Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ - primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
Pessoal da comunidade, começo aqui meu primeiro diário do meu primeiro cultivo. Não vou mentir que não estou ansioso por bons resultados, mas creio que o mais importante agora é colocar em prática as horas de leitura, adquirindo conhecimento pela prática. Já postei todos os dias anteriores, de agora em diante vou postando a medida que as coisas vão acontecendo.

Sintam-se a vontade para fazer quaisquer tipos de colocações, toda a ajuda é bem vinda. :)

Um grande abraço!
Tico

Dia -2 (sábado, 23 de fevereiro)
Preparação de substrato e esterilização

Como não achei a farinha, deixei de molho o arroz integral por 15min para hidratação, deixando secar por mais 20min e depois tudo foi moído no liquidificador.
Nota: na próxima, deixar o arroz secar mais, para facilitar a moagem.

Fiz a preparação utilizando a fórmula 1/4 água, 1/4 farinha de arroz integral e 1/2 vermiculita, para quatro copos. Como dois deles possuiam 270ml e não 250ml como recomendado, e fiz a preparação nas quantidades exatas, houve substrato apenas para 3 copos.
Nota1: fazer sempre a mais.
Nota2: a vermiculita não foi esterilizada.

Pergunta: por quê é válido fazer uma base com vermiculita seca? Expansão do micélio?

Os copos foram então fechados com tampas de papel alumínio e colocados na panela de pressão, em vapor de 1h30min. O nível da água ficou no fundo dos copos, estes levantados por um suporte de panela.
Nota1: fazer as tampas menores, para melhor visualização do crescimento da cultura.
Nota2: colocar mais água, secou e parece que queimou o papel alumínio.
Nota3: as tampas precisam estar furadas? Um furo apenas, para circulação de vapor? Ou só a tampa meio solta já permite a esterilização?

Dia 0 (segunda-feira, 25 de fevereiro)
Inoculação

Tive que esperar um dia a mais para inocular os substratos. O recomendado é o dia seguinte. A panela permaneceu fechada, espero que não tenha havido entrada de contaminantes. Tomei banho com Protex e esfoliante corporal, me sequei com toalha limpa e vesti roupa limpa. Todos os equipamentos foram limpos com álcool 70%, bem como a panela e a caixa de manipulação (glovebox). Vesti máscara de proteção, luva de procedimento e plásticos cobrindo os braços, os dois últimos também limpos com álcool 70%. Os potes foram retirados, as tampas lacradas com durex. A seringa foi esterilizada com o isqueiro antes de cada copo, e não antes de cada buraco. Os furos foram tapados com esparadrapo microporoso.
Nota: gastei em média, para cada copo, 1ml por copo de solução de esporos, parte pela inexperiência em manejar a seringa, parte pela resolução de inocular o copo numa quantidade maior de esporos.

Dia 3 (sexta-feira, 29 de fevereiro)
Esperando...

Ainda nenhum crescimento de rizoma é aparente. O substrato parece meio seco, talvez devido à fervura em excesso. A temperatura se mantém por volta de 25C.

Dia 6 (sábado, 1 de março)
Surge a vida!!!

Agora está aparente a pequena mancha branca. Os três copos estão com sinais visíveis da cultura, apesar de dificuldade com o papel alumínio. Alguns esparadrapos também soltaram, deixando os buracos expostos. Fechei-os com durex mesmo.

Dia 21 (sábado, 15 de março)

Preparei meu terrário, da seguinte forma: caixa de plástico grande, bomba de ar, mangueira com duas saídas para pedras porosas, argila expandida no fundo, termômetro interno e externo, nenhum higrômetro, nenhuma fonte de calor, furo para troca gasosa fechado com lã acrílica, furo para usar um borrifador de emergência também tampado com lã acrílica. Como primeiro cultivo, algumas coisas vão ter que ficar por conta da natureza... :D

Deixei o esquema rodando a noite, e percebi que a umidade não ficou boa. Foi a vedação da caixa que não tava boa. Como solução, vou usar plástico-filme, como vi em outro post (não lembro qual)...:pos:

Tiwanaku disse:
Dá-lhe Tico...
Dunk-cold-shock no bolo! Mínimo de 12 horas, tanto para hidratar como para estimular a frutificação!
Fala Tiwanaku! Valeu pela info, era isso mesmo que eu pensava... (aliás, acabei de voltar de Machu Picchu, passando pela Bolívia na volta...)

Dia 23 (segunda-feira, 17 de março)

O copo menor já está colonizado por inteiro (espero...:cool:) hora do dunk-cold-shock do nosso amigo Tiwanaku...

:confused: Pergunta: mínimo de 12h na geladeira, mas tem máximo??? :?:
:confused: Pergunta: tem jeito melhor pra fazer um filtro de lã acrílica do que simplesmente colocá-la dentro da mangueira? A pressão da bomba acaba diminuindo assim.... :?:

Algumas fotos estão em anexo...

Grande abraço!
Tico
Caixa do terrário.jpgFiltro de lã acrílica.jpgFuro para troca gasosa.jpgNível da água.jpgTermômetro interno.jpgTerrário em teste.jpgBolo colonizado indo para dunk-cold-shock.jpg

:confused: Pergunta: mínimo de 12h na geladeira, mas tem máximo??? :?:
:confused: Pergunta: tem jeito melhor pra fazer um filtro de lã acrílica do que simplesmente colocá-la dentro da mangueira? A pressão da bomba acaba diminuindo assim.... :?:
Dae tico...
Já deixei o bolo de molho por quase 48 horas, mas aconselho a deixar por 24. Esse tempo já é mais do que suficiente para hidratar o bolo.

Lã acrílica na mangueira do borbulhador???
A bomba possui filtro, a pedra porosa também filtra e se por acaso passar alguma coisa, a solução no fundo do terrário tem hipoclorito. Também existem em lojas de aquarismo vários tipos de filtros de ar próprios para serem utilizados nesse caso, além de dispositivos para não deixar a água voltar pela mangueira e queimar a bombinha.

Paz e Luz!

Dae tico...
Já deixei o bolo de molho por quase 48 horas, mas aconselho a deixar por 24. Esse tempo já é mais do que suficiente para hidratar o bolo.
Jóia... hoje então o bolo já vai pro terrário...

Lã acrílica na mangueira do borbulhador???
A bomba possui filtro, a pedra porosa também filtra e se por acaso passar alguma coisa, a solução no fundo do terrário tem hipoclorito. Também existem em lojas de aquarismo vários tipos de filtros de ar próprios para serem utilizados nesse caso, além de dispositivos para não deixar a água voltar pela mangueira e queimar a bombinha.
É, faz sentido mesmo... vou retirar a lã, fazendo voltar a potência normal da bomba e melhorar a umidificação. Junto com a nova vedação, acho que o terrário vai melhorar bastante.

Valeu, Tiwanaku! Grande abraço!!
Tico

Dia 25 (quarta-feira, 19 de março)

Primeiro bolo aniversariado!! :D Uma vitória, não só por esse passo, mas por todo o processo... até aqui tudo ok, apesar de não controlar todas as variáveis... c'est la vie... :cool:

Bom, o terrário funcionou a noite toda e percebi que a umidade ainda está muito baixa... tô achando que a argila expandida ainda estava molhada quando a coloquei lá dentro, impedindo a evaporação :)confused:)... eu tinha que dar uma esquentada nas meninas pra liberar o processo de evaporação:?: (êêê trocadilhos...) Ou será que minha bombinha de ar, daquelas mais baratas mesmo, não tá dando conta de um volume de 78L:?:

Lembrando que meu terrário está vedado com plástico-filme em cima, e tem duas aberturas de 2cm para troca gasosa, ambos com lã acrílica como filtro. O furo de cima serve para acoplar um borrifador para aumentar a umidade rapidamente (como já fiz hoje de manhã), mas como não fico em casa, esse procedimento só vai rolar duas vezes por dia, uma às 6 da manhã e outra a meia-noite.... :(

Grande abraço!
Tico

Ou será que minha bombinha de ar, daquelas mais baratas mesmo, não tá dando conta de um volume de 78L:?:

Lembrando que meu terrário está vedado com plástico-filme em cima, e tem duas aberturas de 2cm para troca gasosa, ambos com lã acrílica como filtro. O furo de cima serve para acoplar um borrifador para aumentar a umidade rapidamente (como já fiz hoje de manhã), mas como não fico em casa, esse procedimento só vai rolar duas vezes por dia, uma às 6 da manhã e outra a meia-noite.... :(
Fala tico-tico....
Seguinte, bombas de aquário são feitas para um fluxo de ar determinado. Existem bombas para todo o tamanho de aquário/terrário. Procure saber para quantos litros a sua é ideal, se for menor de 60 litros/hora, compre outra mais potente ou adicione outra da mesma potência, isso deve resolver o seu problema com umidade, o que vai tornar desnecessário o uso do borrifador.
Quanto aos furos para troca gasosa, eu utilizo 1 só de 1,5 cm, talvez esteja escapando umidade demais do terrário.

Paz e Luz!

Aumento de umidade

Tiwanaku!!

Fala tico-tico....
Seguinte, bombas de aquário são feitas para um fluxo de ar determinado. Existem bombas para todo o tamanho de aquário/terrário. Procure saber para quantos litros a sua é ideal, se for menor de 60 litros/hora, compre outra mais potente ou adicione outra da mesma potência, isso deve resolver o seu problema com umidade, o que vai tornar desnecessário o uso do borrifador.
Quanto aos furos para troca gasosa, eu utilizo 1 só de 1,5 cm, talvez esteja escapando umidade demais do terrário.
Paz e Luz!

Cara, notícia do front, direto de meu amigo duende: foi só fechar um dos furos que a umidade subiu!!! :pos::pos::pos: Já se passaram 3 horas desde o fechamento, e já se pode ver as gotículas nas paredes!!! Valeu mesmo!! :D

Quanto à bomba, vou continuar com a mesma, evitando uma outra compra... como é só um bolo no terrário (os outros dois ainda estão na incubadora), tenho tempo antes de uma perda maior...

Grande abraço!
Tico

Contaminação?

Fala galera!

Seguinte: o tempo passa, e nada de pins. Estou achando que, após ter colocado o segundo bolo no terrário, o mesmo se contaminou com cobweb.:(

Queria pedir uma ajuda pra diagnosticar a contaminação, não tenho outra explicação para a demora em pinar. As fotos tão aí...

Grande abraço!
Tico
Contaminação 1.jpgContaminação 2.jpgContaminação 3.jpgContaminação 4.jpg

Contaminação?

Tico, eu não conseguí enxergar nenhuma cobweb aí não, mas observe você: o micélio de cobweb é levemente acinzentado e é facilmente perceptível perto de micélio de cubensis, logo dá pra perceber pontinhos pretos no meio das "teias" do cobweb. Seu micélio é beeeem agoldoado, não é tão denso quanto o de cubensis, se desenvolve muito rápido, cobre todo o casing em apenas um ou dois dias!

Essa característica é gritante, observe o desenvolvimento do que você acha que é cobweb.

Boa sorte aí!

Com muita assepsia role os bolos em vermiculita seca (adere melhor ao bolo) e tente manter a temperatura do terrário o mais próximo possível de 18ºC, umidade entre 95 e 100% e luz 24h/dia que consequentemente eles pinam. Depois de rolar na vermiculita borrife água+H2O2 (200ml/5ml) para umedecer a vermiculita.
Paz e Luz!
Obs.: As instruções são baseadas em experiência própria.

Eu arrisco dizer que tá tudo normal AINDA.
o micelio avançou sobre a vrmiculita como esperado e parece perfeitamente saudavel.
B+ e PESA podem demorar até 15 dias para pinar.
15 dias em temperatura estável.
Se nao aparecer nada até domingo eu aconselho mandar OUTRO dunk, depois fazer o ROLL que o Tiwanocu falou ou ainda um shit simulador que sempre dá otimos resultados.
Tem muitas tecnicas corretivas por ae no forum.

Contaminação

Mr D. disse:
Tico, eu não conseguí enxergar nenhuma cobweb aí não, mas observe você: o micélio de cobweb é levemente acinzentado e é facilmente perceptível perto de micélio de cubensis, logo dá pra perceber pontinhos pretos no meio das "teias" do cobweb. Seu micélio é beeeem agoldoado, não é tão denso quanto o de cubensis, se desenvolve muito rápido, cobre todo o casing em apenas um ou dois dias! Essa característica é gritante, observe o desenvolvimento do que você acha que é cobweb.
Mr D., foi esse crescimento "algodoado" que eu achei estranho. Nesta semana não pude acompanhar diariamente os bolos, e quando fui dar uma olhada com mais atenção, percebi um crescimento meio diferente. Não sei se dá para perceber nas fotos, mas (na minha leiga percepção :eek:) o micélio do cubensis parece mais com uma rede, bem definida, e meio que por cima dele tem um crescimento algodoado (já por toda a superfície do bolo). O que me confunde é que esse "crescimento" é branco igual ao micélio, não há pontos pretos e mais nada de diferente. Também fechei um furo que servia para troca gasosa, consequentemente aumentando a umidade e CO2, características do cobweb, certo? (apesar de que coloquei uma bomba de ar mais forte, forçando então a saída do mesmo gás...) Não seria uma expansão mais fácil do fungo, aproveitando que saiu do copo??? :confused:

Tiwanaku disse:
Com muita assepsia role os bolos em vermiculita seca (adere melhor ao bolo) e tente manter a temperatura do terrário o mais próximo possível de 18ºC, umidade entre 95 e 100% e luz 24h/dia que consequentemente eles pinam. Depois de rolar na vermiculita borrife água+H2O2 (200ml/5ml) para umedecer a vermiculita.
Tiwanaku, luz e umidade creio que consigo manter. O terrário tem ficado sob luz por 16h/dia, e a umidade está alta. Mas como princípio desse primeiro cultivo não estou controlando a temperatura rigidamente. Ela fica em torno de 25ºC (termostato e isolamentos já estão prontos, esperando o fim deste cultivo...). Agora, essa técnica se aplica, mesmo eu temendo a contaminação? Não vale a pena, talvez, esperar os pins assim mesmo, pois em time que está ganhando (está?? rs) não se mexe? :confused:

Eletrickasing disse:
Eu arrisco dizer que tá tudo normal AINDA. O micelio avançou sobre a vrmiculita como esperado e parece perfeitamente saudavel.
B+ e PESA podem demorar até 15 dias para pinar. 15 dias em temperatura estável. Se nao aparecer nada até domingo eu aconselho mandar OUTRO dunk, depois fazer o ROLL que o Tiwanocu falou ou ainda um shit simulador que sempre dá otimos resultados. Tem muitas tecnicas corretivas por ae no forum.
Eletrickcasing, shit simulador foi ótema!! hahahahaahahahahahahah Essa questão da particularidade da variedade era outra dúvida. Também tem a questão dos parâmetros que, como já disse, não estão sendo rigidamente controlados, conscientemente... Boa dica, vou esperar pra ver, atento... :cool:

Bom, toda essa preocupação tem motivo: o terceiro e último copo finalmente está totalmente colonizado, esperando sua vez ao sol de 15W. Se a contaminação for verificada, vou ter que desmontar e esterilizar todo o terrário antes de qq coisa...

Valeu pela força, galera!
Grande abraço!

Contaminação

Pra ter certeza, observe se existem pequeninos pontinhos pretos (parecem aglomerações de esporos) entre as teias, no meio delas...

O micélio de cobweb é BEM diferente do de cubensis, ele é bem espesso, é perceptível facilmente perto do micélio dos cubbies.

Contaminação (fotos detalhadas)

E aí, Mr. D!

Pra ter certeza, observe se existem pequeninos pontinhos pretos (parecem aglomerações de esporos) entre as teias, no meio delas...
O micélio de cobweb é BEM diferente do de cubensis, ele é bem espesso, é perceptível facilmente perto do micélio dos cubbies.

Cara, tirei umas fotos pra ajudar a resolver minhas dúvidas. Acho que não tem contaminação, já que não existem pontos pretos... acho que é questão do "algodoamento" (!!!) do micélio mesmo, já que as cores estão bem vivas...

Bom, por favor, dêem uma olhada aí e opinem... o terceiro copo ainda no banco de reservas... :)

Grande abraço!
Tico
20080327 Crescimento algodoado ou contaminação 1.jpg20080327 Crescimento algodoado ou contaminação 2.jpg20080327 Crescimento algodoado ou contaminação 3.jpg20080327 Crescimento algodoado ou contaminação 4.jpg

Como eu disse la em cima, desenvolvimento, diga-se de passagem BELISSIMO, totalmente normal do micelio.
Reveja a troca de ar, escoamento de CO2, umidade e temperatura do seu erario, porém tenho certeza que estao extremamente saudáeis.
Na ultima foto nota-se o extremo rizomorfismo do micleio na capa que envolve o bolo.
Se nao ocorrer nada até domingo proceda novo DUNK(afogamentto em agua gelada opor 24h ) seguido de roll em vermiculita seca e depois borrife agua + agua oxigenada até umidecer essa vermiculita .
tudo belo.

E aí, Eletrickasing!!

Como eu disse la em cima, desenvolvimento, diga-se de passagem BELISSIMO, totalmente normal do micelio.
Reveja a troca de ar, escoamento de CO2, umidade e temperatura do seu terrario, porém tenho certeza que estao extremamente saudáveis.
Na ultima foto nota-se o extremo rizomorfismo do micleio na capa que envolve o bolo.
Se nao ocorrer nada até domingo proceda novo DUNK(afogamentto em agua gelada opor 24h ) seguido de roll em vermiculita seca e depois borrife agua + agua oxigenada até umidecer essa vermiculita .
tudo belo.

Muito obrigado pela ajuda. Vendo direito, eu estranhei o crescimento amassado do micélio com o solto do terrário... coisas de principiante... :eek:

Vou esperar até domingo para aniversariar o outro bolo então, abrindo o terrário apenas uma vez...

Grande abraço!
Tico

Pins!!!

Finalmente, depois de passado um pouco mais de 1 mês da inoculação, os primeiros pins apareceram!!! :D Valeu galera pela ajuda, a espera realmente é difícil... :pos:

Bom, coloquei duas fotos pra registrar o momento. Estou preocupado agora é com o último bolo, ainda no copo... quero aproveitar o domingo para colocá-lo no terrário, mas sei que vou ter que abrir o mesmo de vez em quando para procurar abortos e fazer a colheita, com isso diminuindo a umidade... mas creio que não tem outro jeito... :confused:

Um grande abraço a todos!
Tico
pins 1.jpgpins 2.jpg

Parabéns Tico !!!

Em fim vieram os filhotes né ?

Agora é continuar monitorando o crescimento e colhendo as crianças ....!!!

Sucesso, Paz e muita Luz !

Mais pins e mais dúvidas

Parabéns Tico !!!
Em fim vieram os filhotes né ?
Agora é continuar monitorando o crescimento e colhendo as crianças ....!!!
Sucesso, Paz e muita Luz !
E aí, Cia Oregon! Valeu cara!! Essa primeira experiência está sendo muito válida e ainda nem chegou ao fim...

Me surgiu outra dúvida agora: eu continuo com luz 24h, para estimular a frutificação, ou volto ao regime 12h/12h:?::?:

Grande abraço!
Tico

Mais pins e mais dúvidas

E aí, Cia Oregon! Valeu cara!! Essa primeira experiência está sendo muito válida e ainda nem chegou ao fim...

Me surgiu outra dúvida agora: eu continuo com luz 24h, para estimular a frutificação, ou volto ao regime 12h/12h:?::?:

Grande abraço!
Tico

Humm !

Bem, por aqui eu uso 12/12hrs de foto exposição até eles pinarem, após eles darem as caras eu passo esse período para 3 ou 4 hrs diárias de luz, mas cada cultivador tem a sua técnica específica.

Acho que o mais prejudicado seria seu ultimo bolo que vai entrar no terrario necessitando de foto período enquanto os demais já estarão desenvolvendo os frutos e por tanto sem necessidade da luz , aí vai aparecer os que dizem que não dá nada deixar 12hrs, que não vai interferir no desenvolvimento dos outros bolos e a discussão começa ....

Mas ainda é majoritária a corrente que concorda que os cogumelos não necessitam da luz para se desenvolverem, e sim para lhes indicar a direção !!!

Adote um parâmetro de foto exposição para eles e fique observando o crescimento deles, que diga-se de passagem é rapidíssimo em condições favoráveis !

Parabéns novamente pelo sucesso da sua 1ª experiência e qualquer dúvida dá um grito aí que tem sempre alguem disposto a nos ajudar !

Paz e muita Luz !

Parabéns pelos filhotes Tico!
Não esqueça de atualizar as fotos aí!:D
Como o Profº. Oregon disse, depois da pinagem a exposição à luz pode, e até deve ser menor. Muita luz pode gerar frutos compridos, finos e que amadurecem prematuramente.
Paz e Luz!

Como o Profº. Oregon disse, depois da pinagem a exposição à luz pode, e até deve ser menor. Muita luz pode gerar frutos compridos, finos e que amadurecem prematuramente.

huahuahuahuahua...

A Cia Oregon apenas recomenda, não ensinamos nada a ninguém...:pos:

Back