Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Pessoal da comunidade, começo aqui meu primeiro diário do meu primeiro cultivo. Não vou mentir que não estou ansioso por bons resultados, mas creio que o mais importante agora é colocar em prática as horas de leitura, adquirindo conhecimento pela prática. Já postei todos os dias anteriores, de agora em diante vou postando a medida que as coisas vão acontecendo.

Sintam-se a vontade para fazer quaisquer tipos de colocações, toda a ajuda é bem vinda. :)

Um grande abraço!
Tico

Dia -2 (sábado, 23 de fevereiro)
Preparação de substrato e esterilização

Como não achei a farinha, deixei de molho o arroz integral por 15min para hidratação, deixando secar por mais 20min e depois tudo foi moído no liquidificador.
Nota: na próxima, deixar o arroz secar mais, para facilitar a moagem.

Fiz a preparação utilizando a fórmula 1/4 água, 1/4 farinha de arroz integral e 1/2 vermiculita, para quatro copos. Como dois deles possuiam 270ml e não 250ml como recomendado, e fiz a preparação nas quantidades exatas, houve substrato apenas para 3 copos.
Nota1: fazer sempre a mais.
Nota2: a vermiculita não foi esterilizada.

Pergunta: por quê é válido fazer uma base com vermiculita seca? Expansão do micélio?

Os copos foram então fechados com tampas de papel alumínio e colocados na panela de pressão, em vapor de 1h30min. O nível da água ficou no fundo dos copos, estes levantados por um suporte de panela.
Nota1: fazer as tampas menores, para melhor visualização do crescimento da cultura.
Nota2: colocar mais água, secou e parece que queimou o papel alumínio.
Nota3: as tampas precisam estar furadas? Um furo apenas, para circulação de vapor? Ou só a tampa meio solta já permite a esterilização?



Dia 0 (segunda-feira, 25 de fevereiro)
Inoculação

Tive que esperar um dia a mais para inocular os substratos. O recomendado é o dia seguinte. A panela permaneceu fechada, espero que não tenha havido entrada de contaminantes. Tomei banho com Protex e esfoliante corporal, me sequei com toalha limpa e vesti roupa limpa. Todos os equipamentos foram limpos com álcool 70%, bem como a panela e a caixa de manipulação (glovebox). Vesti máscara de proteção, luva de procedimento e plásticos cobrindo os braços, os dois últimos também limpos com álcool 70%. Os potes foram retirados, as tampas lacradas com durex. A seringa foi esterilizada com o isqueiro antes de cada copo, e não antes de cada buraco. Os furos foram tapados com esparadrapo microporoso.
Nota: gastei em média, para cada copo, 1ml por copo de solução de esporos, parte pela inexperiência em manejar a seringa, parte pela resolução de inocular o copo numa quantidade maior de esporos.



Dia 3 (sexta-feira, 29 de fevereiro)
Esperando...

Ainda nenhum crescimento de rizoma é aparente. O substrato parece meio seco, talvez devido à fervura em excesso. A temperatura se mantém por volta de 25C.


Dia 6 (sábado, 1 de março)
Surge a vida!!!

Agora está aparente a pequena mancha branca. Os três copos estão com sinais visíveis da cultura, apesar de dificuldade com o papel alumínio. Alguns esparadrapos também soltaram, deixando os buracos expostos. Fechei-os com durex mesmo.
 
Segundo flush radical

Galera,

Mais algumas fotos do andamento do cultivo:

:seta: o jardim continua florindo... :)
:seta: o segundo flush está a toda, até de ponta-cabeça! :D

Os CAM também estão bem, logo inicio meu outro diário...

Grande abraço!
Tico
Mais jardim.jpgSegundo flush 1.jpgSegundo flush 2.jpg
 
Segundo flush continuando

Fala galera!

Continuação do segundo flush, algumas fotos:

:seta: Segundo flush, no dia 24 de abril;
:seta: Colheita;
:seta: Colheita;
:seta: Colheita no dia 26 de abril;
:seta: Colheita no dia 29 e meu novo secador Tabajara (economia de energia!) :pos:

Já deu para perceber que os cogumelos estão diminuindo, após minha melhor safra... hoje retirei muitos abortos... vou deixar os frutos que já estão lá crescer hoje a noite, amanhã tem dunk...

Um grande abraço!
Tico
Segundo flush.jpgColheita 1.jpgColheita 2.jpgColheita 3.jpgColheita e secador tabajara.jpg
 
Foi mesmo um belo cultivo, continuando com dunk provavelmente
terá mais resultados.


Sem mais!

Boa colheita!


Paz.
 
Fim do começo

Galera,

Volto depois de muito tempo para me despedir. Trabalho e faculdade estão me impossibilitando de acompanhar o fórum como gostaria. :( Vou continuar frequentando a comunidade, e ajudando no que for possível, sempre tentando passear por essas bandas.... devagar, mas sempre... :)

Agradeço novamente a todos que me ajudaram e espero retribuir algum dia. Gratidão verdadeira! :pos:

Deixo as fotos da última colheita, na qual deixei meus queridos cogumelos cresceram até onde quisessem. Ficaram enormes!!!! Além disso, algo estranho ocorreu, as fotos estão aí... agora não há mais pressa, só boas lembranças. :cool:

Um grande abraço!
Tico

OBS: Continuo meus cultivos, e vou postando a medida que achar interessante e que meu tempo me permitir...
Última colheita (2).jpgÚltima colheita (3).jpgÚltima colheita (4).jpg
 
Parabens irmão! Belo cultivo e belo flush, agora só falta o relato da experiencia!!!!!!

Paz e luz!!!!!!
 
Parabéns Tico, fiquei contente com seu cultivo :pos:
 
Back
Top