Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agua no substrato

Rest

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/08/2006
57
69
36
Boas
eu preparei o substrato com 2copos de farinha de arroz e 4 de vermiculita e +/-250ml de agua. Para esterelizar meti na panela de pressão 1hora só que dps quando abri reparei que tinha entrado agua para os fraskos e o substrato estava ensopado. Ha alguma esperança que a inoculação funcione ou não vai dar mesmo.
 
Bem voltei a tentar e na segunda passada deixei o milho 24h de molho. Na terça escorri bem o milho e deixei secar por falta de tempo ficou quase um dia. Meti na PP em 45m e deixei esfriar la dentro 2dias (falta de tempo). Desta vez consegui que ficasse o milho sem agua!!! Apenas humido como deve estar.

Usei pedaços de cartão (do pote que tinha cartão inocluado onde nasceram ja 3 mini cogumelos) para inocular os frascos. E meti na incubadora. (isto 6feira)

Hoje estive a agitar os frascos (e agora preciso de ajuda!!)

Então é o seguinte, os potes tinham o milho quase todo (menos no lado oposto aos pedaços de cartão de micelio) branco mas eu não sei se é micelio a aparecer... Da ultima vez tambem apareceu assim e depois la se concentrou e começou a ficar com bocados fortes de micelio só que talvez pkausa da agua parou de crescer e ficou com azedo.

Agora parece tudo bem, ainda melhor do que da ultima vez... A minha questão é: Será que é micelio?

Pelas outras fotos em cima vcs conseguem ver se é micelio? É a cena branca do milho parece tipo algodao doce branco! O micélio tem essa textura?

Micelio tem que ser que no pote do cartao nasceram 3 mini cogus +/- 1 ou 2cm. Mas poderá ser micelio com algum contaminante?

Talvez ainda seja cedo para saber?
 
Upvote 0
Fala Rest

É muito difícil opinar sem ver o que é, mas micélio não tem aparencia de algodão doce, a textura é mais compacta, firme, de um branco como leite.

Como a inoculação foi feita levantando o tampão para colocar o cartão colonizado, um descuido pode inserir contaminante, mas é tudo especulação.

Não sei porque você teima em não seguir um padrão que todos nós já testamos e obtivemos sucesso.

Faça uma seringa e inocule milho cozido, porém seco. Espere 5 dias e verá micélio.
 
Upvote 0
Mas desta vez eu segui a risca a sua receita. Só não usei foi a seringa para a inoculação. Mas já vi aqui muita gente que usou o metodo do papelão.

Hoje eu posto as fotos.
 
Upvote 0
Aff acho que é mesmo contaminação mas não foi defeito da estrelização, acho que é mesmo do cartão pk o pote do cartão, no inicio o cartão era branco e depois ficou um bocado mais po cinzento.

Bem vou mesmo voltar a fazer com seringa de esporos.

Já agora confirmem só se é mesmo contaminação sff.
DSCF7675.JPGDSCF7676.JPGDSCF7682.JPG
 
Upvote 0
Bom mandei tudo fora! Ainda tinha outro pote com milho que não meti foto pk parecia igual mas quando abri ainda cheirava pior que os outros 2 que tinham contaminado.

Mandei fora tb o pote do cartão pois acho que era dai que vinha a contaminação.

Uma pergunta, Eu voltei a inocular mas desta vez com seringa de esporos só que a agua que vai com os esporos não fica em excesso??
 
Upvote 0
Fala Rest

Basta fazer 4 furos equidistantes rente ao copo e inserir bem pouca quantidade. A seringa estando boa logo em 5 dias haverá sinal de colonização.
 
Upvote 0
Faz hoje 5dias apos a inoculação e acabei agora de agitar os potes! Os potes estão com bom aspecto.

Um já está bastante avançado, os outros 3 estão indo normal. Desta vez nota-se que é mesmo micélio! Só espero que não contamine.
 
Upvote 0
Eu preciso de ajuda. Faz hoje 10 dias apos a inoculação e um pote já está totalmente colunizado (pelo menos parece).

As minhas perguntas são:

1º O Pote ja colonizado pode ficar a espera dos outros?
2º Como é que estrelizo a vermiculite para o casing? Pode ser no microondas?
3º Posso misturar os micelios dos diferentes potes ou não convem?

Pelas fotos não se percebe bem mas os potes menos colonizados, uns parece que já estão só que como agitei eles não estão pegados. Menos o pote grande que agitei e ainda havia milho no interior que não estava (foi o que ficou com poucos esporos).

O pote que está todo colonizado não foi agitado, mas foi rapido pk levou com um grande banho de esporos. Ainda ha esporos que se vêm.

São 4 potes, ha 2 que são parecidos mas estão separados pelo pote grande.

Fotos movidas para o diario
 
Upvote 0
Alguém que comente como está a ir e me tente responder ás questões... Precisava mesmo de saber...
 
Upvote 0
Eu preciso de ajuda. Faz hoje 10 dias apos a inoculação e um pote já está totalmente colunizado (pelo menos parece).

As minhas perguntas são:

1º O Pote ja colonizado pode ficar a espera dos outros?
2º Como é que estrelizo a vermiculite para o casing? Pode ser no microondas?
3º Posso misturar os micelios dos diferentes potes ou não convem?

Pelas fotos não se percebe bem mas os potes menos colonizados, uns parece que já estão só que como agitei eles não estão pegados. Menos o pote grande que agitei e ainda havia milho no interior que não estava (foi o que ficou com poucos esporos).

O pote que está todo colonizado não foi agitado, mas foi rapido pk levou com um grande banho de esporos. Ainda ha esporos que se vêm.

São 4 potes, ha 2 que são parecidos mas estão separados pelo pote grande.

Fala Rest

Resposta as suas perguntas:
1) o pote pode sim ficar aguardando os outros a colonizar totalmente.

2) para esterilizar a vermiculita para o casing, antes vc deve misturar uniformemente com água mineral, colocar em copos, fazer a tampa de aluminio e esterilizar na panela de pressão. Essa vermiculita molhada é que vai fornecer a umidade para o casing.
Em microondas, essa umidade é afetada, melhor vc usar Panela de pressão.

3)pode misturar sim, desde que sejam da mesma strain.

Como o Mauricio falou acima, vc deve seguir a risca a tecnica, todos obtém sucesso, se bem realizada.

Suas tampas em aluminio devem ser lacradas com fita adesiva, e não com elásticos. Assim como vc fez, existe a possibilidade de entrada de contaminantes em um substrato estéril.

paz e luz
 
Upvote 0
Não tinha mais fita, mas aquilo não são elasticos, é fio daqueles de custura. Dai varias voltas e varios nós e estava bem estrangulado!! Há um é que alem disso tem um elastico de borracha laranja.

Ahh! Mais uma pergunta, eu li no guia das strain que Equador não precisa de cold shock. Não vale a pena fazer?
 
Upvote 0
Não tinha mais fita, mas aquilo não são elasticos, é fio daqueles de custura. Dai varias voltas e varios nós e estava bem estrangulado!! Há um é que alem disso tem um elastico de borracha laranja.

Ahh! Mais uma pergunta, eu li no guia das strain que Equador não precisa de cold shock. Não vale a pena fazer?

Pense assim: é possível alguma troca gasosa, por baixo do alumínio, no ponto onde o barbante aperta o tampão? é possivel sim.

Então = ineficiente. Lacra logo isso aí com fita, vc está brincando com a sorte assim, e é possível eliminar essa possivel entrada de contaminantes, então, faça-o.

sucesso
 
Upvote 0
E quanto ao cold shock? Vi no forum que a strain equador não precisa. Vcs aconcelham fazer na mesma?
 
Upvote 0
E quanto ao cold shock? Vi no forum que a strain equador não precisa. Vcs aconcelham fazer na mesma?

Cold Shock = choque térmico = técnica que consiste em aplicar um choque de temperatura, iniciando assim a fase de pinagem/frutificação.

Vc está trabalhando com milho, portanto, vc deve antes de usar a técnica do cold shock, montar o casing, e esperar colonizar. Quando colonizado, vc deve cobrir todo o substrato colonizado com a camada de casing, que pode ser vermiculita umidecida e estéril.

Aí sim é interessante a aplicação do choque térmico, depois manda seu casing pro terrário.

Espero ter conseguido explicar algo.
 
Upvote 0
Eu fiz o casing e meti no terrário. Já passaram 4 dias e ainda não vejo nada! Não colonizou nenhuma parte da camada do casing. Notei que 2 ou 3 grãos de milho subiram um bocado a superficie.

Tenho que esperar ainda mais tempo ou faço o cold shock agora? É normal ainda não ver nada de diferente em 4dias?
 
Upvote 0
Eu fiz o casing e meti no terrário. Já passaram 4 dias e ainda não vejo nada! Não colonizou nenhuma parte da camada do casing. Notei que 2 ou 3 grãos de milho subiram um bocado a superficie.

Tenho que esperar ainda mais tempo ou faço o cold shock agora? É normal ainda não ver nada de diferente em 4dias?

eae rest

o certo seria dar o shock antes de ir pro terrário

4 dias é pouco para começar a se preocupar

no meu casing, notei que pouco antes de frutificar, ele deu uma elevada, como vc disse que o milho subiu, pode estar para acontecer tudo :D

tenha um pouco mais de paceência, é muito dificil, eu sei..heheh, mais falta pouco irmão :pos:


Boas vibrações para seu cultivo.
 
Upvote 0
Upvote 0
afff não tenho sorte nenhuma... Tenho controlado constantemente, mas ha uns minutos fui ver e até me assustei! o Termometro dentro do aquario estava no maximo! Abri o terrario e estava um forno la dentro.

O aquecedor do aquario com o termostato avariou. Tinha agua la dentro e deve ter queimado. Tive a abanar a tampa varias vezes para arrefecer.

Tenho medo que o micelio tenha morrido com a temperatura. A partir de agora isso não vai acontecer mais que já não tenho aquecedor. Agora é com a luz do aquario que vou controlar a temperatura.

Acham que ainda ha possibilidades de o micélio estar vivo?
 
Upvote 0
afff não tenho sorte nenhuma... Tenho controlado constantemente, mas ha uns minutos fui ver e até me assustei! o Termometro dentro do aquario estava no maximo! Abri o terrario e estava um forno la dentro.

O aquecedor do aquario com o termostato avariou. Tinha agua la dentro e deve ter queimado. Tive a abanar a tampa varias vezes para arrefecer.

Tenho medo que o micelio tenha morrido com a temperatura. A partir de agora isso não vai acontecer mais que já não tenho aquecedor. Agora é com a luz do aquario que vou controlar a temperatura.

Acham que ainda ha possibilidades de o micélio estar vivo?
se tiver branquinho sim.
no pasto eles aguentam até 44 graus antes de começarem a desitdratar.
m,antenha a troca de ar ao maximo.
isso deve ATRASAR o processo .
mas nao acredito que tenham morrido nao.
ja vi terrario PEGAR fogo e depois frutificar.
 
Upvote 0
Back
Top