Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Capela de Fluxo Laminar para Mentes Simples.

Jonny Quest

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/05/2008
141
71
42
Construindo uma Capela de Fluxo Laminar (projeto caseiro)

Para iniciar o projeto de construção da capela de fluxo laminar (LFH - Laminar Flood Hood) devemos inicialmente separar todo o material, para que não surjam imprevistos.

Material necessário:

Iluminação: serão necessárias duas lâmpadas de 60W (não mais pois vai esquentar), ou duas lâmpadas econômicas de 20 a 25 ou ainda uma lâmpada fluorescente que deverá ser dimensionada com o corpo da capela (20W aproximadamente). Claro que esta iluminação inclui fios, soquetes, interruptores, fita isolante e massa plástica para vedação dos soquetes.

Painel frontal: adquirir uma folha de acrílico transparente (1,00 m x 1,30 m) ou o tamanho vendível mais próximo disto. O que não for usado no painel, será utilizado para outros detalhes como a mesa e as portas.

Vedação: adquirir 4 tubos de silicone transparente.

Estante: conseguir 3 pedaços de barra de alumínio de 12 mm de diâmetro (alumínio de antena de televisão) e com 1 metro cada e encapar com tubo termo retrátil para evitar a corrosão pelo cloro. Este encapamento pode ser feito com qualquer material que segure no alumínio. Existe a sugestão de ir até um funileiro/pintor de automóveis e pedir que ele pinte com tinta emborrachada ou tinta especial anti-corrosiva (o cloro é altamente corrosivo).

Capela: esta é a parte mais importante e vai depender do tamanho que você queira construir. O mais fácil seria conseguir uma caixa plástica com as seguintes dimensões (altura 60 cm; comprimento 78 cm; profundidade 33 cm). Nosso projeto particular e que funciona efetivamente tem (altura 75 cm; comprimento 90 cm; profundidade 33 cm). Veja que a folha de acrílico cobre por completo a frente e ainda sobrará material. No nosso caso fomos até uma casa que trabalha com fibra de vidro e mandamos moldar a caixa com essa dimensão, é mais fácil e barato. Claro que seria possível fazer toda a armação em plástico ou acrílico, depende de cada um. Serão necessários 12 parafusos relativamente grandes, com 2 arruelas cada um e uma porca, com a finalidade de fixar o acrílico frontal no corpo da capela.

Caixa de fluxo de ar: vá até o supermercado mais próximo, na seção de caixas plásticas e compre uma caixa plástica grande com tampa e com as medidasaproximadas de 32 x 24 x 12 centímetros.

Fluxo de ar: um ventilador de computador com alimentação de 110/220 Volts.

Filtro: ir até uma loja especializada em ar-condicionado e comprar um ou dois filtro para partículas finas (finíssimas). Corte 3 pedaços de 30 x 23 centímetros. Coloque todos os pedaços juntos como se fossem um sanduíche.

Mãos à obra.

Inicialmente, tampe todos os cantos internos e externos do corpo da capela com silicone, isto é para evitar que exista contato com o meio exterior.

Pegar a folha de acrílico e cortar com pelo menos 2 centímetro de folga, fazendo com que esta cubra toda a parte frontal da caixa que servirá como "corpo" da capela. Esta tampa será a última peça a ser fixada.

Com a parte restante do acrílico corte 2 pedaços de 25 x 25 centímetros que serão as portas de vedação e um pedaço de 30 x 30 centímetros que será a mesa de trabalho no interior da capela. Lembre-se de colocar a mesa de acrílico dentro da capela antes de colocar a parte frontal.

Na parte posterior da mesa, para (que terá contato com o fundo) devem ser colocados 2 parafusos de 4 centímetros capazes de deixar a mesa nivelada quando for feita a inclinação da capela. Esta inclinação é necessária para evitar que os acúmulos de cloro se depositem junto a parte frontal, pois isto fará com que o plano de trabalho fique "nadando".

No acrílico frontal faça dois furos (quadrados ou redondos de 22 x 22 centímetros, centralizados e afastados 40 centímetros um do outro.

Depois, coloque os pedaços de acrílico destinados às portas preso com 2 dobradiças cada.

Para melhor verificar o que fizemos até agora, vejamos o esquema abaixo.

awww.damianus.bmd.br_camara1.jpg
Capela à noite. O melhor horário para trabalhar é das 22:00 horas até as 02:00 horas (não há telefone, campainha, crianças, visitas, parentes, nada que possa incomodar).

awww.damianus.bmd.br_camara2.jpg
A figura acima mostra algumas das ferramentas a serem usadas no interior da capela bem como um frasco rígido que servira como "lixeira" e um outro frasco de plástico (ou de vidro) que deverá conter solução de de cloro 15% (solução desinfetante)

awww.damianus.bmd.br_camara3.jpg
Verificar que a inclinação na parte frontal da capela permite que as portas permaneçam abertas e travadas quando forem abertas. Devemos chamar a atenção no sentido de que as medidas da capela apresentada acima é um pouco menor e por isso os furos para colocação das mãos fica próximo das extremidades. O acrílico frontal deve ser fixado com os parafusos e calafetado com silicone em toda a sua volta.

awww.damianus.bmd.br_camara4.jpg
Esta é vista lateral da caixa do filtro. O ventilador esta dentro da caixa puxando ar de fora e jogando para dentro. Como detalhe estão os interruptores do ventilador e das luzes (podem ser colocados em qualquer local, desde que fique fácil de usar. Ver o detalhe importante que na tampa da caixa plástica dever ser feito um furo retangular de aproximadamente 24 X 18 centímetros e sobre este orifício colocar o sanduíche de filtros. Os filtros devem ser fixados na tampa (isto pode ser facilmente feito usando-se uma tela metálica de "viveiro" ou parafusos e plástico ou usando tela plástica). Não podemos esquecer de calafetar toda a tampa junto a caixa (onde ocorre o fechamento).

awww.damianus.bmd.br_camara5.jpg
Na parte posterior da caixa plástica (caixa de filtro) deve ser feito um orifício de 10 cm de diâmetro. Este orifício também deve ser feito na parede lateral da capela. Depois fixe a caixa plástica sobre a parede lateral da capela, calafetando todos os pontos externos onde ambas se encontram. Depois de seco, fixe o ventilador na caixa plástica e lembre-se de verificar que o ar esteja sendo "soprado" para dentro da capela.

awww.damianus.bmd.br_camara6.jpg
Coloque as três barras de alumínio de maneira a que as mesmas passem de um lado a outro do corpo da capela. Estas barras de alumínio serão a sua estante. (Obs: em lugar do alumínio prefiro usar acrílico ou barras de fibra de vidro, de vara de pescar dessas mais baratas. (obs do webmaster)).

awww.damianus.bmd.br_camara7.jpg
As portas, são maiores que os buracos para evitar a entrada de poeiras e outras partículas indesejadas.

Uma lâmpada comum acondicionada em um soquete simples. Para a sua instalação é necessário fazer dois furos na parte superior da capela. De preferência utilizar soquetes de porcelana. Depois de instalar os soquetes deverá ser feito um cuidadoso trabalho de calafetagem de todos os pontos, ou seja, deverão ser vedados todos os espaços existentes entre o soquete e a capela. A vedação/calafetação seve ser feita interna e externamente.

awww.damianus.bmd.br_camara9.jpg
Detalhe lateral mostrando o arremate das barras de alumínio. Devemos observar que poderá ser usada massa plástica no local o que evitaria ter de colocar porcas. A massa plástica deverá ser colocada por sobre o alumínio como se fosse uma cobertura.(pessoalmente prefiro usar o próprio acrílico para fazer a prateleira ou então barras de vara de pescar de fibra de vidro dessas mais baratinhas. (obs do webmaster)).

awww.damianus.bmd.br_camara10.jpg
Detalhe do ventilador utilizado em computadores. A potência é de 1/200 hp, com voltagem de 110/220 Volts.

awww.damianus.bmd.br_camara11.jpg
Observar que a parte do orifício da capela onde esta colocado o ventilador deve ser coberta por alumínio ou plástico. A finalidade desta cobertura é a de espalhar o ar no interior. Na verdade é uma grade de proteção e quebra-vento. Para ter uma idéia é só olhar em um aparelho de ar condicionado ou no micro-ondas de casa.

awww.damianus.bmd.br_camara12.jpg
Tenha sempre uma pequena garrafa de spray com cloro 15% (solução desinfetante), que será usada para lavar suas mãos (luvas) e objetos (ferramentas) sujos ou usados, depois que estiver trabalhando no interior da capela.

Quando colocar as mãos dentro da capela pulverize-as com solução de cloro 15% e espere por 6 minutos antes de começar a trabalhar.

Depois de tudo colocado e fixo no interior da capela, coloque o painel frontal e ...., vamos começar o processo para desinfetar o interior.

Serão necessários pelo menos 7 dias, lavando o interior com cloro para matar todos os micro-organismos e fungos, bem como conseguir uma assepsia total. Lembre-se que o material foi manuseado em vários lugares e por diversas pessoas além de ter ficado exposto a diversos agentes "caseiros" quando da montagem da capela. Ligue o ventilador pelo menos 3 vezes por dia durante esta semana e pulverize bastante água+cloro.

Devemos ter cuidado que os vapores de cloro pois serão muito fortes.

Depois de passados este 7 dia estamos prontos para o início.

Antes de começar a trabalhar, deixe o ventilador ligado pelo menos durante 15 minutos com as portas levemente abertas, permitindo a saída do ar. Depois pulverize todo o interior da capela com bastante solução desinfetante e deixe agir por 6 minutos. Pulverize BASTANTE solução, e faça com que ela escorra pelas laterais, pois a inclinação dada à capela fará com que todo o excesso de água+cloro se deposite no fundo, junto à parte posterior. Justamente para isso é que construímos a mesa de trabalho.

Quando terminar de trabalhar limpe todo o interior da capela com auxílio de um pano, recolhendo o excesso de água eventualmente acumulado e deixe o ventilador funcionando por 20 minutos, para secar por completo todo o interior. Depois, desligue o ventilador e feche as portas por completo.

Fonte: http://damianus.bmd.br/
 
:eek:wow!
:eek:wow!

Que engenhoca essa kra! Nunca vi nada igual, to curioso pra saber a efetividade da mesma.

Ótima contribuição!
 
Muito louco!! :) ...só podia ser coisa de louco! :roflmao:
 
Parece interessante! Boa iniciativa publicar isso!! Deixa ver se o iNgnorante aqui entendeu...

Seria quase como uma glovebox caseira, mas com fluxo laminar?

As lâmpadas só têm a função de iluminar ou o ar aquecido por elas também faz a diferença??

Uma lâmpada daquelas especiais para laboratório (acho que com UVA) não seria melhor???

O fato de ter portas abertas não aumento o risco de contaminação????

Agradeço muito se alguém mais experiente com esses equipamentos fizer uma análise técnica da funcionalidade do que foi sugerido.

Abraços cósmicos!
 
ElDorado e todos que elogiaram, os créditos não são meus, eu estava pesquisado algo que pudesse ajudar a livrar mais das contaminações e tava pesquisando sobre fluxo e achei esse tutorial, Minhas duvidas são praticamente as suas, então coloquei aqui para as pessoas mais desenroladas ajudarem, pois ja tenho uma glover caseira e para transformar em uma engenhoca dessas é rapidinho, gostaria de saber a opnião de todos, As vantagens e desvantagens. valeu!!!
 
Jonny Quest, Parabéns pela dedicação! :)

Considerando que a "Capela de Fluxo Laminar" pode te levar a outros universos, poderia ser considerada uma nave espacial ou algo do tipo!:D

Sucesso!
 
Show, hein, Mario!

Exatamente como você usa ele? Encaixado, parte fora, parte dentro, ou totalmente dentro da tua GB?

Manda umas fotos ae! :)

Tem refil do filtro? O produto parece ser excelente, mas é meio salgado ainda... Mas valeu pela dica!
 
Fala Companheiro ElDorado Blz??

Vou tirar as fotos e abrir um topico amanhã de manhã (ou ate um diário de cultivo) por que agora a noite não ira sair muito legal por que a câmera é a celular.

Iniciei um cultvo de Thai Na Muang usando esta capela de fluxo laminar vamos ver no que acontece.

Show, hein, Mario!

Exatamente como você usa ele? Encaixado, parte fora, parte dentro, ou totalmente dentro da tua GB?

Manda umas fotos ae! :)

Tem refil do filtro? O produto parece ser excelente, mas é meio salgado ainda... Mas valeu pela dica!

Existem todos os assessórios para a manutenção a venda.

Eu fiz um corte com um ferro quente na caixa plástica que encaixa exatamente a saída de ar ja purificado.

realmente é salgado mas caso seja provado a eficácia do produto pode ate valer a pena

Irei adiantar umas Fotos agora esperem:coffee: um momento!

Ai esta Tchurma!!:laugh:
04062011003.jpg04062011004.jpg04062011003.jpg04062011004.jpg04062011005.jpg04062011006.jpg 04062011007.jpg04062011008.jpg04062011009.jpg04062011010.jpg04062011011.jpg04062011012.jpg

Demorei a postar por que a minha net é via esgoto
 
Última edição por um moderador:
Pois é, acho que se realmente funciona, embora saia da proposta para bolsos leves, vale a pena, o aparelho se paga com o benefício obtido! :cool:
 
Só não entendi Por onde sai o ar Mario.
Creio que para bolsos leves a melhor opção e fazer a caseira, com ventilador, filtros a luz pode comprar depois. ventilador e barato, poode usar dois daqueles de Fonte de Computador. Os filtros também e fácil de conseguir. creio também que a evolução da Glover para Capela de Fluxo laminar era eliminar as luvas para ficar mais fácil a manipulação, e sem os limites que impossibilitam alguns movimentos das mãos e braços. vou postar algumas Fotos para vocês entenderem melhor.
Alguém tiver afim de melhorar o Projeto e Novas soluções caseiras e acessíveis, vamos começar então!
ufpa_capela_fluxo_laminar.jpg967204577_e576906638.jpg968073116_e164fef9cb.jpg4575990282_58dfcb65b4.jpg5218661777_fccabba7d7.jpg5604505912_01bb284ed0.jpgamostra3.jpghupaa.34.jpglabo ecologia.jpglabor_pato.JPGlabs-(4).jpg
 
Só não entendi Por onde sai o ar Mario.
Creio que para bolsos leves a melhor opção e fazer a caseira, com ventilador, filtros a luz pode comprar depois. ventilador e barato, poode usar dois daqueles de Fonte de Computador. Os filtros também e fácil de conseguir. creio também que a evolução da Glover para Capela de Fluxo laminar era eliminar as luvas para ficar mais fácil a manipulação, e sem os limites que impossibilitam alguns movimentos das mãos e braços. vou postar algumas Fotos para vocês entenderem melhor.
Alguém tiver afim de melhorar o Projeto e Novas soluções caseiras e acessíveis, vamos começar então!
Sem duvidas para quem não quer investir o mínimo dinheiro o mais viável é trabalhar em frente ao forno.

Nenhuma CFL é hermética vedada.

Eu ja sabia que não era preciso das luvas fixas, mas o meu intuito foi diminuir as saídas de ar para o fluxo da saida do ar se tornar mais forte é outra eu reaproveitei a minha antiga glove... mas para eliminar as luvas teria que vedar a tampa da caixa plastica e o buraco quem entra o purificador de ar. Para aperfeiçoar o projeto teria que usar um ambiente(caixa acrilica) fechado no qual tenha uma porta que abra e feixe vedada.

Os movimentos so ficam impossibilitados dependendo da confecção da glove no caso é so utilizar um cano PVC para prender as luvas com diâmetro maior.

Vou te contar uma coisa: não é de hoje que venho pesquisando sobre capelas de Fluxo laminar conheço-as muito bem mas obrigado,

e que prossiga o debate:).
 
Demorei a postar por que a minha net é via esgoto

Muito bom essa GB Mario! Ja testou ela muitas vezes? Estou curioso pra saber a efetividade dela tambem.

Mas como é o lance? Ele joga ar limpo dentro? Porque no conceito de muitas capelas de fluxo laminar com filtros HEPA existe uma circulação de ar purificado. Algumas capelas profissionais de laboratorio tem inclusive 2 extratores, 1 pra jogar ar pra dentro e outro pra fora. Mas no caso de usar esse mini-filtro ai como seria? O ar limpo que é jogado dentro sairia por onde?

Valeu
 
Mario, um pouca mais de Humildade! não to questionando se você trabalha ou conhece a tempos isso, e como falei la encima não quero crédito por nada, pois o projeto não e meu , apenas compartilhei! é não e para quem não que investir, e sim para quem não tem condições de investir, pois acredito que se tiverssimos condições todo mundo ia comprar um equipamento profissional top de linha. E sobre a Glover, a minha é com cano de PVC, o maior que achei para fixa as luvas(luvas iguais as suas) e mesmo assim e horrivel usar, as luvas são grossas pois não consegui achar luvas longas que sejão finas ,a Glover Toda Feita de Madeira Formicada branca e lisa e Duas partes de Vidro, muito díficil trabalhar com ela, por experiência própria, não vou falar uma coisa sem saber, além do mais tenho usado ela por 3 anos e só aperfeiçoando cada Vez mais.
Seu Projeto está ótimo, Muito bom mesmo, Parabéns. ali eu apenas estava fazendo uma pergunta e não questionando Você, Muito Pelo contrario, queria opinião apenas para saber mais e projetar a minha quando perguntei por onde o ar estava saindo na Sua. minha intensão e apenas colaborar, e não contar vantagem !Boa sorte!

Link Original do Projeto
 
Jonny, valeu mesmo pela contribuição essencial!!

Mario, realmente, por onde é a saída, pra não estourar a caixa? Se a pessoa tiver grana sobrando, de repente vale comprar logo dois e deixar um entrando e outro saindo.

Ainda acho que no projeto que o Jonny trouxe, cabe bem uma lâmpada UVA pra ajudar na eliminação de microorganismos.

Adoro esse CM! Essa pegada FVM, essas invenções malucas.... aaaaaahhh, como me sinto em casa com isso!
 
Eu
Mario, realmente, por onde é a saída, pra não estourar a caixa? Se a pessoa tiver grana sobrando, de repente vale comprar logo dois e deixar um entrando e outro saindo.

Ainda acho que no projeto que o Jonny trouxe, cabe bem uma lâmpada UVA pra ajudar na eliminação de microorganismos.

ElDorado, acho que a Idéia de Deixar Um exaustando não e Muito Boa, Pois esse exaustor pode Puxar o Ar de Outras cavidades ou falhas não viziveis, ou brechas, Acho que seria melhor colocar dois Ventilando com Filtros duplos e uma saida de Ar. (eu acho)
 
Faz sentido, Jonny! Muito sentido! Afinal, difícil numa caixa caseira a gente conseguir 100% de vedação.
 
Back
Top