Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ ou Lizard King: primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
B+: primeiro cultivo

Olá pessoal, sou novo no fórum, que comecei a freqüentar depois de adquirir o kit de cultivo, mas tenho lido muitos posts e artigos da biblioteca, além de outros sites (principalmente o shroomery). Resolvi adotar algumas das técnicas que aprendi, misturei um monte de informações e deu nisso... Estou esperando os casings frutificarem e continuar em frente.
Comprei o kit de cultivo, mas não sabia nada sobre o cubensis, só tinha comido alguns em Amsterdam (frescos) que não fizeram grande efeito, e queria tirar a prova.
O pacote chegou por sedex e era constituído por um pote de grãos colonizados (inóculo), as embalagens de alumínio (quentinhas), um saco de substrato para montar os casings cobrindo o micélio, as instruções de uso e duas mycobags. Comecei da maneira mais simples possível, pondo o micélio e o substrato nas embalagens esterilizadas, jogando um copo de água em cada saco e fechando os sacos com os casings lá dentro. Mantive a temperatura com um sistema de 'banho maria' improvisado usando termostato de aquário a 26 graus por uma semana.
Durante esse tempo fui lendo as mensagens e artigos e por fim resolvi construir um terrário, já que eu pretendo continuar com novos cultivos se este der certo, fazendo os carimbos, seringas, inoculação, etc.

Meu setup é o seguinte:

Uma caixa organizadora de 50 e poucos litros revestida nas laterais com vinil adesivo preto; um aquecedor/termostato regulável de aquário de 25W; um termômetro e uma bomba de aquário com uma pedra porosa na ponta, para borbulhamento. O fundo da caixa foi coberto com argila expandida e água filtrada + hipoclorito de sódio, depois de tudo ser devidamente limpo com uma solução de água filtrada e H2O2, lysoform e álcool 70%. Fiz dois furos em uma das laterais para troca gasosa e cobri com uma máscara cirúrgica esterilizada com álcool 70%. Também fiz uma 'segunda tampa' com filme de PVC para melhorar o isolamento da caixa, como tinha lido em um post aqui. Assim também fica mais fácil de visualizar os casings sem ser necessário descobrir tudo e aumentar o risco de contaminação.
Passada uma semana, a situação é essa das fotos: a colonização está acontecendo no substrato e estou esperando pinar. Ainda estou um pouco confuso com as variáveis de humidade e temperatura, baixei a temperatura para cerca de 21 graus e estou pensando em dar um cold shock no micélio, pra ver se começa a aparecer alguma coisa com cara de cogumelo hehehe...
Vou tentar manter esse diário atualizado até o final da colheita (se houver) e depois iniciar um novo cultivo com os esporos obtidos, utilizando duas técnicas (cakes PF e potes de grãos inteiros e casing) pra ver se as duas se desenvolvem no mesmo ambiente. Meu higrômetro/termômetro digital dançou no primeiro dia (cai dentro da água e pifou...), mas pelo jeito a humidade está alta e há pressão positiva dentro da caixa por causa da bomba. Tive um monte de problemas no primeiro dia com a construção do terrário: afobação, buracos feitos em lugares errados, vazamentos etc, mas eu ainda tava rodando em fase experimental e os casings só foram colocados depois dos problemas resolvidos.
Estou na expectativa de colher alguma coisa em até dez dias, vou viajar no dia 1º pra uma região de montanha cheia de bosques e queria levar uns cogus comigo hehehe... Vamos ver se vai dar.
Aceito críticas e sugestões, qualquer tipo de mensagem tá valendo - sou newbie mesmo... e tem gente muito competente neste site hehehe...

Abraços e good vibes a todos.
Guto
IMG_4247b.jpgIMG_4250b.jpgIMG_4255b.jpgIMG_4253b.jpgIMG_4252b.jpgIMG_4261b.jpgIMG_4259b.jpgIMG_4249b.jpg

Jahvez, Dettol é o Lysol da Europa hehehe... É o mesmo produto, só muda de nome. A vermiculita tem em vários tamanhos, mas a função mais importante é criar espaços para o casing não ficar compacto demais e para absorver água, então acho que não faz tanta diferença. Pra substituir a argila expandida você pode usar perlita, é o que muita gente usa, faz o mesmo efeito...

Forte abraço e sucesso!

soh para constar, conforme observei nos meus cultivos, o excesso de calcareo nao traz nenhum problema aparente para o processo de pinagem.. o maximo que acontece eh desperdicar calcareo..

ta tudo muito bonito.. eh uma pena que esses cogumelos sejam comprados.. mas por outro lado parabens pela iniciativa de estudar o cultivo! sucesso e good vibes

paz e luz

Valeu Carurero! :pos: Meu próximo cultivo vai ser com duas strains, B+ que vou carimbar deste primeiro e mais uma que vou pedir num banco de esporos. Só ainda não sei qual strain...
A "técnica do cobertor" funcionou :cool: e a temperatura está se mantendo em 26º. Vamos ver se isso acelera o crescimento.

é isso ai guto30sp :pos: bonito trabalho.

Valeu Carurero! :pos: Meu próximo cultivo vai ser com duas strains, B+ que vou carimbar deste primeiro e mais uma que vou pedir num banco de esporos. Só ainda não sei qual strain...
A "técnica do cobertor" funcionou :cool: e a temperatura está se mantendo em 26º. Vamos ver se isso acelera o crescimento.

26 graus no terrario???

Estou postando fotos novas. Nos últimos três dias eles se desenvolveram bem, mas nenhum abriu o chapéu para ser carimbado. Além disso, estão pequenos ainda, acho que tenho que esperar mais.
Gostaria de saber se esses mutantes devem ser descartados, colhidos agora, ou podem crescer sem problemas?

E isso aqui à direita: é Verticillium?
IMG_4293 copy.jpg

Melhor colher logo esses dois?
IMG_4294 copy.jpgIMG_4295 copy.jpg

Isso é contaminação ou tá normal? Estão bem pequenos ainda...
IMG_4300 copy.jpg

Enfim, parece que por enquanto tudo certo :)
Têm uns bem bonitos :D

IMG_4289 copy.jpgIMG_4292 copy.jpgIMG_4283 copy.jpgIMG_4297 copy.jpgIMG_4296 copy.jpg

Dúvidas de iniciante né... Comentários, sugestões e críticas são bem vindos!

Paz e Luz!

umm.. interessante.. to acostumado a manter a temperatura proxima aos 21 graus nos meus terrarios

ta ficando bonito esse cultivo!!

paz e luz

Descartar? Por quê?
Li em algum lugar que eles deviam ser colhidos logo para não virarem fonte de contaminação, como os abortos quando apodrecem.
Mas realmente não faz muito sentido. Acho que vou provar os mutantes numa vitamina psicodélica nesse fim de semana hehehe...

Mas pergunto a Caruero e Ecuador (e demais que quiserem responder, claro): Aquela primeira foto que o guto30sp colocou, perguntando se tem verticillium, tem ou não tem? O desenho deles está diferente e eu ainda não sei diferenciar anomalias/mutações do começo do verticillium... Obrigado até logo :pos: !

Mas pergunto a Caruero e Ecuador (e demais que quiserem responder, claro): Aquela primeira foto que o guto30sp colocou, perguntando se tem verticillium, tem ou não tem?

Eu não vi Verticillium ali.

Ainda que a fase inicial de uma infestação desse contaminante é muito difícil de perceber. Quando os cogumelos estão maiores fica mais fácil.

strains, strains, strains...

:)
Todos os mutantes foram dignamente consumidos numa deliciosa vitamina psicodélica hehehehe. Receita do tiwanaku (acho).
Agora só ficaram os bonitos :D
Vou postar fotos amanhã.

Desisti de tirar os carimbos por causa da suspeita de contaminação.
Putz e eu que sou novo aqui e não sabia de nada??? :(

Paz e Luz irmãos!!!

Valeu Ecuador:pos: E então essas anomalias não tem explicação? Vale a pena deixar de carimbar só por isso? Até logo!

Se não houver sinais de contaminação nos cogumelos maduros e você precisar de carimbos faça.

Mas se puder escolher é melhor pegar de cogumelos de aspecto normal. Não sei quanta variabilidade genética têm essas raças cultivadas, mas se você carimbar um desses cogumelos retorcidos pode estar passando adiante uma tendência que pode estar nos genes do mesmo.

entao.. nem todo retorcido eh verticillium.. e em meus cultivos observei que o verticillium ataca geralmente qnd as temperaturas estao mto altas, e como estamos no inverno..
quanto a carimbar cogumelos eu particularmente soh carimbo sem contaminacoes ou anomalias no fruto..

Paz e luz

Seguem as fotos de hoje, antes e depois da primeira colheita oficial.
Os maiores tem 10cm de altura. O peso total de cogumelos colhidos no casing 1 foi de 40gr neste primeiro flush:

IMG_4301 copy.jpgIMG_4302 copy.jpgIMG_4303 copy.jpgIMG_4304 copy.jpgIMG_4306 copy.jpgIMG_4307 copy.jpgIMG_4310 copy.jpg

O outro casing ainda vai ficar uns dias no terrário para que os frutos sejam colhidos.

IMG_4311 copy.jpgIMG_4312 copy.jpgIMG_4314 copy.jpg

Processando...

IMG_4315 copy.jpg

É isso aí. Paz e Luz!

Parabéns ....

Lindos cogumelos, que coisa bela !!!

Paz e Luz .

Back