Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Pessoal da comunidade, começo aqui meu primeiro diário do meu primeiro cultivo. Não vou mentir que não estou ansioso por bons resultados, mas creio que o mais importante agora é colocar em prática as horas de leitura, adquirindo conhecimento pela prática. Já postei todos os dias anteriores, de agora em diante vou postando a medida que as coisas vão acontecendo.

Sintam-se a vontade para fazer quaisquer tipos de colocações, toda a ajuda é bem vinda. :)

Um grande abraço!
Tico

Dia -2 (sábado, 23 de fevereiro)
Preparação de substrato e esterilização

Como não achei a farinha, deixei de molho o arroz integral por 15min para hidratação, deixando secar por mais 20min e depois tudo foi moído no liquidificador.
Nota: na próxima, deixar o arroz secar mais, para facilitar a moagem.

Fiz a preparação utilizando a fórmula 1/4 água, 1/4 farinha de arroz integral e 1/2 vermiculita, para quatro copos. Como dois deles possuiam 270ml e não 250ml como recomendado, e fiz a preparação nas quantidades exatas, houve substrato apenas para 3 copos.
Nota1: fazer sempre a mais.
Nota2: a vermiculita não foi esterilizada.

Pergunta: por quê é válido fazer uma base com vermiculita seca? Expansão do micélio?

Os copos foram então fechados com tampas de papel alumínio e colocados na panela de pressão, em vapor de 1h30min. O nível da água ficou no fundo dos copos, estes levantados por um suporte de panela.
Nota1: fazer as tampas menores, para melhor visualização do crescimento da cultura.
Nota2: colocar mais água, secou e parece que queimou o papel alumínio.
Nota3: as tampas precisam estar furadas? Um furo apenas, para circulação de vapor? Ou só a tampa meio solta já permite a esterilização?

Dia 0 (segunda-feira, 25 de fevereiro)
Inoculação

Tive que esperar um dia a mais para inocular os substratos. O recomendado é o dia seguinte. A panela permaneceu fechada, espero que não tenha havido entrada de contaminantes. Tomei banho com Protex e esfoliante corporal, me sequei com toalha limpa e vesti roupa limpa. Todos os equipamentos foram limpos com álcool 70%, bem como a panela e a caixa de manipulação (glovebox). Vesti máscara de proteção, luva de procedimento e plásticos cobrindo os braços, os dois últimos também limpos com álcool 70%. Os potes foram retirados, as tampas lacradas com durex. A seringa foi esterilizada com o isqueiro antes de cada copo, e não antes de cada buraco. Os furos foram tapados com esparadrapo microporoso.
Nota: gastei em média, para cada copo, 1ml por copo de solução de esporos, parte pela inexperiência em manejar a seringa, parte pela resolução de inocular o copo numa quantidade maior de esporos.

Dia 3 (sexta-feira, 29 de fevereiro)
Esperando...

Ainda nenhum crescimento de rizoma é aparente. O substrato parece meio seco, talvez devido à fervura em excesso. A temperatura se mantém por volta de 25C.

Dia 6 (sábado, 1 de março)
Surge a vida!!!

Agora está aparente a pequena mancha branca. Os três copos estão com sinais visíveis da cultura, apesar de dificuldade com o papel alumínio. Alguns esparadrapos também soltaram, deixando os buracos expostos. Fechei-os com durex mesmo.

Parabéns pelos filhotes Tico! Não esqueça de atualizar as fotos aí!:D Como o Profº. Oregon disse, depois da pinagem a exposição à luz pode, e até deve ser menor. Muita luz pode gerar frutos compridos, finos e que amadurecem prematuramente.
Aê, Tiwanaku, valeu!!! Tô muito contente também. :pos: Bom, sobre a questão do amadurecimento por causa da luz: deixei a luz ligada e parece :)confused:) que alguns esticaram e abriram o véu... dá uma olhada nas fotos... Esse crescimento tá de acordo com o strain B+:?: Tem um que já dá pra colher...

Cia Oregon disse:
A Cia Oregon apenas recomenda, não ensinamos nada a ninguém...
:D Só tem santo aqui... hahahahahahahahahah
Crescimento dos cogumelos 1.jpgCrescimento dos cogumelos 2.jpg

Colher!? Depende a finalidade. Aquele maior, que já rompeu o véu, da 2ª foto está quase no ponto de colheita para a obtenção de carimbos. Antes de romper o véu é ideal colher para consumo, pois a concentração de alcalóides é maior. Tire belos carimbos, e tenha uma ótima viagem!
Paz e Luz!

huahuahuahuahua...

A Cia Oregon apenas recomenda, não ensinamos nada a ninguém...:pos:
Essa parada da quantidade de luz, aprendi com vc mesmo!
Abraxx!
Paz e Luz!

Características da variedade B+

E aí, Tiwanaku!

Colher!? Depende a finalidade. Aquele maior, que já rompeu o véu, da 2ª foto está quase no ponto de colheita para a obtenção de carimbos. Antes de romper o véu é ideal colher para consumo, pois a concentração de alcalóides é maior. Tire belos carimbos, e tenha uma ótima viagem!
Então, minha questão é a seguinte: dando uma lida no guia de raças, os B+ são de "Tamanho: Médio-Realmente grande". Quando vi esse apressadinho abrindo o véu logo de cara, tomei um susto :!: Achei que uma maior quantidade de luz estava maturando adiantadamente... é esse o tamanho mesmo:?:

Quanto à colheita, hoje a noite já devo proceder com aqueles para carimbo e outros para consumo. Primeiro vou me certificar de que posso refazer o experimento, conseguindo bons carimbos... não há pressa, né? Quem conhece o reino fúngico sabe disso... :cool:

Ah, terceiro bolinho foi para o banho ontem, tá na hidro e entra hoje em campo!!! :D Resumindo: alguns vão pra secagem, outros para carimbo, mais um bolo para o terrário e a limpeza do mesmo, com spray de água + água oxigenada... trabalho!!! :)

Um grande abraço!
Tico

Colheita e contaminação

Finalmente, o grande dia da colheita!!! Eu estava animado, mas quando cheguei em casa tomei um susto: tinham umas manchas pretas nos bolos e nos frutos!!! :eek:

As fotos tão aí, para a galera me ajudar a verificar se é contaminação ou não... até achei que poderia ser a queda de esporos, mas tem um bolo que tem uma mancha nele, então... :(

Na dúvida, colhi os cogumelos bons (sem manchas), sendo dois para carimbos. Os bolos enterrei no quintal... espirrei água + água oxigenada nas paredes do terrário, muito mesmo, e coloquei o último bolo para frutificar.

Dúvida: para os carimbos, coloquei duas chapeletas em cima do papel alumínio, cada um dentro de seu respectivo tupperware... devo deixar aberto os potes, ou fechados? :confused:
Colheita (só bons).jpgCarimbos.jpgmega secador tabajara.jpgcontaminação no bolo 1.jpg.jpgcontaminação no bolo 2.jpg.jpgDetalhe da possível contaminação.jpgDetalhe da possível contaminação 2.jpg

Sao apenas esporos.
Se conseguir carimbar esses esporos FAVOR NOMEAR ND-B+
para nao haver confusão de strains no banco de esporos.

Aê, principiante... :)

Sao apenas esporos.
Se conseguir carimbar esses esporos FAVOR NOMEAR ND-B+
para nao haver confusão de strains no banco de esporos.
HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH sério??!?!?!? :D Eu cogitei a hipótese de que seriam esporos, mas achei que a mancha tava muito escura. Além disso, ela não tava por baixo de nenhum cogumelo, então como eles foram parar lá:?: Além disso, alguns chapéus também estavam pretos... bom, que descansem em paz... :)

Quanto a nomear os carimbos, sussa... mas por quê "ND":?:

Eta, Tico, se desesperou atoa camarada, descartou do seu terrário 2 bolos saudáveis e provavelmente alguns cogus né?!:neg: Essa mancha como você diz, é amesma coisa que sairá nos seus carimbos, são só os esporos dos B+.

Continue cuidando dos bolos lá que você enterrou(não enterre muito fundo, desenterre ele e faça um casing out-door seje criativo, não vá perder para um erro assim né :eek:.
No seu cultivo inteiro só identifiquei um contaminante e você parece nem ter notado e ainda colheu normalmente nem assustou(NÃO DESCARTE NADA!!!), olhe suas fotos(ou os frutos ai) e vê se você não sabe do que estou falando.). Mas não se preoculpe não é tão grave assim:):pos:

Mudando de assunto...
Seu primeiro cultivo está ótimo Tico, parabéns pelo sucesso e pelos belos exemplares, daqui para frente você melhorará ainda mais!!!
Quero vêr um segundo Flush com uns cogus bem grandes Ok!:D

Boas vibrações em sua jornada!

HAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAH sério??!?!?!? :D Eu cogitei a hipótese de que seriam esporos, mas achei que a mancha tava muito escura. Além disso, ela não tava por baixo de nenhum cogumelo, então como eles foram parar lá:?: Além disso, alguns chapéus também estavam pretos... bom, que descansem em paz... :)

Quanto a nomear os carimbos, sussa... mas por quê "ND":?:

não estavam? em baixo dos cogus não era o bolo?
Os esporos "vôam" e flutuam. Nos chapéus o escurecimento é muito comum, conforme os cogus esporulam, os esporos vão se chocando com o chapéu na parte de cima, se vc passar a mão no chapéu do cogu escuro e verá que a mancha sairá;), são os esporos que grudaram no topo do chapéu sacou?

Eta, Tico, se desesperou atoa camarada, descartou do seu terrário 2 bolos saudáveis e provavelmente alguns cogus né?!:neg: Essa mancha como você diz, é amesma coisa que sairá nos seus carimbos, são só os esporos dos B+. Continue cuidando dos bolos lá que você enterrou(não enterre muito fundo, desenterre ele e faça um casing out-door seje criativo, não vá perder para um erro assim né :eek:.No seu cultivo inteiro só identifiquei um contaminante e você parece nem ter notado e ainda colheu normalmente nem assustou(NÃO DESCARTE NADA!!!), olhe suas fotos(ou os frutos ai) e vê se você não sabe do que estou falando.). Mas não se preoculpe não é tão grave assim:):pos: Mudando de assunto...Seu primeiro cultivo está ótimo Tico, parabéns pelo sucesso e pelos belos exemplares, daqui para frente você melhorará ainda mais!!!Quero vêr um segundo Flush com uns cogus bem grandes Ok!:D Boas vibrações em sua jornada!

E aí, figurinha! Cara, me desesperei mesmo... :eek: tava segurando um bolo no copo por muito tempo, achando que logo logo ia contaminar. Aí cheguei em casa e vi as manchas.. Não tive dúvidas: tirei os melhores cogus e coloquei os bolos no jardim.... tem o outro lado também: cheguei a pensar na difusão dos esporos, mas não tinha como certificar. Agora tenho... :)
Mas qual contaminação vc viu que eu não vi??? :confused:

não estavam? em baixo dos cogus não era o bolo?
Os esporos "vôam" e flutuam. Nos chapéus o escurecimento é muito comum, conforme os cogus esporulam, os esporos vão se chocando com o chapéu na parte de cima, se vc passar a mão no chapéu do cogu escuro e verá que a mancha sairá;), são os esporos que grudaram no topo do chapéu sacou?

Ah, não sabia que era assim não... figurinha, valeu mesmo pelas dicas... :pos: agora esperemos pela próxima frutificação... :)

Grande abraço!
Tico

E aí, figurinha! Cara, me desesperei mesmo... :eek: tava segurando um bolo no copo por muito tempo, achando que logo logo ia contaminar. Aí cheguei em casa e vi as manchas.. Não tive dúvidas: tirei os melhores cogus e coloquei os bolos no jardim.... tem o outro lado também: cheguei a pensar na difusão dos esporos, mas não tinha como certificar. Agora tenho... :)
Mas qual contaminação vc viu que eu não vi??? :confused:

O susto faz isso mesmo, é normal, as vezes temos de agir rápido, tudo bem, a intenção foi boa!:)
A familia CM está aqui ´para isso e para muito mais, sempre ajudando os irmãos! sempre que possivel...
O contaminante parece nao ter se revelado com muita força no primeiro flush, e o principal, não é um contaminante MUITO temido, na verdade infelizmente ele tem se apresentado muito comum.
É o danado do Verticillium ssp. marquei nas suas fotos(ver anexo) onde reparei a presença do contaminante, não é nada alarmante, o cogumelo que vc colheu não precisa jogar fora, seco para MEU corpo ele não faz nada, então pode usa-lo normalmente, mas de preferência para os saldáveis;):pos:.

Tico disse:
Ah, não sabia que era assim não... figurinha, valeu mesmo pelas dicas... :pos: agora esperemos pela próxima frutificação... :)
Grande abraço!
Tico

na verdade minha explicação ficou terrivel ahuahua
Estou aqui a torcida!

boa sorte ai camarada!

Paz, luz e harmonia para a irmandade CM!
Crescimento%20dos%20cogumelos%201.jpgColheita%20%28s%F3%20bons%29.jpg

E aí, figura!!!

O susto faz isso mesmo, é normal, as vezes temos de agir rápido, tudo bem, a intenção foi boa! A familia CM está aqui ´para isso e para muito mais, sempre ajudando os irmãos! sempre que possivel... O contaminante parece nao ter se revelado com muita força no primeiro flush, e o principal, não é um contaminante MUITO temido, na verdade infelizmente ele tem se apresentado muito comum. É o danado do Verticillium ssp. marquei nas suas fotos(ver anexo) onde reparei a presença do contaminante, não é nada alarmante, o cogumelo que vc colheu não precisa jogar fora, seco para MEU corpo ele não faz nada, então pode usa-lo normalmente, mas de preferência para os saldáveis.na verdade minha explicação ficou terrivel ahuahua
Estou aqui a torcida! boa sorte ai camarada! Paz, luz e harmonia para a irmandade CM!

Cara, você foi mestre pegando essa contaminação... :) mas é nunca que eu ia conseguir notar isso.... hahhahahahah vou dar uma lida a respeito, já que eu tô dormindo (ao lado) com o inimigo... :D

E quanto a ajuda da galera do CM, tá sendo ótima, fora das expectativas... :pos: tô impressionado com a firmeza da galera... só gratidão, apesar das minhas cag.... bobeiras... hahahhaahahhaha

Um grande abraço!
Tico

B+ primeiro cultivo

E aí, figura!!!

Cara, você foi mestre pegando essa contaminação... :) mas é nunca que eu ia conseguir notar isso.... hahhahahahah vou dar uma lida a respeito, já que eu tô dormindo (ao lado) com o inimigo... :D

E quanto a ajuda da galera do CM, tá sendo ótima, fora das expectativas... :pos: tô impressionado com a firmeza da galera... só gratidão, apesar das minhas cag.... bobeiras... hahahhaahahhaha

Um grande abraço!
Tico

auhauha nada, é que ela já se mostrou algumas vezes para mim;) mas não te preoculpe, mas estude ela sim é sempre bom conhecer os visitantes:).
Tudo o que você fez aqui, foi tentar fazer o correto, então a intenção geral do cultivo está nota A+, mas na nota final eu deixo B+, pra ficar com cara do cultivo mesmo! hehehe

para isso é a familia...
Tico segue firme aeh...

good vibes!!

muito bom o seu cultivo tico! parabéns!!
estou notando como que com troca de ar constante eles crescem bem mais bonitos e estão menos suscetíveis a contaminações... no próximo vou tentar novamente a pftek dentro do terrario.

quanto aos "achamentos" que está tudo contaminado, acho que isso é normal no começo.. eu também, sempre que via alguma coisa diferente me desesperava "AHHHH CONTAMINAÇÃO"..
mas nunca era nada de errado HAHAHAHA
mas agora infelizmente diagnostiquei com certeza verticillium e trichoderma no meu cultivo =[
o trichoderma matou um pin.

paz, luz e muita sorte com seu cultivo!

E aí, isolator!

muito bom o seu cultivo tico! parabéns!!
estou notando como que com troca de ar constante eles crescem bem mais bonitos e estão menos suscetíveis a contaminações... no próximo vou tentar novamente a pftek dentro do terrario. quanto aos "achamentos" que está tudo contaminado, acho que isso é normal no começo.. eu também, sempre que via alguma coisa diferente me desesperava "AHHHH CONTAMINAÇÃO".. mas nunca era nada de errado HAHAHAHA mas agora infelizmente diagnostiquei com certeza verticillium e trichoderma no meu cultivo =[ o trichoderma matou um pin. paz, luz e muita sorte com seu cultivo!

Pô, é f*da mesmo... qualquer coisa que acontece eu já fico apreensivo, de olho numa contra-medida rápida e tal. Difícil ter paciência. :rolleyes: Mas como conhecer os contaminantes não sendo atacado por eles? Não tem jeito, né? :) E é aquele negócio, estamos tratando de um ser vivo e por isso mesmo sujeitos a todas as variações que isso acarreta... como disse o Vinícius:

"a vida é a arte do encontro, embora aja tanto desencontro pela vida"​

Valeu aí pela força! :pos:

Logo mais já coloco algumas fotos do terceiro bolo que está no terrário. Tô dando uma lida pra começar a mexer na umidade, temperatura etc etc, pra forçar a frutificação... achei que o B+ demorou demais..

Grande abraço!
Tico

Vivo e forte!

Galera!! Desculpem por não postar nada nesses últimos tempos, mas tava numa correria sem noção... :!: Mas as coisas não ficaram paradas neste meu primeiro cultivo! :cool: O que anda se passando:

• :seta: o terceiro bolo está no terrário, e começou a pinar na terça-feira!!! :pos: O bom é que ele tá frutificando por todos os lados, numa força que dá gosto de ver... :D acredito que seja o maior tempo de incubação no copo que o deixou assim. Paciência sempre é a grande lição deste cultivo. :luz:
  • :seta: Estou terminando de montar um isolamento térmico do terrário, com caixas de suco e leite. Assim consigo controlar a última variável que estava "solta". :luz:
  • :seta: Bolei uma incubadora, com um isopor pequeno, aquecedor de aquário e termômetro. Deixei-o em teste e a temperatura se mantém nos 30 celsius, às vezes indo para 32... acredito que não dê problema isso.
  • :seta: E na incubadora já iniciei meu segundo cultivo: CAMBODJA!!! :)

É isso aí... seguem algumas fotos para o pessoal acompanhar.

Um grande abraço!
Tico
Terceiro bolo frutificando 1.jpgTerceiro bolo frutificando 2.jpgIncubadora em teste.jpgIncubadora funcionado (cultivo CAM).jpgSecos.jpg

Opa, que boas noticias!

Cambodian é uma òtima strain e muito linda também, até então foi a "única" strain que cultivei e é uma de minhas preferidas(rsrssrs).

Vai se dar bem com o mícelio corredor dela...

voltando.... ótimas vibes para que os B+ te traga mais um belo flush!!

Vai lá irmão!:eek:k:

Vivo e forte

E ae, figura!

Opa, que boas noticias! Cambodian é uma òtima strain e muito linda também, até então foi a "única" strain que cultivei e é uma de minhas preferidas(rsrssrs). Vai se dar bem com o mícelio corredor dela...
voltando.... ótimas vibes para que os B+ te traga mais um belo flush!!

Valeu pela força! :pos:

Pelo que tô vendo, esse flush vai ser bem forte mesmo. Vou adotar essa novo procedimento nos meus cultivos: deixar os copos sempre um bom tempo na incubação, sem pressa... :luz:

Quanto ao CAM, o crescimento está sendo BEM rápido. Além disso, estou usando uma incubadora, veremos quais serão os resultados...

Um grande abraço!
Tico

Post sobre a construção do terrário

Fiz um post, explicando como fiz meu terrário. Meus erros e acertos podem ser úteis para alguém. :) O link é:

Grande abraço!
Tico

Crescendo

Seguem mais fotos do crescimento... a diferença entre este e os dois últimos bolos é notória!!! :eek: Neste tamanho, todos os últimos véus já haviam se partido, enquanto que neste ainda estão crescendo, firmes e fortes.... :)

:?: Agora, mais uma dúvida: quando colher? Sei que é no momento em que os véus estão para se partir, mas nesse caso específico, já vale abrir o terrário para colher os mais maduros, ou esperar para pegar mais de uma vez só? :confused:

Um grande abraço!
Tico
Crescimento dos cogumelos 01.jpgCrescimento dos cogumelos 02.jpgCrescimento dos cogumelos 03.jpgCrescimento dos cogumelos 04.jpg

Novidades

Bom, fiquei algum tempo sem postar, correria aumentou muito por aqui...

Resumindo, o que aconteceu foi que fiz as colheitas do primeiro flush por 3 dias. Além disso, os bolos que descartei no jardim deram resultado: pude caçar no quintal!!! :D Só faltou montar minha barraca e comer marshmelow... :D

Mas ainda não consegui pesar tudo.

Depois, dei uma boa limpada no bolinho, retirei abortos e coloquei para dunk por 48h. Ele já saiu do banho e está de volta ao terrário, para um novo ciclo reprodutivo... agora é esperar...

Durante todo esse processo, pude fazer alguns carimbos (foram 6), estocando os mesmos com sílica. Sequei os cogumelos no ventilador por 48h e também estão guardados com sílica, esperando o momento para degustação (que deve ocorrer neste fds).

Seguem algumas fotos...

Grande abraço!
Tico
Colheita.jpgNo jardim.jpg

Lindão o cogu do do quintal hein, parabéns primeiro out-door hauhaua...
lembre-se de que os esporos deste provavelmente estarão "sujos" devido estarem em meio a natureza(do quintal), então não aconselho recolher ou ainda distribuilo, só se for estuda-lo mesmo. (eu colheria no ponto e mandaria para dentro!)

Os do terrário ficaram lindões também, e o carimbo destes sim estão mais "limpos"!!

manda vêr garoto!

Ciclos

Fala figurinha!

Lindão o cogu do do quintal hein, parabéns primeiro out-door hauhaua... lembre-se de que os esporos deste provavelmente estarão "sujos" devido estarem em meio a natureza(do quintal), então não aconselho recolher ou ainda distribuilo, só se for estuda-lo mesmo. (eu colheria no ponto e mandaria para dentro!) Os do terrário ficaram lindões também, e o carimbo destes sim estão mais "limpos"!! manda vêr garoto!
Valeu pela força, sempre mandando energias positivas!!! :pos:

Esse detalhe do carimbo foi bom vc ter me lembrado, numa dessas ia passar reto e clonar uns contaminates... :!: E não se preocupe quanto à utilização dos outdoors, serão bem empregados... :D Aliás, foram... :cool:

Bom, o que anda se passando:

:seta: Com o fim do primeiro flush, o saldo material do meu esforço foi de, mais ou menos, 10g ~ 15g (secos, medido sem balança). Como descartei dois bolos, e não fiz o casing direito no jardim, creio que tá bom demais... :pos:

:seta: O segundo flush já se iniciou no terceiro bolo, em 2 dias já começo a nova colheita. Espero fazer mais carimbos, agora para colaborar com os bancos de esporos.

:seta: Dei uma geral nos casings do jardim: anda chovendo muito, então melhorei a camada de cima para reter a umidade. Usei raspa de madeira bem fina (era o que tinha em mãos no momento), mas acho que vou usar um pouco de esterco... :confused:

Ontem, depois de 3 anos de espera, me conectei com o mundo fúngico novamente! Apesar de uma dose moderada, apenas para trocar uma idéia inicial com os B+, a experiência foi fantástica. Um pequeno grupo de amigos se juntou a mim, todos novatos. Só posso tentar expressar a comunhão que rolou ali agradecendo a eles pelos momentos que vivenciamos, engraçados e transcendentes, marcando laços de amizade que agora se entrecruzam também em outros planos (ou já se encontravam por lá, mas apenas não sabíamos)... E naquele instante onde o quebra-cabeça se fecha e tudo se conecta, está também contido meus votos de gratidão à comunidade CM que sempre me deu força por essa nova estrada...

Sem mais palavras,
um grande abraço à todos!
Tico

Back