumidor.
(tava guardando o post 6 mil pra aprontar alguma arte ehheeheh mas ja foi.)
 
so pra constar, esse eh meu post numero 6 MIL!
tem que ser de copinho pelo metodo de emvasamento deles.
a agua entra a 121 graus sob pressao no copinho, mantendo-se esterelizada ate a mao do consumidor.
(tava guardando o post 6 mil pra aprontar alguma arte ehheeheh mas ja foi.)
você fala hein, alias escreve, kkkk. Devia ter escrito por mp então, dai vc aprontava.:D Obrigada você me ajudou em muito, muito mesmo.:)
 
TAO LINDOES! nao ha necessidade de mexer em nada, so aconselho re-cobrir esse casing pra evitar a perda excessiva de umidade mesmo dara.
QUE ORGULHO DE VOCE VIU!
 
Back
Top