Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ ou Lizard King: primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
B+: primeiro cultivo

Olá pessoal, sou novo no fórum, que comecei a freqüentar depois de adquirir o kit de cultivo, mas tenho lido muitos posts e artigos da biblioteca, além de outros sites (principalmente o shroomery). Resolvi adotar algumas das técnicas que aprendi, misturei um monte de informações e deu nisso... Estou esperando os casings frutificarem e continuar em frente.
Comprei o kit de cultivo, mas não sabia nada sobre o cubensis, só tinha comido alguns em Amsterdam (frescos) que não fizeram grande efeito, e queria tirar a prova.
O pacote chegou por sedex e era constituído por um pote de grãos colonizados (inóculo), as embalagens de alumínio (quentinhas), um saco de substrato para montar os casings cobrindo o micélio, as instruções de uso e duas mycobags. Comecei da maneira mais simples possível, pondo o micélio e o substrato nas embalagens esterilizadas, jogando um copo de água em cada saco e fechando os sacos com os casings lá dentro. Mantive a temperatura com um sistema de 'banho maria' improvisado usando termostato de aquário a 26 graus por uma semana.
Durante esse tempo fui lendo as mensagens e artigos e por fim resolvi construir um terrário, já que eu pretendo continuar com novos cultivos se este der certo, fazendo os carimbos, seringas, inoculação, etc.

Meu setup é o seguinte:

Uma caixa organizadora de 50 e poucos litros revestida nas laterais com vinil adesivo preto; um aquecedor/termostato regulável de aquário de 25W; um termômetro e uma bomba de aquário com uma pedra porosa na ponta, para borbulhamento. O fundo da caixa foi coberto com argila expandida e água filtrada + hipoclorito de sódio, depois de tudo ser devidamente limpo com uma solução de água filtrada e H2O2, lysoform e álcool 70%. Fiz dois furos em uma das laterais para troca gasosa e cobri com uma máscara cirúrgica esterilizada com álcool 70%. Também fiz uma 'segunda tampa' com filme de PVC para melhorar o isolamento da caixa, como tinha lido em um post aqui. Assim também fica mais fácil de visualizar os casings sem ser necessário descobrir tudo e aumentar o risco de contaminação.
Passada uma semana, a situação é essa das fotos: a colonização está acontecendo no substrato e estou esperando pinar. Ainda estou um pouco confuso com as variáveis de humidade e temperatura, baixei a temperatura para cerca de 21 graus e estou pensando em dar um cold shock no micélio, pra ver se começa a aparecer alguma coisa com cara de cogumelo hehehe...
Vou tentar manter esse diário atualizado até o final da colheita (se houver) e depois iniciar um novo cultivo com os esporos obtidos, utilizando duas técnicas (cakes PF e potes de grãos inteiros e casing) pra ver se as duas se desenvolvem no mesmo ambiente. Meu higrômetro/termômetro digital dançou no primeiro dia (cai dentro da água e pifou...), mas pelo jeito a humidade está alta e há pressão positiva dentro da caixa por causa da bomba. Tive um monte de problemas no primeiro dia com a construção do terrário: afobação, buracos feitos em lugares errados, vazamentos etc, mas eu ainda tava rodando em fase experimental e os casings só foram colocados depois dos problemas resolvidos.
Estou na expectativa de colher alguma coisa em até dez dias, vou viajar no dia 1º pra uma região de montanha cheia de bosques e queria levar uns cogus comigo hehehe... Vamos ver se vai dar.
Aceito críticas e sugestões, qualquer tipo de mensagem tá valendo - sou newbie mesmo... e tem gente muito competente neste site hehehe...

Abraços e good vibes a todos.
Guto
IMG_4247b.jpgIMG_4250b.jpgIMG_4255b.jpgIMG_4253b.jpgIMG_4252b.jpgIMG_4261b.jpgIMG_4259b.jpgIMG_4249b.jpg
 
Olá! Seu terrário está lindo! Estou construindo um bem parecido, tenho algumas questões pra gente pensar junto:

1- O micélio está colonizando a camada de cima, queria saber se você não pensou em colocar mais uma camada de vermiculita estéril e seca, só pra proteger mesmo...

2- A bomba de ar dentro do terrário só tem a pedra porosa; eu acho que ela não filtra muito bem coisas como esporos de outros fungos ou bactérias; estava pensando em colocar um pouco de carvão ativado e perlon na mangueira pra filtrar um pouco o ar que entra no terrário...

3- A temperatura de colonização dessa camada acho que pode ser otimizada: "Pós-casing/Pré-pinning:
Umidade Relativa: 90%
Temperatura do substrato: 28-30°C.
Duração do crescimento em pós-casing: 5-10
CO2: 5000-10000 (sistema fechado)
Troca gasosa: Desnecessária
Iluminação: Incubção em escuridão total." Retirado da biblioteca -> https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-o-cultivo-de-p-cubensis.79/

Acho que é só isso, boa sorte e um abração!:)
 
Valeu Vinicius! Obrigado por seu post. Achei bacana a idéia da vermiculita pra proteger o casing, vou fazer isso amanhã.
Dei uma olhada num post do Maurício no tópico de casing da biblioteca e tem um link sobre frutificação - https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032/ - dizendo o seguinte sobre condições de ar, temperatura e luz:


O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2. Modos de renovar o ar: 2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário. (no meu caso).
O que você falou sobre filtrar a bomba faz sentido e já vi um post aqui em que um cara fez isso, colocou perlon dentro da mangueira... mas eu tenho medo da vazão de ar diminuir demais, minha bomba é fraquinha.

Dentro do terrário o bolo ou casing deve, inicialmente, ser mantido na faixa de 20º a 26º C. A temperatura mais baixa informa o micélio que é hora de formar primórdias e produzir o corpo reprodutivo (cogumelo) (...) A temperatura pode ser elevada após o surgimento dos pins e mantida na faixa de 26º à 28º C.
A luz, como a temperatura e oxigenação (renovação de ar) é um alerta ao micélio que é hora de produzir o corpo reprodutivo (cogumelo). (...)
A luz pode vir de lâmpada, incandescente ou fluorescente, colocada a certa altura da janela aberta na tampa. Assim o cogumelo que emerge segue a direção da luz, ficando com o estipe reto. Pode ser reproduzido o ciclo dia/noite ou outro nos dois modos.



Então por enquanto vou manter os parâmetros e se não pinar em uns três dias faço um cold shock e vamos ver o que acontece...

Abraço!
 
Dae guto!
O terrário está bonito mesmo! O micélio também!
Cubra com uma camada fina de vermiculita, mas antes adicione a vermiculita, 1 colher de sopa rasa de calcário dolomítico para evitar contaminações por cobweb e normalizar o ph. Sempre esterelizando antes.
A esterelização da vermiculita pode ser feita no microondas em um refratário de vidro, umedeça a vermiculita e coloque em potência alta por 5 a 8 minutos, deixe esfriar e cubra com a máxima assepsia possível. Aí é só aguardar os pins!
Só é uma pena não ter conhecido o CM antes da compra!
Qquer duvida estamos aí!
Paz e Luz!
 
Opa... Valeu pela dica cara! Vou fazer isso mesmo. Obrigado!
Grande abraço!
 
Hm entendi... bom, fazendo o que o maurício faz você não erra mesmo, o cara é mestre :pos:! Boa sorte, torço por seu cultivo, abração!
 

ATUALIZANDO


Bem, fiz alguns avanços nesses dias - em relação às condições de frutificação, mas não vi nenhum pin ainda.
Seguindo as sugestões do vinicius e do tiwanaku, cobri o casing com uma camada de calcário dolomítico e outra de vermiculita. Não dá mais pra ver o que está acontecendo com o micélio, espero que ele esteja bem hehehe... Também fiz umas alterações no terrário: melhorei a proteção dos furos para troca gasosa colocando perlon por debaixo da máscara cirúrgica e coloquei um higrômetro analógico lá dentro pra substituir aquele que tinha pifado no primeirio dia. Como era de se esperar pela aparência da caixa, a humidade está alta, 90 e tanto. Os outros parâmetros eu mantive. Como o quarto onde está o terrário tem uma temperatura bem constante, 21-22 graus, eu desliguei o termostato e estou monitorando a temperatura. Dei uma borrifada de leve com água + H2O2 pra ver se acontecia alguma coisa. Também arranjei um jeito de filtrar o ar que vem da bomba usando perlon e carvão ativado (comprei uma peça simples em loja de aquário) mas só vou utilizar no próximo cultivo, não quero ficar mexcendo demais lá dentro agora nesse momento crítico... Quanto tempo será que ainda vai levar pra pinar? É malhor fazer o cold shock agora? O cultivo está completando doze dias... Não vejo a hora de colher o primeiro flush...

Daqui a pouco faço umas fotos e posto aqui.
 
Camada de calcário? O calcário vai misturado na vermiculita!
Cubra com uma camada fina de vermiculita, mas antes adicione a vermiculita, 1 colher de sopa rasa de calcário dolomítico...
Quanto ao terrário, show de bola, mas descreva o procedimento passo-a-passo de como fez a cobertura de vermiculita.
Abraço!
Paz e Luz!
 
Putz... acho que fiz besteira então... li o seu post porcamente e entendi que era pra colocar o calcário por cima do casing e depois por cima dele coloquei a vermiculita.
Entrei em pânico agora de manhã e tirei a camada superior de vermiculita e lavei o calcário (borrifando água bem de leve), será que estragou tudo? botei no terrário de novo. Vou refazer a camada de vermiculita + calcário, espero que dê pra recuperar.

Valeu Tiwanaku!
 
Estamos de olho! Boas vibrações ai pra ti!

Também acho que estás mexendo demais dentro do terrário.
 
Também acho que estou mexendo demais.
Refiz a camada de vermiculita com calcário, borrifei com água gelada pra diminuir um pouco a temperatura, fechei o terrário e não abro mais... até começarem a crescer... espero :eek:

E que seja o que o cubensis quiser. :D
 
SURPRESA!!!

Acho que apareceu o primeiro pin! Nossa, já tava ficando ansioso...
Agora acho que vai :D
Ou é ilusão de ótica?

IMG_4266.JPG

Deixei o terrário quieto nesses últimos dias. Depois de cobrir o casing do jeito certo (vermiculita + calcário, seguindo as instruções do tiwanaku) a situação é essa:

IMG_4264.JPG

Os parâmetros são os seguintes: temperatura 21º, humidade 90%, luz 12h/12h.
Vou manter assim por enquanto. Vou viajar amanhã e volto no domingo à noite. Se aparecerem mais pins e eles estiverem se desenvolvendo é melhor aumentar a temperatura e mudar a exposição à luz?
Isso tudo tá sendo MUITO legal hehehe...

Abraços e obrigado a todos!
 
Realmente cultivar é uma enorme higiene mental!

Good Vibes para o seu cultivo!

Paz e luz!!!!
 
Os parâmetros são os seguintes: temperatura 21º, humidade 90%, luz 12h/12h.
Vou manter assim por enquanto. Vou viajar amanhã e volto no domingo à noite. Se aparecerem mais pins e eles estiverem se desenvolvendo é melhor aumentar a temperatura e mudar a exposição à luz?

Muito boa a qualidade de suas fotos!!!

Com o aparecimento dos pins a temperatura pode ser elevada - ficando na faixa de 26º a 28º.


Quanto a exposição de luz já tem uns tópicos legais no forum discutindo sobre isso.

Abraço e boa sorte.
 
Boas guto olha eu tb estou como tu comprei um kit PF tek so que como so portugues a cenas que n percebo bem aki no site! como limpaste as bolas de argila(akilo que esta no fundo do terrario)?, onde posso arranjar o lysol(acho que em portugal n ha)?, onde posso arranjar o tal calcario para por no casing?

abraços daki nda vo ao cinema ver um filme sobre os cubensis (Shroom) e' de terror e num bosque ainda queres ir viajar no bosque pensa bem? estou brincando

paz e luz:luz:
 
Obrigado pela visita jahvez!

O Lysol é produzido pela Reckitt Benckiser e vendido em grande parte do mundo eu acho... o telefone da Reckitt Benckiser Portugal (em Lisboa) é +351 21 303 3000. Se você ligar lá talvez eles te informem melhor. Ou você pode usar outro desinfetante eficiente que você encontrar. Eu estou usando álcool 70%, que você pode encontrar em drogarias.

A argila expandida eu coloquei numa solução de cloro e água durante algumas horas e depois fervi numa panela por meia hora, escorri várias vezes, lavei com água fria filtrada e coloquei dentro do terrário com água filtrada e fervida e duas colheres de sopa de hipoclorito de sódio (que no Brasil também é chamada de água sanitária, acho que em Portugal chamam de lixívia).

O calcário você encontra em grandes lojas de jardinagem, ele é utilizado em plantações para corrigir o PH do solo. Mas dá pra usar outros corretivos também, aqui no fórum tem algum tópico falando sobre isso, dá uma olhada aqui: https://teonanacatl.org/threads/carbonato-de-cálcio-para-controle-de-ph-qual-é-a-proporção.2168/

Abraços e boa sorte!
 
Coisa linda!
Agora é só alegria!
Good vibes!
 
tchiii n sei como e que ainda dizem que o brasileiro e igual ao portugues! ja me safas te! obrigadao e bom cultivo:)
 
CRESCENDO


Quatro dias depois do primeiro pin, eles estão assim: lindos hehehe...:D
O outro casing pinou dois dias depois e parece ser bem promissor também. Acho que vi uma mutação, mas não sei se tem algum aborto ainda. Seguem fotos.
Estou achando o crescimento meio devagar, em outros diários vi cogumelos evoluindo de pins pra frutos abrindo o chapéu em cinco ou até 3 dias...
Os Parâmetros atuais são:
humidade 90%, temperatura 24º, menos luz em ciclos mais curtos.
Será que a temperatura está baixa? Vou deixar o terrário receber luz umas duas horas duas vezes por dia e o resto do tempo envolver em um cobertor pra não ter perda térmica pro ar...


É isso aí! Paz e Luz :)
IMG_4271 copy.jpgIMG_4272 copy.jpgIMG_4273 copy.jpgIMG_4274 copy.jpgIMG_4275 copy.jpgIMG_4276 copy.jpgIMG_4277 copy.jpgIMG_4269th.jpgIMG_4270th.jpg
 
boas guto

olha n encontrei o lysol mas encontrei um parecido (acho eu) chama se dettol pertece ha Reckitt Bencksier diz que desinfecta 99.9 das bacterias e virus! comprei tambem 2 litros de vermiculite mas parecia me muito desfeita sera que serve para os casings? mas n achei porque estava esgotado a argila expandida n pode sser subsituida por nada no fundo do terrario?

abraços e parabens pelos filhotes
 
Back
Top