Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

• Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)

tai , pra novato nenhum botar defeito...
Achei mto interessante mesmo.. Só fiquei com duvida pq sou novo aqui, não entendi pq tanta coisa depois que a colonia ja ta frutificando... Todo aquele esquema de respiração podia ser mais simples... Mas vlww

Achei mto interessante mesmo.. Só fiquei com duvida pq sou novo aqui, não entendi pq tanta coisa depois que a colonia ja ta frutificando... Todo aquele esquema de respiração podia ser mais simples... Mas vlww

A troca gasosa é indispensável para a sobrevivência do micélio, e para a geração adequada de frutos!!

Fungos necessitam de O2 para as atividades metabólitas, assim como nós. Como não realizam fotossíntese, eles não conseguem manter um ciclo gasoso de liberação de O2 e consumo de CO2 (plantas necessitam de oxigênio também, porém podem utilizar o que elas mesmas produziram) que poderia acontecer em um ambiente selado da atmosfera externa. ;)

Entendi perfeitamente.. Melhor eu preparar tudo primeiro então, antes de encomendar esporos. Agradesço a atenção.:)

Simples? Imagina se fosse complicado kkkk pra mim parece filme de terror

Sirr disse:
Simples? Imagina se fosse complicado kkkk pra mim parece filme de terror
Rsrs.. Vai ficando mais facil a partir do momento em que vc quiser entender sobre Eles, e com Eles. Não é um bicho de sete cabeças não!!! Quanto maior for seu enterece, maior será sua facilidade. :)

Queridos, tentei baixar o PDF em diversas tentativas, em PCs e sinais Wi-Fi diferentes. Não consegui.
O link ainda está funcionando? Gostaria que checassem e, se possível e confirmada a impossibilidade de baixá-lo, pusessem um link operante. Após tantos comentários positivos, mal posso esperar para ler o documento e agradecer e(a)fetivamente ao membro que teve a iniciativa de fazê-lo e compartilhá-lo.

Ta
Queridos, tentei baixar o PDF em diversas tentativas, em PCs e sinais Wi-Fi diferentes. Não consegui.
O link ainda está funcionando? Gostaria que checassem e, se possível e confirmada a impossibilidade de baixá-lo, pusessem um link operante. Após tantos comentários positivos, mal posso esperar para ler o documento e agradecer e(a)fetivamente ao membro que teve a iniciativa de fazê-lo e compartilhá-lo.
Ta Disponivel, se os autores aurorizarem eu divulgo no 4shared e posto o link aki.

Vuala! http://www.4shared.com/office/lgZ5sLbice/guia_de_cultivo_basico_ilustra.html

Qualquer problema me avise. Paz minha gente*

Última edição por um moderador:
Ta Disponivel, se os autores aurorizarem eu divulgo no 4shared e posto o link aki.

Vuala! http://www.4shared.com/office/lgZ5sLbice/guia_de_cultivo_basico_ilustra.html

Fica sujeito ainda à aprovação do @tupy, @adrax.

Amem....q assim seja"

Acabei de testar o link aqui no CM, funciona perfeitamente. Por favor, se forem fazer propaganda, deem preferência ao CM, pois é aqui que tudo começou, é a nossa casa.

Quanto ao link para fazer download no 4shared, não tenho problemas quanto a isso, está autorizado.

Muito bom esse tutorial, uma aulinha de microbiologia :)
Uma sugestão para quem não tiver glovebox e quer evitar ao máximo as contaminações, é trabalhar perto de um fogão com uma boca acesa, ou uma lamparina a alcool, o mais indicado seria um bico de bunsen, mas acho que ninguem tem isso em casa, o calor da chama gera um campo estéril ao seu redor, diminuído as chances de algum microrganismo contaminar seu cultivo.

Última edição:
Muito bom este tutorial, uma aulinha de microbiologia :)
Uma sugestão para quem não tiver glovebox e quer evitar ao máximo as contaminações, é trabalhar perto de um fogão com uma boca acesa, ou uma lamparina a alcool, o mais indicado seria um bico de bunsen, mas acho que ninguem tem isso em casa, o calor da chama gera um campo estéril ao seu redor, diminuído as chances de algum microrganismo contaminar seu cultivo.
Perigoso mas faz sentido. Gostei*

Perigoso mas faz sentido. Gostei*

Na verdade o melhor substituto de uma glovebox parece ser trabalhar na tampa de um forno ligado e quente, tomando todo cuidado, é claro. E aí geralmente uma boca do fogão fica também acesa para flambar agulhas e outros instrumentos.

Bom dia tudo bem??
Eu preparei o guia praticamente a risca, a unica diferença é que usei micropore nos furos de troca gasosa, ja se passaram 2 semana e não ha nenhum sinal de inoculação??
O que posso ter feito de errado? A temperatura fica em torno de 25 C

O que posso ter feito de errado?

Os esporos estão, ou estavam, viáveis?

E o que significa praticamente à risca? Se você descrever tudo que fez talvez seja mais útil do que tentarmos adivinhar o que deu errado.

Última edição:
ja esta completamente colonizado! demorou umas 2 semanas para eu ver o primeiro ponto, fez mto frio esse ultimo mes, a temp ficou em volta de 21C...
Eu utilizei 4 seringas e pra cada uma eu fiz 3 PF(n usei tudo), totalizando 12 cakes. O golden teacher e o australian deram certo, ja o B+ e o transkey, nao ha sinal de inoculação. Eu fiz todos da mesma forma e ao mesmo tempo, ql seria a causa mais provavel de 2 seringas nao funcionarem?? Problema com elas ou talvez essas 2 raças nao vingam nessa temp?

O golden teacher e o australian deram certo, ja o B+ e o transkey, nao ha sinal de inoculação. Eu fiz todos da mesma forma e ao mesmo tempo, ql seria a causa mais provavel de 2 seringas nao funcionarem??

Esporos pouco viáveis. Ou inviáveis mesmo.

Vdd.. Vc não é o primeiro amigo...

Back