Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?

Pessoal o forum Cogumelos Magicos é para discussão de cogumelos, não encaminhem para outro foco.
 
Estamos dentro do tópico, Maurício: Segurança e Leis.

Não creio que dê para discutir o status legal dos cogumelos sem discutir junto o status legal de outros psicoativos.

As mesmas críticas que se fazem por exemplo ao crack podem ser feitas em maior ou menor grau aos cogumelos.

Por enquanto os cogumelos estão apenas marginalmente envolvidos na guerra às drogas, mas as pessoas envolvidas com os mesmos também já foram vítimas da mesma. Vide o caso PF e outros menos cotados.
 
Realmente senhores, esse discurso de que viraria um caos é completamente descabido, pois o caos já está nas ruas a tanto tempo que as pessoas parecem que esqueceram que um dia ele começou, acham normal e que o caos seria se liberasse.

Eu tive uma infância um pouco difícil, passei por uma série de dificuldades e tive oportunidade de matar, roubar, fumar crack, participar de estelionato e um monte de outras coisas "feias", já cheirei cocaína durante alguns meses e hoje não cheiro e nem tenho vontade de cheirar, pode botar um balde da colombiana na minha cara que eu tenho mais nojo do que qualquer outra coisa. Se eu fosse depender das circunstâncias da vida e da influência da DISPONIBILIDADE, eu hoje estaria morto! Foram MINHAS ESCOLHAS que me colocaram aqui, cultivando cogumelos e vivendo uma vida tranquila em busca da serenidade e um amanhã melhor para mim e para todos.

Eu assumi a responsabilidade pela minha vida e quem se deixa levar por isso é porque abdicou da responsabilidade de sua própria vida e em alguns casos da vida dos outros também.

Eu quero fazer um cenário hipotético aqui.

Quem de vocês se fosse liberado o crack e todas as outras drogas ia começar a usar só porque tá liberado?

Todo mundo sabe onde vende crack, cocaína e maconha, é só sair de casa com a grana e ir lá comprar.

A diferença é que com a política proibitiva e a criminalização do usuário, quem usa é automaticamente marginalizado ou seja, o sujeito é excluído do status de cidadão comum e encaixado o contexto de "nóia". Deste modo ele irá sempre procurar pessoas que estejam no seu mesmo patamar, os que antes eram os amigos se vão e ficam só um punhado de "nóias" juntos, daí você pode esperar sair todo tipo de catástrofe social.

Como bem falou o Ecuador, o mesmo discurso que vocês apelam pela proibição da pedra, cocaína ou seja lá o que for, pode ser usado contra a cannabis ou os cogumelos. A exarcebação, ênfase e generalização de más experiências com alguns usuários é totalmente fora do espectro real da coisa.

O caos social por conta das drogas é HOJE, AGORA na sua cidade. A política proibitiva tem mais de 50 anos de fracasso com ano após ano aumentando o número de:

Traficantes
Dependentes químicos
Dependentes psicológicos
Vítimas de violência em decorrência do tráfico
Vítimas de violência em decorrência do abuso de algumas substâncias
Exclusão social
Crime organizado
Lavagem de dinheiro
Doenças relativas à degeneração dos orgãos por causa de certas drogas
Corrupção
Mortes

E ainda existem inúmeros fatores que estão intrísicos e merecem um bom estudo para melhor esclarecimento.

Após 50 anos de fracasso, não consigo entender esse pensamento retrógrado que pra mim só pode advir de uma manipulação inconsciente do indivíduo pelos meios massivos de comunicação.
 
Sabia que ia dar bafafá...

Me fale do que você sabe, qual experiência que você tem com pedra? Quantas pessoas que fumam pedra frequentam seu círculo social?
Você mesmo, já fumou? Ou já fumou um "mescladinho"?

Conheço pessoas e pessoas, que fumam pedra, pelo menos 3, com 3 histórias diferentes. Vou começar pela mais comovente, do meu melhor amigo na infância, que fumamos nosso primeiro baseado juntos, ele tinha uma família, muitos amigos, e o principal, tinha muito carinho. Ele do baseado foi para o pó e do pó para a pedra. Eu paguei tratamento para ele se recuperar, paguei dívida na boca, fiz o que pude, até visitar na cadeia, por que ele roubou o portão da casa de uma amiga minha, eu fui. Sabe onde ele está hoje? Em baixo da ponte de um cruzamento famoso em São Paulo, Bandeirantes com Washington Luis, pertinho do Aeroporto, assim ele "alça voo".
Segunda história, um amigo de colégio, sempre fumava um mescladinho, achava o máximo. Ele continua o memso ser humano e fumando o mesmo mescladinho, não faz mal a ninguém, trabalha e tem a vida dele.
Terceira história, uma conhecida, que vivia na curtição, arrumou um namorado, que acabou influenciando ela a fumar pedra, (claro que ela tinha vontade por que acietou) ficou um tempo na reabilitação e está bem agora.

São três pessoas diferentes, de níveis sociais que diferem pouco, oportunidades não faltam e pessoas que fazem o que fazem, fazem por que o querem.

Quando qualquer um de vocês tiverem por 3 vezes uma arma apontada na cara por pessoas que são nóias e querem o seu dinheiro, que trabalhou para ter, para fumar pedra, provavelmente terão a mesma opinião, ou quando fizerem algo com alguém que vocês gostem.

Opiniões são baseadas em experiências, eu tive as minhas e tenho a minha opinião e honastamente, lasque-se o que vocês acham! =]

Só para constar (não que seja importante seguir nessa picuinha, mas enfim...): tenhos mais de 3 amigos que fumam/fumaram pedra. Mais de 6. Mais de 9.

Voltando:
O problema é que sempre caímos nestes generalismos. Logo, o que se passou conosco parece ser uma lei "universal" suficiente para validar qualquer escolha que envolva o Outro - ainda que ele tenha passado por experiências COMPLETAMENTE diversas das nossas. A discussão fica travada porque alguém diz que foi assaltado, perdeu isso perdeu aquilo e outro pode vir e dizer "mas EU nunca fui". Sempre o EU no plano primeiro das importâncias. Egocentrismo.

O caso dos cogumelos não passa longe dessa discriminação também. Devido a ignorância ou seja lá o que for, o cultivador de cogumelos é esteriotipado de maneira não muito agradável. Além do que, temos que desenvolver nossas atividades cm absoluto sigilo, para que não cheguem às pessoas "erradas". Isso não deve agradar a ninguém. Não que eu queria sair por aí contando, nem tem cabimento. Mas tampouco quero sair por aí inventando história. O que estamos fazendo estamos fazendo e pronto. E, no fim, convencer é infrutífero. Mas, se as discussões começam e terminam com discursos solidamente arraigados como "eu tenho minha opinião" e acabou, não há muito motivo para discussão mesmo. A não ser passar um tempo na frente do PC, com pessoas que nem conhecemos mas não deixamos de julgar.

Importante esse tópico.
 
Fumaça, pó e pedra. Fumaça, pó e pedra... Os mágicos estão fora desta questão! Ainda bem... Não é para qualquer doidão não... Mestre Zen falou que nem caindo um meteorito Gigante na Terra arrumaria a cabeça das pessoas... tudo devido ao AMAI-VOS UNS AOS OUTROS E O RESTO DE SE F***. Já era!
 
"Art. 2o Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas, bem como o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, ressalvada a hipótese de autorização legal ou regulamentar, bem como o que estabelece a Convenção de Viena, das Nações Unidas, sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971, a respeito de plantas de uso estritamente ritualístico-religioso."

Dúvida

Mas cogumelos não são plantas, vale então de forma subjetiva?Embora todos entendam, não parece ser muito específicada, talvez por isto alguns ainda digam que não existe uma lei específica para isto aqui...Você vai preso com certeza se fizer cagadas sob efeito dos cogumelos.
Se eu cultivar amanita como pesquisa para trabalho de universidade eu vou preso?

Este site é ilegal?

MODERADO - não cite sites de comércio de psicoativos

Afinal, é ilegal ou não o cultivo de cogumelos alucinógenos no Brasil? Esta lei realmente funciona para este caso?Já vi pessoas irem para clínicas de desintoxicação por causa de cocaína, crack, etc etc Mas nunca cogumelos, por que? Eles não causam dependência...Como funciona esta lei pode funcionar então?

Abraços
 
O problema em relação a legalização são as conseqüências que isso traz, o que não são poucas.

Vivemos em mundo com divergências culturais, certas culturas usam drogas em seus rituais e não vejo problema nenhum nisso, pois eles não causam danos a ninguém faz parte do cotidiano deles. Agora na sociedade muitos indivíduos experimentam drogas por fins recreativos sem se dar conta das conseqüências, penso comigo quer se drogar se drogue, mas não envolva ninguém nisso principalmente família, a sociedade não está preparada para determinadas drogas ao contrário de algumas culturas. (não estou generalizando ok).

Apenas acho que se deve ter o mínimo de coerência com relação a isso, pois é muito triste quando perdemos alguém que amamos, também não temos o direito de fazer ninguém sofrer por nossa causa.
 
Última edição por um moderador:
Quem é que deixa de usar drogas porque são proibidas?

Sendo proibidas, porque encontro mais fácil pra comprar do que um tennis específico por exemplo?
 
O Lysergic tem razão.

E mais, enquanto houver psicoativos proibidos o tráfico terá o que vender.
 
Concordo, droga se encontra em qualquer esquina como se fosse um objeto de consumo qualquer ninguém deixa de usar droga porque são proibidas. O que eu ressaltei foi as conseqüências...

Penso comigo que com a liberação quem já usa vai continuar usando e quem não usa? Com certeza o numero de usuários aumentariam, por curiosidade de experimentar, o talvez o indivíduo pensasse é liberada mesmo então não tem problema nenhum e não é bem assim que funciona, acho que a legalização pra algumas pessoas serviria de incentivo, tudo varia de acordo com a pré-disposição do organismo e outras coisas mais. Eu por exemplo fico longe de farinha por que sei que me descontrolo e perco a noção de meus limites, ainda bem que consigo ficar longe.

Se for pra liberar alguma coisa que seja a maconha, a meu ver é uma droga mais leve, agora cocaína e crack de jeito nenhum.

Por outro lado da situação realmente acho que o trafico diminuiria ou não, como tudo hoje existe sempre uma linha paralela de produtos.

Galera eu não estou criticando a legalização não, pois também faço parte dos consumidores rsrs, apenas não consigo ver o lado da legalização sem pensar no caos.

Do jeito que está, está bom.
 
Última edição por um moderador:
Eu entendo essa visão mas também não consio deixar de pensar que já vivemos no caos.

Em Ciudad Juarez no México existe um programa repressivo contra o tráfico e lá chegam a morrer 40 POR DIA. Traficantes enfrentam a polícia de igual pra igual, colete, fuzil, pick-up tunada, máscara de oxigênio, oculos de night vision e o escambau.

No rio o negócio ficou tão feio, tão feio que só se subia o morro com um tanque de guerra. Um blindado do tipo que foi usado pelas forças aliadas na invasão da Normandia, em que existiam torres na praia com diversas ponto .30.

O afeganistão produz 90% do opiácio consumido no mundo (Morfina, Heroína, Ópio, etc) e o que é que acontece por lá?

Então quando você me diz que se liberado o consumo de drogas, esse cenário tende a piorar. Não consigo imaginar como.

Se liberar todos vão usar e fazer aquilo mais e mais? Veja bem onde moro existe uma cracolândia a 3 quadras de casa. Os caras fumam pedra o dia todo e a boca fica ali do lado, então se fuma, quando acaba se compra mais. Todo mundo sabe disso.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/11/indique-pontos-de-consumo-e-venda-de-crack-em-sp.html

Eu creio que não se pode privar o ser humano da experiência. Eu já cheirei porque todos a minha volta cheiravam e não gostei, portanto não cheiro. Você não cheira também pois sabe que os efeitos em você as vezes se tornam indesejáveis ou desagradáveis. Mas isso porque experimentamos.

O mundo tá uma porcaria porque o igreja e o Estado tranferem a culpa dos erros do indivíduo para si, criando assim uma forma evasiva de pensamento em que a culpa é sempre externa e nunca interna, a partir do pensamento individual. Deste modo, o que vemos é muita gente iresponsável e pouca gente consciente de suas próprias atitudes.

E ainda tem mais um fator que pra mim é o fator chave.

Dar umazinha escondidinho é bem mais gostoso. Isso vale pra tudo, tanto é que em todos esses anos dde repressão, o consumo subiu, subiu e subiu.

Então a questão que fica é:

Com todos os dados sobre a mesa, da onde saiu a conclusão de que se proibido, se consome menos?
 
Sempre teve e sempre e vai ter muito consumismo de drogas em praticamente todas as culturas do planeta.

Acho que a ideia de que se consome menos por estar proibido saiu da falsa ideia do poder do proibicionismo.

Quando eu penso na palavra proibido, eu penso nessas outras palavras que estão diretamente co-relacionadas a "proibido";

PROIBIR = PODER = CONTROLE.

É muito comum pensar que só pq esta proibido e "controlado" entao menos gente consome drogas. É a falsa ideia que é passada de que proibicionismo equivale diretamente a controle. Na verdade, a meio termo, é assim mesmo, como uma especie de repressão coletiva.
Realmente é fato que devido a repressão da sociedade enquanto ao uso de drogas, muita gente evita de toma-las por serem ilegais, mas isso não é o único fator que envolvido na taxa de consumismo e abuso de drogas, existem muitos outros fatores que estimulam e desestimulam o consumo.

Geralmente falando, no caso daqueles que não tomam drogas porque são ilegais, ao momento q legalizassem, eles nao seriam reprimidos e estimulariam eles a usarem, convertendo esse fator negativo em um fator positivo em relacao ao aumento de consumo. Mas ao mesmo tempo em q se legaliza, existirão outros novos fatores que desestimularão o crescimento do consumo, como clinicas de recuperação e campanhas informativas, que seriam fortemente introduzida na sociedade pra combater o abuso de drogas.

Então de certo modo acho que proibir ou liberar não vai influenciar diretamente na quantidade de pessoas que consomem drogas e sim na maneira como as drogas são introduzidas na sociedade(educação e responsabilidade).
 
Então de certo modo acho que proibir ou liberar não vai influenciar diretamente na quantidade de pessoas que consomem drogas e sim na maneira como as drogas são introduzidas na sociedade(educação e responsabilidade)
Fenomenal!
 
Então de certo modo acho que proibir ou liberar não vai influenciar diretamente na quantidade de pessoas que consomem drogas e sim na maneira como as drogas são introduzidas na sociedade(educação e responsabilidade).

_________________________________________________________________________ É isso aí Insider disse tudo.

É isso que tento dizer quando falo que a sociedade não está preparada para o uso de determinadas drogas.

Lysergic valeu pelo papo, você tem uma ampla visão.
 
Última edição por um moderador:
Obrigado você xuxu!

Não é qualquer um que aguenta meu papo não auehaiuehaiuehiuaehuai

Só trocaria a palavra sociedade para indivíduo na sua frase, pois concordo que definitivamente existem pessoas que não estão preparadas pra defrontar certas realidades.
 
Não é qualquer um que aguenta meu papo não auehaiuehaiuehiuaehuai

Pô seu papo é um dos q mais me faz pensar aqui do fórum, no contrario não teria tido aquela discussão feia sobre cannabis a uns tempo atras hehe.

Só o morta q não aguenta seu papo mesmo. rsrs

Abraco
 
Po Insider ce acredita que depois daquilo desenvolvi uma afinidade com você.

Gosto da tática do galão de gasolina, toco fogo em tudo que depois a coisa se renova e cresce mais verde e viva.

Um abração pra você também meu querido.
 
Sendo proíbidos ou não, tem um fato interessante: Quem gosta de cogumelos não move a engrenagem do tráfico. Move se quiser (e vai dar NEURA). E o ápice: Se quiserem acabar com os cogumelos, ou acaba com o planeta, ou prende as VACAS! hahahahahahahaha
 
Eu li, não lembro qual foi a fonte, que como o cubensis esta na lista da anvisa (axo que é anvisa). É proibido a venda e a extração das substancia ativa.

Agora comprar os esporos e cultivar em casa não tem problema nenhum, o proibido é a venda dos cogus desidratados ou frescos e a extração.
 
Última edição por um moderador:
Não aposte sua liberdade nisso.
 
Back
Top