Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Cogumelos Mágicos, por Mariana.

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos,

Sou nova aqui e a um tempo tenho estudado sobre cogumelos, tenho experiências com o cultivo de cannabis, então vou começar meu diário de cultivo aqui como eu começava no fórum relacionado a cannabis, vou começar com um tutorial que reúne tudo que aprendi e o modo como pretendo cultivar meus cogumelos, por favor, não confundam isso com um tutorial, é um diário de cultivo, só vou demorar um pouquinho para começar. Espero poder aprender muito com todos e ajudá-los também, sou aberta a críticas, desde que sejam construtivas.

ANTES DO CULTIVO
Nunca cultive nada que você não tenha a real intenção de cuidar ou gastar dinheiro, se mora com os seu pais faça como eu e espere ser dono do seu próprio nariz para assim poder tomar sua própria decisão de cultivar ou não. Plantas/fungos são seres vivos e devem ser respeitadas.

CARIMBO DE ESPOROS
Como conseguir carimbo de esporos pelo site PróFungos.

Instruções
1. Você precisará de dois envelopes.
2. O envelope 1 será para o envio do seu pedido ao banco e deverá conter informações de uma carta normal. Ponha um papel dentro do envelope indicando qual carimbo você deseja. Para conferir os disponíveis visite a seção raças do site http://profungos.com.br
3. O envelope 2 deverá ser destinado à você mesmo, contendo seu nome, endereço completo e os selos necessários para enviar a carta registrada (5 selos 1º porte), assim você acompanha o envio do seu carimbo pelo site dos correios.
4. Após o preenchimento, o envelope 2 é colocado dentro do envelope 1.
5. Pedimos a importância de R$ 10,00 para nos auxiliar no custeio dos envios e manutenção do site e do banco.Procure embalar o dinheiro dentro de um papel cartão, jornal etc.
O pedido deve ser enviado para:
Caixa Postal 1242
CEP 69010-972
Centro - Manaus - AM

RECEITA BOLO PF TRADICIONAL
01 copo 250ml: Arroz integral orgânico ou comercial triturado no liquidificador;
02 copos 250ml: Vermiculita;
01 copo 250ml: Água destilada ou água da torneira fervida.
(Medida para 4 copos)

FAZENDO O BOLO PF
Antes de começar coloque luvas e tenha certeza que o ambiente está limpo e que tudo que for utilizado nesse processo esteja esterilizado para melhores resultados.
Material:
04 Copos
01 Luvas
01 Recipiente para misturar o bolo
1L Álcool absoluto
01 Papel alumínio

1- Esterilize os copos em uma panela de água fervendo por 10 minutos ou mais;
2- Misture a vermiculita com a água;
3- Misture o arroz integral;
4- Aperte a massa nas mãos, caso sai só uma gota esta no ponto;
5- Encha o copo deixando 2cm;
6- Preencha o resto do copo co vermiculita, para evitar que invasores cheguem no bolo facilmente;
7- Passe álcool absoluto na boca do copo para tirar os restos de substratos;
8- Corte um pedaço quadrado de papel alumínio e tampe a boca do copo com o mesmo, não coloque fita adesiva, somente pressione em volta para tampar.

ESTERILIZANDO O BOLO PF
Itens utilizados:
01 Panela de pressão
01 Pano
01 Bolo PF

1- Coloque um pano dobrado no fundo da panela, para evitar o contato direto do copo com o fundo quente da panela;
2- Coloque os copos na panela de pressão;
3- Encha com água ate 1/3 da altura dos copos;
4- Espera a panela pegar pressão e deixe em fogo médio por 1h no mínimo ou 1h 30 min no máximo;
5- Espere até que a panela esteja totalmente fria, espere 5 horas, não use água ou nenhum outro processo para agilizar isso. Caso abra antes da panela esfriar os copos podem quebrar por choque térmico.

FAZENDO A SERINGA DE ESPOROS
Faça esse procedimento em uma glovebox, antes de começar limpe-a com álcool 70 ou cloro. Caso você não tenha uma glovebox limpe o ambiente com álcool 70 ou cloro, certifique-se que a mesa e material utilizados estão limpos, passe álcool 70 ou cloro nos mesmos, feche as janelas, utilize avental, luvas e máscara. Seguindo todos esses passos você terá mais chances de sucesso.

Material:
01 Máscara
01 Avental
01 Luvas
1L Álcool/Cloro
01 Bisturi
01 Carimbo de esporos
01 Copo
01 Seringa de 20ml

1- Esterilize o copo em uma panela de água fervendo por 10 minutos ou mais;
2- Abra o carimbo de esporos;
3- Retire com um bisturi cerca de 1cm dos esporos;
4- Jogue os esporos dentro do copo com 20ml de água fervida e esfriada;
5- Sugue toda a água do copo com a seringa e jogue a água no copo novamente, repita o processo cinco vezes.

INOCULAÇÃO
Faça esse procedimento em uma glovebox, antes de começar limpe-a com álcool 70 ou cloro. Caso você não tenha uma glovebox limpe o ambiente com álcool 70 ou cloro, certifique-se que a mesa e material utilizados estão limpos, passe álcool 70 ou cloro nos mesmos, feche as janelas, utilize avental, luvas e máscara. Seguindo todos esses passos você terá mais chances de sucesso.

Material:
01 Máscara
01 Avental
01 Luvas
1L Álcool/Cloro
01 Seringa de esporos
01 Seringa de 20ml
01 Bolo PF
01 Fita isolante/durex

1- Fure o papel alumínio do bolo PF com a seringa de esporos e injete 1ml em quatro lados do copo;
2- Cubra o copo com uma segunda camada de papel alumínio;
3- Lacre o copo com duas passagens de fita isolante/durex.

INCUBAÇÃO
Esse método é usado para que mora em regiões com temperaturas que não ultrapassam os 20°C. O micélio aparece depois de 5 dias em média, o substrato é totalmente colonizado depois de 25 ou 30 dias.

Material:
01 Caixa de isopor
01 Bolo PF inoculado
01 Termostato
01 Esparadrapo micropore

1- Identifique os copos com o nome das espécies e data;
2- Coloque os copos dentro de um isopor;
3- Regule o termostato em 27°C;
4- Depois de 10 dias de incubação faca dois furos em cada copo;
5- Tampe os furos com esparadrapo micropore.

FRUTIFICAÇÃO
Limpe o ambiente com álcool 70 ou cloro, certifique-se que a mesa e material utilizados estão limpos, passe álcool 70 ou cloro nos mesmos, feche as janelas, utilize avental, luvas e máscara. Seguindo todos esses passos você terá mais chances de sucesso.

Material:
01 Avental
01 Máscara
01 Luvas
01 Bolo PF inoculado
01 Terrário
01 Pires/Prato

1- Esterilize o pires em uma panela com água fervendo por 10 minutos ou mais;
2- Coloque o fundo do pires na boca do copo;
3- Vire o pires e o copo juntamente, deixando assim o copo de cabeça para baixo;
4- Caso o bolo não saia do copo sozinho de alguns tapinhas de leve para ajudar;
5- Coloque o pires no terrário.

SECAGEM
A secagem é uma das etapas mais importantes para quem quer guardar os cogumelos para consumo no futuro. Se feita corretamente os cogumelos podem ser consumidos depois de anos, segundo relatos. Não tem um tempo certo de dias para colher o cogumelo, o cogumelo de estar com o “chapéu” já aberto e sem os esporos aparentes e escuros, de preferência.

Material:
01 Cloreto de cálcio (Antimofo, encontrado em mercado)
01 Touca de cozinha/saco de pão
01 Saco plástico ziplock
01 Bisturi
01 Pote

1- Tire o cogumelo do bolo com um bisturi;
2- Coloque os cogumelos em uma touca de cozinha/saco de pão;
3- Deixe os cogumelos secando em frente a um ventilador por 48h ou 60h;
4- Coloque o pote de cloreto de cálcio aberto dentre de um saco ziplock juntamente com os cogumelos;
5- Quando estiverem crocantes (provavelmente depois de 5 dias) retire os cogumelos do ziplock;
6- Coloque os cogumelos em outro ziplock, depois em um pote e depois na geladeira.
 
Detalhadíssimo! Quando colocar a mão na massa tire umas fotos e se surgir alguma dúvida pergunte aqui mesmo! A melhor parte foi essa devia ser um lema no fórum:

"Nunca cultive nada que você não tenha a real intenção de cuidar ou gastar dinheiro, se mora com os seu pais faça como eu e espere ser dono do seu próprio nariz para assim poder tomar sua própria decisão de cultivar ou não. Plantas/fungos são seres vivos e devem ser respeitadas."
 
Isso aí, seja bem vinda e bons estudos, e, com certeza, frutos!

Ótimo tutorial, dá uma boa visão para quem está iniciando. Parabéns! ;)
 
Detalhadíssimo! Quando colocar a mão na massa tire umas fotos e se surgir alguma dúvida pergunte aqui mesmo! A melhor parte foi essa devia ser um lema no fórum:

"Nunca cultive nada que você não tenha a real intenção de cuidar ou gastar dinheiro, se mora com os seu pais faça como eu e espere ser dono do seu próprio nariz para assim poder tomar sua própria decisão de cultivar ou não. Plantas/fungos são seres vivos e devem ser respeitadas."

Disse isso, pois tive experiência horríveis com cannabis, pois resolvi cultivar algo que era inviável financeiramente para mim e escondido, sofri muito com aquelas plantas e foi doloroso de mais para mim doá-las, por isso acho que temos que ter conscientização na hora de começar um cultivo, afinal é como um um animal de estimação, gasta tempo e dinheiro.
 
Um cultivo de cogumelos é infinitamente mais simples que o de canna, tanto em investimentos quanto em sigilo e trabalho.

Você está começando do jeito mais certo possível, quando comecei juntei todas as info importantes em um documento também para me guiar e foi super útil.

Sucesso!!!
 
Sucesso no cultivo MarianaMenezes!

Só lembre de um detalhe, um é bem diferente do outro! ;)

Acompanhando!

Grande abraço!
Realmente, é beeeeeeeeeem diferente. O cultivo de cogumelo me parece bem mais simples, barato e bem menos perigoso. Fora que cogumelo é um fungo e cannabis é uma planta, o metabolismo, as palavras técnicas tudo é diferente, até fiquei meio perdida quando comecei.

queremos fotos....
Opa, vou postar fotos com o maior prazer! Só estou esperando o meu carimbo para começar ;b
 
Quanto capricho! Que bacana, acompanhando, boa sorte :)
 
Seguuuura a ansiedade... uhsehuhesu, fez tudo isso antes do carimbo chegar... relaxa ai vai.. ;)

Parabéns pela iniciativa, fez um belo tutorial para ser seguido, muito detalhado, boa sorte..

Paz e Luz!
 
Comecei a fazer o meu terrario, tive a ideia de fazer em uma garrafa de 20L, daquelas de filtro. Vou tirar fotos e mais tarde posto para vocês o começo do meu terrario.
Só estou tendo um probleminha com o termostato ;x
 
TERRÁRIO DE GARRAFA 20L

MATERIAL:
- Garrafa 20L
- Garrafa PET
- Termostato
- Argila expandida
- Bomba de aquário
- Mangueira de aquário
- Faca
- Fita isolante
- Filtro de café
- Durepox

Custos
R$ 5,00 Garrafa 20L
R$ 40,00 Termostato
R$ 24,00 Argila expandida
R$ 20,00 Bomba de aquário
R$ 4,00 Mangueira de aquário
R$ 5,00 Fita isolante
R$ 3,50 Durepox
R$ 101,50 TOTAL

MONTAGEM
1- Passei álcool e lavei bem as duas garrafas de 20L;
Foto0162.jpg

2- Cortei a boca de uma das garrafas, na primeira “dobra”. Em seguida cortei a outra garrafa na penúltima “dobra”;
Foto0167.jpg

3- Fiz um corte na lateral (que vai ser tampado com filtro de café), para entrada de ar;
Foto0166.jpg

4- Fiz um furo para a passagem da mangueira da bomba aquário;

5- Passei fita isolante em toda a parte de baixo do terrário, para evitar a iluminação externa, deixei a parte de cima sem fita isolante, para os cogus saberem em que direção crescer;
Foto0177.jpg

6- Estou pensando em colar com durepox essas duas partes e depois passar fita isolante, o que acham?
Foto0169.jpgFoto0170.jpg

7- Nessa parte de cima do terrário vou passar durepox nas bordas inferiores, para ficarem de tamanhos iguais, de forma que quando eu fechar o terrário a parte de cima vai ficar mais rente a parte de baixo e consequentemente mais isolado.

O meu problema é que o terrário não tem muito espaço, eu quero cultivar 4 bolos PF dentro dele. Tem possibilidade de colocar o termostato na água do fundo do terrário? Se não tiver essa possibilidade, tem como eu por o termostato em uma garrafinha pequena ao invés de ser em uma garrafa PET?
Caso alguém tenha alguma ideia para o meu problema de espaço pode falar, eu ainda não consegui pensar em nada infelizmente.

Você pretende fazer casing?
Não, vou seguir o esquema do bolo PF basicão mesmo, 4 bolos eu vou deixar nesse terrário em cima de algu.ns pires, vou fazer mais dois baldes, cada um com um ou dois bolos ai sim vou tentar o casing, vou fazer tudo junto e ver em qual cultivo me saio melhor.
 
Última edição por um moderador:
Tá ótimo esste terrario, está tão frio na sua região que precisa de termostato?
 
Tá ótimo esste terrario, está tão frio na sua região que precisa de termostato?
A minha cidade anda meio louca.. Ontem de madrugada fez 40 graus, hoje de manhã fez 26 graus. Eu devo ligar o termostato só em temperaturas baixas ou devo deixar ligado sempre?
 
Comprei seringas, agulhas, máscaras (daquela de médico) hoje.. Estou tentando adiantar algumas coisas. Mas onde compra o bisturi? Na fármacia a mulher disse que bisturi só em hospital.
 
Comprei seringas, agulhas, máscaras (daquela de médico) hoje.. Estou tentando adiantar algumas coisas. Mas onde compra o bisturi? Na fármacia a mulher disse que bisturi só em hospital.
Bisturi é em cirúrgica ou em uma "Dental" tbm (loja de produtos odontológicos)!
 
Back
Top