Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Cultivo básico e simples (ILUSTRADO)

tendi, aqui nao pode falar da loja??

Leia as Regras do Fórum.

pq comprei 2x com ela, e justo os que nao vingaram, foram removidos do site para evitar review negativo... péssima postura dessa loja brasileira.
Vdd.. Vc não é o primeiro amigo...

Por favor, peço que não desviem de assunto. Ainda mais para reclamar de lojas, algo que é claramente vetado aqui. Se comprou e deu problema o fórum não tem nada a ver com isso, reclamem com o dono da loja.

Sintonizem-se!
 
Bom dia a todos, sou novo por aqui mas ja vem tempo que me encanto com essa arte, li e reli inumeros posts, e resolvi comecar de fato. O material e incrivel e estou muito diposto a seguir junto com voces, e contribuir com as minhas experiencias. Infelizmente eu nao achei o post certo para solucionar algumas duvidas iniciais :/ gostaria de saber o local adquado que posso pergunta-las. Desculpa escrever aqui acho q este post nao é para isso e por isso mesmo nao estou perguntando as de fato... Mas preciso comecar de algum lugar. Prazer em estar aqui
 
Adoreiii Tupy , tutorial otimo explica tudo ,ainda mais que to começando agora. Valeu
 
Pretendo começar meu primeiro cultivo em breve, só preciso dos esporos. Utilizarei o método deste tutorial, seguirei rigorosamente haha. Alguma dica além das abordadas no material?
 
Olá, @tupy. Qual é a necessidade de bater o arroz no liquidificador? Qual é o problema gerado ou a desvantagem em utilizá-lo sem moê-lo?
 
Olá, @tupy. Qual é a necessidade de bater o arroz no liquidificador? Qual é o problema gerado ou a desvantagem em utilizá-lo sem moê-lo?

FAI (Farinha de Arroz Integral), o nome já diz "farinha". Então moendo o grão no liquidificador, ele vai se quebrar em mais pedaços (mais área para o fungo se alimentar) e também deve ficar mais fácil para reter água; vai se formar um pouco de pó junto ao substrato (desse arroz) o que acredito que também seja bom. Mas há quem também use sem moer, igualmente funciona, só não sei dizer se tão bem.
 
Obrigado pelo excelente tutorial Tupy, será de grande ajuda para nós que estamos iniciando no cultivo!
 
Qual é a necessidade de bater o arroz no liquidificador? Qual é o problema gerado ou a desvantagem em utilizá-lo sem moê-lo?

Complementando a resposta do @tup , eu senti nos meus cultivos que bater o arroz faz com que o micélio se desenvolva mais rápido. Seria uma desvantagem de usar os grãos de arroz inteiro uma perda na velocidade de colonização, resultante justamente da menor facilidade do micélio em absorvê-lo.

P.S.: não sei se já falei, mas excelente tutorial, @tup, usei em todos os cultivos até agora. :)
 
Seria uma desvantagem de usar os grãos de arroz inteiro uma perda na velocidade de colonização

O arroz inteiro tem essa desvantagem e pelo menos uma vantagem, para compensar. Com arroz inteiro você sente que os bolos, com o mesmo volume, ficam bem mais pesados.

Para mim isso significa maior massa de substrato e portanto maior produção. E os bolos feitos com arroz inteiro frutificam do mesmo modo que os bolos feitos com arroz esfarinhado.
 
Estou, com quase metade do material para o primeiro bolo. Já comprei:
  • borrifadores (2 - para o álcool e para o cloro)
  • álcool 70 (4)
  • silvertape (5m)
  • argila expandida (5kg)
  • copos de vidro (6)
  • farinha de kibe (1kg) né não @NeuroFX :p
  • vermiculita
  • seringa (cacete de agulha) :D:D:D
  • box (2 de 40x30) uma pra GB e outra pro terrário
  • luvas
  • micropore
Ainda faltam algumas coisas:
  • agua mineral(essa é mt difícil)
  • mascara
  • bisturi(sério q precisa disso?)
  • papel laminado
  • filtro de pvc
  • panela de pressão ($$$$$$)
Por ultimo mas não menos importante,
  • alguns esporos de um cubensis ( nivel fácil plz)
mas isso eu procuro depois que montar a glove box, tem um pasto aqui atrás de casa, terça feira vai chover bastante e quarta talvez tb, quem sabe eu n dou sorte :giggle:

O tuto tá perfeito, valeu @tupy e comunidade! :ler:
 
Última edição:
bisturi(sério q precisa disso?)
Não precisa de bisturi. Na primeira vez eu usei um potinho de coleta esterilizado que vende em farmácia (aqueles de exame) e ele veio com uma pá que eu usei. Agora eu uso uma faca de mesa velha que perdeu completamente os dentes. Use algo que ou venha esterilizado ou que você mesmo possa esterilizar e que não tenha dentes, ponta, etc.
Boa sorte!
 
Bem, nem tenho tanto conhecimento sobre o assunto, mas gostaria de dizer que é um excelente material, dado o fato que é difícil encontrar pela web arquivos com tamanha qualidade. Gostaria de deixar, também, uma dúvida. Tenho lido bastante sobre a PF Tek, mas ainda estou com dúvidas em relação em como fazer a tampa de alumínio do pote de vidro. No tutorial, vi que foram feitos dois furos no papel alumínio antes de colocar os potes na PP, mas quando a panela for aberta, há possibilidade de contaminação (mesmo tampando rapidamente com fita adesiva, como já sugeriram). Existe alguma forma mais segura de fazer isso (em se tratando de contaminação)? Valeu! :)
 
Existe alguma forma mais segura de fazer isso (em se tratando de contaminação)?
O que eu faço é já levar os potes selados com fita isolante para a panela de pressão e com 4 furos de uns 3mm cobertos com fita micropore. Nunca tenho problemas assim.
 
Bem, nem tenho tanto conhecimento sobre o assunto, mas gostaria de dizer que é um excelente material, dado o fato que é difícil encontrar pela web arquivos com tamanha qualidade. Gostaria de deixar, também, uma dúvida. Tenho lido bastante sobre a PF Tek, mas ainda estou com dúvidas em relação em como fazer a tampa de alumínio do pote de vidro. No tutorial, vi que foram feitos dois furos no papel alumínio antes de colocar os potes na PP, mas quando a panela for aberta, há possibilidade de contaminação (mesmo tampando rapidamente com fita adesiva, como já sugeriram). Existe alguma forma mais segura de fazer isso (em se tratando de contaminação)? Valeu! :)

Processo já atualizado (ou método alternativo). Pode fazer da seguinte maneira: Coloque a tampa nos copos, aperte bem nas laterais, o alumínio adere bem ao copo. Não fure o alumínio!! Pois o vapor vai entrar pelas laterais do copo. Quando abrir a panela, ai sim, rapidamente, passe uma fita isolante ao redor do copo.
 
Back
Top