Mestre Zen explica a morte e a força da vida a uma criança
Explicar a morte para crianças é um tarefa muito complicada e mesmo com todo o conhecimento e opiniões de poetas, filósofos e educadores esse difícil aconselhamento não é muito facilitado, afinal temos também nossos conceitos e preconceitos sobre o mistério da morte.
O mestre Zen Seung Sahn Soen-sa (1 – Agosto – 1927–30 – Novembro – 2004) em seu livro
Dropping Ashes on the Buddha: The Teachings of Zen Master Seung Sahn (
public library) conta em um capítulo a história de uma conversa com Gita, uma menina de sete anos, irmã de um dos estudantes do Centro Zen de Cambridge. A conversa é sobre a morte de um gato chamado Katz que morreu após longo tempo doente. Mesmo após o funeral a menina ainda tinha problemas com a morte do animal.
Um dia após a prática ela procurou o mestre para obter uma explicação. Essa foi a conversa:
“O que aconteceu com Katzie? Para onde ele foi?”
Soen-sa disse, “De onde você veio?”
“Da barriga da minha mãe.”
“E de onde sua mãe veio?” Gita ficou em silêncio.
Soen-sa disse, “Tudo no mundo vem da mesma coisa. É como uma fábrica de biscoitos. Diferentes tipos de biscoitos são feitos — leões, tigres, elefantes, casas, pessoas. Todos eles tem nomes e formas diferentes, mas todos são feitos da mesma massa e tem o mesmo sabor. Então todas as coisas que você vê – um gato, uma pessoas, uma árvore, o sol, esse chão – todas essas coisas são na verdade a mesma coisa.”
“O que são eles?” (Nesse momento Soen-sa aborda o problema de olho na tendência que temos de confundir o nome das coisas com as coisas em si e para isso ele apresenta à menina a força da vida usando a metáfora da massa do biscoito)
“As pessoas dão os mais variados nomes para eles. Quando você está pensando todas as coisas tem nomes e formas diferentes. Mas quando você não está pensando todas as coisas são o mesmo. Não existem palavras para eles. As pessoas criam as palavras. Um gato não diz “Eu sou um gato”. As pessoas dizem “Isso é um gato”. O Sol não diz “Meu nome é Sol.” As pessoas dizem “Esse é o Sol”.
Então quando alguém lhe pergunta “O que é isso?, como vai responder?”
“Eu não deveria usar palavras”
Soen-sa disse, “Muito bem! Você não deveria usar palavras. Então se perguntar para você “o que é o Buda?” o que seria uma boa resposta?”
Gita ficou em silêncio.
Soen-sa disse, “Agora você me pergunte.”
“O que é o Buda?”
Soen-sa bateu no chão.
Gita riu.
Soen-sa disse, “Agora eu pergunto: O que é o Buda?”
Gita bateu no chão.
“O que é Deus?”
Gita bateu no chão.
“O que é a sua mãe?”
Gita bateu no chão.
“O que é você?”
Gita bateu no chão.
“Muito bem! Isso é do que todas as coisas são feitas no mundo. Você, Buda, Deus e sua mãe e o mundo todo são a mesma coisa.”
Gita sorriu.
Soen-sa disse, “Você tem mais alguma pergunta?”
“Você ainda não disse para onde Katz foi.”
Soen-sa inclinou-se, olhou em seus olhos e disse “Você já entendeu.”
Gita disse, “Oh!” e bateu bem forte no chão. E então ela riu.
Soen-sa termina a história dando a ela um tom de brincadeira, mas na verdade é um trágico testamento para o contemporaneo
Jogue fora todas as suas opiniões, todos os “gosto” e “não gosto”, e só mantenha a mente aberta sabendo que nada sabe…. Sua mente antes do pensamento, a minha mente antes do pensamento, a mente de todos antes do pensamento, todas são a mesma mente. Essa é a sua essência. Sua essência, minha essência, a essência de todo o universo é a mesma. Então a árvore, a montanha, a nuvem, e você se tornam um… A mente que se torna um com o universo é anterior ao pensamento. Antes do pensamento não existem palavras. Igual e diferente são palavras opostas; elas são da mente que separa todas as coisas.
A prática Zen… requer grande fé, grande coragem e grande questionamento.
O que é a grande fé? Grande fé significa que você mantém em mente continuar com a prática não importa o que aconteça. É como uma galinha sentada sobre seus ovos. Ela senta sobre eles o tempo todo, cuidando e aquecendo eles, assim eles chocarão. Se ela for negligente ou descuidada os ovos não chocarão. Assim é a mente Zen que sempre acredita em si mesma.
Grande coragem… significa trazer toda sua energia para um único ponto. É como um gato caçando um rato. O rato se esconde em seu buraco, mas o gato espera do lado de fora por horas sem mexer. Está totalmente concentrado no buraco do rato. Essa é a mente Zen – cortando todas as outras coisas e direcionando a energia em um único ponto..
E o próximo, o grande questionamento… Se você questionar com grande sinceridade só haverá a mente que nada sabe.
http://www.tudopositivo.com.br/2016/03/19/mestre-zen-explica-morte-e-forca-da-vida-uma-crianca/