Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Ecuador

Diário de cultivo completo.
Escolhi a strain Ecuador por sua proveniência ser um lugar quente, característica mais facilmente simulada e mantida aqui na minha região.

Inoculei os bolos no dia 24/09 e os demais copos no dia 29/07.

Pretendo deixar os bolos frutificarem no terrário, mas farei baldes dos copos com estrume.

Esterilização foi feita com orientação padrão: uma hora na panela de pressão, lacres de alumínio, selos de vermiculita... A seringa foi composta dentro da glovebox dois dias antes da inoculação (22/07) e ficou na geladeira entre este intervalo de tempo.

Na primeira foto, há 6 copos e 2 potes com milho; desconsiderei alguns deles, pois 2 foram esterilizados no microondas (substrato ficou queimado) e o milho não passou pela correção de ph (então está muito ácido, acredito que não vingará).

abração a todos!
26setembro 002_Resize.jpg26setembro 001_Resize.jpg26setembro 003_Resize.jpg

Hm o texto diz: "Origem: Equador", mas logo em seguida "Essa strain vem dos Andes do Peru ..". estranho, acho que os andes avançam sobre o ecuador, mas seilá...

acho que me confundi desde o começo :confused::p: um conforto é que pelo menos a idéia que tinha de cultivá-lo em altas temperaturas se mantém: "Temperatura de colonização/frutificação: 28-30°C/ 23-26°C"

demorei um pouquinho pra abrir o diário (em relação à 1º inoculação), então já deixo fotos dos esporos germinados, observados hoje pela manhã.

estão um tanto opacos, parecem apagados, mas pode ser do início da colonização...são os 4 bolos pf+cremogema; seguindo uma mesma lógica de tempo, estimo que os esporos no estrume apareçam em torno do dia 6/10.

ainda sobre a strain, apresenta pins escuros e chapéu também escuro? vi um cultivo muito bonito no mycotopia em que o cultivador não sabia qual era a strain... as pessoas acharam que era 'redboy' pela cor dos pins:p:

valeu ecuador;)
1deoutubro 001.jpg1deoutubro 002.jpg1deoutubro 003.jpg1deoutubro 004.jpg

Hm o texto diz: "Origem: Equador", mas logo em seguida "Essa strain vem dos Andes do Peru ..". estranho, acho que os andes avançam sobre o ecuador, mas seilá...

É, em outros lugares essa strain é descrita como originária do Ecuador mesmo.

Entretanto essa temperatura de 23 a 26º para frutificação é a indicada para a maioria das strains.

Eu achei os Ecuador mais sensíveis ao calor que os Matias Romero e os Golden Teacher.

Se quiser veja fotos típicas dos mesmos no Sporeworks.

Fala Vini, cara esse copinhos ai me lembou a branquinha.....rs!

Parabens ai no seu cultivo, estou aqui nas goods vibes para ele dar certo!!!!!!!!!!!

Fica na paz!

Vai lá irmão, estou de olho aqui e mandando boas energias para os cósmicos!
Deixou de preguiça e montou um diário éh :D

valeu gente !

agora vem o mistério: neste tópico do mycotopia tem um cara que diz nao saber qual a strain que nasceu das fotos... Eles chegam a cogitar ser ecuador, mas no final ninguém conclui nada... algum palpite?

até logo, obrigado pelas visitas/good vibs;)
misterio1.JPGmisterio2.JPGmisterio3.jpgimisterio4.JPG

Nossa :eek:
Muito boa a definição das fotos,
deve ser A máquina fotográfica.

Nenhum palpite.

Aê Mano!
Parabens Aê pelo cultivo brother
desejo Boa sorte aê pra vc
E estou acompanhando aki seu cultivo.

A proposito...
Belas Ftos.
:D

Abraçao aê mano
Paz e Luz

Atualizando:

06/10/2008 - Observo crescimento rápido (em relação a outros copos colonizados) e aspecto rizomórfico em todos os bolos. Não sei se é tão incrível, mas eu não tinha muitas esperanças: os potes com milho apresentam micélio germinado. Resta esperar pra ver se não vai 'bacteriar', porque não corrigi o ph destes dois...
seguem fotos; agradeço pelas vibs e até logo !
6outubro 002.jpg6outubro 003.jpg6outubro 004.jpg6outubro 005.jpg6outubro 006.jpg6outubro 007.jpg6outubro 008.jpg6outubro 009.jpg

Vinicius, inoculei 3 copos de milho faz uma semana. Um de porte médio (copo de uísque) e dois pequeninos (copo de papa de neném). Os pequenos já estão 100% colonizados, o médio 80%. Resultados excelentes em minha primeira investida! Usei uma Tek gringa, se quiser posto detalhes aqui.

Valeu gente !

Aê cubensisjr, desejo boa sorte a você e coloque um link para a tek sim, compartilhar é o mais importante sempre...

Sahtanoj, não sabia se era na sétima foto ou na número sete (já que começa no nº2):p:...mas olhei as duas e parece ser só substrato mesmo, uma com um pedação de arroz e outra com uns grãos meio abertos de milho...

Nomade, você mostrou fotos de grandes ecuadores, espero que estes aqui sejam assim também... apesar do fato de que eu não chegarei a comer destes shrooms porque estou mudando de estado, sabe?! Este cultivo ficará nas mãos de uma amiga, que os comerá quando for a hora ; )

Agora coloco uma foto para ilustrar o momento em que podemos perceber esporos germinando nos copos com estrume + fibra-de-coco. Como nos bolos pf, ainda se mostram opacos e um tanto tímidos, mas esperamos que logo tomem seu crescimento rizomórfico...
Os demais copos estão de vento em popa, o milho continua sendo colonizado e ainda temos 3 copos com um substrato que não deu muito certo, depois posto o que aconteceu por aqui.
ótimas a todos, até logo:pos:
9 out 003.jpg

hm legal o link, mas pouca coisa de diferente né?! só troca o banho em água sanitária-água com calcáreo por um cozimento e um choque térmico com água gelada, certo? Enfim se funcionou tá valendo:pos: na próxima esterilização tentarei ambas as teks para comparar. Obrigado de novo pela informação, até logo!

só troca o banho em água sanitária-água com calcáreo por um cozimento e um choque térmico com água gelada, certo?

Bem, o grande truque é não deixar o milho de molho, visto que a produção de endosporos de outros fungos aumenta com a hidratação.

Então, cozinhar o milho direto na panela de pressão (por 1 hora) vai hidratar o milho e de quebra vai matar os esporos inimigos. Além de pular eficientemente várias etapas do "tratamento padrão," vai te dar menos dor de cabeça.

Lembre-se, muito importante, após a retirada do milho da panela de pressão, tem que lavar bem com água quente, e somente depois se faz o choque térmico com água gelada.

Deve-se lavar com água quente primeiro pois desse jeito a resina que fica na superfície do milho é eliminada, possibilitando a clonização.

Outra coisa importante é secar BEM o milho com papel toalha. Assim atinge-se o grau de umidade ideal.

Depois é só fazer os copos e esterelizar na PP por 1 hora. Depois disso, incubadora e correr pro abraço hehe!

ah é, entendi. só troca o banho em água sanitária-água com calcáreo por um cozimento e um choque térmico com água gelada.

legal vou tentar mas só a temperatura parece menos eficiente pra matar os endosporos. sobre resíduos da água sanitária favorecendo contaminações talvez seja mais eficiente...

To pondo a maior fé nesse seu cultivo com esterco. Estou aqui torcendo.

Mas me diz uma coisa: Por que você inoculou cada copo apenas uma vez?

To pondo a maior fé nesse seu cultivo com esterco. Estou aqui torcendo.

Mas me diz uma coisa: Por que você inoculou cada copo apenas uma vez?

Valeu Ramza, espero que dê certo também!

Sobre a inoculação, ainda não tenho certeza se é interessante germinar muitos esporos e deixá-los se selecionarem... tenho a impressão de que com menos furos a colonização fica mais demorada (e deve ficar mesmo, já que não se vêem muitos pontos de esporos germinando), mas também fica muito mais homogênea, com menos indivíduos diferentes dentro de um bolo... sei lá só impressão mesmo...

Até mais!

Back