Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cogumelos Mágicos, por Mariana.

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos,

Sou nova aqui e a um tempo tenho estudado sobre cogumelos, tenho experiências com o cultivo de cannabis, então vou começar meu diário de cultivo aqui como eu começava no fórum relacionado a cannabis, vou começar com um tutorial que reúne tudo que aprendi e o modo como pretendo cultivar meus cogumelos, por favor, não confundam isso com um tutorial, é um diário de cultivo, só vou demorar um pouquinho para começar. Espero poder aprender muito com todos e ajudá-los também, sou aberta a críticas, desde que sejam construtivas.

ANTES DO CULTIVO
Nunca cultive nada que você não tenha a real intenção de cuidar ou gastar dinheiro, se mora com os seu pais faça como eu e espere ser dono do seu próprio nariz para assim poder tomar sua própria decisão de cultivar ou não. Plantas/fungos são seres vivos e devem ser respeitadas.

CARIMBO DE ESPOROS
Como conseguir carimbo de esporos pelo site PróFungos.

Instruções
1. Você precisará de dois envelopes.
2. O envelope 1 será para o envio do seu pedido ao banco e deverá conter informações de uma carta normal. Ponha um papel dentro do envelope indicando qual carimbo você deseja. Para conferir os disponíveis visite a seção raças do site http://profungos.com.br
3. O envelope 2 deverá ser destinado à você mesmo, contendo seu nome, endereço completo e os selos necessários para enviar a carta registrada (5 selos 1º porte), assim você acompanha o envio do seu carimbo pelo site dos correios.
4. Após o preenchimento, o envelope 2 é colocado dentro do envelope 1.
5. Pedimos a importância de R$ 10,00 para nos auxiliar no custeio dos envios e manutenção do site e do banco.Procure embalar o dinheiro dentro de um papel cartão, jornal etc.
O pedido deve ser enviado para:
Caixa Postal 1242
CEP 69010-972
Centro - Manaus - AM

RECEITA BOLO PF TRADICIONAL
01 copo 250ml: Arroz integral orgânico ou comercial triturado no liquidificador;
02 copos 250ml: Vermiculita;
01 copo 250ml: Água destilada ou água da torneira fervida.
(Medida para 4 copos)

FAZENDO O BOLO PF
Antes de começar coloque luvas e tenha certeza que o ambiente está limpo e que tudo que for utilizado nesse processo esteja esterilizado para melhores resultados.
Material:
04 Copos
01 Luvas
01 Recipiente para misturar o bolo
1L Álcool absoluto
01 Papel alumínio

1- Esterilize os copos em uma panela de água fervendo por 10 minutos ou mais;
2- Misture a vermiculita com a água;
3- Misture o arroz integral;
4- Aperte a massa nas mãos, caso sai só uma gota esta no ponto;
5- Encha o copo deixando 2cm;
6- Preencha o resto do copo co vermiculita, para evitar que invasores cheguem no bolo facilmente;
7- Passe álcool absoluto na boca do copo para tirar os restos de substratos;
8- Corte um pedaço quadrado de papel alumínio e tampe a boca do copo com o mesmo, não coloque fita adesiva, somente pressione em volta para tampar.

ESTERILIZANDO O BOLO PF
Itens utilizados:
01 Panela de pressão
01 Pano
01 Bolo PF

1- Coloque um pano dobrado no fundo da panela, para evitar o contato direto do copo com o fundo quente da panela;
2- Coloque os copos na panela de pressão;
3- Encha com água ate 1/3 da altura dos copos;
4- Espera a panela pegar pressão e deixe em fogo médio por 1h no mínimo ou 1h 30 min no máximo;
5- Espere até que a panela esteja totalmente fria, espere 5 horas, não use água ou nenhum outro processo para agilizar isso. Caso abra antes da panela esfriar os copos podem quebrar por choque térmico.

FAZENDO A SERINGA DE ESPOROS
Faça esse procedimento em uma glovebox, antes de começar limpe-a com álcool 70 ou cloro. Caso você não tenha uma glovebox limpe o ambiente com álcool 70 ou cloro, certifique-se que a mesa e material utilizados estão limpos, passe álcool 70 ou cloro nos mesmos, feche as janelas, utilize avental, luvas e máscara. Seguindo todos esses passos você terá mais chances de sucesso.

Material:
01 Máscara
01 Avental
01 Luvas
1L Álcool/Cloro
01 Bisturi
01 Carimbo de esporos
01 Copo
01 Seringa de 20ml

1- Esterilize o copo em uma panela de água fervendo por 10 minutos ou mais;
2- Abra o carimbo de esporos;
3- Retire com um bisturi cerca de 1cm dos esporos;
4- Jogue os esporos dentro do copo com 20ml de água fervida e esfriada;
5- Sugue toda a água do copo com a seringa e jogue a água no copo novamente, repita o processo cinco vezes.

INOCULAÇÃO
Faça esse procedimento em uma glovebox, antes de começar limpe-a com álcool 70 ou cloro. Caso você não tenha uma glovebox limpe o ambiente com álcool 70 ou cloro, certifique-se que a mesa e material utilizados estão limpos, passe álcool 70 ou cloro nos mesmos, feche as janelas, utilize avental, luvas e máscara. Seguindo todos esses passos você terá mais chances de sucesso.

Material:
01 Máscara
01 Avental
01 Luvas
1L Álcool/Cloro
01 Seringa de esporos
01 Seringa de 20ml
01 Bolo PF
01 Fita isolante/durex

1- Fure o papel alumínio do bolo PF com a seringa de esporos e injete 1ml em quatro lados do copo;
2- Cubra o copo com uma segunda camada de papel alumínio;
3- Lacre o copo com duas passagens de fita isolante/durex.

INCUBAÇÃO
Esse método é usado para que mora em regiões com temperaturas que não ultrapassam os 20°C. O micélio aparece depois de 5 dias em média, o substrato é totalmente colonizado depois de 25 ou 30 dias.

Material:
01 Caixa de isopor
01 Bolo PF inoculado
01 Termostato
01 Esparadrapo micropore

1- Identifique os copos com o nome das espécies e data;
2- Coloque os copos dentro de um isopor;
3- Regule o termostato em 27°C;
4- Depois de 10 dias de incubação faca dois furos em cada copo;
5- Tampe os furos com esparadrapo micropore.

FRUTIFICAÇÃO
Limpe o ambiente com álcool 70 ou cloro, certifique-se que a mesa e material utilizados estão limpos, passe álcool 70 ou cloro nos mesmos, feche as janelas, utilize avental, luvas e máscara. Seguindo todos esses passos você terá mais chances de sucesso.

Material:
01 Avental
01 Máscara
01 Luvas
01 Bolo PF inoculado
01 Terrário
01 Pires/Prato

1- Esterilize o pires em uma panela com água fervendo por 10 minutos ou mais;
2- Coloque o fundo do pires na boca do copo;
3- Vire o pires e o copo juntamente, deixando assim o copo de cabeça para baixo;
4- Caso o bolo não saia do copo sozinho de alguns tapinhas de leve para ajudar;
5- Coloque o pires no terrário.

SECAGEM
A secagem é uma das etapas mais importantes para quem quer guardar os cogumelos para consumo no futuro. Se feita corretamente os cogumelos podem ser consumidos depois de anos, segundo relatos. Não tem um tempo certo de dias para colher o cogumelo, o cogumelo de estar com o “chapéu” já aberto e sem os esporos aparentes e escuros, de preferência.

Material:
01 Cloreto de cálcio (Antimofo, encontrado em mercado)
01 Touca de cozinha/saco de pão
01 Saco plástico ziplock
01 Bisturi
01 Pote

1- Tire o cogumelo do bolo com um bisturi;
2- Coloque os cogumelos em uma touca de cozinha/saco de pão;
3- Deixe os cogumelos secando em frente a um ventilador por 48h ou 60h;
4- Coloque o pote de cloreto de cálcio aberto dentre de um saco ziplock juntamente com os cogumelos;
5- Quando estiverem crocantes (provavelmente depois de 5 dias) retire os cogumelos do ziplock;
6- Coloque os cogumelos em outro ziplock, depois em um pote e depois na geladeira.
 
Vibrações positivas mando agora pra vc,boa sorte.
 
A minha cidade anda meio louca.. Ontem de madrugada fez 40 graus, hoje de manhã fez 26 graus. Eu devo ligar o termostato só em temperaturas baixas ou devo deixar ligado sempre?

Te aconselho a não usar o termostato nesse terrário, faça os bolos, aniversarie normalmente, só uma argila expandida no fundo e deu. Vai ter bons frutos.
 
Te aconselho a não usar o termostato nesse terrário, faça os bolos, aniversarie normalmente, só uma argila expandida no fundo e deu. Vai ter bons frutos.
Vou seguir seu conselho, vou ligar o termostato só no inverno, que tem temperaturas em torno de 15 graus.

Fiz uma tabela das coisas que vou usar durante todo cultivo, a quantidade e o preço, vou postar aqui caso alguém se interesse ;D
Alguns ingredientes tem a quantidade maior do que pretendo usar, fiz isso por que esse não vai ser meu único cultivo e sai mais barato comprar uma grande quantidade do produto do que uma pequena quantidade.

Materiais.png

Vibrações positivas mando agora pra vc,boa sorte.
Obrigada :)
 
Última edição por um moderador:
Comprei hoje sílica-gel à 15,50 por 500g.
A silica tem a vantagem de ser re-utilizável.
se tiver interesse no site que comprei, te mando por MP
 
E um tipo de conservante, serve para mante em condições adequadas depois de desidratados.
 
Poooo Marinoia perfeito teu diário! Bem detalhadinho! Vou acompanhar e usar com certeza pra começar meu 1º cultivo... Já comprei algumas coisas como Máscaras, Luvas, Toucas, Álcool, Seringas(20ml), Caixa organizadora(glovebox caseira), esparadrapo, micropore, papel alumínio, Pó de côco(comprarei vermiculita tbm) e Arroz Orgânico Integral.

Só que 1kg do arroz que eu comprei foi R$ 7,00 e olhei que você pagou R$ 12,00 em 5kg... Gostaria de saber exatamente qual arroz que você comprou porque eu vou dar uma olhada.

Quanto ao cloreto de cálcio(anti-mofo), eu paguei R$ 4,50 em um potinho que cabe num ziplock grande e funciona perfeitamente... 4 dias já estão crack&dry(dps de 1 dia no ventilador). Acho mais viável o cloreto de cálcio do que o Sílica gel por causa da praticidade.

Desde já, obrigado por compartilhar e estarei acompanhando! Boa sorte e muita positividade!

P.S.: Quanto +/- você arcou ou teria que arcar para um cultivo de cannabis indoor?
 
LouroJose,
O negocio é ir comprando as coisas aos poucos mesmo.
Eu não comprei tudo ainda, só andei pela cidade pesquisando preços. O arroz achei por esse preço por que fui na fábrica onde empacotam o arroz no centro da cidade, lá é tudo bem mais barato, por que é direto da fábrica.
É.. mas o bom da sílica é que da pra reutilizar, só que pra secagem fica meio ruim mesmo.
Quanto ao outro cultivo podemos falar sobre isso por mensagens privadas, que é melhor ;D
Obrigada por ver meu diário, acompanharei o seu também!
 
Última edição:
Aconteceram algumas coisas esses dias.. Vou me mudar de casa, estou muito feliz com isso. Vou morar em um sítio, e do lado tem um pasto com vacas, vou poder caçar cogus. Terei que mudar todo o meu projeto, pois lá é um lugar mais frio, pois tem muitas árvores e vou cultivar "escondida", pois irei morar com o meu padrasto, apesar de eu ter certeza que ele não iria se importar com isso, não vejo por que contar, então prefiro esconder meu cultivo. Ele vai ficar em um guarda-roupa, vão ter três prateleiras para o cultivo prateleiras para o cultivo e uma ou duas para os materiais de cultivo, as lâmpadas (lâmpadas led podem ser usadas? Ou só incandescente e fluorescente?) vão ficar em cima de cada prateleira, na porta do guarda-roupa vou por tranca e cadeado, só para ter certeza que esta seguro. Já estou com o material para construir isso, fora as lâmpadas que eu não escolhi ainda, só falta o tempo e a boa vontade do meu namorado para me ajudar, haha.
Esse fim de semana comprei uma caixa organizadora de 20L por R$12,00 (achei barata e tem um bom tamanho, da para uns 6 bolos PF mais ou menos), 1Kg de arroz integral (não é orgânico, tem problema?* Devo só por o arroz no liquidificador e moer correto? Ou tem algum processo de esterilização?) por R$4,16 se não me engano, quatro copos americanos de 250ml por R$10,00 e um termômetro para temperatura ambiente de 3,90, mais tarde postarei as fotos.
Meu terrário será basicamente assim:
1 - Caixa organizadora de 2oL;
2- Bombinha de aquário (nesse tópico diz isso: "um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário", realmente tem necessidade da pedra porosa? Para que serve?);
3- Um termostato (não sei a quanto a temperatura pode chegar lá, mas vou comprar por precaução. Um termostato de 25W seria o ideal? Eu acho que sim);
4- Argila expandida (a argila deve ficar 24 horas imersa em água com água sanitária para esterelizar, correto? Alguém sabe a proporção de água sanitária para a água?);
5- Água mineral (li aqui que é bom por gotas de hipoclorito, e aqui que adiciona-se água com água oxigenada ou 10 gotas de água sanitária, as duas informações estão corretas?);
6- Filtro de café;
7- Fita isolante;
8- Termometro;
9- Pires;
10- Garrafa pet.

Vou cortar um quadrado no terrário e por filtro de papel, depois irei revestir o terrário todo menos a tampa com fita isolante, para não entrar luminosidade dos lados, vou colocar a argila no fundo do terrário, juntamente com a água mineral, colocarei uma garrafa pet com o termostato dentro (se necessário), farei um furo para a entrada da mangueira e colocarei a bombinha de aquário, os pires ficarão no fundo do terrário juntamente com os bolos PF.
Então, o que acham?
Ainda vou utilizar meu outro terrário também, caso a temperatura lá não seja menor que 26 graus.

*Eu não sabia a diferença do arroz orgânico para o comum, então achei interessante colocar aqui, "alimento orgânico é aquele produzido com base numa economia sustentável, sem agrotóxicos, onde há rodízio de plantio e proibição do trabalho escravo e/ou infantil, etc. Alimento orgânico é o politicamente correto".
 
1-Ele vai ficar em um guarda-roupa, vão ter três prateleiras para o cultivo prateleiras para o cultivo e uma ou duas para os materiais de cultivo, as lâmpadas (lâmpadas led podem ser usadas? Ou só incandescente e fluorescente?) vão ficar em cima de cada prateleira


Meu terrário será basicamente assim:
1 - Caixa organizadora de 2oL;
2- Bombinha de aquário (nesse tópico diz isso: "um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário", realmente tem necessidade da pedra porosa? Para que serve?);
3- Um termostato (não sei a quanto a temperatura pode chegar lá, mas vou comprar por precaução. Um termostato de 25W seria o ideal? Eu acho que sim);

4- Argila expandida (a argila deve ficar 24 horas imersa em água com água sanitária para esterelizar, correto? Alguém sabe a proporção de água sanitária para a água?);

5- Água mineral (li aqui que é bom por gotas de hipoclorito, e aqui que adiciona-se água com água oxigenada ou 10 gotas de água sanitária, as duas informações estão corretas?);

6- Filtro de café;
7- Fita isolante;
8- Termometro;
9- Pires;
10- Garrafa pet.


6-Então, o que acham?
Ainda vou utilizar meu outro terrário também, caso a temperatura lá não seja menor que 26 graus.

*Eu não sabia a diferença do arroz orgânico para o comum, então achei interessante colocar aqui, "alimento orgânico é aquele produzido com base numa economia sustentável, sem agrotóxicos, onde há rodízio de plantio e proibição do trabalho escravo e/ou infantil, etc. Alimento orgânico é o politicamente correto".
Respondendo aos negritos

1- um led branco acima do centro do terrario ja esta ok, cuidar pra nao ter reflexos por dentro do aquario.

3-achar nao eh o suficiente, a faixa otima para frutificaçao fica entre 19 e 26 graus, e nao acima disto.

4- certinho

5-procure utilizar o peroxido ou a agua sanitaria como meios PROFILATICOS e nao como precauçao. se a agua vem de boa fonte, utilize-a normalmente, e se tiver algum problema ai sim utilize-se dos meios acima para sana-los. senao voce pode apenas estar criando bacterias e fungos resistentes aos seus meios profilaticos, entende.

6- Eu acredito que possa acumular CO2 no seu sistema. leia bem sobre isto e siga! teu projeto esta otimo.
 
Quanto ao reflexo acho que para resolver isso seria bom um fundo preto no terrário, seja com uma cartolina na parte inferior do terrário do lado de fora, ou com fita isolante do lado de fora.
Sim, eu sei a faixa para frutificação (caso alguém se interesse pode ler sobre isso aqui). O que eu não sei ainda é a temperatura do sítio onde eu vou morar. Eu disse que acho que um termostato de 25w é o ideal, pois eu não sei qual é o ideal, afinal eu ainda estou aprendendo e tenho dúvidas como qualquer iniciante. É claro que eu não colocaria o termostato antes de ter certeza que seria necessário e que seria o termostato ideal.
Sim, entendo.. Nesse caso acho que não vai ter problemas, afinal vou usar água mineral.
Quanto ao CO2, eu iria colocar a bomba de aquário para isso, fala isso nesse tópico:
Troca de ar

É um dos parâmetros mais importantes a ser controlado.
Enquanto o substrato está colonizando o ar no interior do pote deve ser rico em CO2 (gás carbônico).
Quando o bolo ou casing é colocado no terrário o ar deve ser rico em O2 (oxigênio).
O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2.
Para manter o ar rico em O2 no interior do terrário é necessário intervir.

Modos de renovar o ar:
1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.
2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.
O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.
3 - Um exaustor é encaixado na parede do terrário, na parede oposta uma abertura, protegida com um filtro, para entrada de ar.

Ou seja, colocando um cooler 4x4 com um ou dois filtros de café daria certo, na minha opinião.
 
Eu tenho led mas não uso no momento, o bom é quem não esquenta mto mas tem que ser uma lâmpada de led mesmo, e é caro. A pedra porosa ajuda a fazer bolhas e até serve como um "filtro"! Custa 1 real! Pra esse terrário ai acho q duas colheres de hipoclorito é o suficiente!

É isso ae, mão na massa agora!
 
Os materiais completos de cultivo em mão
Espero que de tudo certo,boa sorte.
 
Quanto ao reflexo acho que para resolver isso seria bom um fundo preto no terrário, seja com uma cartolina na parte inferior do terrário do lado de fora, ou com fita isolante do lado de fora.
Sim, eu sei a faixa para frutificação (caso alguém se interesse pode ler sobre isso aqui). O que eu não sei ainda é a temperatura do sítio onde eu vou morar. Eu disse que acho que um termostato de 25w é o ideal, pois eu não sei qual é o ideal, afinal eu ainda estou aprendendo e tenho dúvidas como qualquer iniciante. É claro qurte eu não colocaria o termostato antes de ter certeza que seria necessário e que seria o termostato ideal.
Sim, entendo.. Nesse caso acho que não vai ter problemas, afinal vou usar água mineral.
Quanto ao CO2, eu iria colocar a bomba de aquário para isso, fala isso nesse tópico:

Ou seja, colocando um cooler 4x4 com um ou dois filtros de café daria certo, na minha opinião.
furinhos o mais proximo da linha dagua no fundo do terrario resolveriam, o ar fresco faz apenas borbulhas no co2, e o oxigenio vai embora.
o ideal eh lidar com o co2 como se ele fosse um segundo liquido dentro do terrario, o qual voce elimina por escoamento.
ae pro oxigenamento sim a bomba sera util. ela gera mais umidade, e ainda dissipa oxigenio de fora pra dentro.
boa sorte, estou torcendo pelo seu cultivo!
 
furinhos o mais proximo da linha dagua no fundo do terrario resolveriam, o ar fresco faz apenas borbulhas no co2, e o oxigenio vai embora.
o ideal eh lidar com o co2 como se ele fosse um segundo liquido dentro do terrario, o qual voce elimina por escoamento.
ae pro oxigenamento sim a bomba sera util. ela gera mais umidade, e ainda dissipa oxigenio de fora pra dentro.
boa sorte, estou torcendo pelo seu cultivo!
O furo que eu disse que faria tampado com filtro de café não serve? Esses furos na parte inferior seriam tampados com micropore, correto?
Obrigada pela boa energia, infelizmente só vou poder começar depois das minhas férias e minha mudança, no meio de janeiro. Mas os carimbos doados por amigos já estão chegando!

Eu tenho led mas não uso no momento, o bom é quem não esquenta mto mas tem que ser uma lâmpada de led mesmo, e é caro. A pedra porosa ajuda a fazer bolhas e até serve como um "filtro"! Custa 1 real! Pra esse terrário ai acho q duas colheres de hipoclorito é o suficiente!

É isso ae, mão na massa agora!
Em questão de material elétrico eu não gasto nada, tenho uma pessoa que me fornece de graça. Eu acho essa pedra porosa juntamente com a bombinha em lojas de aquário, certo?
 
Última edição por um moderador:
O furo que eu disse que faria tampado com filtro de café não serve? Esses furos na parte inferior seriam tampados com micropore, correto?
Obrigada pela boa energia, infelizmente só vou poder começar depois das minhas férias e minha mudança, no meio de janeiro. Mas os carimbos doados por amigos já estão chegando!

Esparadrapo micropore, filtro de café, perlon, entre outros, várias opções.
Esparadrapo segura mais, filtro de café e perlon trabalha melhor a troca gasosa.
 
Mas gente, o buraco quadrado que eu disse que ia fazer já não é o suficiente para essa troca gasosa?
 
Mas gente, o buraco quadrado que eu disse que ia fazer já não é o suficiente para essa troca gasosa?

O buraco não pode ficar aberto, precisa ser tampado com algo que permita a passagem de ar.
 
O buraco não pode ficar aberto, precisa ser tampado com algo que permita a passagem de ar.
Sim, sim, para não ter contaminação. Mas o que eu não entendi é que eu disse que faria um buraco e tamparia com filtro de café, e disseram para fazer buracos na parte de baixo do terrário, não entendi o por que disso, sendo que eu já fiz um buraco relativamente grande e tampado com o fitro de café. Desculpe se estou voltando muito no assunto, é que realmente não entendi a necessidade de mais buracos fora o que eu fiz.

Vou cortar um quadrado no terrário e por filtro de papel, depois irei revestir o terrário todo menos a tampa com fita isolante, para não entrar luminosidade dos lados, vou colocar a argila no fundo do terrário, juntamente com a água mineral, colocarei uma garrafa pet com o termostato dentro (se necessário), farei um furo para a entrada da mangueira e colocarei a bombinha de aquário, os pires ficarão no fundo do terrário juntamente com os bolos PF.
Então, o que acham?
Ainda vou utilizar meu outro terrário também, caso a temperatura lá não seja menor que 26 graus.
 
Back
Top