Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Pessoal da comunidade, começo aqui meu primeiro diário do meu primeiro cultivo. Não vou mentir que não estou ansioso por bons resultados, mas creio que o mais importante agora é colocar em prática as horas de leitura, adquirindo conhecimento pela prática. Já postei todos os dias anteriores, de agora em diante vou postando a medida que as coisas vão acontecendo.

Sintam-se a vontade para fazer quaisquer tipos de colocações, toda a ajuda é bem vinda. :)

Um grande abraço!
Tico

Dia -2 (sábado, 23 de fevereiro)
Preparação de substrato e esterilização

Como não achei a farinha, deixei de molho o arroz integral por 15min para hidratação, deixando secar por mais 20min e depois tudo foi moído no liquidificador.
Nota: na próxima, deixar o arroz secar mais, para facilitar a moagem.

Fiz a preparação utilizando a fórmula 1/4 água, 1/4 farinha de arroz integral e 1/2 vermiculita, para quatro copos. Como dois deles possuiam 270ml e não 250ml como recomendado, e fiz a preparação nas quantidades exatas, houve substrato apenas para 3 copos.
Nota1: fazer sempre a mais.
Nota2: a vermiculita não foi esterilizada.

Pergunta: por quê é válido fazer uma base com vermiculita seca? Expansão do micélio?

Os copos foram então fechados com tampas de papel alumínio e colocados na panela de pressão, em vapor de 1h30min. O nível da água ficou no fundo dos copos, estes levantados por um suporte de panela.
Nota1: fazer as tampas menores, para melhor visualização do crescimento da cultura.
Nota2: colocar mais água, secou e parece que queimou o papel alumínio.
Nota3: as tampas precisam estar furadas? Um furo apenas, para circulação de vapor? Ou só a tampa meio solta já permite a esterilização?



Dia 0 (segunda-feira, 25 de fevereiro)
Inoculação

Tive que esperar um dia a mais para inocular os substratos. O recomendado é o dia seguinte. A panela permaneceu fechada, espero que não tenha havido entrada de contaminantes. Tomei banho com Protex e esfoliante corporal, me sequei com toalha limpa e vesti roupa limpa. Todos os equipamentos foram limpos com álcool 70%, bem como a panela e a caixa de manipulação (glovebox). Vesti máscara de proteção, luva de procedimento e plásticos cobrindo os braços, os dois últimos também limpos com álcool 70%. Os potes foram retirados, as tampas lacradas com durex. A seringa foi esterilizada com o isqueiro antes de cada copo, e não antes de cada buraco. Os furos foram tapados com esparadrapo microporoso.
Nota: gastei em média, para cada copo, 1ml por copo de solução de esporos, parte pela inexperiência em manejar a seringa, parte pela resolução de inocular o copo numa quantidade maior de esporos.



Dia 3 (sexta-feira, 29 de fevereiro)
Esperando...

Ainda nenhum crescimento de rizoma é aparente. O substrato parece meio seco, talvez devido à fervura em excesso. A temperatura se mantém por volta de 25C.


Dia 6 (sábado, 1 de março)
Surge a vida!!!

Agora está aparente a pequena mancha branca. Os três copos estão com sinais visíveis da cultura, apesar de dificuldade com o papel alumínio. Alguns esparadrapos também soltaram, deixando os buracos expostos. Fechei-os com durex mesmo.
 
mal chegou e já começou o primeiro cultivo!

nos mantenha informados, bons fluídos pra você e seu micélio. =)
 
O selo de vermiculita seca serve como uma barreira contra possiveis contaminantes, preservando assim a saude do bolo.

As tampas dos potes precisam ser furadas caso voce ja tenha lacrado a tampa no copo com fita isolante, caso contrario pode soh apertala bem que fica umas frestinhas, quando abrir a panela vede imediatamente.

Muita sorte em seu cultivo, qualquer duvida estou aqui.

Soh uma coisa me deixou curioso, porque pagar 30 reais em um carimbo que voce pode pegar de graca na ProFungos? Porque sustentar o pessoal que lucra com oq eh sagrado para muitos camaradas inclusive a mim?
Nao eh um ataque, soh algo que estava pensando.. Ta rolando esse assunto no forum mesmo.

Paz
 
Fala Caruero!

O selo de vermiculita seca serve como uma barreira contra possiveis contaminantes, preservando assim a saude do bolo.
Esse o selo de cima. Mas e quanto na base do copo? Creio que seja para expansão do rizoma, correto? Mas o melhor não seria completar com substrato, para maior fonte de alimento, fazendo depois um "dunk and roll"?

As tampas dos potes precisam ser furadas caso voce ja tenha lacrado a tampa no copo com fita isolante, caso contrario pode soh apertala bem que fica umas frestinhas, quando abrir a panela vede imediatamente.
Faz sentido... creio que seja melhor lacrar apenas após esterilização...

Muita sorte em seu cultivo, qualquer duvida estou aqui.
Soh uma coisa me deixou curioso, porque pagar 30 reais em um carimbo que voce pode pegar de graca na ProFungos? Porque sustentar o pessoal que lucra com oq eh sagrado para muitos camaradas inclusive a mim?
Nao eh um ataque, soh algo que estava pensando.. Ta rolando esse assunto no forum mesmo.Paz
Cara, não há nenhum problema em perguntar. Conheço algumas pessoas que participam de anéis de distribuição de esporos, inclusive já recebi deles. Mas fiz uma compra no site, e aproveitei e pedi uma seringa. O objetivo, claro, é ser auto-sustentável e colaborar gratuitamente, mas neste começo acho que foi válida a compra, apesar dos contras... daqui por diante já sei onde procurar (não conhecia a pró-fungos).

Um grande abraço!
Tico
 
...

Esse o selo de cima. Mas e quanto na base do copo? Creio que seja para expansão do rizoma, correto? Mas o melhor não seria completar com substrato, para maior fonte de alimento, fazendo depois um "dunk and roll"?

...
O selo superior funciona como barreira inócua e o inferior como prevenção para umidade muito alta, absorvendo o excesso de água do substrato, como também serve de reserva de água.

Paz e Luz!
 
Que bom que voce pensa assim Tico!
Bom agora voce conhece a nossa ProFungos :eek:

Quanto ao selo, o camarada Tiwanaku ja respondeu, eh isso ai mesmo o de cima protege contra contaminacoes e o de baixo serve para absorver o excesso de agua e ser um reservatorio.
Nao aconselho voce a nao utilizar os selos, eles sao parte de uma receita que vem sendo estudada a tempos ja.
Nao se esqueca, o micelio nao vai onde esta encharcado.

Paz irmao
 
Algumas fotos

Caruero disse:
Nao aconselho voce a nao utilizar os selos, eles sao parte de uma receita que vem sendo estudada a tempos ja.
Nunca pensei nisso, creio que o selo é parte fundamental. Mas não havia lido nada a respeito do selo de baixo. Nos próximos cultivos também o utilizarei.

Seguem algumas fotos do processo até aqui.
Dois pontos a salientar são:
  • a tampa de alumínio está muito para baixo, dificultando a visão do copo (pura inexperiência...) :eek:
  • esse esparadrapo f*!@*#*!@* ficava grudando na luva, dificuldade do inferno pra cortar... :mad: ficou essa coisa aí, mas por ser a primeira vez, tô desculpado... :cool:

A temperatura se mantém em 25C. O próximo passo é o terrário. Estou pensando seriamente em colocar ou não uma bomba de aquário, ou usar um borrifador, abrindo a caixa de vez em quando. O que está pegando é que ficarei, dia sim, dia não, umas 15 horas fora de casa. Dicas?

E continuo na espera....
Um grande abraço!
copos antes da esterilização.jpgcaixa de manipulação.jpgproteção para inoculação.jpgcultura.jpg
 
Algumas fotos

....
A temperatura se mantém em 25C. O próximo passo é o terrário. Estou pensando seriamente em colocar ou não uma bomba de aquário, ou usar um borrifador, abrindo a caixa de vez em quando. O que está pegando é que ficarei, dia sim, dia não, umas 15 horas fora de casa. Dicas?

E continuo na espera....
Um grande abraço!
A temperatura ideal de incubação fica entre 27º e 29ºC. Vale atentar para isso. Outro detalhe é que os copos devem ficar no escuro.
Pra que bomba de aquário e borrifador agora? Isso se usa no terrário.
Quanto aos dias fora, não se preocupe... O micélio leva de 7 a 15 dias para colonizar todo o substrato.

Paz e Luz!
 
Eh realmente.. aumenta essa temperatura de incubacao ai :p:
aqui fica em 29 sempre e tenho otimos resultados..

qnt a bombinha de aquario.. eh para oterrario.. mas eu considero o uso dela indispensavel.. para o terrario :)

Paz
 
Tiwanaku disse:
A temperatura ideal de incubação fica entre 27ºC e 29ºC. Vale atentar para isso. Outro detalhe é que os copos devem ficar no escuro.
Pra que bomba de aquário e borrifador agora? Isso se usa no terrário.
Ok, Tiwanaku, vou dar um jeito de aumentar a temperatura um pouco... bem que ela está variando, sendo 25ºC apenas uma média. Os copos estão no escuro, tudo certo aí.

Caruero disse:
qnt a bombinha de aquario.. eh para oterrario.. mas eu considero o uso dela indispensavel.. para o terrario
Eu estava falando do terrário mesmo. Como este é o primeiro cultivo, estou propenso a não usar a bombinha, simplificando bastante o procedimento. Tudo vai depender deste fds, quando terei tempo de bolar o terrário.

:?: Agora uma ajuda: como aumentar em alguns graus a temperatura da incubação? :confused: Pensei numa lâmpada incandescente, logicamente orientando a luz para bem longe dos copos.... :confused::confused::confused:
 
:?: Agora uma ajuda: como aumentar em alguns graus a temperatura da incubação? :confused: Pensei numa lâmpada incandescente, logicamente orientando a luz para bem longe dos copos.... :confused::confused::confused:
Utilize um aquecedor de aquário com termostato(ou controle o termômetro) dentro de uma garrafa pet de 600ml e coloque dentro da incubadora! É a maneira mais eficaz e não tão cara(uns R$30) depois da estufa do Cia. Oregon.
A lâmpada vai ter que se muito bem controlada ou você pode fritar o micélio!

Paz e Luz!
 
Utilize um aquecedor de aquário com termostato(ou controle o termômetro) dentro de uma garrafa pet de 600ml e coloque dentro da incubadora! É a maneira mais eficaz e não tão cara(uns R$30) depois da estufa do Cia. Oregon.
A lâmpada vai ter que se muito bem controlada ou você pode fritar o micélio!

Paz e Luz!
Uma maneira simples para aumentar a temperatura de incubação é enrolar um pano nos copos, controle com um pano mais grosso ou menos, ou seja, se um cobertor for muito, use uma manta, fiz assim e deu certo.
Paz e amor, sorte no seu cultivo!!
Com a sua permissão mestre Tiwa
 
Mestre nada! To aqui aprendendo também.

Só tem uma coisa, pano, isopor, cobertor, etc... Só vai servir para manter a temperatura dos copos, pois fiuncionam como isolantes.
Sem fonte de calor fica impossível aumentar a temperatura de 25º para os 29ºC desejados.
Eu no verão não utlizo nada na incubadora. Acomodo os copos e potes em uma caixa de papelão com um pano envolvendo-os e escolho um cômodo da casa que pega sol o dia todo e encosto na parede. Um bom lugar também é ao lado do gabinete do computador( se fica ligado o dia todo) ou em cima da geladeira encostado na parede detrás (o calor do motor da geladeira sobe).

Paz e Luz!
 
Paguei R$ 20,00 por um aquecedor de aquário e mais R$ 25,00 por um timer analógico que pode ser programado com intervalos de 15 minutos, deixei os potes dentro de sacos de lixo preto para não pegar luz quando eu for ver a tamperatura, e a incubadora também está dentro de sacos de lixo e coberta com um cobertor, assim a temperatura se mantém mais facilmente.
Achei muito bom e por enquanto está sendo bem eficiente, a temperatura aqui varia de 27 a 29 graus.

Eu mesmo disse:
Achei muito bom e por enquanto está sendo bem eficiente, a temperatura aqui varia de 27 a 29 graus.

A temperatura na incubadora, fora dela está em torno de 25 graus.
 
Tiwanaku disse:
Utilize um aquecedor de aquário com termostato(ou controle o termômetro) dentro de uma garrafa pet de 600ml e coloque dentro da incubadora!
Miguel fi disse:
...enrolar um pano nos copos, controle com um pano mais grosso ou menos...
Vivendo e aprendendo :rolleyes: A solução para aumentar a temperatura é utilizar o aquecedor em união com o isolante. Mais coisas pra minha lista do fds...

Tiwanaku disse:
...escolho um cômodo da casa que pega sol o dia todo e encosto na parede.
Meio complicado para fazer isso, mas também é uma boa... tá fazendo muito calor ultimamente...

Obrigado pela força aí, galera. Agora vou botar em prática as dicas. Logo posto mais fotos...

Grande abraço!
Tico
 
Dae Tico....
Maneiras existem muitas, ache a de seu gosto e praticidade e mãos a obra.
Boa sorte aí!

Paz e Luz!
 
Dia 13 (sexta-feira, 8 de março)

Os micélios continuam a crescer. Ainda não tenho experiência para medir se o crescimento é rápido, lento, normal, mas que estão evoluindo estão. Como esperado, o copo de uísque (250ml) está mais evoluído que os "boca-larga" (270ml).

Notei alguma umidade aparecendo nas paredes do copo, e tirei algumas dúvidas do post:
:) https://teonanacatl.org/threads/problema-–-excesso-de-umidade-nos-copos.1915/

Coloquei a incubadora (que, na verdade, é apenas uma caixa dentro de um saco preto) perto da parede onde bate sol, para tentar aumentar um pouco a temperatura. Novas idéias me surgiram em relação a construir uma incubadora de verdade, principalmente depois de ler este tópico:
:) https://teonanacatl.org/threads/sistema-simples-de-aquecimento-para-incubadora.1616/

Mas como estou focado no terrário agora, fica para depois.

:!: Terrário: acabei de comprar o material ontem. Neste fds vou construí-lo. Espero no domingo postar fotos da montagem. Vou optar por usar um tupperware gigante, bomba de ar, argila expandida, saída de CO2 filtrada por lã acrílica...

:?: Dúvida: compensa fazer um pequeno orifício, na parte de cima do terrário, para acoplar um borrifador quando sentir a necessidade de aumentar a umidade rapidamente? Pensei nisso porquê vou me ausentar grande parte do dia, e talvez tenho que tomar ações urgentes...
:?: Outra: o filtro de lã acrílica, tanto do possível orifício como da bomba de ar, precisam ser imersos em solução esterilizadora (álcool etc), ou vão secos mesmo? E como acoplar esse filtro na bombinha (que é pequena de verdade), sem forçar a mesma???

Enquanto isso vou lendo e lendo. Lição de casa... :)

Grande abraço!
Tico
 
eae tico!

vejo que escolhemos a mesma strain para nossos primeiros cultivos!
pois então tomara que nós dois tenhamos sorte! hehe
então, eu cada vez que montei meu terrario troquei os pedaços de lã acrílica por novos.. e sempre antes de acopla-los dou um banho em alcool 70 e espero secar. acho que é uma limpeza a mais e bastante válida.

quanto ao buraco, acho que pode dar certo. desde que seja bem fechado enquanto não estiver usando o borrifador.. e outra coisa: por esse buraco você terá espaço o suficiente para mover o borrifador e borrifar em diferentes direções? creio que o mais correto seria borrifar em todas as paredes para garantir uma boa umidade.

boa sorte com seu cultivo, paz!
 
Dia 20 (sexta-feira, 14 de março)

O crescimento micelial do copo de whisky já cobriu toda a superfície :pos:; os copos maiores ficaram para trás, como esperado. Vou esperar mais 3 dias, até segunda-feira, para aniversariar o copinho e fazer o dunk, dando tempo assim para a colonização interna do bolo. Durante o fds eu termino de montar o terrário e deixo ele ligado para verificar os parâmetros de temperatura, umidade, iluminanção etc...

Não utilizei uma incubadora, e a temperatura variou entre 25 e 30 graus célsius, por isso a demora na colonização. Nesta última semana andou chovendo muito e a média de temperatura caiu... tudo certo na minha opinião... :pos:

:confused: Dúvida: procurei no fórum e não achei... o dunk pode ser feito na temperatura ambiente? Colocar a imersão na geladeira tem como propósito o cold shock e o atraso na formação de pins, mas não tem relação direta com a hidratação, correto? :?:

isolator disse:
vejo que escolhemos a mesma strain para nossos primeiros cultivos!pois então tomara que nós dois tenhamos sorte! hehe.
isolator disse:
quanto ao buraco, acho que pode dar certo. desde que seja bem fechado enquanto não estiver usando o borrifador..
Fala isolator!

Vou fazer mesmo esse buraco, tomando cuidado com a vedação. Qualquer coisa é só fechar. Melhor prevenir... e boa sorte para nós aí, quem sabe a gente não troca uns esporos depois... :)

Um grande abraço!
Tico
 
Back
Top