Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo, a revolta!! selvagens na minha mesa, sera?

Diário de cultivo completo.
primeiro obrigado a todos no forum por existirem e pelas informaçoes passadas !!!!

Resolvi começar tentando cultivar um cubens selvagem da regiao de um amigo de um amigo de um vizinho de um amigo de um amigo meu (Marilia-SP)
Começarei pelo precursor deste cultivo, foi um cultivo pra aprender mesmo, altas cacas , mta agua, assepsia mto fraaaacaaa, perdi tdo e já era de se esperar
Pronto, resumido =D
Então, eu queria fazer certo dessa vez entao caprichei muito mais =P
Comprei alguns akeles copinhos de tomar dose e akeles de exame de fezes/urina etc q vendem na farmacia(li essa ideia no forum desculpe nao lembrar d kem foi) q pareciam de um tamanho ideal para rapida colonização (já q os carimbos vem direto d um selvagem e eu estou no começo ainda)

nao achei vermiculita de jeito nenhum e comprar no mercado livre parecia um tanto salgado, sai q nem loco a procura de algum substituto e entao me deparei com a fibra da casca de coco

entao eu usei:
arroz integral + fibra de casca de coco + agua

selecionei o arroz(tinha uns sortutos q pareciam ja ter fungos ou era viagem minha, tirei todos q pareciam suspeitos), coloquei o arroz num saquinho d plastico dakeles vagabundos mesmo, eskentei no microondas por uns 30 segundos so pra pra ficar meio kente e deixei de molho por 1 dia, no outro dia dei mais uma selecionada no arroz(essa eu confesso foi paranoia) e usei uma parte para fazer uns 5 mini bolos(uns 25 min microondas potencia maxima por ae)
peguei o q sobrou do arroz(ainda tinha bstante) e eskentei por 30 segundos d novo;
no outro dia fiz mais uns 4 (esterelizei por uns 20 min)
e no outro dia fiz mais uns 3(com a fibra d coco mais fofa/dexavada rs)
ao todo foram 3 dias que eu fiz os bolos (dias 22, 23 e 24, março msmo xD)
e fiz a esterilização no microondas, acho q exagerei e talz pq eu dexei 2 das levas uns 25 minutos, ia repondo a agua que evaporava com agua fervendo q ficava fervendo junto no processo sem parar tb
fechei rapido eles guardei em 3 tapoware 1 leva em cada
a inoculação foi tranquila (como eh uma suit, quarto dps banheiro e a janela do banheiro fecha bem nao tinha corrente d ar)
com os devidos cuidados agua esterelizada q estava com esporos pre hidratados(novamente coloquei agua d mais para diluir os esporos por falta de atenção -.-) foi inoculado + ou - 1 ml por copo

estao colonizando bem até agora 20% em alguns , 35% em outros e 1 q foi da primeira leva q eu dexei d cobaia numa gaveta q eu sempre abro e olho as vezes para acompanhar esta uns 45%(nao sei pq ta tao mais rapido q os outros xDD já q é um dos unicos da primeira leva q esta totalmente lacrado), nao detectei sinal de invasores coloridos nos copos xD

fotos limpando chapeu com cotonetes e alcohol
IMG296.jpg IMG297.jpg

fotos tirando carimbo e fazendo os bolos
Sem título.gif

IMG365.jpg IMG368.jpg glove box sendo feita

Sem título2.gif
(na ordem: bolo da primeira leva, bolo da terceira leva e bolo cobaia da primeira leva tb; nao da pra ver mto bem, mas é só para verem o tanto q colonizou)

as cores amarela ou rosado acredito ser culpa da camera + distorção do paint =P

ée isso ae, vamos ver no que dá ;)IMG308.jpgIMG362.jpg

to espirrando oras
to me segurando para tampar a base do potão pq quero ver o processo todo, mo engraçado parece até q os pins aparecem do nada ^^, quero ver cogu nascer pra todo lado ausehuasheuas
quero ver se o ar tem alguma influencia na direção do crescimento deles, c bem q com esse vidro pode fazer reflexos atrapalhando =P

É benéfico colocar a agua nos sacos.

Os cogumelos são foto-sensíveis eles crescem em direção a luz.... uma forma de melhorar o pin set é colocando uma lampada fluorescente 12hs on/12hs off isto acontece por que a luz informa ao micélio que chegou ate a superfície e é hora de frutificar.

Quando a Luz origina-se das laterais os cogumelos crescem para os lados ficando gordos que nem um barril hehe:D.

qualquer dia eu ponho um isopor em volta para ver se engordam asuehause

ae, coloquei uma camiseta preta, eles tao mudando de lado parece
asa1.jpgasa2.jpgasa4.jpgasa3.jpgasa5.jpg
as fotos amarelas foi pq dexei na exposição 1 poco no sol
e aqui 1 detalhe 1 plantinha q veio vai sabe de onde
asa.jpg

Legal Rambo,

uma boa ideia seria tapar a parte externa do pote até um pouco mais da altura do substrato pra evitar as pinagens subterraneas.

PS: karaio, hahaha a plantinha ali no meio! ^^

ontem
1.jpg1.jpg3.jpg
hj
6.jpg9.jpg10.jpg
7.jpg8.jpg

Legal Rambo,

uma boa ideia seria tapar a parte externa do pote até um pouco mais da altura do substrato pra evitar as pinagens subterraneas.

PS: karaio, hahaha a plantinha ali no meio! ^^

ée uasehuasue eu deveria ter tapado mesmo mas tb queria ver a zona ocorrer ^^ dps q eu tapei os cogumelos mudaram para cima pelomenos

acredito q a plantinha seja uma orquídea o_O(mas é só um chute)2.jpg

Adorei a foto desse micelio!!! Dalhe rizomorfia nele!

eu sei q o povo aqui ama fotos de cogumelos tanto quanto de micélios rizomorfico!
aqui vão umas fotos de hoje(não tava tão inspirado assim para tirar fotos, entao as fotos n estao tao boas..)
não sei c foi pq hj a temperatura aumentou 1 pouco(de 20,5 para 21,5/22 graus) mas eles parecem ter apresentado um crescimento acentuado
amanhã(hj) é dia de colheita!acordarei comprarei casca de coco nova(já utilizei uma guardada por um tempo e foi um erro) e tirarei maior numero possível de carimbos, mas ainda estou meio apreensivo com contaminação(mtos abortos em baixo do pote hehe, vai ser um dia longo... muitas coisas para fazer...) e espero que talvez eles ainda crescam mais(notei q foi comum continuarem a crescer mesmo tendo já aberto os chapéus)
OBRIGADO A KEM KER Q TENHA PARTE PELA BELA COLHEITA(E MAIS AINDA AO MICÉLIO)
aqui vão as fotos =]
foto art(tá nem me esforcei muito pela qualidade das fotos, mas nem preciso né, oia q lindos)
4.jpg
nesta foto nota se(n tao bem qto a olho nu) a diferença de cor dos chapeus(de 1 bolinho de cogus para o outro, o que creio ser 2 micélios frutificando diferente, e tb especulo que pode ser apenas indicação de verticulum ou algo impedindo o crescimento pleno de um dos micélios tendo em vista que o chapéu vai clareando a medida que eles vão crescendo e estão/são mais escuros(o que poderia indicar deficiencia na maturação, tipo se fosse para eles crescerem mais e clarearem), e eles tb abriram o véu prematuramente em comparação com os outros, o que foi notado tb em cogus que nasciam tortos(querendo bater a cabeça na parede) como 1 deles que esta nascendo no mesmo; mas a cor acredito ser apenas diferença genética pois cogumelos da outra parte do casing com o chapéu no mesmo angulo de abertura apresentam cor mais clara(visto que eles vão clareando a medida que vão maturando) e esta variabilidade genética foi notada nos outros casings, mas o crescimento ñ ouso especular tb)
1.jpg
nesta apenas para comparar tamanho(apesar de ng saber o tamanho da minha mao)
2.jpg
e esta ñ lembro pq upei3.jpg

Caro Rambo pode carimbar que estes estão legaissss... os abortos podem estar relacionado com as condições: escassez de oxigênio, temperatura muito baixa (adequado = 27° a media), choque mecânico... ou o mais provável a deficiência pois quando existem cogumelos maiores por perto sugam tudo pra eles deixando os outro sem nada ou o próprio micélio aborta os pequenos pra investir em outro mais viável.

deu cogu pacas!

ñ espero segundo flush o micélio foi muito danificado na limpeza e eu tenho dificuldades de esterelizar a fibra de coco....(veremos)

botei mais 6 chapéu para carimbar(ñ tive tempo de ir ao mercado comprar a fibra de coco, estou tentando esterelizar em casa)

6.jpg
1.jpg2.jpg
os melhores foram carimbados...
3.jpg
pisei em alguns chapeus dos outros que foram colhidos (sem kerer hehe)
4.jpg
e 1 casing pinando, os outros vou ter q colocar fibra de coco em ciam tb para ver...
5.jpg

I ae Rambo, cada chapeleta tira 3 carimbos.

Tem que evitar expor ao ambiente externo os cogumelos e carimbos ao máximo caso contrario contamina tudo. a chapeleta sai direto do pote para o papel alumínio dentro de um tapperware ou com um copo em cima numa glovebox se possível e tudo que for usado tem que ser feito a assepsia...
Qual foi o método que você utilizou na confecção dos carimbos??

I ae Rambo, cada chapeleta tira 3 carimbos.

Tem que evitar expor ao ambiente externo os cogumelos e carimbos ao máximo caso contrario contamina tudo. a chapeleta sai direto do pote para o papel alumínio dentro de um tapperware ou com um copo em cima numa glovebox se possível e tudo que for usado tem que ser feito a assepsia...
Qual foi o método que você utilizou na confecção dos carimbos??

esterelizei bem a mão e um estilete
esterelizei de 2 folhas e coloquei em sacos novos e fechei
tirei 2 cogumelos, fechei o pote, tirei 1 chapéu, limpei o véu com o mesmo estilete de 1 guardei na sacola em cima do aluminio, dobrei o aluminio envolvendo o cogu, fechei o saco, tirei o outro chapeu do outro com estilete esterelizado em alcohol novamente, e coloquei outra folha de papel higienico em baixo nova, e fiz o mesmo as vezes se preciso ate limpava sujera em cima do chapeu
e com os outro 4 carimbos o mesmo processo

Edit: isso varia de strain para strain e das condições ambientais: Era pra ter esperado o chapéu ter ficado plano ou quase pra colher esporos na maturidade.

O certo é assim que romper o véu e começa a dispersar esporos.

melhor esperar os veu , se romper sozinho
eles ja estavam rompidos mas continuavam grudados, eu apenas retirei o resto dele para nao cair materia organica nos esporos

Era pra ter esperado o chapéu ter ficado plano ou quase pra colher esporos na maturidade.
sei ñ; os outros chapeus que retirei o carimbo pararam de soltar esporos bem cedo(agora ñ sei se foi pq nao consegui manter a umidade do chapeu; estava com uma tijela de vidro em cima)
e quando estão mais planos parece q as lamelas vão ficando mais claras indicando poucos esporos
(acho que ocorre isso mais cedo pq os chapéus são pequenos , algo a ver com a umidade deles, já que cogumelos menores secam mais rápidos)
ñ me preocupo muito com a quantidade de esporos já que já estava ficando preto em cima dos chapéus(esporos em cima)

quando eu recolhi ele no pasto estava mais ou menos na mesma fase que os carimbos que retirei e estou retrando

talvez eu esteja deixando tempo d + tb, 1 dia cada carimbo, n sei, so sei q foi assim ausehause

eu trombei algumas vezes nas sacaloas dos carimbos, talvez fique meio borrado???? auseAHSUE

sei ñ; os outros chapeus que retirei o carimbo pararam de soltar esporos bem cedo(agora ñ sei se foi pq nao consegui manter a umidade do chapeu; estava com uma tijela de vidro em cima)
e quando estão mais planos parece q as lamelas vão ficando mais claras indicando poucos esporos
(acho que ocorre isso mais cedo pq os chapéus são pequenos , algo a ver com a umidade deles, já que cogumelos menores secam mais rápidos)
ñ me preocupo muito com a quantidade de esporos já que já estava ficando preto em cima dos chapéus(esporos em cima)

quando eu recolhi ele no pasto estava mais ou menos na mesma fase que os carimbos que retirei e estou retrando

talvez eu esteja deixando tempo d + tb, 1 dia cada carimbo, n sei, so sei q foi assim ausehause

eu trombei algumas vezes nas sacaloas dos carimbos, talvez fique meio borrado???? auseAHSUE

Realmente estava na hora certa saca ai: https://teonanacatl.org/threads/quando-deve-se-retirar-o-chapéu-para-fazer-carimbos.57/
Como retirar carimbos: https://teonanacatl.org/threads/carimbo-como-retirar.1161/
Acho que borra não so vai mudar de lugar ahshausuahsausha

que bommm =]]
vo la colocar para carimbar + aluminio e averiguar a situação(passou 1 dia)
estavam clarinhos -.- peguei 5, 4 desses e 1 do grandao q ficou 2 dias(esse ficou parecendo piche)
agora vou deixar 2 dias...

saco 2 dias fechados e os cogus crescem rs
1.jpg1a.jpg
e outros pinam...
2.jpg3.jpg
e outro esperando
4.jpg
já nem sei mais que casing é qual...(acredito que o q esta pinando mais bonito é o de milho no terceiro flush, pq pinou primeiro e acabei arrancando 1 pin achando q era aborto esquecido de arrancar mas n era, era so 1 pin prematuro xD e as de milho começaram a frutificar antes)

os carimbos consegui tirar alguns, a maioria saiu fraquinho e uns até joguei fora d tão fraquinho
5.jpg

o casing no potão de tanto manuzear contaminou
contam1.jpgcontam2.jpg
mas parece estar crescendo pins =P (vou colocar ele em um local afastado e ver o que dá)
e o pote pequeno esta colonizando o casing
6.jpg

aqui 1 dos casing
7.jpg8.jpg3.jpg
aqui potão
9.jpg5.jpg4.jpg12.jpg11.jpg13.jpg2.jpg1.jpg6.jpg(meu troféu hehe)
aqui o pote pequeno
10.jpg

a temp ta variando 23 a 26 grus +ou menos noite e dia

Back