Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Capela de Fluxo Laminar para Mentes Simples.

Jonny Quest

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/05/2008
141
71
42
Construindo uma Capela de Fluxo Laminar (projeto caseiro)

Para iniciar o projeto de construção da capela de fluxo laminar (LFH - Laminar Flood Hood) devemos inicialmente separar todo o material, para que não surjam imprevistos.

Material necessário:

Iluminação: serão necessárias duas lâmpadas de 60W (não mais pois vai esquentar), ou duas lâmpadas econômicas de 20 a 25 ou ainda uma lâmpada fluorescente que deverá ser dimensionada com o corpo da capela (20W aproximadamente). Claro que esta iluminação inclui fios, soquetes, interruptores, fita isolante e massa plástica para vedação dos soquetes.

Painel frontal: adquirir uma folha de acrílico transparente (1,00 m x 1,30 m) ou o tamanho vendível mais próximo disto. O que não for usado no painel, será utilizado para outros detalhes como a mesa e as portas.

Vedação: adquirir 4 tubos de silicone transparente.

Estante: conseguir 3 pedaços de barra de alumínio de 12 mm de diâmetro (alumínio de antena de televisão) e com 1 metro cada e encapar com tubo termo retrátil para evitar a corrosão pelo cloro. Este encapamento pode ser feito com qualquer material que segure no alumínio. Existe a sugestão de ir até um funileiro/pintor de automóveis e pedir que ele pinte com tinta emborrachada ou tinta especial anti-corrosiva (o cloro é altamente corrosivo).

Capela: esta é a parte mais importante e vai depender do tamanho que você queira construir. O mais fácil seria conseguir uma caixa plástica com as seguintes dimensões (altura 60 cm; comprimento 78 cm; profundidade 33 cm). Nosso projeto particular e que funciona efetivamente tem (altura 75 cm; comprimento 90 cm; profundidade 33 cm). Veja que a folha de acrílico cobre por completo a frente e ainda sobrará material. No nosso caso fomos até uma casa que trabalha com fibra de vidro e mandamos moldar a caixa com essa dimensão, é mais fácil e barato. Claro que seria possível fazer toda a armação em plástico ou acrílico, depende de cada um. Serão necessários 12 parafusos relativamente grandes, com 2 arruelas cada um e uma porca, com a finalidade de fixar o acrílico frontal no corpo da capela.

Caixa de fluxo de ar: vá até o supermercado mais próximo, na seção de caixas plásticas e compre uma caixa plástica grande com tampa e com as medidasaproximadas de 32 x 24 x 12 centímetros.

Fluxo de ar: um ventilador de computador com alimentação de 110/220 Volts.

Filtro: ir até uma loja especializada em ar-condicionado e comprar um ou dois filtro para partículas finas (finíssimas). Corte 3 pedaços de 30 x 23 centímetros. Coloque todos os pedaços juntos como se fossem um sanduíche.

Mãos à obra.

Inicialmente, tampe todos os cantos internos e externos do corpo da capela com silicone, isto é para evitar que exista contato com o meio exterior.

Pegar a folha de acrílico e cortar com pelo menos 2 centímetro de folga, fazendo com que esta cubra toda a parte frontal da caixa que servirá como "corpo" da capela. Esta tampa será a última peça a ser fixada.

Com a parte restante do acrílico corte 2 pedaços de 25 x 25 centímetros que serão as portas de vedação e um pedaço de 30 x 30 centímetros que será a mesa de trabalho no interior da capela. Lembre-se de colocar a mesa de acrílico dentro da capela antes de colocar a parte frontal.

Na parte posterior da mesa, para (que terá contato com o fundo) devem ser colocados 2 parafusos de 4 centímetros capazes de deixar a mesa nivelada quando for feita a inclinação da capela. Esta inclinação é necessária para evitar que os acúmulos de cloro se depositem junto a parte frontal, pois isto fará com que o plano de trabalho fique "nadando".

No acrílico frontal faça dois furos (quadrados ou redondos de 22 x 22 centímetros, centralizados e afastados 40 centímetros um do outro.

Depois, coloque os pedaços de acrílico destinados às portas preso com 2 dobradiças cada.

Para melhor verificar o que fizemos até agora, vejamos o esquema abaixo.

awww.damianus.bmd.br_camara1.jpg
Capela à noite. O melhor horário para trabalhar é das 22:00 horas até as 02:00 horas (não há telefone, campainha, crianças, visitas, parentes, nada que possa incomodar).

awww.damianus.bmd.br_camara2.jpg
A figura acima mostra algumas das ferramentas a serem usadas no interior da capela bem como um frasco rígido que servira como "lixeira" e um outro frasco de plástico (ou de vidro) que deverá conter solução de de cloro 15% (solução desinfetante)

awww.damianus.bmd.br_camara3.jpg
Verificar que a inclinação na parte frontal da capela permite que as portas permaneçam abertas e travadas quando forem abertas. Devemos chamar a atenção no sentido de que as medidas da capela apresentada acima é um pouco menor e por isso os furos para colocação das mãos fica próximo das extremidades. O acrílico frontal deve ser fixado com os parafusos e calafetado com silicone em toda a sua volta.

awww.damianus.bmd.br_camara4.jpg
Esta é vista lateral da caixa do filtro. O ventilador esta dentro da caixa puxando ar de fora e jogando para dentro. Como detalhe estão os interruptores do ventilador e das luzes (podem ser colocados em qualquer local, desde que fique fácil de usar. Ver o detalhe importante que na tampa da caixa plástica dever ser feito um furo retangular de aproximadamente 24 X 18 centímetros e sobre este orifício colocar o sanduíche de filtros. Os filtros devem ser fixados na tampa (isto pode ser facilmente feito usando-se uma tela metálica de "viveiro" ou parafusos e plástico ou usando tela plástica). Não podemos esquecer de calafetar toda a tampa junto a caixa (onde ocorre o fechamento).

awww.damianus.bmd.br_camara5.jpg
Na parte posterior da caixa plástica (caixa de filtro) deve ser feito um orifício de 10 cm de diâmetro. Este orifício também deve ser feito na parede lateral da capela. Depois fixe a caixa plástica sobre a parede lateral da capela, calafetando todos os pontos externos onde ambas se encontram. Depois de seco, fixe o ventilador na caixa plástica e lembre-se de verificar que o ar esteja sendo "soprado" para dentro da capela.

awww.damianus.bmd.br_camara6.jpg
Coloque as três barras de alumínio de maneira a que as mesmas passem de um lado a outro do corpo da capela. Estas barras de alumínio serão a sua estante. (Obs: em lugar do alumínio prefiro usar acrílico ou barras de fibra de vidro, de vara de pescar dessas mais baratas. (obs do webmaster)).

awww.damianus.bmd.br_camara7.jpg
As portas, são maiores que os buracos para evitar a entrada de poeiras e outras partículas indesejadas.

Uma lâmpada comum acondicionada em um soquete simples. Para a sua instalação é necessário fazer dois furos na parte superior da capela. De preferência utilizar soquetes de porcelana. Depois de instalar os soquetes deverá ser feito um cuidadoso trabalho de calafetagem de todos os pontos, ou seja, deverão ser vedados todos os espaços existentes entre o soquete e a capela. A vedação/calafetação seve ser feita interna e externamente.

awww.damianus.bmd.br_camara9.jpg
Detalhe lateral mostrando o arremate das barras de alumínio. Devemos observar que poderá ser usada massa plástica no local o que evitaria ter de colocar porcas. A massa plástica deverá ser colocada por sobre o alumínio como se fosse uma cobertura.(pessoalmente prefiro usar o próprio acrílico para fazer a prateleira ou então barras de vara de pescar de fibra de vidro dessas mais baratinhas. (obs do webmaster)).

awww.damianus.bmd.br_camara10.jpg
Detalhe do ventilador utilizado em computadores. A potência é de 1/200 hp, com voltagem de 110/220 Volts.

awww.damianus.bmd.br_camara11.jpg
Observar que a parte do orifício da capela onde esta colocado o ventilador deve ser coberta por alumínio ou plástico. A finalidade desta cobertura é a de espalhar o ar no interior. Na verdade é uma grade de proteção e quebra-vento. Para ter uma idéia é só olhar em um aparelho de ar condicionado ou no micro-ondas de casa.

awww.damianus.bmd.br_camara12.jpg
Tenha sempre uma pequena garrafa de spray com cloro 15% (solução desinfetante), que será usada para lavar suas mãos (luvas) e objetos (ferramentas) sujos ou usados, depois que estiver trabalhando no interior da capela.

Quando colocar as mãos dentro da capela pulverize-as com solução de cloro 15% e espere por 6 minutos antes de começar a trabalhar.

Depois de tudo colocado e fixo no interior da capela, coloque o painel frontal e ...., vamos começar o processo para desinfetar o interior.

Serão necessários pelo menos 7 dias, lavando o interior com cloro para matar todos os micro-organismos e fungos, bem como conseguir uma assepsia total. Lembre-se que o material foi manuseado em vários lugares e por diversas pessoas além de ter ficado exposto a diversos agentes "caseiros" quando da montagem da capela. Ligue o ventilador pelo menos 3 vezes por dia durante esta semana e pulverize bastante água+cloro.

Devemos ter cuidado que os vapores de cloro pois serão muito fortes.

Depois de passados este 7 dia estamos prontos para o início.

Antes de começar a trabalhar, deixe o ventilador ligado pelo menos durante 15 minutos com as portas levemente abertas, permitindo a saída do ar. Depois pulverize todo o interior da capela com bastante solução desinfetante e deixe agir por 6 minutos. Pulverize BASTANTE solução, e faça com que ela escorra pelas laterais, pois a inclinação dada à capela fará com que todo o excesso de água+cloro se deposite no fundo, junto à parte posterior. Justamente para isso é que construímos a mesa de trabalho.

Quando terminar de trabalhar limpe todo o interior da capela com auxílio de um pano, recolhendo o excesso de água eventualmente acumulado e deixe o ventilador funcionando por 20 minutos, para secar por completo todo o interior. Depois, desligue o ventilador e feche as portas por completo.

Fonte: http://damianus.bmd.br/
 
Pq quanto maior o volume q ele tiver q mover menor a pressão total q ele vai fazer... acho q esse volume a ser movido seria o volume do espaço entre pré-filtro e filtro hepa ...... se for uma caixa mais ampla vc tem q considerar o tal volume.

Vou me citar aqui, pq falei algo confuso...

Quanto maior o volume q o ventilador tiver q mover maior tem q ser a sua potência, para um mesmo ventilador X e um volume cada vez maior de ar q ele terá q empurrar, quanto maior o volume menor a pressão total q o ventilador X vai ser capaz de fazer... acho q assim faz mais sentido mas não sei se é ainda a melhor forma de dizer isso.

A questão do volume é a seguinte, no gráfico vc tem pressão (Y) versus volume de ar (X), quanto menor o volume de ar maior a pressão q o ventilador exerce... é o gráfico, simples assim e a partir disso veio a lógica q escrevi acima. No entanto me restou a dúvida fortíssima de qual volume exatamente devo usar, o volume da caixa dos ventiladores/filtro ou o volume do espaço na frente do filtro hepa, ou devo considerar a soma dos dois.

Pq diabus isso é importante? Para ser um fluxo laminar todo o ar do filtro deve seguir o mesmo sentido e direção, na prática não acontece pq tem convecção logo ao sair do filtro hepa, e vc tem vazamentos e inequalidades dentro da caixa do ventilador/filtros. Então para vc garantir essa condição louca de fluxo de ar homogêneo, vc tem q calcular precisamente qual a força q vc tem q fazer em um bloco de ar para ele atravessar esse filtro de microporos de forma "organizada". E para complicar mais, vc tem q regular a velocidade do fluxo de ar para não formar um furacão dentro do espaço.

No seu caso o ideal seria uma cabine de pressão positiva (ou glovebox) onde TODO o ar q entra nela atravessou o filtro, isso é uma preocupação mais simples, pq vc só precisa pensar em encher aquele espaço de ar limpo e mantê-lo assim, então vc terá turbilhões, mas desde q tudo q entre ali esteja limpo não haverá problemas, foi mais ou menos a sugestão q tinha dado antes no papo de fazer uns furos calculados embaixo pra manter saída de ar = entrada de ar... para fazer um fluxo laminar real e homemade o mais fácil seria uma coisa em pequena escala, pequena e isolada, tipo algo benchtop.

Notar o teste da fumaça para checar a condição do fluxo, esse fluxo é vertical, o ar passa por um filtro em cima e desce entrando pelos gratings em baixo e beirando o vidro.
http://www.outube.com/watch?v=qqa7wbP30Qg&feature=related
 
O Artigo que consta deste, site sobre a construção da Capela de fluxo laminar. foi surrupiada de meu site, sem autrorização, para vcs conferirem podem olhar em meu site: www.damianus.bmd.br, vcs podem verificar pela antiguidade do site, que o meu é mais antigo e o Jorge Alejandro Paulete Scaglia me deu esse projeto e eu até ja fiz algumas modificações nela.
Mas o dono deste site alem de roubar o projeto não se dignou nem a dar os devidos créditos do autor e do meu site.
Se ele tivesse pedido eu poderia até ter autorizado a usar aqui, mas como não o fez ou ele tira do site ou vou entrar com um processo contra ele.
 
Cold case!! :eek:

@damiao, você teria como provar que o site é seu? Por exemplo, trocar o seu e-mail de contato lá do site e por o mesmo e-mail que se cadastrou aqui?
 
vou fazer melhor vou colocar teu nick lá no artigo por uns dias, para vc ver e confirmar, depois deleto
Damiao
_______________

@damiao, você teria como provar que o site é seu? Por exemplo, trocar o seu e-mail de contato lá do site e por o mesmo e-mail que se cadastrou aqui?
 
está lá desde ontem

Realmente, agora pude confirmar que o site é seu. :)
Também deixo aqui os meus parabéns pelo belo artigo e a disponibilidade do mesmo.
Bem, como @Ecuador disse acima, você precisar resolver o problema diretamente com o @Jonn Quest.

Se o saudoso Chacrinha estivesse vivo, hoje ele iria dizer: "Na internet nada se cria, tudo se copia!"
A propósito, seja Copleft - Ideias não tem dono!
 
Back
Top