Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º Cultivo - Ecuador

Diário de cultivo completo.
Escolhi a strain Ecuador por sua proveniência ser um lugar quente, característica mais facilmente simulada e mantida aqui na minha região.

Inoculei os bolos no dia 24/09 e os demais copos no dia 29/07.

Pretendo deixar os bolos frutificarem no terrário, mas farei baldes dos copos com estrume.

Esterilização foi feita com orientação padrão: uma hora na panela de pressão, lacres de alumínio, selos de vermiculita... A seringa foi composta dentro da glovebox dois dias antes da inoculação (22/07) e ficou na geladeira entre este intervalo de tempo.

Na primeira foto, há 6 copos e 2 potes com milho; desconsiderei alguns deles, pois 2 foram esterilizados no microondas (substrato ficou queimado) e o milho não passou pela correção de ph (então está muito ácido, acredito que não vingará).

abração a todos!
26setembro 002_Resize.jpg26setembro 001_Resize.jpg26setembro 003_Resize.jpg

Ééé vai faltar balde nessas lojas de material de construção.

Valeu gente !!

Os baldes estão seguindo bem, trouxe fotos para acompanhar.

Os dois maiores são estes, pretos:
000_0004.jpg

a situação deste balde maior, com cocô de cavalo, é essa:
000_0001.jpg 000_0005.jpg

e a do balde maior com cocô de vaca é essa:
000_0002.jpg 000_0006.jpg

os dois outros baldinhos, são menores e azuis:
000_0007.jpg

Um deles foi colocado para frutificar; o outro tem cocô de vaca, e esta é a situação:
000_0008.jpg

É isso aí, seguem colonizando e sem contaminações. Parece que em dois dias já colocaremos pelo menos mais dois baldes (o menor com cocô de vaca e o maior com cocô de cavalo) para frutificar.

Ótimas a todos, até logo!

Os Ecuador são ótimos.

E as experiências não são "pizza de padaria".

Parabéns, vinicius.

Os Ecuador são ótimos.

E as experiências não são "pizza de padaria".

Parabéns, vinicius.

Obrigado Ecuador, espero ter a humildade necessária para entendê-los.

Apareceu um pin no cocô de vaca que eu deixo no jardim... será um sinal de que nos baldes eles já vêm? :p::eek::pos:

É isso ai vini ta apavorando heim, nossa mano c vai colher um monte de cogu, cara esse esquema do balde é profi, muito mais simples e dinamico de cultivar, to com uns casing de ecuador também que vão sair da geladeira hoje, to ate nervoso, parece que to esperando o nascimento de um filho...uufa, mas vini ta bonito heim manda foto ai cara, se me parece o micélio colonizou bem mais rapido no substrato de cavalo do que os de vaca, foi feito o bulk no mesmo tempo dos dois baldes, a quantidade de material foi igual também? Ve se segura a Beat ai se não ela come tudo heim, abraços pros dois e inté.

buenas compañeros! :cool:

como elemento feminino dessa equipe de cultivadores e mãe dessas crianças, venho trazer as novidades. :D

são algumas e por isso, parafraseando Jack, o estripador, vamos por partes:

OS BALDES

os baldes com cocô de cavalo seguem apresentando aparentemente colonização mais avançada, no entanto apenas o balde menor de cocô de cavalo foi aniversariado a mais ou menos uma semana e vem recebendo todos os carinhos do papai e da mamãe (aeração basicamente, a humidade está sendo garantida pela vermiculita). ainda não apresenta pins. :eek:

ontém a tarde, observando os baldes pretos, notamos que o de cocô de vaca (que andava muito devagar mesmo, para angustia do papai e da mamãe) apresentava pontos de contaminação :( :

000_0053.jpg 000_0057.jpg 000_0067.jpg

não conseguimos identificar o contaminante. na nossa opinião, ela não apresenta características que a identifiquem idubitavelmente como trichoderma (se prestarem atenção, perceberão que é um tom de verde muito pálido e não é denso). o cheiro era muito forte. têm algum palpite?

como o cocô de vaca já tinha ido pro brejo, decidimos aniversariar o balde na mesma hora, removendo as porções visivelmente contaminadas:

000_0050.jpg 000_0051.jpg 000_0069.jpg 000_0077.jpg

enfim, esperaremos para ver o que sucederá.
na última foto, o novo quarto do balde querido, onde esperará para saber o que o destino lhe reserva.

O PIN NO JARDIM

em baixo na moita de helicônias vocês podem ver (com alguma boa vontade) cocôs de vaca que o ViniciusC trouxe colonizados do pasto a mais de três meses...

000_0084.jpg

viniciusc (19-01-2009 05:29 PM)
Apareceu um pin no cocô de vaca que eu deixo no jardim...

ficamos na dúvida sobre ser ou não P. cubensis. três meses depois?!?!

000_0013.jpg 000_0014.jpg

recorremos ao teste do azulamento:

000_0025.jpg

ai, né...

000_0038.jpg

hemerson (21-01-2009 11:46 AM)
Ve se segura a Beat ai se não ela come tudo heim

:rolleyes:

até!000_0077.jpg

Essa menina, essa menina, que comilona :p:que pena Beat que um contaminou mas os outros que sobraram vão render muuuuuiiitos cogus, estou na espectativa pra ver como vai ficar isso ai heim.

Falae hemersão !!

Esquecemos de respoder às perguntas do seu outro post, foi mal:

1- foi feito o bulk no mesmo tempo dos dois baldes,
2- a quantidade de material foi igual também?

Sim e sim, foram feitos no mesmo dia e com a mesma quantidade de spawn x substrato, que deixamos em 1x1 para ir mais rápido.

Realmente observamos o crescimento bem mais legal no cocô de cavalo, mas como usamos uma solução multiesporos a genética pode contar um monte. Mesmo assim já me apaixonei pelo cocô de cavalo, vou usar em alguns cultivos.

E sobre os baldes, também estou gostando muito, parece que vão dar muitos frutos e o custo foi bem baixo. Quase perfeito, se não fosse a vulnerabilidade que eles tem comparados a casing snum terrário - bem mais limpinhos.

Amanhã vamos aniversariar os outros dois, aí vai começar a corrida maluca pelos pins...

Valeu, até mais, boa sorte com seus ecuador aí também heheh:pos:

e então...

VIVA !!! TEMOS PINS !!!
000_0079.jpg 000_0080.jpg 000_0081.jpg

que alegria! São aproximadamente dez, mas observamos nós hifais mudando de cor, pode ser que o número aumente um pouco ainda...

este é o primeiro balde aniversariado, os outros dois cantam parabéns amanhã.

que cresçam saudáveis e felizes !

cá estão os baldinhos todos, depois de cantarmos parabéns e soprarmos uma 'vela' :D
23-01 057.jpg

e por falar em filhotes, apareceu uma cachorrinha prenha aqui na frente de casa. os baldinhos falaram 'paai, mããe, deixa a gente ficar com eles?'. não pudemos dizer 'não', ainda mais nas condições em que ela está (quase dando à luz).
23-01 045.jpg

é isso aí, presente de aniversário!

querida a cachorrinha!
CUIDA BEM DELA HEIN RAPAZ!
eh uma senhora grávida e necessita mesmo de cuidados plenos.
Já os baldes... voce sabe o que fazer :)
aeuheauhea
tudo certo e LINDO.
a cena dela agradecendo o cm pelo abrigo cedido é comovente.
:eek:

valeu morta, hoje foi o último banho dela antes do parto, previsto para a próxima ou a outra semana... que barrigão !
1.jpg
(claro que cobri as intimidades)
só quero ver a hora de cuidar da turminha que vem aí:p:

também estamos tratando esta galerinha com muito carinho:
2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg

comecei a achar que estavam muito estiolados, talvez por falta de oxigênio; mas a aeração está sendo feita com bastante frequência, desconsiderei, é 'piração de pai' :eek:

isso aê, tudo correndo muito bem :) abraços da 'família' a todos !

e mais 'corujisse' hehehe
7.jpg 8.jpg 9.jpg5.jpg

Anexos

• 6.jpg
    6.jpg
    59 KB · Visualizações: 149
não estão daqueeele tamanho, talvez no segundo flush aumentem

estou preparando ágar pra clonar pelo menos dois cogumelos destes e continuar cultivando isolamentos...

23-01 096.jpg 23-01 097.jpg

hoje à noite estarão prontos para carimbar. ótimas a todos e até logo

colheita realizada hoje

000_0004.jpg

estamos carimbando os chapéus e preparamos 'cremoagar' para clonagem, que já foi executada

000_0005.jpg

Você pode ter sido vítima de uma falsificação de Software!!!

Esse logo do windows pirata alí no canto hein.. tsc tsc tsc

hahaha viu só an00bies, terrorista é assim mesmo... fica ajudando o mercado informal ao invés da economia mundial

hoje fui trocar os chapéus carimbando e tive uma surpresa: nenhum cogumelo esporulou consideravelmente. Talvez eu os tenha colhido um pouco antes da hora ideal, mas como já observava alguns esporos sobre a vermiculita, fiz o procedimento mesmo assim.

carimbos quem sabe no segundo flush:rolleyes:

hahaha viu só an00bies, terrorista é assim mesmo... fica ajudando o mercado informal ao invés da economia mundial

hoje fui trocar os chapéus carimbando e tive uma surpresa: nenhum cogumelo esporulou consideravelmente. Talvez eu os tenha colhido um pouco antes da hora ideal, mas como já observava alguns esporos sobre a vermiculita, fiz o procedimento mesmo assim.

hahaa tah começando a se achar culpado pela crise mundial né? hehe

Eles estavam imaturos para carimbar sim. Principalmente se tratando de Ecuador.

Deixe que fiquem bem escuros em baixo, e que até virem o chapéu.

E também deixe a umidade do terrário cair um pouco nos dias pré-colheita para carimbo. Carimbar um chápeu de Ecuador meio úmido é outra tarefa indigesta.

Eles estavam imaturos para carimbar sim. Principalmente se tratando de Ecuador.

Deixe que fiquem bem escuros em baixo, e que até virem o chapéu.

E também deixe a umidade do terrário cair um pouco nos dias pré-colheita para carimbo. Carimbar um chápeu de Ecuador meio úmido é outra tarefa indigesta.

obrigado pelos ótimos conselhos, serão seguidos à risca nos próximos flushs

como estamos usando baldes, a movimentação entre lugar iluminado x escuro tem que ser feita com muito cuidado quando os cogumelos ficam maiores, senão podem se quebrar (como aconteceu com um deles)... mais uma coisa a observar...

Back