Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?

Bom, sobre isso posso falar, é justamente a minha área de atuação profissional, o Direito Criminal.

Não posso ficar falando muito, pra não me expor demasiadamente, mas quem vos fala, está do lado de dentro do balcão da vara judicial.

Há anos venho sem qualquer sucesso tentando pessoalmente fazer os mais diferentes órgãos policiais e acusatórios, inclusive pessoalmente, ao menos investigarem a prática de venda de diversas drogas naturais (para usar o léxico legal) na internet. Não apenas os sites que vendem indiscriminadamente inclusive kits de cultivo de cogumelos P. cubensis, mas já me ofereceram mais de uma vez DMT puro em pó.

Desculpem, embora eu até possa aceitar esse comércio (não sou hipócrita), pude conhecer alguns destes caras que vendem nossas queridas plantas e fungos pela internet, mas não colaboram propriamente dito com a causa. Muitos deles só querem saber de ficar doidos e ganhar dinheiro fácil.

Sou mais artesanal pra tudo e pra mim bastaria que o cara vendesse os insumos para cultivo, que é onde está a verdadeira arte de tudo. Já disse um grande sufi que a arte de cultivar o espírito humano e de cultivar plantas é diretamente análoga.

Mas voltando, fiz mais de uma denúncia há tempos e não vejo que nenhum dos caras parou, talvez apenas o do DMT snow flake, que nunca mais me ofereceu nada.

Onde quero chegar? Se fosse ilegal, já teriam tomado maiores providências. Isso estou falando de um ponto de vista pragmático. Capice?

Bom, quanto à parte jurídica, vamos às seguintes considerações envolvendo fatos e um entendimento orgânico do ordenamento legal brasileiro (dabo mihi factum, dabo tibi jus):

1) Constituição Federal - art. 5º, inciso XXXIX - Não há crime sem lei anterior que o defina;

2) Portaria nº 344/98 ANVISA - Regulamento Técnico (não é lei, mas dá suporte à lei) - conquanto a psilocibina e a psilocina estejam listadas nos itens 23 e 24 da Lista F2, de substâncias psicotrópicas de uso proscrito no Brasil, nenhuma espécie de cogumelos contendo essas substâncias está listado.

3) Lei nº 11.343/06 - Lei de Drogas atual
art. 1º - § único - droga é toda substância ou produto capaz de causar dependência, conforme lista da ANVISA (estou ligando os pontos apenas)
art. 2º - segunda parte - ressalva de proibição a respeito de plantas de uso estritamente ritualístico-religioso, consubstanciado atualmente em uma única manifestação

4) Relatório Final GMT-CONAD de 06/11/2006 - trata-se do mais claro precedente de uma autorização regulamentar para uso ritualístico-religioso da ayahuasca, embora proibindo seu comércio, mas reconhecendo a movimentação produtiva da ayahuasca para as comunidades religiosas.

Diante desse quadro legal, fica fácil perceber que só estará protegido quem faz uso de cogumelos psicodélicos com finalidade ritualístico-religiosa. Comércio não é ato de fé.

Tecnicamente falando, se feitos nessa finalidade, o cultivo, a posse, o transporte, o oferecimento, enfim, qualquer conduta relacionada aos nossos sagrados cogumelos não está prevista em lei, portanto não é crime.

Embora possam ser considerados recipientes de psilocibina/psilocina, não havendo o evidente interesse de uso de tais cogumelos com a finalidade de extração das substâncias puras e/ou de comércio propriamente dito, há de se proteger aquele para quem tais frutos carpóforos e seus micélios são entes vivos sagrados que se sacrificam para nossa evolução psíquica.

Ademais, tratam-se de fungos que, se consumidos de forma natural e espiritualizada, NÃO geram dependência. Eu fiquei sem comer cogumelo desde 2008 e só fui comer de novo agora há um mês.

Portanto, não temos uma droga e a mesma também não está na lista da ANVISA.

Claro, espero nunca precisar me justificar dessa forma perante a Justiça, mas de todo modo, ainda há o seguinte:

Não existindo uma produção maciça, o máximo que ocorre é o réu tornar-se incurso no art. 28 da Lei nº 11.343/06, que se resolve com acordo de prestação de serviços comunitários (nem pena é, portanto não gera maus antecedentes). Isso, independente do precedente de proteção religiosa (notemos, amparado pela CF).

Se souber conversar no formato que falei, creio que nenhum delegado prosseguirá com o o auto de flagrante, mandando arquivá-lo. Se um dia precisar de toda essa tese para me defender da acusação de tráfico, tenham a certeza que me manterei firme e ainda me levantarei uma questão política, pois tenho um trunfo na manga que não quero revelar, mas que também só diz respeito a quem tenha determinada situação jurídica pessoal.


É, se alguém pensou que comer cogumelo era uma brincadeira, agora não tem mais desculpa para começar a unificar a cultura micófila ritualístico-religiosa-filosófica brasileira e mundial. Jamais para criar uma religião organizada, pois além de desnecessário, para isso é preciso epifania pura, que está além de causa-e-efeito.

A proposta e o processo são formar uma corrente de cogumeleiros que sejam capazes de mostrar que comer esses cogumelos não nos torna um bando de retardados que querem se destruir.

Espero ter colaborado para que avancemos um pouco mais em na orientação de nossos passos rumo à clara luz, sempre dando passos lúcidos e cristalinos o máximo possível.

Agradeço a atenção de todxs! Se estiver repetindo informações, peço que a moderação apague esse post.
 
Caso eu queira deixar o CM, como posso proceder? Pois como se trata de uma coisa ilegal quero uma certa distancia, se é q me entende. Vou passar a frequentar a igreja do daime aqui perto de casa como te disse e continuar "dentro da lei", sem querer ofender. Acho q lá poderei encontrar o q busco sem precisar tentar usar cogu.

(falo por mim) Vá, amigo. Creio que você não está pronto para os cogumelos. Não precisa criar esse alarde, basta deixar de entrar no seu perfil, caso consiga.

Amo muito a ayahuasca, mas te peço: reveja bem seus critérios, pois não é porque algo seja ilegal ou legal que ele seja verdadeiramente benéfico. Conquanto a ayahuasca em si seja perfeita, nem toda pessoa que a serve sabe o que está fazendo. Falo porque já fui em centro de ayahuasca que de verdadeiro mesmo, só tinha o chá, que não passa de uma ferramenta (facas podem servir para coisas úteis ou para matar um inocente).

A capoeira já foi ilegal, mas quem pratica nunca esquece. O samba já foi ilegal, mas quem não gosta, bom sujeito não é! ehehehehe :D

Se teu medo é ser pego pelos puliça, fique sabendo que há pelo menos 3 anos tenho feito sessões com psilocybes cultivados, mesma época em que pipocaram os sites de plantas raras e exóticas vendendo até (pasme!) kit de cultivo de cogumelos cubensis. Nem um nem outro estão sequer nos sonhos da Justiça, porque o segredo é a alma dessa relação (falo aí do cultivo caseiro e pessoal... o resto eu tentei denunciar).

No Daime só vão te ensinar a cultivar o cipó e a rainha se tu morar numa comunidade.

Ninguém aqui quer alarde ou massificação. Fique tranquilo, que além de aprender a cultivar os cogumelos (acaba servindo para outras espécies), você estará amparado pelo precedente do próprio Daime. Porém, psilocybes não vêm com carteirinha ou doutrina para você seguir: o caminho deles é uma exploração pessoal e intransferível, uma navegação em teu espírito, que está além das doutrinas.

MODERAÇÃO: desculpem, fiz alguma caca aqui com os botões... se puderem unir os posts ou jogar esse aqui fora, agradeço muito, pois acho que todo mundo postou tudo junto enquanto eu escrevia o anterior, bem longo. Muito grato!
 
Informaçoes unicas! Falou tudo e bem falado ElDorado.... obrigado por esclarecer muitas dividas. Mas é meio complicado e incoveniente ter que explicar essas coisas pra um delegado. A situação é meio constrangedora, pois eles nao olhariam de cara q o q o cogumeleiro faz é algo" interior" ritualistico... fariam um rebiliço , pra depois """entender ""...isso se entender... Acho q vou me despedir do Cm sem nen ter entrado direito e nen feito meu cultivo numero 1, só colhi até agora 2 coguzinhos no pasto q depois apodreceram, pois vejo q cultivar cogu é meio instavel legalmente e talvez traga algum prob. futuramente pra quem pratique... Melhor estar completamente detro da lei.
Obrigado d novo e fique na Paz.
Se tiver algo a complementar ElDorado...
 
Acho q o topico foi feito pra esclarecer duvidas e trocar informações. Alarde ou nao,,, só to procurando tirar as minhas duvidas e de muitos iniciantes...
 
Informaçoes unicas! Falou tudo e bem falado ElDorado.... obrigado por esclarecer muitas dividas. Mas é meio complicado e incoveniente ter que explicar essas coisas pra um delegado. A situação é meio constrangedora, pois eles nao olhariam de cara q o q o cogumeleiro faz é algo" interior" ritualistico... fariam um rebiliço , pra depois """entender ""...isso se entender... Acho q vou me despedir do Cm sem nen ter entrado direito e nen feito meu cultivo numero 1, só colhi até agora 2 coguzinhos no pasto q depois apodreceram, pois vejo q cultivar cogu é meio instavel legalmente e talvez traga algum prob. futuramente pra quem pratique... Melhor estar completamente detro da lei.
Obrigado d novo e fique na Paz.
Se tiver algo a complementar ElDorado...


Primeiro, bello, você não terá de explicar isso para nenhum delegado. Alguém vai te denunciar? Você vai pretende dar uma festa regada a ponche de cogumelo? Sair dirigindo após comer cogumelos??!

Creio que não. O teu lar pode servir de altar para um ente vivo que te ensinará a SER bem na tua frente, um pequenino Cristo Carpóforo que surge, se ilumina, se sacrifica e te unge. Pense nisso! Sinta isso!! E ninguém ficará sabendo, a não ser que tuas intenções sejam fazer comércio ou fundar o clube do bolinha do País das Maravilhas. Tudo no segredo do teu lar. Agora, se no teu lar não rola e não há nenhum lugar pacífico para fazer o cultivo ou colher em paz, então, mano véio, realmente agradeço a visita.


Eu conheci o Glauco e o Raoni pessoalmente. Adoráveis, mas crédulos demais. Talvez até invejável, mas desculpe, eu tenho o compromisso e a motivação de investigar a VERDADE e não doutrinas.

Bem, o Padrinho Glauco foi o motivo de eu ter me interessado pela ayahuasca com oito anos de idade (só fui beber mesmo 9 anos depois) e me motivou durante muitos anos.

Considere muito cuidadosamente o atual panorama legislativo e político a respeito do Daime e verá que a tua tão sonhada estabilidade do Santo Daime e da ayahuasca pode cair a qualquer momento. Aí você vai tirar a camisa e falar "Agora não sou mais daimista, até que tudo fique resolvido"... Vai?!?
Só porque um bando de salafrários aprovar um projeto de lei proibindo?

Sinceramente, se é esse o tipo de força espiritual que você busca, melhor caminhar mais mesmo aí fora. Se quiser só conforto, a literatura médica te recomendaria o ópio: mais efetivo e direto. Se dependesse desse tipo de critério seu, hoje você mesmo não poderia beber a ayahuasca com certa segurança e dignidade.

Fique tranquilo, querido, nenhum policial jamais chegará em você por causa de uma bandejinha ou duas de cogumelos se você se portar e for um cidadão de bem, no que tange a não fazer mal a ninguém.

Quando falo em alarde, é esse drama do tipo..." Ó céus, vou sair do CM ou vou ficar? Tudo aqui é tão instável! Preciso mudar meu IP!!" :D

Desculpe, eu já senti isso que sente e hoje eu vejo como eu era bobo.

Sente só, falei diretamente com uma Procuradora do Ministério Público estadual (segundo grau da carreira de promotor) e ela não mostrou o menor interesse em investigar ou acusar os donos de sites que COMERCIALIZAM alucinógenos naturais (nem todos legais) na internet. Isso, como citei, entre outras autoridades. Chegou uma hora, vi que não tinha piranha no rio, entrei na água e tava quentinha (ah, os caras vendem mesmo o meu aliado sacramental, então só usei uma estratégia subversiva para obter uma amostragem estatística e tirar minha margem de segurança para meus cultivos.... ehehehe). :cool::teo_ninja:

Até 2006, Banisteriopsis spp. e Psychotria viridis estavam na Lista da ANVISA, existindo autorizações provisórias para os religiosos até então, que foram sendo renovadas por mais de 20 anos seguidos. O que há hoje é uma autorização regulamentar para a ayahuasca. Nem é autorizado por lei, efetivamente.
 
""Sinceramente, se é esse o tipo de força espiritual que você busca, melhor caminhar mais mesmo aí fora. Se quiser só conforto, a literatura médica te recomendaria o ópio: mais efetivo e direto. Se dependesse desse tipo de critério seu, hoje você mesmo não poderia beber a ayahuasca com certa segurança e dignidade."
ação



Vou caminhar por onde eu precisar caminhar. As palavras podem ser digitadas por mim e ter uma interpretação diferente por quem observa, ou eu acabei digitando besteira mesmo e nao ter notado. Realmente minhas intençoes sao melhores e mais pacificas posssiveis, pois sei com que estou lidando,tenho provas suficientes da existencia dessa força q me guia . Muitos fatores impossibilitam o cultivo de cogu por mim: minha casa é lotada de crianças correndo, sobrinhos, irmaos....realmente nao é um ambiente pacifico como vc propos ElDorado. O q eu quero dizer é q sao muitos os fatores q impossibilitam..inclusive fianceiros.Enfim, nao tenho como expor toda minha subjetividade em palavras que as vezes podem soar diferente para outros.
Obrigadão Eldorado, suas informaçoes sao de grande utilidade.
 
Não há de que, José!

Olha, na boa, sua contribuição é muito válida, fique ao menos para ler e se inteirar. Os cogumelos não se resumem aos urupês oguerojerá (como carinhosamente chamo os cubensis... kkkk), mas temos os urupês (tupi-guarani pra cogumelos em geral) que servem também de comida, remédio para o corpo e remédio para o solo (hoje um importante papel na sustentabilidade).

Relaxa, viu! :p Não é porque estamos aqui nesse forum que seremos alvo de investigação. Vão parar as polícias de todo o país pra nos pegarem todos de uma vez e vão queimar todos os pastos de zebus. ehehehe Desculpe, não há esse aparato todo disponível pra pegar um bando de viajandão (que é como eles nos enxergam).

Sabe o que nos protege? Pelo menos os caras não vendem psilocybes secos no Brasil nesses sites. Diminui drasticamente o risco de algum moleque travesso passar mal de tanto comer cogumelo e chamar atenção da mídia. Olha que eu conheço um cara derretido, mas ele veio dos anos 70 misturando tudo e em excesso por simples diversão.

A proposta psiconáutica aqui é diversa disso. Nenhum menino maroto que só quer zoeira, que só tenha curiosidade, vai parar pra ESTUDAR, SEMEAR, fazendo por merecer em COLHER.

Se for para seguir caminho no Daime, abraça de coração e vá pra mata viver o que é o Daime. Andar na selva, colher, lavar, bater, ferver por dias, cantar, servir, sorrir. Plantar e colher também muitas coisas. Um dia você vai se deparar com um cogumelo em algum lugar na natureza e se lembrará de nós e saberá que estamos contigo: tu nunca vieste e nunca sairá, sempre seremos irmãos do cosmos. Se tiver lido algo aqui, talvez vá compreender um pouco do importante papel que aquele cogumelo cumpre ali.

Claro, ninguém aqui está te chamando de pior se tiver medo ainda assim, depois de tudo que falei. Entretanto, estou aqui para falar o que de melhor puder, sem muitas papas, então é isso aí.

Quanto à desculpinha do lado financeiro:p:whistle:, procure aí que tem um tópico ensinando a cultivar com R$ 30 (trinta reais) ou um pouco mais (às vezes tem que diluir alguns gastos no tempo, pois são insumos mais duráveis, como uma estufa ou glovebox artesanal). Se deixar de comer uma pizza por mês ou uma feijoada (já faz um jejum de purificação), mesmo que vegana, você consegue ir comprando e montando um laboratório amador de primeira. Isso ou algo que pelo menos te dê uma bandeja a cada bimestre ou quando quiser.

A equação ESTUDO+TRABALHO é inversamente proporcional a GASTO, é um parâmetro muito bom.

Lugar às vezes é um problema, mas tem nego com VONTADE DE AÇO e monta um cultivinho até dentro de torre de computador! Criatividade é o que não falta!!

Abraços cósmicos, galera! Valeu pela paciência! ;):love:
 
Pois é Ecuador, o taipa aqui não tinha notado o detalhe. Mas, se a lei não cita os fungos em si, não haveriam outras possibilidades?
 
Inspirado hein?
Valeu pela aula!:)

Vocês e os Douradinhos que me deixam assim! Uma pena que o cara parece ter saído mesmo...

Pois é Ecuador, o taipa aqui não tinha notado o detalhe. Mas, se a lei não cita os fungos em si, não haveriam outras possibilidades?

Para o legislador, planta é qualquer coisa que possa ser cultivada. A lei também fala em substrato, termo com sentido um pouco diverso do nosso aqui. A jurisprudência em geral só entende que uma espécie ou uma substância é droga caso esteja na portaria da ANVISA.
 
Para o legislador, planta é qualquer coisa que possa ser cultivada. A lei também fala em substrato, termo com sentido um pouco diverso do nosso aqui. A jurisprudência em geral só entende que uma espécie ou uma substância é droga caso esteja na portaria da ANVISA.

E os cogumelos estão na portaria da ANVISA?
 
Como assim outras possibilidades?


Com relação ao que já foi escrito recentemente, com todo respeito à experiência do Eldorado, mas acho que essa hipótese de uso ritualístico não será aceita mesmo em caso de problemas. Os próprios grupos ayahuasqueiros lutaram durante décadas por isso, apesar de ser público e notório o uso ritualístico, e até recentemente estava tudo liberado provisoriamente.

A questão de ser cultivo para uso próprio já oferece uma abordagem bem mais robusta. Portanto, tenha certeza de que você só cultiva para uso próprio.
 
E os cogumelos estão na portaria da ANVISA?

Não estão. Tecnicamente, não podem ser considerados ilegais, mesmo que contenham em si substâncias ilegais, já que apenas a evidência de um processamento do cogumelo para extração das substâncias puras é que estaria proibido, portanto.

Realmente, Ecuador, é difícil falar no assunto, pois não há jurisprudência sobre os cogumelos. Inexistem processos, mesmo arquivados, que tenham nossos queridos fungos como objeto de discussão.

Sim, a alegação de cultivo e uso estritamente pessoais é uma boa tese, mas eu a chamaria de secundária no caso de se ver acusado de tráfico. É a que tem mais chance de "colar", sabendo como pensam nossos tribunais.

Entretanto, hoje o mundo jurídico está um pouco mais esclarecido quanto a isso tudo, haja visto o precedente que a ayahuasca abriu. A luta deles pode reverter a nosso favor.

Na prática, se ninguém fizer merda, nunca seremos incomodados.

Quer mais do que o Growroom.net? As espécies de Cannabis são listadas e ninguém faz nada. Outro dia mesmo um amigo meu recebeu váááárias sementes em casa e passou batido na alfândega. Por outro lado, já me retiveram carimbos de esporos na alfândega, mas com base em restrições agrícolas. Deixei quieto, né. :mad::sick:
 
Ecuador, quando me refiro a outras possibilidades, elas seriam de defesa frente à um julgamento, baseado na lei, caso me acusassem de cultivar eles. Não tenho a menor intenção de "traficá-los" e muito menos comercializá-los. Busco uma certa "brecha" na legislação para que a acusação deles fosse mal baseada.
 
Não estão. Tecnicamente, não podem ser considerados ilegais, mesmo que contenham em si substâncias ilegais, já que apenas a evidência de um processamento do cogumelo para extração das substâncias puras é que estaria proibido, portanto.

Realmente, Ecuador, é difícil falar no assunto, pois não há jurisprudência sobre os cogumelos. Inexistem processos, mesmo arquivados, que tenham nossos queridos fungos como objeto de discussão.

Sim, a alegação de cultivo e uso estritamente pessoais é uma boa tese, mas eu a chamaria de secundária no caso de se ver acusado de tráfico. É a que tem mais chance de "colar", sabendo como pensam nossos tribunais.

Entretanto, hoje o mundo jurídico está um pouco mais esclarecido quanto a isso tudo, haja visto o precedente que a ayahuasca abriu. A luta deles pode reverter a nosso favor.

Na prática, se ninguém fizer merda, nunca seremos incomodados.

Quer mais do que o Growroom.net? As espécies de Cannabis são listadas e ninguém faz nada. Outro dia mesmo um amigo meu recebeu váááárias sementes em casa e passou batido na alfândega. Por outro lado, já me retiveram carimbos de esporos na alfândega, mas com base em restrições agrícolas. Deixei quieto, né. :mad::sick:

Falou tudo, ElDorado! Era isso que eu tentava passar: A não citação dos cogumelos na lei, seja ela em qual parágrafo ou capítulo.
 
Em caso de algum acontecimento rumoroso, não se fie nisso.

É certo que a acusação vai recorrer à citação da psilocibina, e é óbvio que alguém só cultivaria cogumelos psicoativos atrás de algum princípio ativo. No mínimo você ficará à mercê de uma interpretação técnica que pode levar anos e vários recursos para se chegar a um resultado final.

Vai depender muito das circunstâncias.
 
A maconha é uma planta nativa de outro continente, sera que é por isso que a lei é mais rigorosa quando se trata de cultivo ou ate uso pessoal.
 
Lembro mais uma vez, antes que comecem uma discussão a respeito, que o foco do fórum são os cogumelos.

Todas as mensagens relativas a outros psicoativos serão excluídas.
 
Todo ser humano possui 3 direitos fundamentais: vida, liberdade e propriedade. (Todos os outros direitos são invariavelmente baseados nestes.)

Dentro do pensamento republicano, ninguém e nenhuma instituição, pode revogar os direitos de outro ser humano, a menos que este tenha ferido ou usurpado algum direito de outro. Ou seja, só posso ser privado dos meus direitos caso eu atente contra a os seus. (Dentro de uma proporcionalidade entre dano e pena.)

Lei

É o conjunto de normas de convivência que a humanidade criou desde os primórdios, com o objetivo supremo de assegurar o direito (repito: A lei tem por objetivo assegurar o direito.)

A lei não é um fim, mas um meio. Neste sentido podemos afirmar que a lei é um contrato. (Um contrato nunca é o objetivo final, mas um meio para um fim.)

Até meados do século passado, o voto das mulheres era ilícito. Mas o debate consciente levou a conclusão de que a lei estava errada e posteriormente conseguimos corrigir o erro e estabelecer mais um direito. (Mas, para isso, muitas pessoas sofreram para defender o que consideravam certo.)

Ilícito

É trangressão da norma, o ato em desacordo com a lei, ou o descumprimento do contrato social (Uma mulher que tentasse votar em 1900 seria impedida por estar cometendo um ato ilícito.)

Infelizmente, ato ilícito normalmente é confundido com crime. E se crê erroneamente, que quem viola a norma é criminoso. E daí, uma idéia errada: "Se alguém descumpre a lei, está cometendo um crime." (Esta é uma grave falha de pensamento induzida por um sofisma).

Além disso, devemos lembrar que vivemos regidos por leis escritas há muito tempo motivadas por preconceitos e idéias temporais.

Crime

É o dano causado ao direito de outrem. Podemos afirmar sem medo de errar, que impedir uma pessoa de votar seria um crime, porque estaríamos alienando desta pessoa os seus direitos.

Para que exista um crime, é preciso que antes tenha havido um dano. (Substitua crime por pecado e a frase permanece válida.)

Se eu resolvo cultivar uma planta ou fungo em minha casa, não há dano inerente neste ato. A menos que se prove que o objetivo do ato foi causar dano a alguém, além do eventual ato ilícito.

Isto posto, concluo então:

Se não houve dano, não há criminoso e não pode haver privação de direitos.
---
É isso.
(Don't do evil. :))
 
Em caso de algum acontecimento rumoroso, não se fie nisso.

É certo que a acusação vai recorrer à citação da psilocibina, e é óbvio que alguém só cultivaria cogumelos psicoativos atrás de algum princípio ativo. No mínimo você ficará à mercê de uma interpretação técnica que pode levar anos e vários recursos para se chegar a um resultado final.

Vai depender muito das circunstâncias.

Poderia ficar rebatendo isso tudo, grande vajra bhum, mas me surgiu uma reflexão mais importante para o bem comum de nossa comunidade:

Ó, grande bodhisattva, peço sua compaixão! ou, falando putuguês di putugal, Pô, irmão, cadê a firmeza?! :( Tava pensando justamente em te chamar de testemunha para me ajudar, pois acabaram de estourar meu cultivo e tão me levaaaannddd....!

:D:D:D

(éééé.... mas se isso acontecer com qualquer um de nós, teremos ao menos duas pessoas aqui do CM.org pra ajudar? Como?? A quem??? complicado, o buraco dessa questão é bem embaixo...)



A lei não é um fim, mas um meio. Neste sentido podemos afirmar que a lei é um contrato. (Um contrato nunca é o objetivo final, mas um meio para um fim.)
Para que exista um crime, é preciso que antes tenha havido um dano. (Substitua crime por pecado e a frase permanece válida.)
Se eu resolvo cultivar uma planta ou fungo em minha casa, não há dano inerente neste ato. A menos que se prove que o objetivo do ato foi causar dano a alguém, além do eventual ato ilícito.
Isto posto, concluo então:
(Don't do evil. :))

Archie-bo! Salve, salve!!

Mandou bem nos teoremas e reflexões, esse é o raciocínio que devemos começar a trabalhar em prol de nossa proteção. Não precisa ter causa, bandeira, camiseta, marcha e pancadaria. Nossa onda creio que seja mais discreta.

Entretanto -- como o Ecuador bem fez o favor de faiscar a polvorosa da verdade -- estamos todos sujeitos a sermos investigados, acusados, processados e condenados. Vejo que temos a faca e o queijo na mão para fazer algo bom e útil disso tudo aqui e não deixarmos vulgarizar como uma droguinha da moda que infelizmente a salvia está virando.

O máximo que se pode propor no momento, até que alguém passe nesse corredor polonês todo por nós, são teses, seja para que lado da balança for. Todas elas são justificáveis, insubstanciais e impermanentes (shuddho shuddho ham).

O cultivo privado de cogumelos e o CM.org representam um marco na psiconáutica brasileira e mundial. Propagando conhecimento, será possível espalhar os cubensis e seus amigos na natureza. Por isso queria fazer uma confraria do outdoor e espalhar por aí umas trilhas de patches.

Como contrato social, nós somos partes do processo legislativo e podemos modificar a lei, que não é um dogma imutável, embora seja bem perene. Pensando que não dá, nunca faremos isso e a impermanência agirá de forma desengonçada, não creadora.
 
Back
Top