HAUHAHUAHuhahauuhahahuAUHa.... eu lendo esse tópico me acabei de rir com o rest.. na parte do microondas... heuhauehehuaee...
Olha rest, faz a receita ao pé da letra como o boca e o maurício falou, porém, acho que pode fugir apenas em uma coisa pra resolver o seu problema:
Faça isso que vou lhe dizer agora (mesmo que depois postem aqui me dizendo para não dar conselhos de coisas não comprovadas, vou falar porque sei que é BASTANTE eficaz e acho até MELHOR que o modo normal)
Primeiro, siga tudo à risca como lhe falaram mas, só que na hora de colocar o papel alumínio cobrindo os copos faça assim: NÃO APENAS COLOQUE O PAPEL ALUMÍNIO EM CIMA DO POTE,
faça um tampão com ele, depois pegue uma linha dessas finas de costura mesmo, e comece a enrolar em vonta de copo bem próximo a boca do copo UNIFORMEMENTE e com uma pressão boa pra não soltar, até ficar bem seguro e esticado o tampão. Pronto, assim a água não vai entrar dentro dos potes. Agora, pegue um palito de dente ou algo assim.. faça ums dois furinhos proximos um ao outro no tampão de papel alumínio que usou para vedar o pote! Isto TEM QUE SER FEITO ENTEDEU? SE NÃO A TAMPA ARREBENTA DENTRO DA PANELA E PODE ATÉ ACONTECER UM ACIDENTE!!! quando for retirar os potes da panela de pressão.. ao invés de passar um durex em volta do tampão pra segurar, o que leva mais tempo, você apenas já com o pedaço de durex na mão, abre a tampa e já mete o durex em cima do tapão vedando o furinho que fez!!! Pois o tampão já está mais do que seguro com a linha lembra? é importante dar várias voltas com a linha para que fique seguro, e voltas seguras e uniformes. aí depois quando for inocular, você procede normalmente fazendo furos rente a parede do copo/pote ou do jeito que a receita mandar entendeu? Outra coisa... não coloque pouca água na panela de pressão... se você colocar pouca água.. ela pode secar toda como já ocorreu comigo e pode explodir a panela de pressão entendeu? só que no meu caso a valvula de segurança deixou a pressão escapar primeiro. Não coloque água demais também, se você usar potes de tamanho médio, como copos de uísque, dá pra colocar água até
mais da metade dos copos UM POUCO. NÃO EXAGERE! Quanto a colocar um pano no fundo da penela eu pessoalmente não faço isso porque não acho boa idéia. Se os copos forem apropriados e tudo for feito com bom senso dá certo. Eu obtive sucesso no Primero cultivo, embora já tenha inoculado trocentos
bolos. e de todos eles nenhum contaminou. Só contaminou um que foi um que eu descuidei na hora dos procedimentos. Todos colonizaram, porém por motivos de problemas com
umidade no
terrário (que infelizmente só percebi mais tarde) montei um mini-
casing (se é que posso chamar aquilo de casing) e ele frutificou. Agora já começo meu segundo cultivo, e agora eu estou começando a botar idéias em prática... agora sim estou sendo mais ousado e inovando.. sabe por que? Porque agora tenho váriosss carimbos hehehehhe... mas mesmo assim, preste atenção no que o pessoal fala que eles sabem o que estão falando. Aliás eu gostaria de agradecer muito ao pessoal que me ajudou na hora da decisão de inovar para não perder o bolo por falta de umidade. Eles tem GRANDE porcentagem de importância no sucesso de cultivo que obtive.
Bem, é isso, se alguém discorda desta técnica que uso para os tampões de alumínio dos potes, gostaria de saber quais os contras!

Acho que esta tecnica é de grande valia, não só por não deixar água entrar nos potes, mas na diminuição GRANDE do contato do substrato com o ar na hora de abrir a panela e, por tanto, menor risco de contaminação!
O que vocês acham?