Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agua no substrato

Rest

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/08/2006
57
69
36
Boas
eu preparei o substrato com 2copos de farinha de arroz e 4 de vermiculita e +/-250ml de agua. Para esterelizar meti na panela de pressão 1hora só que dps quando abri reparei que tinha entrado agua para os fraskos e o substrato estava ensopado. Ha alguma esperança que a inoculação funcione ou não vai dar mesmo.
 
Fala Rest

Começe de novo o procedimento. Melhor perder algumas horas agora... do que perder tudo, inclusive esbanjar print.

Coloque os copos com o substrato, dentro da panela de pressão, coloque antes um pano no fundo. Coloque água até os copos começarem a boiar...coloque mais 1 dedo, pronto!

Paz e luz!!!!
 
Upvote 0
SimM!! Começe de novo...
Na minha primeira Esterilizada na panela de pressão também aconteceu isso :( ... perdi substrato de dois copos ... ficou tudo na panela de pressão... acho que entrou água (mta água) e o substrato saiu, ou seilá.. :D ..

No meu cultivo atual também tenho um copo que está mto úmido ( o substrato dentro virou uma papa ).. e por enquanto o micélio está na mesma velocidade dos outros copos... mas acho que não por mto tempo, pois o substrato compactou (com mta água, tirando o ar..) ...

Mas o melhor é fazer de novo.. e nçao gastar esporos do carimbo..

Abraçoss.! E Boa Sorte !!
 
Upvote 0
Caro Rest, pelo que aprendi sobre esterilização, independente do tamanho do copo que você está utilizando, coloque água na panela até a metade dos copos, e é bom tbm colocar um pano no fundo para não quebrar os copos com o movimento da água fervente.
Espero ter ajudado.
;)
 
Upvote 0
skudex akonteceu o mesmo kmg. Ficou tipo papa. Mas se vc disse que ta a crescer micelio, é que eu xeguei a fazer a inoculação e a bokado fui comprar seringas novas pk as outras eram mt finas. Só que só tenho + 1 frasko e não sei se mando fora os outros substratos para poder fazer novamente ou espero para ver se o micelio cresce. Mas como vc disse que cresce vou esperar para ver.
 
Upvote 0
skudex akonteceu o mesmo kmg. Ficou tipo papa. Mas se vc disse que ta a crescer micelio, é que eu xeguei a fazer a inoculação e a bokado fui comprar seringas novas pk as outras eram mt finas. Só que só tenho + 1 frasko e não sei se mando fora os outros substratos para poder fazer novamente ou espero para ver se o micelio cresce. Mas como vc disse que cresce vou esperar para ver.



Fala Rest


Não gaste esporos com esses potes enchargados.

Faça outros potes.

Use pouca água no substrato, só para umidecer a massa.
 
Upvote 0
Mauricio

O problema é que eu ja fiz a inoculação :eek:

Acha que vale a pena esperar para ver se o micelio cresce ou mando logo fora?
 
Upvote 0
Bah hj voltei a tentar o cultivo e desta vez meti pouca agua na panela de pressão e um pano no fundo como vcs disseram. 1copo ficou só um bokado humido, o outro que não tinha tampa só papel de aluminium ficou xeio de agua e o 3ºcopo entrou um bokado (não como da 1ªvez mas condensou um pouco). O 1º copo e que ficou com bom aspeto se calhar pk alem dos elasticos usei uma pulseira dakelas largas de borracha.
Vou tentar desta vez pode ser que dê pelo menos o que ficou só humido pk nem seker ficou condensado o substrato (ficou solto).

Meti os copos dentro de uma aquario com um saco preto a tapar o aquario e tou a usar aquele metodo do aquecedor com termostato dentro da garrafa de agua (como alguem disse aki no forum). Digo desde já que não resulta muito bem pelos menos kom uma garrafa fechada pk a agua chega aos 32º e o termostato desliga o aquecedor e fora da garrafa fica +/- a 25º. Vou tentar arranjar um sistema em que tenha + agua para aquecer + a atmosfera do aquario.
 
Upvote 0
Bah hj voltei a tentar o cultivo e desta vez meti pouca agua na panela de pressão e um pano no fundo como vcs disseram. 1copo ficou só um bokado humido, o outro que não tinha tampa só papel de aluminium ficou xeio de agua e o 3ºcopo entrou um bokado (não como da 1ªvez mas condensou um pouco). O 1º copo e que ficou com bom aspeto se calhar pk alem dos elasticos usei uma pulseira dakelas largas de borracha.
Vou tentar desta vez pode ser que dê pelo menos o que ficou só humido pk nem seker ficou condensado o substrato (ficou solto).


Os copos com substrato devem ser colocados na panela de pressão cobertos com 3 folhas de papel alumínio.

Basta apertar as folhas na boca do copo. Eu faço assim e nunca soltaram.

Os copos devem ser imediatamente lacrados com fita durex quando tirados da panela de pressão.



Meti os copos dentro de uma aquario com um saco preto a tapar o aquario e tou a usar aquele metodo do aquecedor com termostato dentro da garrafa de agua (como alguem disse aki no forum). Digo desde já que não resulta muito bem pelos menos kom uma garrafa fechada pk a agua chega aos 32º e o termostato desliga o aquecedor e fora da garrafa fica +/- a 25º. Vou tentar arranjar um sistema em que tenha + agua para aquecer + a atmosfera do aquario.


Como foi feita a inoculação ?

Qual a strain que você inoculou ?
 
Upvote 0
Eu usei 4 camdas de papel de aluminium.
A strain e Equador e a inoculação foi normal. Tirei o papel de aluminium, meti a agulha da seringa pelos 4 furos que tinha feito, fechei os furos com uma fita e voltei a colocar 4 ou 3 camadas de papel de aluminium e dps meti no aquario que está fechado e que já tinha sido estrelizado kom alcool e Dettol (desinfectante que elemina em 30s 99,9% de bacterias virus e fungos.
 
Upvote 0
Boa sorte...
voce vai precisar de MUITA.
:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D:D
é devoto de nossa senhora de fatima?:
reza pra ela, faz uma novena logo...
 
Upvote 0
mortandelo porque que vc diz isso? Preciso de muita sorte pk? Fiz alguma coisa de mal?
 
Upvote 0
Fala Rest

Você e panela de pressão não se dão muito bem.

Segunda vez, e novamente, entrou água nos potes.

Quanto de água entrou em cada pote ?

Porque para uma colonização rápida, o substrato deve esta úmido.

Muita água no sustrato, pode não colonizar.

Guarde seu carimbo para uma nova tentativa, se for necessária.
 
Upvote 0
Houve um copo que não entrou, apenas ficou + humido ou se entrou foi só de um lado, outro copo que não tinha tampa só o papel de aluminio ficou xeio de agua (esse mandei logo fora) e o outro copo entrou agua mas não ficou com agua la dentro como na primeira vez.
Pode ser que desta vez colonize. A temperatura e mt importante que esteja entre os 28º e 30º graus? Vou tentar mudar a garrafa para uma de 1L para ser mais volume km 32ºgraus para aquecer + o ambiente do aquario.
 
Upvote 0
Primeiro bom dia, quero dizer que fico muito feliz em ver novas pessoas cultivando. Segundo, fico triste por ver que cada vez menos pessoas tem seguido a técnica à risca. Tá difícil seguindo tudo na risca, quanto mais fazendo tudo meio que avacalhado. Vou te dar um conselho, pega o guia de cultivo básico na biblioteca, imprima-o e estude-o. Ai, com certeza dará certo. Um abraço do Calangão.
 
Upvote 0
Calango eu li o guia

"Esterilizar:

Arrume os potes na panela de pressão.

Coloque água até começar a flutuar, adicione um pouco mais.

Feche a panela sem a válvula.

Quando começar sair vapor, continuamente pelo pico, coloque a válvula.

Use uma luva térmica para colocar a válvula.

Quando começar assobiar, a panela pegou pressão.

Deixe ficar 1 hora, depois deslige e deixe esfriar totalmente sem abrir a panela."

Foi exatamente o que eu fiz.
Em relação a inoculação eu tive cuidado com as contaminações.
 
Upvote 0
Calango eu li o guia

"Esterilizar:

Arrume os potes na panela de pressão.

Coloque água até começar a flutuar, adicione um pouco mais.

Feche a panela sem a válvula.

Quando começar sair vapor, continuamente pelo pico, coloque a válvula.

Use uma luva térmica para colocar a válvula.

Quando começar assobiar, a panela pegou pressão.

Deixe ficar 1 hora, depois deslige e deixe esfriar totalmente sem abrir a panela."

Foi exatamente o que eu fiz.
Em relação a inoculação eu tive cuidado com as contaminações.


Tente fazer como eu fiz eu usei aqueles potes de vidro com tampa de metal e fiz somente um furo no meio para a inoculação ,,,, assim vc podera fechar a tampa e evitar que entre agua no substrato !!! eu aumentei em 20 minutos a esterilização só para ter certeza ,, mas tb reduzi o tempo de cozimento do milho ,,, (mas isso vai depender do substrato que esta utilizando )
 
Upvote 0
Back
Top