Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Capela de Fluxo Laminar para Mentes Simples.

Jonny Quest

Cogumelo maduro
Cadastrado
06/05/2008
141
71
42
Construindo uma Capela de Fluxo Laminar (projeto caseiro)

Para iniciar o projeto de construção da capela de fluxo laminar (LFH - Laminar Flood Hood) devemos inicialmente separar todo o material, para que não surjam imprevistos.

Material necessário:

Iluminação: serão necessárias duas lâmpadas de 60W (não mais pois vai esquentar), ou duas lâmpadas econômicas de 20 a 25 ou ainda uma lâmpada fluorescente que deverá ser dimensionada com o corpo da capela (20W aproximadamente). Claro que esta iluminação inclui fios, soquetes, interruptores, fita isolante e massa plástica para vedação dos soquetes.

Painel frontal: adquirir uma folha de acrílico transparente (1,00 m x 1,30 m) ou o tamanho vendível mais próximo disto. O que não for usado no painel, será utilizado para outros detalhes como a mesa e as portas.

Vedação: adquirir 4 tubos de silicone transparente.

Estante: conseguir 3 pedaços de barra de alumínio de 12 mm de diâmetro (alumínio de antena de televisão) e com 1 metro cada e encapar com tubo termo retrátil para evitar a corrosão pelo cloro. Este encapamento pode ser feito com qualquer material que segure no alumínio. Existe a sugestão de ir até um funileiro/pintor de automóveis e pedir que ele pinte com tinta emborrachada ou tinta especial anti-corrosiva (o cloro é altamente corrosivo).

Capela: esta é a parte mais importante e vai depender do tamanho que você queira construir. O mais fácil seria conseguir uma caixa plástica com as seguintes dimensões (altura 60 cm; comprimento 78 cm; profundidade 33 cm). Nosso projeto particular e que funciona efetivamente tem (altura 75 cm; comprimento 90 cm; profundidade 33 cm). Veja que a folha de acrílico cobre por completo a frente e ainda sobrará material. No nosso caso fomos até uma casa que trabalha com fibra de vidro e mandamos moldar a caixa com essa dimensão, é mais fácil e barato. Claro que seria possível fazer toda a armação em plástico ou acrílico, depende de cada um. Serão necessários 12 parafusos relativamente grandes, com 2 arruelas cada um e uma porca, com a finalidade de fixar o acrílico frontal no corpo da capela.

Caixa de fluxo de ar: vá até o supermercado mais próximo, na seção de caixas plásticas e compre uma caixa plástica grande com tampa e com as medidasaproximadas de 32 x 24 x 12 centímetros.

Fluxo de ar: um ventilador de computador com alimentação de 110/220 Volts.

Filtro: ir até uma loja especializada em ar-condicionado e comprar um ou dois filtro para partículas finas (finíssimas). Corte 3 pedaços de 30 x 23 centímetros. Coloque todos os pedaços juntos como se fossem um sanduíche.

Mãos à obra.

Inicialmente, tampe todos os cantos internos e externos do corpo da capela com silicone, isto é para evitar que exista contato com o meio exterior.

Pegar a folha de acrílico e cortar com pelo menos 2 centímetro de folga, fazendo com que esta cubra toda a parte frontal da caixa que servirá como "corpo" da capela. Esta tampa será a última peça a ser fixada.

Com a parte restante do acrílico corte 2 pedaços de 25 x 25 centímetros que serão as portas de vedação e um pedaço de 30 x 30 centímetros que será a mesa de trabalho no interior da capela. Lembre-se de colocar a mesa de acrílico dentro da capela antes de colocar a parte frontal.

Na parte posterior da mesa, para (que terá contato com o fundo) devem ser colocados 2 parafusos de 4 centímetros capazes de deixar a mesa nivelada quando for feita a inclinação da capela. Esta inclinação é necessária para evitar que os acúmulos de cloro se depositem junto a parte frontal, pois isto fará com que o plano de trabalho fique "nadando".

No acrílico frontal faça dois furos (quadrados ou redondos de 22 x 22 centímetros, centralizados e afastados 40 centímetros um do outro.

Depois, coloque os pedaços de acrílico destinados às portas preso com 2 dobradiças cada.

Para melhor verificar o que fizemos até agora, vejamos o esquema abaixo.

awww.damianus.bmd.br_camara1.jpg
Capela à noite. O melhor horário para trabalhar é das 22:00 horas até as 02:00 horas (não há telefone, campainha, crianças, visitas, parentes, nada que possa incomodar).

awww.damianus.bmd.br_camara2.jpg
A figura acima mostra algumas das ferramentas a serem usadas no interior da capela bem como um frasco rígido que servira como "lixeira" e um outro frasco de plástico (ou de vidro) que deverá conter solução de de cloro 15% (solução desinfetante)

awww.damianus.bmd.br_camara3.jpg
Verificar que a inclinação na parte frontal da capela permite que as portas permaneçam abertas e travadas quando forem abertas. Devemos chamar a atenção no sentido de que as medidas da capela apresentada acima é um pouco menor e por isso os furos para colocação das mãos fica próximo das extremidades. O acrílico frontal deve ser fixado com os parafusos e calafetado com silicone em toda a sua volta.

awww.damianus.bmd.br_camara4.jpg
Esta é vista lateral da caixa do filtro. O ventilador esta dentro da caixa puxando ar de fora e jogando para dentro. Como detalhe estão os interruptores do ventilador e das luzes (podem ser colocados em qualquer local, desde que fique fácil de usar. Ver o detalhe importante que na tampa da caixa plástica dever ser feito um furo retangular de aproximadamente 24 X 18 centímetros e sobre este orifício colocar o sanduíche de filtros. Os filtros devem ser fixados na tampa (isto pode ser facilmente feito usando-se uma tela metálica de "viveiro" ou parafusos e plástico ou usando tela plástica). Não podemos esquecer de calafetar toda a tampa junto a caixa (onde ocorre o fechamento).

awww.damianus.bmd.br_camara5.jpg
Na parte posterior da caixa plástica (caixa de filtro) deve ser feito um orifício de 10 cm de diâmetro. Este orifício também deve ser feito na parede lateral da capela. Depois fixe a caixa plástica sobre a parede lateral da capela, calafetando todos os pontos externos onde ambas se encontram. Depois de seco, fixe o ventilador na caixa plástica e lembre-se de verificar que o ar esteja sendo "soprado" para dentro da capela.

awww.damianus.bmd.br_camara6.jpg
Coloque as três barras de alumínio de maneira a que as mesmas passem de um lado a outro do corpo da capela. Estas barras de alumínio serão a sua estante. (Obs: em lugar do alumínio prefiro usar acrílico ou barras de fibra de vidro, de vara de pescar dessas mais baratas. (obs do webmaster)).

awww.damianus.bmd.br_camara7.jpg
As portas, são maiores que os buracos para evitar a entrada de poeiras e outras partículas indesejadas.

Uma lâmpada comum acondicionada em um soquete simples. Para a sua instalação é necessário fazer dois furos na parte superior da capela. De preferência utilizar soquetes de porcelana. Depois de instalar os soquetes deverá ser feito um cuidadoso trabalho de calafetagem de todos os pontos, ou seja, deverão ser vedados todos os espaços existentes entre o soquete e a capela. A vedação/calafetação seve ser feita interna e externamente.

awww.damianus.bmd.br_camara9.jpg
Detalhe lateral mostrando o arremate das barras de alumínio. Devemos observar que poderá ser usada massa plástica no local o que evitaria ter de colocar porcas. A massa plástica deverá ser colocada por sobre o alumínio como se fosse uma cobertura.(pessoalmente prefiro usar o próprio acrílico para fazer a prateleira ou então barras de vara de pescar de fibra de vidro dessas mais baratinhas. (obs do webmaster)).

awww.damianus.bmd.br_camara10.jpg
Detalhe do ventilador utilizado em computadores. A potência é de 1/200 hp, com voltagem de 110/220 Volts.

awww.damianus.bmd.br_camara11.jpg
Observar que a parte do orifício da capela onde esta colocado o ventilador deve ser coberta por alumínio ou plástico. A finalidade desta cobertura é a de espalhar o ar no interior. Na verdade é uma grade de proteção e quebra-vento. Para ter uma idéia é só olhar em um aparelho de ar condicionado ou no micro-ondas de casa.

awww.damianus.bmd.br_camara12.jpg
Tenha sempre uma pequena garrafa de spray com cloro 15% (solução desinfetante), que será usada para lavar suas mãos (luvas) e objetos (ferramentas) sujos ou usados, depois que estiver trabalhando no interior da capela.

Quando colocar as mãos dentro da capela pulverize-as com solução de cloro 15% e espere por 6 minutos antes de começar a trabalhar.

Depois de tudo colocado e fixo no interior da capela, coloque o painel frontal e ...., vamos começar o processo para desinfetar o interior.

Serão necessários pelo menos 7 dias, lavando o interior com cloro para matar todos os micro-organismos e fungos, bem como conseguir uma assepsia total. Lembre-se que o material foi manuseado em vários lugares e por diversas pessoas além de ter ficado exposto a diversos agentes "caseiros" quando da montagem da capela. Ligue o ventilador pelo menos 3 vezes por dia durante esta semana e pulverize bastante água+cloro.

Devemos ter cuidado que os vapores de cloro pois serão muito fortes.

Depois de passados este 7 dia estamos prontos para o início.

Antes de começar a trabalhar, deixe o ventilador ligado pelo menos durante 15 minutos com as portas levemente abertas, permitindo a saída do ar. Depois pulverize todo o interior da capela com bastante solução desinfetante e deixe agir por 6 minutos. Pulverize BASTANTE solução, e faça com que ela escorra pelas laterais, pois a inclinação dada à capela fará com que todo o excesso de água+cloro se deposite no fundo, junto à parte posterior. Justamente para isso é que construímos a mesa de trabalho.

Quando terminar de trabalhar limpe todo o interior da capela com auxílio de um pano, recolhendo o excesso de água eventualmente acumulado e deixe o ventilador funcionando por 20 minutos, para secar por completo todo o interior. Depois, desligue o ventilador e feche as portas por completo.

Fonte: http://damianus.bmd.br/
 
Mario, Cara Humildade passou foi longe em?
mas obrigado,

e que prossiga o debate:).
Só não entendi Por onde sai o ar Mario.
creio também que a evoluCreio ção da Glover para Capela de Fluxo laminar era eliminar as luvas para ficar mais fácil a manipulação, e sem os limites que impossibilitam alguns movimentos das mãos e braços.
Eu ja sabia que não era preciso das luvas fixas, mas o meu intuito foi diminuir as saídas de ar para o fluxo da saida do ar se tornar mais forte é outra eu reaproveitei a minha antiga glove... mas para eliminar as luvas teria que vedar a tampa da caixa plastica e o buraco quem entra o purificador de ar. Para aperfeiçoar o projeto teria que usar um ambiente(caixa acrilica) fechado no qual tenha uma porta que abra e feixe vedada.

Os movimentos so ficam impossibilitados dependendo da confecção da glove no caso é so utilizar um cano PVC para prender as luvas com diâmetro maior.

Vou te contar uma coisa: não é de hoje que venho pesquisando sobre capelas de Fluxo laminar conheço-as muito bem mas obrigado,
e que prossiga o debate:).

Mario, Cara Humildade passou foi longe em? não to querendo saber se você trabalha ou conhece a tempos isso, e como falei la encima não quero credito por nada, pois o projeto não e meu , apenas compartilhei!
Seu Projeto esta otimo , Parabéns. ali eu apenas estava fazendo uma pergunta e não questionando Você, Muito Pelo contrario, queria opinião apenas para saber mais e projetar a minha, colabora não contar vantagem !Boa sorte!
Se expressei-me mal Desculpe-me, a minha intenção não era ofender mas tambem não precisa criar tempestade no copo de agua. Obrigado pela força.
Ja testou ela muitas vezes?
Mas como é o lance? Ele joga ar limpo dentro? Porque no conceito de muitas capelas de fluxo laminar com filtros HEPA existe uma circulação de ar purificado. Algumas capelas profissionais de laboratorio tem inclusive 2 extratores, 1 pra jogar ar pra dentro e outro pra fora. Mas no caso de usar esse mini-filtro ai como seria? O ar limpo que é jogado dentro sairia por onde?

Valeu
Valeu pela força.
Ainda não executei um teste valido pois o carimbo que estava usando não era confiável porem houve um teste em que abri dois potes de substrato de arroz com casca cozido com um selo de Pó de coco e passou-se varios dias e não contaminou ate agora. Em breve postarei os resultados.
Irei explicar o sistema ainda em testes:

Usei uma caixa que não é vedada pois a tampa não veda. coloquei a saida do purificador encostada na caixa plástica marquei com um lápis e cortei com um ferro quente a caixa plastica duma forma que entra-se justo a saida do purificador.

Sistema do purificador: O ar que provem de fora é sugado por um cooler pressionado a passar em filtro HEPA que em seguida passa por uma camara com Luz UV-C que fica entre dois foto-catalizadores em seguida passa por um filtro de carvão ativo que logo em seguida o ar é jogado para dentro da Caixa plástica ja purificado atravez de outro coller.

O ar sai pela tampa que não veda, quando ponho a mão perto percebo um fluxo continuo de ar saindo.

é não e para quem não que investir, e sim para quem não tem condições de investir, pois acredito que se tiverssimos condições todo mundo ia comprar um equipamento profissional top de linha. E sobre a Glover, a minha é com cano de PVC, o maior que achei para fixa as luvas(luvas iguais as suas) e mesmo assim e horrivel usar, as luvas são grossas pois não consegui achar luvas longas que sejão finas ,a Glover Toda Feita de Madeira Formicada branca e lisa e Duas partes de Vidro, muito díficil trabalhar com ela, por experiência própria, não vou falar uma coisa sem saber, além do mais tenho usado ela por 3 anos e só aperfeiçoando cada Vez mais.
Seu Projeto está ótimo, Muito bom mesmo, Parabéns. ali eu apenas estava fazendo uma pergunta e não questionando Você, Muito Pelo contrario, queria opinião apenas para saber mais e projetar a minha quando perguntei por onde o ar estava saindo na Sua. minha intensão e apenas colaborar, e não contar vantagem !Boa sorte!

Link Original do Projeto

Jonn não é nada barato Filtro HEPA e a luz UV-C somente estes ai ja é quase o preço do purificador.

Você ja tentou usar aquelas Luvas pretas de Borracha deve vender em lojas de materiais para eletricistas ou de Construção??? A boca delas são bem Largas.


Vou te dar uma sugestão de com fazer um purificador de ar caso você não queira investir dinheiro pesado.

Você ira precisar de:

2 coller, um cano pvc de duas polegadas ou um cano que adapte-se ao cooler usado ou vice e versa. 4 mascaras N95, Lampada UV-C germicida.

Instale a lâmpada dentro do cano, faça os filtros com duas camadas nas duas bocas do cano usando as mascaras N95 respeitando o sentio do ar. instale o cooler forçando o ar a passar pelo filtro para dentro do cano.

O outro cooler fica a seu criterio onde usa-lo pode ser como saida do ar purificado ou como o projeto que você citou

É so uma sugestão caso alguem tenha algo para melhorar prossiga com o debate.
 
Mario, Boa Ideia la do Filtro e Das Mascaras, Boa mesmo! mais Minha Duvida maior e a parte de baixo, a saida de ar, entende? não sei se deixo aberta tipo as Profissionais, com o ar saindo, To ainda em Duvidas sobre esses procedimentos.

A Foi mal ai cara. desculpa!

UV-C e uma lampada germicida que elimina ate virus.
O Modelo Ions Plus Pró reduz a poluição de ar causada por poeira, germes, bactérias,
gases prejudiciais, fumaça, odores e emissões de veículos.
Características detalhadas
1. Filtro HEPA:
Captura partículas tão pequenas quanto 0,3 mícrons
(alergênios, pólen, poeira, fumaça, caspa de animais domésticos, etc.)

2. Luz UV e filtro fotocatalisador:
- Decompõe fumaças de cigarro e VOC's (Compostos Orgânicos Voláteis),
isto é, formaldeído, amônia.
- Mata germes, vírus e bactérias.
- Destrói esporos de mofo e fungos.
- Elimina o odor de fumaça e outros odores desagradáveis.
3. Filtro de carvão ativado:
Absorve fumaça e odores.
4. Íons negativos:
São adicionados ao ar, após a filtração, para ajudar a purificar e
“revitalizar” o ambiente.

Link Do texto : AQUI
 
Última edição por um moderador:
Mario, Boa Ideia la do Filtro e Das Mascaras, Boa mesmo! mais Minha Duvida maior e a parte de baixo, a saida de ar, entende? não sei se deixo aberta tipo as Profissionais, com o ar saindo, To ainda em Duvidas sobre esses procedimentos.

Por regra quanto mais lento for o fluxo de ar gerado pelo filtro mais puro será o ar. quanto mais lento o ar passar pela lampâda mais eficiente será a assepsia. então talvez seria interessante usar dois filtro com um fluxo de ar lento.

A saida de ar que nem o projeto que você postou e excelente por que o fluxo de ar sai por onde entra as mão formando um fluxo de ar que não deixa que possíveis contaminações que possa estar nas mãos saia direto pra fora ou seja trabalha contra o vento.:)
 
Antes de alguém investir uma verba nesse equipamento ai seria bom sabem se realmente ele adequá-se as nossas necessidades então como ja possuo um irei comprovar a suposta eficiência.

Se não houve nenhuma falha minha o resultado sai daqui a mais ou menos 5 dias.
 
Existe uma Tek parecida aqui no forum que chama-se EdredonBox.

asuehasue pod crer eu já vi tb mas ele tentou fazer uma glove mesmo se me recordo
mas se um saco for grande e maleável fiquei imaginando se talvez fosse possível manipular o que tem dentro sem precisar de furos para as mãos
de maneira mais simples e com risco reduzido
 
asuehasue pod crer eu já vi tb mas ele tentou fazer uma glove mesmo se me recordo
mas se um saco for grande e maleável fiquei imaginando se talvez fosse possível manipular o que tem dentro sem precisar de furos para as mãos
de maneira mais simples e com risco reduzido
Sim é possível, mas creio que o uso seja limitado. prove-me o contrario!!!

Para a assepsia da Minha GloveBox de Fluxo Laminar eu uma Bomba de Foliar por que por aqui não encontra-se Lysol a venda,,, pode ser que ajude você mas e essencial utilizar uma mascara para filtrar gases tóxicos suspensos no ar.

05062011013.jpg
 
Só se não está à venda na sua cidade, porque Lysol é comercializado no Brasil.
 
Só se não está à venda na sua cidade, porque Lysol é comercializado no Brasil.

Realmente não esta a venda aqui na minha cidade... creio que se eu dirigir-me a algum super-mercado e fizer o pedido ele encomendam.

Essa bomba ai é muito eficiente ajudou-me em alguns cultivos juntamente com um desinfetante venenoso que mata ate Elefante... este desinfetante no rotulo informa que elimina 99,9% dos fungos e baterias... sem contar que quando aparece uma barata por aqui eu ponho uma gota deste poderoso veneno nelas e num passa nem 5 segundos para ela morrer:eek:.

Imagine so o estrago nos seres humanos??:sick:

As pessoas como auxiliares de casas (domesticas) trabalhão sem nenhuma luva totalmente inadequado porque as mãos e pés tirando as mucosas são uma das superfícies da pele que mais tem poder de absorção ou seja absorve e cai direto no sangue.
 
To pensando em transformar minha Glover em uma capela dessas, tenho Dois ventiladores desse modelo LINK:
http://loja.multcomercial.com.br/ec...or-120x120x38mm-RT-120-Bivolt-Rolamento-53102
Vou colocar os Dois ventiladores nas entradas das luvas onde tem o cano PVC. usar as 4 mascaras N95, que o Mário deu o Toque. os dois ventiladores Forçando a saida do Ar pela parte Inferior. alguém acha que pode da certo?
 
Parece que o CFM deles é meio alto. Tenta só com um. Onde se consegue essas máscaras? Tem filtro HEPA refil para aspirador de pó. Vou tentar com um deles também, mas só daqui um tempo. Depois postarei resultados.

Estamos ansiosos para saber os resultados do Mario e do Jonny! :eba:
 
To pensando em transformar minha Glover em uma capela dessas, tenho Dois ventiladores desse modelo LINK:
http://loja.multcomercial.com.br/ec...or-120x120x38mm-RT-120-Bivolt-Rolamento-53102
Vou colocar os Dois ventiladores nas entradas das luvas onde tem o cano PVC. usar as 4 mascaras N95, que o Mário deu o Toque. os dois ventiladores Forçando a saida do Ar pela parte Inferior. alguém acha que pode da certo?

Boa jonny, experimentos sempre acrescenta ao nosso conhecimento... as mascaras ficariam por dentro da glovebox respeitando o sentido do vento.... os ventiladores ficariam na parte de fora empurrando o ar para dentro da glovebox.... como você não tem a lampada UV-C seria bom encher o cano entre as mascaras e o ventilador com perlon (acrilon, lã acrilica) ajuda bastante a filtrar...

Você vai usar a saida de ar como as entradas das mãos?? (que nem o projeto que vc postou)

Caso funcione sera a opção custo beneficio mais viável...

Agora para saber se realmente funciona somente experimentando... va em frente!!!

Outra alternativa eficiente e Barata para substituir estes ventiladores que o jonny citou seria usar um oxigenador de aquario que pode ser com quantas saidas de ar o cara desejar...

Edit: Caso a volume de ar da ventoinha ou do compressor seja muito pode-se usar mais mascaras N95 e um cano mais longo recheado de perlon.
 
essa era minha antiga Glover, já rasguei as Luvas, ficou apenas um resto da luva. então ela possui dois Furos de um Lado e mais um do outro. onde tem os dois buracos colocar os ventiladores(com filtros e perlom) Já que os dois ventiladores são potente.acho que eles são o dobro do tamanho daqueles ventiladores de Fonte de PC. o vidro que era a tampa vou cortar uma parte para passar as mãos, onde vai ser a saida de ar também.
05062011477.jpg05062011478.jpg05062011479.jpg05062011480.jpg05062011481.jpg05062011482.jpg05062011483.jpg05062011484.jpg05062011485.jpg05062011486.jpg05062011487.jpg05062011488.jpg05062011489.jpg05062011490.jpg05062011491.jpg05062011492.jpg05062011493.jpg05062011494.jpg05062011495.jpg05062011496.jpg
 
Jonny você tem um carimbo novo confiável que não tenha sido aberto para efetuar um teste valido??

Tchurma estive pesquisando a respeito de filtro eficientes... e me apareceu uma nova ideia que deve ser sucesso total...

Citarei so um exemplo vejam so o filtro desta mascara ai:

http://portuguese.alibaba.com/product-free/gas-mask-ndxm1123--10520934.html

Mas para nossas necessidades teria que ser um filtro para ambientes contaminados com vírus, bactérias, fungos perigosos... esses filtros existem mas carece de mais pesquisas para achar o modelo adequado.

Mas dependendo do preço destes filtros talvez seja melhor comprar o tradicional filtro HEPA.

Onde se consegue essas máscaras?

Em lojas que vendem materiais hospitalares e acessórios para medicos.
 
Tenho sim Carimbo novo e bem Lacrado. Sobre esse Filtro das mascaras deve ser um pouco salgado, mais e uma boa idéia, Boa mesmo! A mãe de um amigo meu trabalha em um laboratório, no setor de Bacteriologia. Vou ver se consigo umas Mascaras Com ela!
Quanto ao projeto, não sei ainda se vou usar os Dois Ventiladores, Pois imagino que quanto mais Forte o Fluxo de Ar Unidireciona mais Difícil entrar contaminantes pela saida do ar. vou tentar fazer com o Filtro das mascaras e ver se consigo perlom. O que Vocês acha, Coloco um Filtro antes e outro depois né?

A tive pensado quando for fazer uma seringa, Ao raspar o carimbo o Vento dentro pode espalhar os esporos.
 
Quanto ao projeto, não sei ainda se vou usar os Dois Ventiladores, Pois imagino que quanto mais Forte o Fluxo de Ar Unidireciona mais Difícil entrar contaminantes pela saida do ar. vou tentar fazer com o Filtro das mascaras e ver se consigo perlom. O que Vocês acha, Coloco um Filtro antes e outro depois né?

A tive pensado quando for fazer uma seringa, Ao raspar o carimbo o Vento dentro pode espalhar os esporos.
Pode colocar um filtro antes e depois mas você tem que arrumar uma forma de prender a Ventoinha...

Perlon pode ser encontrado lojas de aquarismo parece também que é usado para fazer edredon.

Veio-me a mente agora outra forma de melhorar a eficácia do Projeto: você pode ate tentar melhorar, mas a minha ideia é mais ou menos assim: Eu pensei algo com uma garrafa pet(pode ser outra coisa como um cano com diâmetro maior) corta o fundo dela e enche dentro de perlon e depois prende ela cobrindo a ventoinha pra reforçar ainda mais a filtragem do ar e na boca da garrafa põe uma mascara N95(o problema e que como a boca da garrafa é pequeno pode mata a ventoinha).

E bom esterilizar todo o material: ventoinha, perlon, cano, garrafa e ect... menos as mascaras N95.

Esses projeto ja evoluiu muito... não estou contando vitoria ainda mas caso comprovado a eficácia sera uma revolução.

Quando chegarmos a um consenso final do projeto a gente posta la no sub-forum: contribuições a Biblioteca.

Boa sorte Jonny!!!

Edit:
A tive pensado quando for fazer uma seringa, Ao raspar o carimbo o Vento dentro pode espalhar os esporos.
Foi mal esqueci de responder, atrapalha não so é você colocar o papel alumínio do carimbo com as costas virada para o filtro barrando o fluxo do vento fazendo cair os esporos dentro do pote.

So não esquece de passar um papel encharcado de alcool por fora do carimbo e dentro ao redor da impressão.
 
Resultado dos Testes da GloveBox de Fluxo Laminar do TioMario

Infestado pelo Psilocybe cubensis

Idade do carimbo: 3 meses desde a confecção ate a confecção da seringa.
carimbo: Thai Na Muang viável e confiável
data de confecção da seringa: 01/06/2011
data de inoculação do substrato: 02/06/2011

Apos a esterilização os 4 Bolos PF foram lacrados em ambiente externo com assepsia
O processo de confecção da seringa e a inoculação foram efetuados dentro da GloveBox de Fluxo Laminar.
A agua foi fervida por 15 minutos e sugada ainda fervendo com a seringa (esperei esfriar).
Usei pote para exames por ter a vantagem de logo após adicionar agua e raspar o print poder fecha-lo e agitar para desfazer aglomerados de esporos.
Apos confecção da seringa a mesma foi limpa com alcool, embalada em papel alumínio esterilizado e logo em seguida embalado em filme PVC.

Apos inoculação os furos foram cobertos com fita isolante ainda dentro da GB de FL logo em seguida removidos ao ambiente externo e lacrados com um Tampão de Papel alumínio duplo previamente limpos com desinfetante puro e depois com alcool.

Segue em anexo os resultados:
07062011016.jpg 07062011017.jpg 07062011020.jpg 07062011021.jpg 07062011022.jpg
07062011027.jpg 07062011028.jpg 07062011031.jpg

Aparentemente nenhuma contaminação nos 4 bolos PF mas contarei vitória somente após 100% colonizado.

Gostaria de agradecer a todos que acompanharam e participaram.

Obrigado CM por ceder o espaço.

Grato:eba:
 
Back
Top