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Capela de Fluxo Laminar para Mentes Simples.

Jonny Quest

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/05/2008
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Construindo uma Capela de Fluxo Laminar (projeto caseiro)

Para iniciar o projeto de construção da capela de fluxo laminar (LFH - Laminar Flood Hood) devemos inicialmente separar todo o material, para que não surjam imprevistos.

Material necessário:

Iluminação: serão necessárias duas lâmpadas de 60W (não mais pois vai esquentar), ou duas lâmpadas econômicas de 20 a 25 ou ainda uma lâmpada fluorescente que deverá ser dimensionada com o corpo da capela (20W aproximadamente). Claro que esta iluminação inclui fios, soquetes, interruptores, fita isolante e massa plástica para vedação dos soquetes.

Painel frontal: adquirir uma folha de acrílico transparente (1,00 m x 1,30 m) ou o tamanho vendível mais próximo disto. O que não for usado no painel, será utilizado para outros detalhes como a mesa e as portas.

Vedação: adquirir 4 tubos de silicone transparente.

Estante: conseguir 3 pedaços de barra de alumínio de 12 mm de diâmetro (alumínio de antena de televisão) e com 1 metro cada e encapar com tubo termo retrátil para evitar a corrosão pelo cloro. Este encapamento pode ser feito com qualquer material que segure no alumínio. Existe a sugestão de ir até um funileiro/pintor de automóveis e pedir que ele pinte com tinta emborrachada ou tinta especial anti-corrosiva (o cloro é altamente corrosivo).

Capela: esta é a parte mais importante e vai depender do tamanho que você queira construir. O mais fácil seria conseguir uma caixa plástica com as seguintes dimensões (altura 60 cm; comprimento 78 cm; profundidade 33 cm). Nosso projeto particular e que funciona efetivamente tem (altura 75 cm; comprimento 90 cm; profundidade 33 cm). Veja que a folha de acrílico cobre por completo a frente e ainda sobrará material. No nosso caso fomos até uma casa que trabalha com fibra de vidro e mandamos moldar a caixa com essa dimensão, é mais fácil e barato. Claro que seria possível fazer toda a armação em plástico ou acrílico, depende de cada um. Serão necessários 12 parafusos relativamente grandes, com 2 arruelas cada um e uma porca, com a finalidade de fixar o acrílico frontal no corpo da capela.

Caixa de fluxo de ar: vá até o supermercado mais próximo, na seção de caixas plásticas e compre uma caixa plástica grande com tampa e com as medidasaproximadas de 32 x 24 x 12 centímetros.

Fluxo de ar: um ventilador de computador com alimentação de 110/220 Volts.

Filtro: ir até uma loja especializada em ar-condicionado e comprar um ou dois filtro para partículas finas (finíssimas). Corte 3 pedaços de 30 x 23 centímetros. Coloque todos os pedaços juntos como se fossem um sanduíche.

Mãos à obra.

Inicialmente, tampe todos os cantos internos e externos do corpo da capela com silicone, isto é para evitar que exista contato com o meio exterior.

Pegar a folha de acrílico e cortar com pelo menos 2 centímetro de folga, fazendo com que esta cubra toda a parte frontal da caixa que servirá como "corpo" da capela. Esta tampa será a última peça a ser fixada.

Com a parte restante do acrílico corte 2 pedaços de 25 x 25 centímetros que serão as portas de vedação e um pedaço de 30 x 30 centímetros que será a mesa de trabalho no interior da capela. Lembre-se de colocar a mesa de acrílico dentro da capela antes de colocar a parte frontal.

Na parte posterior da mesa, para (que terá contato com o fundo) devem ser colocados 2 parafusos de 4 centímetros capazes de deixar a mesa nivelada quando for feita a inclinação da capela. Esta inclinação é necessária para evitar que os acúmulos de cloro se depositem junto a parte frontal, pois isto fará com que o plano de trabalho fique "nadando".

No acrílico frontal faça dois furos (quadrados ou redondos de 22 x 22 centímetros, centralizados e afastados 40 centímetros um do outro.

Depois, coloque os pedaços de acrílico destinados às portas preso com 2 dobradiças cada.

Para melhor verificar o que fizemos até agora, vejamos o esquema abaixo.

awww.damianus.bmd.br_camara1.jpg
Capela à noite. O melhor horário para trabalhar é das 22:00 horas até as 02:00 horas (não há telefone, campainha, crianças, visitas, parentes, nada que possa incomodar).

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A figura acima mostra algumas das ferramentas a serem usadas no interior da capela bem como um frasco rígido que servira como "lixeira" e um outro frasco de plástico (ou de vidro) que deverá conter solução de de cloro 15% (solução desinfetante)

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Verificar que a inclinação na parte frontal da capela permite que as portas permaneçam abertas e travadas quando forem abertas. Devemos chamar a atenção no sentido de que as medidas da capela apresentada acima é um pouco menor e por isso os furos para colocação das mãos fica próximo das extremidades. O acrílico frontal deve ser fixado com os parafusos e calafetado com silicone em toda a sua volta.

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Esta é vista lateral da caixa do filtro. O ventilador esta dentro da caixa puxando ar de fora e jogando para dentro. Como detalhe estão os interruptores do ventilador e das luzes (podem ser colocados em qualquer local, desde que fique fácil de usar. Ver o detalhe importante que na tampa da caixa plástica dever ser feito um furo retangular de aproximadamente 24 X 18 centímetros e sobre este orifício colocar o sanduíche de filtros. Os filtros devem ser fixados na tampa (isto pode ser facilmente feito usando-se uma tela metálica de "viveiro" ou parafusos e plástico ou usando tela plástica). Não podemos esquecer de calafetar toda a tampa junto a caixa (onde ocorre o fechamento).

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Na parte posterior da caixa plástica (caixa de filtro) deve ser feito um orifício de 10 cm de diâmetro. Este orifício também deve ser feito na parede lateral da capela. Depois fixe a caixa plástica sobre a parede lateral da capela, calafetando todos os pontos externos onde ambas se encontram. Depois de seco, fixe o ventilador na caixa plástica e lembre-se de verificar que o ar esteja sendo "soprado" para dentro da capela.

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Coloque as três barras de alumínio de maneira a que as mesmas passem de um lado a outro do corpo da capela. Estas barras de alumínio serão a sua estante. (Obs: em lugar do alumínio prefiro usar acrílico ou barras de fibra de vidro, de vara de pescar dessas mais baratas. (obs do webmaster)).

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As portas, são maiores que os buracos para evitar a entrada de poeiras e outras partículas indesejadas.

Uma lâmpada comum acondicionada em um soquete simples. Para a sua instalação é necessário fazer dois furos na parte superior da capela. De preferência utilizar soquetes de porcelana. Depois de instalar os soquetes deverá ser feito um cuidadoso trabalho de calafetagem de todos os pontos, ou seja, deverão ser vedados todos os espaços existentes entre o soquete e a capela. A vedação/calafetação seve ser feita interna e externamente.

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Detalhe lateral mostrando o arremate das barras de alumínio. Devemos observar que poderá ser usada massa plástica no local o que evitaria ter de colocar porcas. A massa plástica deverá ser colocada por sobre o alumínio como se fosse uma cobertura.(pessoalmente prefiro usar o próprio acrílico para fazer a prateleira ou então barras de vara de pescar de fibra de vidro dessas mais baratinhas. (obs do webmaster)).

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Detalhe do ventilador utilizado em computadores. A potência é de 1/200 hp, com voltagem de 110/220 Volts.

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Observar que a parte do orifício da capela onde esta colocado o ventilador deve ser coberta por alumínio ou plástico. A finalidade desta cobertura é a de espalhar o ar no interior. Na verdade é uma grade de proteção e quebra-vento. Para ter uma idéia é só olhar em um aparelho de ar condicionado ou no micro-ondas de casa.

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Tenha sempre uma pequena garrafa de spray com cloro 15% (solução desinfetante), que será usada para lavar suas mãos (luvas) e objetos (ferramentas) sujos ou usados, depois que estiver trabalhando no interior da capela.

Quando colocar as mãos dentro da capela pulverize-as com solução de cloro 15% e espere por 6 minutos antes de começar a trabalhar.

Depois de tudo colocado e fixo no interior da capela, coloque o painel frontal e ...., vamos começar o processo para desinfetar o interior.

Serão necessários pelo menos 7 dias, lavando o interior com cloro para matar todos os micro-organismos e fungos, bem como conseguir uma assepsia total. Lembre-se que o material foi manuseado em vários lugares e por diversas pessoas além de ter ficado exposto a diversos agentes "caseiros" quando da montagem da capela. Ligue o ventilador pelo menos 3 vezes por dia durante esta semana e pulverize bastante água+cloro.

Devemos ter cuidado que os vapores de cloro pois serão muito fortes.

Depois de passados este 7 dia estamos prontos para o início.

Antes de começar a trabalhar, deixe o ventilador ligado pelo menos durante 15 minutos com as portas levemente abertas, permitindo a saída do ar. Depois pulverize todo o interior da capela com bastante solução desinfetante e deixe agir por 6 minutos. Pulverize BASTANTE solução, e faça com que ela escorra pelas laterais, pois a inclinação dada à capela fará com que todo o excesso de água+cloro se deposite no fundo, junto à parte posterior. Justamente para isso é que construímos a mesa de trabalho.

Quando terminar de trabalhar limpe todo o interior da capela com auxílio de um pano, recolhendo o excesso de água eventualmente acumulado e deixe o ventilador funcionando por 20 minutos, para secar por completo todo o interior. Depois, desligue o ventilador e feche as portas por completo.

Fonte: http://damianus.bmd.br/
 
Só para lembrar, na tua GB com CFL, as luvas ficam Fixas na Glover? por onde o ar esta saindo? sabe em media a pressão que esse purificador faz?
 
Só para lembrar, na tua GB com CFL, as luvas ficam Fixas na Glover? por onde o ar esta saindo? sabe em media a pressão que esse purificador faz?
Sim, as luvas são Fixas,,, o ar sai pela tampa da caixa plástica que não veda e por onde a saida de ar do purificador entra,,, o volume de ar é igual a 15 metros cúbicos por hora...

Confira por onde sai o ar: 07062011032.jpg07062011035.jpg

Belo micélio.

O que tem nesse meio?

O micelio agradece o elogio.

Fala Ecuador tudo na paz??

1°- Coloquei em uma quentinha um copo e meio de fibras de coco com uma colher de chá de calcareo de conchas misturado (espremi a fibra de coco para absorver o calcareo) e levei ao forno ate remover toda umidade.(esta sera usada em baixo para remover o excesso de agua da inoculação e no selo do bolo PF)

2°- Lavei o arroz com casca em agua corrente e cozinhei em panela de terflon 1 copo de arroz com casca (este arroz não era legitimo) ate ele ficar macio. Detalhe não escorri a agua do arroz aqueci numa assadeira de terflon ate a agua sumir.

3°- Triturei num liquidificador um pouco mais que 1/3 do copo de 50% alpiste e 50% paisco. a vantagem e que a casca das sementes para passarinhos serve para aeração do substrato.

4°-misturei 1 copo e meio de fibras de coco (não é a citada no 1°) com a sementes de pássaros ja trituradas adicionei uma colher de chá de calcareo de conchas e uma colher de chá de borra de café previamente tratada e misturei bastante ( a borra de café foi colocada num filtro de café e adicionado agua ate que a agua estivesse clara, depois espremi o filtro com a borra para eliminar o excesso de agua com cafeina).

5°- Misturei o mix do 4° procedimento com o arroz com casca cozido.

6°- Com um borrifador de cabeleireiro borrifei agua misturando o substrato ate chegar no ponto ideal.

7°- coloquei as fibras de coco do 1° procedimento fundo copo adicionei, em seguida preenchi com o substrato preparado, é coloquei o selo feito no 1° procedimento.

8° Coloquei o Tampão com tres folhas de papel alumínio e coloquei dois pedacinho em lados opostos do copo de fita isolante para fixar o Tampão durante a esterilização (não foi lacrado os copos antes de esterilizar)

Prossegui o resto com a esterilização em panela de pressão por uma hora.
 
4°-misturei 1 copo e meio de fibras de coco

Procurei por vários dias em toda a cidade por vermiculita sem sucesso pois o atacado que distribui a vermiculita disse-me que não esta mais comprado vermiculita pois a distribuidora so vende a partir de 2 mil R$ na qual levaria 5 anos para vender aqui na cidade, então eles não querem ocupar espaço no armazém para passar 5 anos para vender 2 mil R$ de capital investido empancado.

Hoje em dia estou trabalhado com grãos inteiros com Buxa de coco ja que a minha vermiculita acabou.

Neste cultivo relatado ai usei fibras de coco industrializada na qual esta era feita a partir de cocos verdes que possuem muito fungicida natural resultando numa colonização lenta. Hoje em dia eu uso apenas buchas de coco que tenha secado no próprio pé (eu mesmo trituro elas) pois ela é mais alva e não é escura como as do coco verde.
 
Procurei por vários dias em toda a cidade por vermiculita sem sucesso pois o atacado que distribui a vermiculita disse-me que não esta mais comprado vermiculita pois a distribuidora so vende a partir de 2 mil R$ na qual levaria 5 anos para vender aqui na cidade, então eles não querem ocupar espaço no armazém para passar 5 anos para vender 2 mil R$ de capital investido empancado.
Posso mandar para Você, e barato aqui, e só falar, e assim que as coisas funcionam, uma amigo esta mandando centeio pra mim, pois aqui não existe grãos. então se você quizer, e só falar.
 
Excelente gloveboxses colega, muito excelente!! Todo o trampo muito bem bolado e executado, muito obrigado por compartilhar.

Se posso dar dois pitacos construtivos (a discussão já está grande e pode ser repetitivo):

As estantes são uma péssima idéia, se vc olhar na maioria das fotos de capelas de fluxo laminar em uso de labs vc não encontra estantes, de fato vc não encontra NADA q poderia interferir no caminho do ar limpo sendo empurrado em direção às amostras, q é a idéia. Isso cria turbilhões e impede o ar limpo de caminhar em fluxo.

Outro ponto q comentaria seria a posição do ventilador, vc colocou ele na direita indo para a esquerda se não estou incorreto, vc está certo em assumir q o ar ali dentro vai estar mais limpo por causa do filtro, mas incorreto em assumir q esta posição garantiria o ar mais limpo possível, acho q a melhor saída pro estilo McGyver seria colocar diretamente acima da superfície q vc trabalha (fluxo laminar vertical), com furos na parte inferior/lateral da capela por onde o ar irá sair.

Aí para a pressão (e fluxo) ficar correta e não ocorrer turbilhões e ar parado dentro da capela vc teria q fazer os furos inferiores espalhados e com diâmetros certos para garantir q a mesma quantidade de ar q está sendo jogada para dentro da capela por cima é a mesma q está saindo por baixo a cada momento, este papo de pressão correta vale para a sua capela mesmo do lado direito e tudo mais.

Por fim, sugiro um experimento simples para testar eficiência anticontaminante e talvez até detectar problemas: esteriliza na panela de pressão alguns potes bem vedados com qualquer carboidrato básico (o caldo de batata cozida é excelente pra isso) diluído em água, veda eles hiperbem ao sair da panela, um deles vc tira e abre no ambiente pelo q seria o tempo de exposição dos processos de cultivo (raspar esporos e fazer seringa por exemplo dura no minimo uns 5 minutos) chama isso de controle positivo pq vai contaminar, pega um outro e nunca abre e chama de controle negativo pq não deve contaminar, aí vc pega um ou mais do potes, abre dentro da sua capela desligada, depois abre um outro com a sua capela ligada, abre um bem perto do input de ar da capela pra checar o filtro e talvez variar os tempos do experimento. Isto seria um bom teste para saber como está sua capela neste quesito.
 
Eu andei lendo esse tópico e achei bem interessante os projetos e idéias para criação de glovebox com fluxo de ar. Pelo minha pequena experiência com microbiologia, glovebox e laminar flow hood acho que vale a pena colocar os seguintes pontos:

É bom definir se o que se está fazendo é uma glovebox ou um fluxo laminar. Uma glovebox profissional é uma caixa com luvas cuja atmosfera é controlada, ou seja, insere-se por exemplo uma atmosfera inerte de argônio numa pressão que pode ser ou inferior ou superior a pressão externa. Considerando que o material aqui utilizado não é contaminante para o ambiente então utiliza-se pressão interna superior à externa, para manter o ar fluindo para fora e também não há nesse caso necessidade de gás inerte. A questão principal na construção desse projeto é:

É pior fazer uma filtragem ruim e deixar o ar contaminado entrar ou não criar diferença de pressão e apenas utilizar uma lâmpada UV-C germicida para manter o interior limpo sem contato com o meio externo?

Na minha experiência nesse tipo de projeto, se não existe a possibilidade de manter um fluxo de ar filtrado através de HEPA > H13 (no mínimo 99.95% de retenção de partículas de 0.3 micrômetros) então não compensa criar uma diferença de pressão e é melhor utilizar uma câmara que possa ser fechada hermeticamente com uma lâmpada UV-C germicida dentro. Assim você coloca todas as ferramentas dentro, fecha, liga a lâmpada UV-C por 20 a 30 minutos e trabalha dentro da caixa.

Além disso existe o problema de ao colocar filtros na frente de ventiladores fracos e o fluxo de ar não ser forte o suficiente para gerar uma pressão positiva dentro da caixa fazendo com que o ar de fora ocasionalmente entre por onde deve ser a saída.

Bombas de vacuo capazes de manter pressão negativa/caixa sem ar, e portanto livre de contaminantes, são opções caras e necessitam de caixas que podem ser selada e que não implodam durante o uso.

No caso de um fluxo laminar amador os problemas são:

Por definição o fluxo laminar precisa mandar o ar para fora de modo liso e laminar. O filtro HEPA é colocado de modo a fazer com que o fluxo de ar numa velocidade controlada torne-se limpo e laminar ao mesmo tempo, já que é passado entre lâminas de alumínio intercaladas com o filtro propriamente dito (imagem abaixo). Assim, sem um filtro HEPA o fluxo pode se tornar turbulento, além de sujo, e como no caso anterior por não estar passando entre lâminas e sim barrado por máscaras ou outros tipos de filtros, pode não sair com velocidade suficiente, fazendo com que ar ocasionalmente entre pela saída.

aupload.wikimedia.org_wikipedia_commons_thumb_b_b1_HEPA_Filterc9a9eb43975c69224e1a626cf7fc68c0.png

Minha conclusão é, portanto, não tentar fazer o papel do filtro HEPA com coisas que não sejam filtro HEPA e fazer uma glovebox sem movimentação de ar e com lâmpada UV-C germicida no interior ao invés de tentar manter fluxo de ar impropriamente filtrado ou com fluxo ruim/velocidade baixa.

A idéia que apresenta aquele aparelho com filtro HEPA de cerca de R$200 parece a mais eficiente e comparada a uma glovebox ou fluxo laminar de verdade ainda é extremamente barata. Eu só acrescentaria a lâmpada UV-C para o pré-uso (já foi acrescentada? não li muito bem essa parte), já que o fluxo de ar na superfície tem velocidade zero e não vai limpar as paredes mesmo que seja limpo. Com tanto que consiga manter uma pressão positiva dentro da caixa é uma boa idéia já que o aparelho parece ter um filtro adequado.

OBS. Fundamental:
A lâmpada UV-C deve ser ligada 20-30 minutos antes do manuseio, onde então o indivíduo deve ficar afastado e DESLIGADA durante. Exposição a esse comprimento de onda causa queimadura na pele em alguns minutos (e com exposição prolongada, ao longo do tempo, câncer de pele) e inflamação na córnea e retina que levam a dor forte no olho algumas horas depois e perda temporária ou constante de visão, dependendo da exposição.

OBS. Menos fundamental:
Lysol é legal, mas não é essencial. É suficiente preparar uma solução de álcool 70% para limpar o recipiente internamente com toalhas de papel. https://teonanacatl.org/threads/pre...artir-do-absoluto-ou-95-°-gl.6343/#post-90211
Água sanitária, apesar de muito eficiente tem Cl2, que vai ser quebrado gerando radicais ruins para a saúde após aplicação de UV da lâmpada.

Lâmpada UV-C de 30W philips, R$60: http://produto.mercadolivre.com.br/...-c-30-w-fluorescente-tubular-t8-germicida-_JM
 
.Concordo com a importância do filtro 99% (HEPA), no entanto ele (quase) nunca vem sozinho, para vc fazer o ar passar nele vc precisa de um ventilador muito punk (ainda mais se o filtro for extenso como o usado em labs e vc mostrou ali na foto) e tbm precisa de um pré-filtro (o q aumenta a necessidade de mega ventilador), se não o seu filtro HEPA entope rápido. Acho q o esquema dos filtros de ar condicionado podem até dar certo, para cultivo de fungos vc não precisa de ambiente 99% (salvo para meio de cultura sólido em petri, q quando abertas ficam super expostas e o meio costuma ser bem rico). Por isso fiz a proposta do teste do filtro, para tentar checar se ajuda ou atrapalha.

Como alternativas eu recomendaria o vick's HEPA air purifier, q é uma maquininha completa, barata e pequena, boa para imbutir numa caixa dessas e garante o filtro HEPA e ionizador de ar (mas não garante a pressão de entrada), e outra recomendação seriam as "capelas móveis", q é basicamente uma "tela" de filtro HEPA de dimensões reduzidas (comparadas com as grandes de lab), tem o tamanho suficiente para vc botar numa bancada e trabalhar na frente do fluxo do filtro, isso é muito difícil de achar mas existem projetos na net, se não as capelas móveis algo bem próximo poderia ser isso, talvez com maior % de limpeza: http://www.shoplet.com/Holmes-HEPA-Carbon-Odor-Air-Purifier/HLSHAP756U/spdv
 
As estantes são uma péssima idéia, se vc olhar na maioria das fotos de capelas de fluxo laminar em uso de labs vc não encontra estantes, de fato vc não encontra NADA q poderia interferir no caminho do ar limpo sendo empurrado em direção às amostras, q é a idéia. Isso cria turbilhões e impede o ar limpo de caminhar em fluxo.
Fala ai Cygnus, tudo tranqüilo? A respeito das estantes já estão foras do projeto, esse primeiro projeto não e meu o meu estou começando agora, esse primeiro já montado com as estantes achei na internet e coloquei como exemplo, mesmo assim valeu pelo toque, faz muito sentido. O começo do meu projeto esta aqui: https://teonanacatl.org/threads/capela-de-fluxo-laminar-para-mentes-simples.6243/page-3#post-89225
Outro ponto q comentaria seria a posição do ventilador, vc colocou ele na direita indo para a esquerda se não estou incorreto, vc está certo em assumir q o ar ali dentro vai estar mais limpo por causa do filtro, mas incorreto em assumir q esta posição garantiria o ar mais limpo possível, acho q a melhor saída pro estilo McGyver seria colocar diretamente acima da superfície q vc trabalha (fluxo laminar vertical), com furos na parte inferior/lateral da capela por onde o ar irá sair.
Como falei antes os ventiladores de lado fazem parte de outro Projeto, não o meu, se você observa os meus vão ficar em cima, vou postar as fotos novamente para ver se você entende. Cygnus, conhece aqueles ventiladores usados em Blades Computer ou Rack de Servidores? São dois daqueles, será que a pressão é suficiente? Pois a do exemplo mostrado no começo ele e muito inferior, ele usa apenas um cooler daquele de fonte de PC ligado em 12 volts, os meus alem de ser maior o tamanho, tem a rotação maior, usa rolamento e são 220 & 110 Volts.
Por fim, sugiro um experimento simples para testar eficiência anticontaminante e talvez até detectar problemas: esteriliza na panela de pressão alguns potes bem vedados com qualquer carboidrato básico (o caldo de batata cozida é excelente pra isso) diluído em água, veda eles hiperbem ao sair da panela, um deles vc tira e abre no ambiente pelo q seria o tempo de exposição dos processos de cultivo (raspar esporos e fazer seringa por exemplo dura no minimo uns 5 minutos)...
No momento estou sem Material para realizar os testes, para ser mais preciso, estou sem carimbo, tenho apenas um que vou usar no cultivo que estou começando, mais assim que adiquirir novos carimbos e a CFL estiver pronta vou fazer os teste. Qualquer ajuda e bom vinda ...rsrsr.
 
@shroower, realmente vou tentar construir uma CFL, mais vai ser aos poucos, Ganhei dois Filtros HEPA, de um amigo que trabalha com arcondicionado, mais eles são maiores que a caixa, se não tiver uma maneira de adaptaros filtros a caixa, o projeto vai para um pouco, até que eu construa uma caixa maior, pois a caixa tem que ser com uma madeira boa e com Formíca, para facilitar a limpeza. então vai sair um pouco cara para a minha realidade no momento. como vou ganhar dois filtros posso usar um antes, tipo Pré filtro? ou esse Pré-filtro pode ser um Filtro normal de ar? Obrigado pela colaboração de todos.
 
O pré filtro tem q ser um filtro de baixa retenção (tipo de ventilador), senão o proprio pré-filtro entope, então pode ser um filtro normal de ar. Quanto a pressão, não dá pra saber bem pelas especificações do ventilador, mas o melhor q se pode fazer é cruzar as especificações do ventilador com a do filtro, se o ventilador fizer pressão maior q a exigida pelo filtro então ele vai conseguir empurrar o ar através do filtro, claro q vc tem q somar o pré-filtro e filtro.

Para testar se contamina ou não vc não precisa de esporos, só de potes com "meio" estéril.
 
Eu quero construir um capuz HEPA. Como faço para coincidir com um ventilador para um filtro HEPA?

Cada filtro tem uma "resistência" diferente quando sopra o ar através dele a uma determinada velocidade, esta resistência é chamada de "pressão estática".

Pressione sua mão contra a boca. Agora tente golpe por ele. Depende de como empresa que a pressiona contra sua boca, você terá dificuldade em soprar ar para fora e você vai sentir alguma resistência, esta é a pressão estática.

Cada filtro tem uma pressão estática diferente do ponto de trabalho. O ponto de trabalho é onde o montante do fluxo de ar através do filtro é suficiente para atender a exigência do fluxo laminar.

A pressão estática é expressa em polegadas de coluna de água nas unidades de Inglês, um valor típico seria 1 ", a unidade SI para pressão é Pa (Pascal).

Uma coluna de água "é cerca de 250 Pa. Cada filtro tem uma folha de dados (consulte o fabricante se este não for o caso), onde a pressão estática no ponto de trabalho é introduzido. Antes que o ar entra no ventilador geralmente é pré-filtrada por um filtro de forno cerca de 1 "(2,5 cm) de espessura colocado na frente do ventilador para protegê-lo eo filtro HEPA de paricles grandes como poeira e cabelo. Pode-se supor que a pressão estática para este pré-filtro no ponto de trabalho é em torno de 0,2 "(50 Pa)

Combinando um ventilador ao filtro

Segundo Stamets ( Stamets Paulo e JSChilton: The Mushroom Cultivator p. 347 e ss) a velocidade do ar do ar que flui a partir da superfície do filtro deve ser (pelo menos) 100 pés por minuto (FPM) (ao redor. 30 metros por minuto ou 0,5 metros por segundo).

1. Descobrir a área do seu filtro, multiplicando a largura ea altura em pés (por exemplo, o menor filtro utilizado seria 2 pés x 1 pés)

2 pés x 1 pés = 2 pés 2​
2. Multiplicar a velocidade de ar necessário (o Stamets especifica) com a área de seu filtro

100 pés / min x 2 pés 2 = 200 pés 3 / min​

Assim, 200 pés 3 / min (cfm) é a quantidade de ar que seu ventilador deve entregar para a pressão estática do filtro HEPA pré-filtro .

NOTA: 1 cfm = 1,7 m 3 / h

Então, se você usar o filtro acima, com 1 "(250 Pa) pressão estática e um pré-filtro forno com uma pressão estática de 0,2" (50Pa) seu ventilador deve movimentar 200 cfm (340m 3 / h) de ar a uma pressão estática de 1,2 " (300 Pa).

Encontrando o ventilador correto
Cada ventilador deve ter uma ficha de dados com uma curva que mostra characterisitc a saída de ar na dependência da pressão estática.

Aqui está um conjunto de tais curvas para 4 ventiladores (numerados 1-4). NOTA: Cada modelo de ventilador tem sua própria curva característicos. Este gráfico mostra a curvers para 4 diferentes modelos específicos de ventiladores axial do duto. O que você pode ver claramente é que quanto maior a pressão estática, menos ar do ventilador proporciona , até o máximo de pressão estática, onde a saída de ar é zero.

curves.png

Às vezes, esses dados são apresentados em forma de uma tabela.

chart.png

Até agora você sabe o quanto o seu ventilador deve entregar e em que a pressão estática. No nosso exemplo foi 340m 3 / h em 300 Pa.

Então o que vamos fazer agora é ir neste gráfico e encontrar o valor de 300 Pa ( = 1.2 " ) no eixo vertical. Então você mover para a direita até chegar a 340m3 / h. ( = 200cfm )
Agora, idealmente deve haver uma curva de um ventilador indo exatamente através deste ponto, mas isso nem sempre é o caso.

Então temos que escolher um ventilador que mais se aproxima dos nossos requisitos.
Na maioria dos casos deveríamos escolher um ventilador forte, se não é muito forte.
Quão forte é muito forte? Eu diria que o ventilador não deve entregar mais que o ar 20% a mais do que calculamos, portanto, em nosso caso, o mais forte do ventilador aceitável seria em torno de 400m 3 / h.

Neste exemplo, temos um ventilador que proporciona 300m 3 / h (de acordo com nossos cálculos ele deve entregar 340m 3 / h embora). Esta é uma diferença de apenas 10%. O soprador vem mais forte neste gráfico oferece 530m 3 / h em 300 Pa, que é demais.
Neste caso, eu iria para o menor (e mais barato) ventilador (Nr.4) do que a uma muito maior (Nr.1, que oferece 530m 3 / h em 300 Pa), apesar do fato de que é geralmente recomendado para tomar uma mais forte.

pressão estática Meu FAN.JPG

NOTA: Este gráfico é apenas um exemplo de um conjunto de quatro ventiladores particular. As curvas dos ventiladores disponíveis para que você vai olhar um pouco diferente, mas similar.

Normalmente, se você procurar por tempo suficiente, você será capaz de encontrar um ventilador que combine exatamente com o seu HEPA.

Fonte: http://www.shroomery.org/8491/I-wan...hood-How-do-I-match-a-blower-to-a-HEPA-filter

Agora a Foto Da pressão do Meu Ventilador. Lembrando que vou usar dois desses. a tradução do testo a cima e do Google. da para entender? juntando os dois resolve o Problema da pressão?
 
Bem, meio complicado responder se o seu vai conseguir pq não é só uma medida da pressão q ele faz pq estou sentindo um certo problema que é considerar tbm o tanto de volume de ar q ele vai ter q empurrar, como tem nos gráficos, e aí vai a pergunta, qual o volume de ar q os dois ventiladores vai ter q mover?? Pq quanto maior o volume q ele tiver q mover menor a pressão total q ele vai fazer... acho q esse volume a ser movido seria o volume do espaço entre pré-filtro e filtro hepa, isto é, o volume da caixa do ventilador/filtros (pode ser o volume do interno da capela ou flowhood), se for uma caixa bem justa vc pode considerar a pressão máxima q os ventiladores exercem, se for uma caixa mais ampla vc tem q considerar o tal volume.
 
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