Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Agua no substrato

Rest

Cogumelo maduro
Membro Ativo
23/08/2006
57
69
36
Boas
eu preparei o substrato com 2copos de farinha de arroz e 4 de vermiculita e +/-250ml de agua. Para esterelizar meti na panela de pressão 1hora só que dps quando abri reparei que tinha entrado agua para os fraskos e o substrato estava ensopado. Ha alguma esperança que a inoculação funcione ou não vai dar mesmo.
 
Tente fazer como eu fiz eu usei aqueles potes de vidro com tampa de metal e fiz somente um furo no meio para a inoculação ,,,, assim vc podera fechar a tampa e evitar que entre agua no substrato !!! eu aumentei em 20 minutos a esterilização só para ter certeza ,, mas tb reduzi o tempo de cozimento do milho ,,, (mas isso vai depender do substrato que esta utilizando )
soborô:
Nao aconselhe ninguem autilizar tecnicas nao comprovadas.

Experiencias devem ser feitas somente após a obtenção de carimbos pelo metodo padrao.

Qualquer experiencia que fuja desse procedimento padrão nao é aconselhavel.

E ainda atrasa e MUITO o processo, tira a possibilidade do pessoal mais experiente de deduzir soluçoes - padrão pra problemas padronizados.

Principalmente usar um furo no MEIO do bolo pra inoculaçao.
Nao é ERRADO, mas também nao é certo de maneira alguma.

ao notar qualquer coisa errada com os copos, o procedimento padrao é : DERCARTE-OS e COmeçe NOVAMENTE, SEGUINDO a RECEITA a RISCA.
vou passar NOVAMENTE uma receita pra vc Rest, SEGUE COMO SE FOSSE UMA BULA DE REMEDIO, SEM ADAPTAÇOES, por favor:

2 copos de vermiculita SECA
1 copo e meio de FARINHA DE ARROZ INTEGRAL
1 copo de agua
2 colheres de CHÀ (6 gramas) de CREMOGEMA
2 colheres de chá (6 gramas) de CALCAREO OU pó de casca de ovo, , ou GIZ de lousa branco moido.

colocando os ingredientes nessa ordem, e usando um garfo pra homogeinizar a mistura, nao tem como "sobrar" agua no copo.

SOLTE O SUBSTRATO COM UM GARFO SEM SOCAR ELE NO FUNDO OU BATER O COPO NA MESA PRA NAO COMPACTAR O SUBSTRATO.

VEDA A P*** do copo meu amigo! nao to entendendo como a agua entra num copo vedado.

Coloca 2 dedos de agua no fundo da Panela de pressao, coloca os copos E PRONTO, nao mete mais agua, panos ou qualquer outra porcaria na panela pra nao acontecer um acidente.


LEIA E PRESTE ATENÇAO. se der alguma coisa errada a partir DESSE PROCESSO QUE EU DISCREVI, fica facil pra qualquer um te ajudar a resolver. agora " inventando" techs nao adianta amigo. apesar de nao existir nenhum cientista aqui, a tecnica da tentativa/erro já foi BEM utilizada aqui e a gente tem essas procedimentos padrao só pra FACILITAR a sua vida.
 
Upvote 0
Boas!

Hj fez 8dias depois da inoculação. Estranho o frasco que tinha desta vez ficado sem agua e com o substrato solto parece que está igual, até dá para ver alguns esporos no vidro do copo enquanto que o outro copo que tinha ficado outra vez com agua já esta todo branco por cima e já começa a penetrar pelo resto do substrato que é um pouco dificil visto que ficou compacto com a agua.
 
Upvote 0
Fala Rest

Mesmo saindo atras esse copo mais seco tem mais chance de ficar 100%.

Enquanto isso no copo mais molhado:

Em cima onde está mais seco a colonização começou.

Depois quando pegar a parte enchargada vai diminuir a velocidade.

Se fosse para apostar qual fica 100% primeiro eu aposto no copo mais seco.
 
Upvote 0
Boas!

Faz amanha 5semanas depois da inoculação. O copo que estava com o substrato bom não contaminou mas também não germinou (e foi o que ficou com + esporos) enquanto que o outro copo germinou mas está muito lento (deve ser de estar compacto pkausa da agua).
Acham que espere ou tente fazer um case?
DSCF7433.JPGDSCF7435.JPGDSCF7436.JPGDSCF7437.JPGDSCF7439.JPGDSCF7440.JPGDSCF7442.JPGDSCF7443.JPGDSCF7444.JPGDSCF7445.JPGDSCF7447.JPGDSCF7448.JPGDSCF7450.JPGDSCF7452.JPGDSCF7455.JPG
 
Upvote 0
jogatudo fora e recomeça, seguindo a receita a RISCA.
insistiu tempo demais já num cultivo que nao tinha chances de dar certo.
veja a receita ali em cima, segue os procedimentos.
com 5 semanas é pra vc estar colhendo o 3o flush de um bolo.
 
Upvote 0
Não ha maneira de eu usar o micelio que já esta a crescer? Para inocular ou tentar fazer um casing? É que depois de tanto tmp custa mandar fora a toa. O micelio ta brankinho sem nenhuma contaminação
 
Upvote 0
Fala Rest

Pelo tempo que está colonizando, os potes devem estar fermentados.

Para que investir mais tempo em algo que já começou errado.

Comece um novo cultivo fazendo certo.

Seguindo a receita em 20 dias você tem casing no terrário.

Milho de Pipoca - Substrato para Casing: https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/

Casing - Preparo da Camada: https://teonanacatl.org/threads/casing-preparo-da-camada.1082/

Frutificação - Fatores Importantes: https://teonanacatl.org/threads/frutificação-fatores-importantes.1032/
 
Upvote 0
Bom esperei até domingo passado e como não vi alteração decidi não mandar fora o pote e sim utilizar o micelio que tinha crescido. Como o mauricio aconcelhou meti milho numa panela de molho 20h e cozi durante +/- 20m. Deixei 45m na PP para esterilizar. Um pote com tampa e papel de aluminium e outro sem tampa mas com papel de aluminium.

O que não tinha tampa entrou ainda mt agua mas como é milho foi facil tirar o que estava em excesso. O pote antigo que tinha abri e verifiquei que só mesmo uma película +/- de 1cm na parte de cima é que tinha colonizado. Cortei em varias partes e meti nos 2 potes com milho e num pote com cartão que foi hidratado e esterilizado no microondas (+/-10m).

Faz hoje uma semana e finalmente resultados muito positivos!!! Apesar de a temperatura da incubadora estar apenas a +/- 25º o pote do cartão tinha 4 bocados de cartão e estão todos quase totalmente colonizados e com muito bom aspeto. (ha num que se nota as ramificações do micelio, parece um print branco!). Os potes com milho também já estão muito avançados na colonização! O pote que entrou agua deixou o milho + cozido e é o que está + colonizado! O outro em vez de estar colonizado pelo pote inteiro, está com pedaços colados com o micelio. Tive agora a agitar para espalhar os grãos já colonizados.
Por este andar pa semana já tao colonizados.
Uma pergunta posso usar vermiculita para o casing?
 
Upvote 0
Fala Rest

Sempre entra água nos potes durante a esterilização.

Isso não é normal, colocando a quantidade de água certa na panela de pressão.

Deixando os problemas de lado...

Coloque fotos para opinarmos sobre a colonização.

Os ingredientes podem ser comprados separadamente e a mistura montada.

2 partes de esterco (gado, coelho, cavalo)
1 parte de turfa
1 parte de vermiculita
1 parte de fibra de coco
2 colheres de calcáreo
2 colheres de café.
água

Use essa receita para misturar com o substrato colonizado, cubra e espere colonizar.

Para cobrir depois de colonizado prepare:

2 partes de turfa
1 parte de vermiculita
1 parte de fibra
água

Casing - Preparo da Camada: https://teonanacatl.org/threads/casing-preparo-da-camada.1082/
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Mauricio passou agora um mes e não percebo porque mas parece que parou de crescer ou está mais lento.

O pote que tinha cartão o micelio cresceu tanto e tao forte que até de um bocado de micelio que ficou agarrado ao vidro, nasceram 2 abortos... É mesmo estranho como nasce um cogumelo apenas de 1ml de micelio.

Os outros 2 potes estão um bocado lento. Um deles tinha agua no fundo e ontem eu abri um bocado para tirar a agua que tinha um cheiro um bocado azedo mas o micelio não apresenta contaminação nenhuma.

Pela foto não se percebe muito bem mas os potes tem tipo bocados de milho agarrados pelo micelio (pai 3 deles espalhados por cada pote mas na foto só se vê um)

Pela foto o que acha do mecelio (ele cresce mas lento, axo que é de não ter oxigenio pk um dia abri um bocado e nos dias seguintes notei logo diferença no crescimento. Se agora voltar a notar e pk e do oxigenio que eu abri ontem 1 pote)
04050021.JPG
 
Upvote 0
Na minha opinião o atraso se deve ao milho está muito molhado.

Para inocular milho é muito importante que o milho esteja bem seco.

Lá atras, na esterilização, entrou água nos copos, aí já devia parar e refazer.

Quanto mais tempo demorar a completar a colonização as chances de fermentar aumenta.

Se está com cheiro de azedo já fermentou.
 
Upvote 0
Um amigo do meu ex namorado sempre saturava primeiro a vermiculita com a água (DA RECEITA) e depois ia "polvilhando" a farinha de arroz na vermiculita saturada e misturando ao mesmo tempo, até homogenizar bem .... excesso de água pode ser causado tanto por erro de ponderagem na receita
como por má homogenização da vermiculita seca, q poderia fazer com que bastante água a mais entrasse no copo ...

beijos :)

e se azedou siga o conselho dos mestres fungi ai de cima, descarte-os :(

:):)
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Então deve ser da humidade porque o pote que tinha cheiro azedo era o que tinha agua la dentro. O outro não tem e quanto ao cheiro não sei como está porque não abri.

Uma experiencia que eu vou fazer no proximo pote e fazer um substrato de milho com bocados de cartão. No pote que meti cartão para fazer outra inoculaçao caso nenhum dos potes ficasse bom, o micelio cresceu extremamente rapido e outra é que o cartão foi esterilizado numa taça com agua no microndas em 10m.

Eu estava a pensar em tirar os bocados de milho já colonizados e juntar numa caixa para fazer logo casing com o milho colonizado ou então esperar 2 dias para ambos os micelios se fundirem.

Mas precisava de saber uma coisa. O micelio depois de estar fermentado o unico mal é não crescer mais ou é considerado uma infeção perigosa? É que se for infeçao eu junto só os bocados do pote que não tinha agua se tiver um cheiro normal, se não haver problema por ter fermentado juntava que o cheiro podia ser apenas da agua ou uma parte do micelio que estava junto a agua.
 
Upvote 0
Se está com cheiro ruim (azedo) jogue fora, não serve.

Se você usar para montar casing vai estragar todo material de casing, é inútil.

Como lhe disse antes, inicie outro cultivo, seguindo com cuidado, em pouco tempo você tem o substrato colonizado e monta o casing com ele.
 
Upvote 0
Bah abri o outro frasco e também tinha um cheiro esquesito mas menos forte. Abri o frasco do cartão onde ja tinha nascido 2 cogumels pekenos e o cheiro e completamente diferente!

No pote do cartão tinha um bocado de vermiculita e farinha de arroz do cultivo anterior onde estava um bocado colonizado e serviu para passar po cartão. Hoje tive a reparar e desse bocado de substrato está cheio de pins!!!

Mandei fora os 2 potes com cheiro a azedo e tentei novamente outro cultivo mas desta vez acho que não vai mesmo dar porque inventei um bocado.

Deixei o milho 24h em agua para hidratar, depois cozi durante 30m e para esterilizar meti 10m no microondas e foi ai que deu problemas!

1º meti prata e depois lembrei me que a prata nao pode ir ao microondas:D

Depois meti 2 tampas de tupaware nos 2 potes mas com a pressão as tampas sairam desparadas!!! :confused:

Tentei depois sem tampa e durou algum tempo mas ao fim de 5m o milho começou a saltar dos copos como se fossem granadas!!! :D

Por fim tapei com 2 guardanapos de papel e meti dentro de um tupaware com agua.

A técnica do microondas para o milho não sei se é bom porque parece que o milho ficou seco mas como estava quente eu deixei no pote para arrefecer e acaou por transpirar deixando o pote humido (espero não ser de mais)

Tirei um bocado de cartao do pote com o cartao e juntei! ( meti foi pouco cartão mas axo que chega para pegar o micelio, só não sei se vai infetar por nao ter ido a PP.
 
Upvote 0
Rest está tudo errado camarada.

Você parece não quer cultivar cogumelos e sim fazer pipoca.

Siga a receita de milho ao pé da letra, não troque nada, não invente.

Cuidado com a panela de pressão para não entra água nos potes.
 
Upvote 0
HAUHAHUAHuhahauuhahahuAUHa.... eu lendo esse tópico me acabei de rir com o rest.. na parte do microondas... heuhauehehuaee...:D :D :D :D :D

Olha rest, faz a receita ao pé da letra como o boca e o maurício falou, porém, acho que pode fugir apenas em uma coisa pra resolver o seu problema:

Faça isso que vou lhe dizer agora (mesmo que depois postem aqui me dizendo para não dar conselhos de coisas não comprovadas, vou falar porque sei que é BASTANTE eficaz e acho até MELHOR que o modo normal)

Primeiro, siga tudo à risca como lhe falaram mas, só que na hora de colocar o papel alumínio cobrindo os copos faça assim: NÃO APENAS COLOQUE O PAPEL ALUMÍNIO EM CIMA DO POTE, faça um tampão com ele, depois pegue uma linha dessas finas de costura mesmo, e comece a enrolar em vonta de copo bem próximo a boca do copo UNIFORMEMENTE e com uma pressão boa pra não soltar, até ficar bem seguro e esticado o tampão. Pronto, assim a água não vai entrar dentro dos potes. Agora, pegue um palito de dente ou algo assim.. faça ums dois furinhos proximos um ao outro no tampão de papel alumínio que usou para vedar o pote! Isto TEM QUE SER FEITO ENTEDEU? SE NÃO A TAMPA ARREBENTA DENTRO DA PANELA E PODE ATÉ ACONTECER UM ACIDENTE!!! quando for retirar os potes da panela de pressão.. ao invés de passar um durex em volta do tampão pra segurar, o que leva mais tempo, você apenas já com o pedaço de durex na mão, abre a tampa e já mete o durex em cima do tapão vedando o furinho que fez!!! Pois o tampão já está mais do que seguro com a linha lembra? é importante dar várias voltas com a linha para que fique seguro, e voltas seguras e uniformes. aí depois quando for inocular, você procede normalmente fazendo furos rente a parede do copo/pote ou do jeito que a receita mandar entendeu? Outra coisa... não coloque pouca água na panela de pressão... se você colocar pouca água.. ela pode secar toda como já ocorreu comigo e pode explodir a panela de pressão entendeu? só que no meu caso a valvula de segurança deixou a pressão escapar primeiro. Não coloque água demais também, se você usar potes de tamanho médio, como copos de uísque, dá pra colocar água até mais da metade dos copos UM POUCO. NÃO EXAGERE! Quanto a colocar um pano no fundo da penela eu pessoalmente não faço isso porque não acho boa idéia. Se os copos forem apropriados e tudo for feito com bom senso dá certo. Eu obtive sucesso no Primero cultivo, embora já tenha inoculado trocentos bolos. e de todos eles nenhum contaminou. Só contaminou um que foi um que eu descuidei na hora dos procedimentos. Todos colonizaram, porém por motivos de problemas com umidade no terrário (que infelizmente só percebi mais tarde) montei um mini-casing (se é que posso chamar aquilo de casing) e ele frutificou. Agora já começo meu segundo cultivo, e agora eu estou começando a botar idéias em prática... agora sim estou sendo mais ousado e inovando.. sabe por que? Porque agora tenho váriosss carimbos hehehehhe... mas mesmo assim, preste atenção no que o pessoal fala que eles sabem o que estão falando. Aliás eu gostaria de agradecer muito ao pessoal que me ajudou na hora da decisão de inovar para não perder o bolo por falta de umidade. Eles tem GRANDE porcentagem de importância no sucesso de cultivo que obtive.

Bem, é isso, se alguém discorda desta técnica que uso para os tampões de alumínio dos potes, gostaria de saber quais os contras! :D Acho que esta tecnica é de grande valia, não só por não deixar água entrar nos potes, mas na diminuição GRANDE do contato do substrato com o ar na hora de abrir a panela e, por tanto, menor risco de contaminação!

O que vocês acham?
 
Upvote 0
Na 2º vez eu pensei forrar os potes inteiros de aluminum! :D mas acabei por meter so em cima e apertar com elasticos ou alguma boracha e aquela fita de borracha.

Nessa vez o pote que so tinha prata e fita entrou agua mas o que tinha tampa prata e fita de borracha e elastico eu acho que não entrou agua do fundo mas sim do vapor de agua que faz a pressão.

Eu tinha vedado e não saltou a tampa. Mas tripman nessa forma que vc disse não fica os potes muito humidos pelo vapor de agua que entra nesses furinhos?
 
Upvote 0
Na 2º vez eu pensei forrar os potes inteiros de aluminum! :D mas acabei por meter so em cima e apertar com elasticos ou alguma boracha e aquela fita de borracha.

Nessa vez o pote que so tinha prata e fita entrou agua mas o que tinha tampa prata e fita de borracha e elastico eu acho que não entrou agua do fundo mas sim do vapor de agua que faz a pressão.

Eu tinha vedado e não saltou a tampa. Mas tripman nessa forma que vc disse não fica os potes muito humidos pelo vapor de agua que entra nesses furinhos?


Não rest, não fica muito úmido... é só não colocar o milho ou o que for fazer muito molhado dentro do pote... coloca já MUITO proximo no ponto que é pra ficar.. ou no ponto mesmo. e aí ele sai úmido na medida certa! Aqui pelomenos eu consigo fazer isso e fica bom. Creio que o segredo é fazer tudo com muita calma e pensando bastante. Boa sorte pra você Rest!! :eek:k:

Ah sim, editando aqui denovo.. Procure usar a linha como descrevi Rest... porque fitas adesivas descolam dos potes ou grudam de vez ficando muito ruin de tirar.. dependendo da fita. então o ideal, aconselho linha mesmo!
 
Upvote 0
Back
Top