Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo B+ ou Lizard King: primeiro cultivo

Diário de cultivo completo.
B+: primeiro cultivo

Olá pessoal, sou novo no fórum, que comecei a freqüentar depois de adquirir o kit de cultivo, mas tenho lido muitos posts e artigos da biblioteca, além de outros sites (principalmente o shroomery). Resolvi adotar algumas das técnicas que aprendi, misturei um monte de informações e deu nisso... Estou esperando os casings frutificarem e continuar em frente.
Comprei o kit de cultivo, mas não sabia nada sobre o cubensis, só tinha comido alguns em Amsterdam (frescos) que não fizeram grande efeito, e queria tirar a prova.
O pacote chegou por sedex e era constituído por um pote de grãos colonizados (inóculo), as embalagens de alumínio (quentinhas), um saco de substrato para montar os casings cobrindo o micélio, as instruções de uso e duas mycobags. Comecei da maneira mais simples possível, pondo o micélio e o substrato nas embalagens esterilizadas, jogando um copo de água em cada saco e fechando os sacos com os casings lá dentro. Mantive a temperatura com um sistema de 'banho maria' improvisado usando termostato de aquário a 26 graus por uma semana.
Durante esse tempo fui lendo as mensagens e artigos e por fim resolvi construir um terrário, já que eu pretendo continuar com novos cultivos se este der certo, fazendo os carimbos, seringas, inoculação, etc.

Meu setup é o seguinte:

Uma caixa organizadora de 50 e poucos litros revestida nas laterais com vinil adesivo preto; um aquecedor/termostato regulável de aquário de 25W; um termômetro e uma bomba de aquário com uma pedra porosa na ponta, para borbulhamento. O fundo da caixa foi coberto com argila expandida e água filtrada + hipoclorito de sódio, depois de tudo ser devidamente limpo com uma solução de água filtrada e H2O2, lysoform e álcool 70%. Fiz dois furos em uma das laterais para troca gasosa e cobri com uma máscara cirúrgica esterilizada com álcool 70%. Também fiz uma 'segunda tampa' com filme de PVC para melhorar o isolamento da caixa, como tinha lido em um post aqui. Assim também fica mais fácil de visualizar os casings sem ser necessário descobrir tudo e aumentar o risco de contaminação.
Passada uma semana, a situação é essa das fotos: a colonização está acontecendo no substrato e estou esperando pinar. Ainda estou um pouco confuso com as variáveis de humidade e temperatura, baixei a temperatura para cerca de 21 graus e estou pensando em dar um cold shock no micélio, pra ver se começa a aparecer alguma coisa com cara de cogumelo hehehe...
Vou tentar manter esse diário atualizado até o final da colheita (se houver) e depois iniciar um novo cultivo com os esporos obtidos, utilizando duas técnicas (cakes PF e potes de grãos inteiros e casing) pra ver se as duas se desenvolvem no mesmo ambiente. Meu higrômetro/termômetro digital dançou no primeiro dia (cai dentro da água e pifou...), mas pelo jeito a humidade está alta e há pressão positiva dentro da caixa por causa da bomba. Tive um monte de problemas no primeiro dia com a construção do terrário: afobação, buracos feitos em lugares errados, vazamentos etc, mas eu ainda tava rodando em fase experimental e os casings só foram colocados depois dos problemas resolvidos.
Estou na expectativa de colher alguma coisa em até dez dias, vou viajar no dia 1º pra uma região de montanha cheia de bosques e queria levar uns cogus comigo hehehe... Vamos ver se vai dar.
Aceito críticas e sugestões, qualquer tipo de mensagem tá valendo - sou newbie mesmo... e tem gente muito competente neste site hehehe...

Abraços e good vibes a todos.
Guto
IMG_4247b.jpgIMG_4250b.jpgIMG_4255b.jpgIMG_4253b.jpgIMG_4252b.jpgIMG_4261b.jpgIMG_4259b.jpgIMG_4249b.jpg

:idea:
Hoje colhi os frutos do segundo casing. Foram 50gr de cogumelos:
IMG_4317 copy.jpgIMG_4318 copy.jpg

Já estão secando. Cobri o casing com vermiculita + calcário e ele voltou para o terrário. As condições de temperatura e humidade voltaram para os parâmetros de pinagem. Vamos ver se vem um segundo flush. Tirei alguns carimbos para consumo próprio que ficaram bem pequenos mas que vão garantir o próximo cultivo enquanto não chegam os carimbos novos que eu pedi na pró-fungos (vou postar as cartas amanhã). Depois boto aqui as etapas de seringa, inoculação e incubação. Por falar nisso, vou começar a montar a incubadora: caixa de isopor mais aquecedor/termostato de aquário dentro de uma garrafa Pet de 600ml.

E o ciclo recomeça!
Paz e Luz!
:idea:

LINDO LINDO LINDO
esses casings estão demais! Parabéns pela dedicação!
teve mais mutantes?
Até logo, boas vibs pro próximo cultivo também (se bem que esses casings ainda vão loooonge):pos:

Faz um tempo que eu não posto, então hoje estou encerrando este diário. O primeiro casing rendeu mais um belo flush, seguem as fotos abaixo:

DSC00380 copy.jpgDSC00381 copy.jpgDSC00382 copy.jpg

Depois estagnou. O segundo casing não rendeu o segundo flush, só uns pins com cara de coitados hehehe... Acho que a assepsia do terrário não tava mais tão favorável. Mas tudo bem, tinha feito uns carimbos que garantiram o segundo cultivo (os copos já estão na incubadora), que vou botar aqui no próximo diário.
O resultado final do primeiro cultivo foram 150gr de cogumelos (frescos) bem saborosos :D
Achei pouco, mas estou ainda estou só começando a desenvolver as técnicas, acho que os próximos virão com mais força.
Queria agradecer a todos os amigos que acompanharam este diário e me ajudaram no caminho. Valeu comunidade! Longa vida aos Cogumelos Mágicos!

Paz e Luz!

guto , participa ai, add no teu msn **************** a turma ja ta toda la... valeu abraço! lindo seu cultivo!!!

Sariram lindos cogumelos ai hein guto!!

Parabéns pelo cultivo !!!

Parabens aê mano!
Sairam belos cogumelos desse cultivo.
Parabens e q o proximo cultivo seja melhro ainda..
hahahahah
abração brother!
GooD VIbeS!
;D

Back