Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo, a revolta!! selvagens na minha mesa, sera?

Diário de cultivo completo.
primeiro obrigado a todos no forum por existirem e pelas informaçoes passadas !!!!

Resolvi começar tentando cultivar um cubens selvagem da regiao de um amigo de um amigo de um vizinho de um amigo de um amigo meu (Marilia-SP)
Começarei pelo precursor deste cultivo, foi um cultivo pra aprender mesmo, altas cacas , mta agua, assepsia mto fraaaacaaa, perdi tdo e já era de se esperar
Pronto, resumido =D
Então, eu queria fazer certo dessa vez entao caprichei muito mais =P
Comprei alguns akeles copinhos de tomar dose e akeles de exame de fezes/urina etc q vendem na farmacia(li essa ideia no forum desculpe nao lembrar d kem foi) q pareciam de um tamanho ideal para rapida colonização (já q os carimbos vem direto d um selvagem e eu estou no começo ainda)

nao achei vermiculita de jeito nenhum e comprar no mercado livre parecia um tanto salgado, sai q nem loco a procura de algum substituto e entao me deparei com a fibra da casca de coco

entao eu usei:
arroz integral + fibra de casca de coco + agua

selecionei o arroz(tinha uns sortutos q pareciam ja ter fungos ou era viagem minha, tirei todos q pareciam suspeitos), coloquei o arroz num saquinho d plastico dakeles vagabundos mesmo, eskentei no microondas por uns 30 segundos so pra pra ficar meio kente e deixei de molho por 1 dia, no outro dia dei mais uma selecionada no arroz(essa eu confesso foi paranoia) e usei uma parte para fazer uns 5 mini bolos(uns 25 min microondas potencia maxima por ae)
peguei o q sobrou do arroz(ainda tinha bstante) e eskentei por 30 segundos d novo;
no outro dia fiz mais uns 4 (esterelizei por uns 20 min)
e no outro dia fiz mais uns 3(com a fibra d coco mais fofa/dexavada rs)
ao todo foram 3 dias que eu fiz os bolos (dias 22, 23 e 24, março msmo xD)
e fiz a esterilização no microondas, acho q exagerei e talz pq eu dexei 2 das levas uns 25 minutos, ia repondo a agua que evaporava com agua fervendo q ficava fervendo junto no processo sem parar tb
fechei rapido eles guardei em 3 tapoware 1 leva em cada
a inoculação foi tranquila (como eh uma suit, quarto dps banheiro e a janela do banheiro fecha bem nao tinha corrente d ar)
com os devidos cuidados agua esterelizada q estava com esporos pre hidratados(novamente coloquei agua d mais para diluir os esporos por falta de atenção -.-) foi inoculado + ou - 1 ml por copo

estao colonizando bem até agora 20% em alguns , 35% em outros e 1 q foi da primeira leva q eu dexei d cobaia numa gaveta q eu sempre abro e olho as vezes para acompanhar esta uns 45%(nao sei pq ta tao mais rapido q os outros xDD já q é um dos unicos da primeira leva q esta totalmente lacrado), nao detectei sinal de invasores coloridos nos copos xD

fotos limpando chapeu com cotonetes e alcohol
IMG296.jpg IMG297.jpg

fotos tirando carimbo e fazendo os bolos
Sem título.gif

IMG365.jpg IMG368.jpg glove box sendo feita

Sem título2.gif
(na ordem: bolo da primeira leva, bolo da terceira leva e bolo cobaia da primeira leva tb; nao da pra ver mto bem, mas é só para verem o tanto q colonizou)

as cores amarela ou rosado acredito ser culpa da camera + distorção do paint =P

ée isso ae, vamos ver no que dá ;)IMG308.jpgIMG362.jpg

Injeta-se agua em Bolos PF.

Em casings o ideal é após a colheita borrifar agua esterilizada ate ficar levemente molhada.

Rambo como anda a rega dos casings após o surgimento dos pins???

O recomendado é quando os pins surgirem borrifar agua esterilizada ate ficar levemente molhado (um pouco mais que úmido) não afogue o casing se não eles abortam, a rega pode ser um dia sim outro não com um jato bem leve como uma névoa para o crescimento saudável dos cogumelos.

Caso você tenha um inalador pode-se diminuir a quantia de agua para regar-los todos os dias.

Os cogumelos são formados de 99% de agua se a mesma estiver escassa ira resultar em cogumelos pequenos, mas pode haver diversos fatores relacionados com o tamanho.

O Terrario é um ambiente controlado que permite manter as condições adequadas para o desenvolvimento saudável do fungo.

1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg8.jpg9.jpg9cogubroxa.jpgvitro.jpg
são fotos de uns 2 dias, 1 das quentinhas contaminou com duende verde e imediatamente descartei ela e separei as demais em sacos separados, por segurança; cobri tb os que deram o primeiro flush com fibra de coco para umidade e proteção...
dps q a camera carregar posto fotos mais atuais

então SMarioNoia, como meu objetivo principal é obter cogumelos saudáveis e não grandes, eu não me preocupei tanto em aumentar a umidade já que ela parece se manter o suficiente para o desenvolvimento dos cogus no casing em terrário fechado( e pq nao tenho treco de borrifar e pq esterelizar agua todo dia pode ser muito trabalhoso )
na próxima sim, serei mais ousado(quando tiver um terrário decente) e tentarei forçar o crescimento ao máximo
(e eu nao intendi pq se pode injetar em bolo pf e em casing não, se o mesmo estiver precisando... deve ser melhor que regar todo dia ne?)

seguem as 2 quentinhas de arroz que estão frutificando o primeiro flush
2.jpg3.jpg
aqui seguem as de milho no segundo flush
1.jpg4.jpg
aqui geral
5.jpg
aqui o casing no vidro que tirei do armario pq ja estava formando primordias
6.jpg
aqui o mini tunel de ventosendo testado =p
7.jpg

interessante que parece(se é que n estou viajando d novo) que há pequenas variações que são notadas a olho nú como cor e formato do chapéu, da até pra chutar onde termina um micélio e começa outro em cada quentinha =P

Otimos cogumelos! Otimo cultivo! Otimo diario!

então SMarioNoia, como meu objetivo principal é obter cogumelos saudáveis e não grandes, eu não me preocupei tanto em aumentar a umidade já que ela parece se manter o suficiente para o desenvolvimento dos cogus no casing em terrário fechado( e pq nao tenho treco de borrifar e pq esterelizar agua todo dia pode ser muito trabalhoso )
na próxima sim, serei mais ousado(quando tiver um terrário decente) e tentarei forçar o crescimento ao máximo
(e eu nao intendi pq se pode injetar em bolo pf e em casing não, se o mesmo estiver precisando... deve ser melhor que regar todo dia ne?)

Que dizer então que você não abre todo dia para as trocas gasosas???

A rega não tem nada haver com a umidade. A rega serve para disponibilizar H2O para o crescimento dos cogumelos que são formados de +ou- 99% de pura agua.

Você so precisa de um Borrifador de cabelereiro ou para jardineiro. pode usar agua mineral de copinho com pH tendendo a neutro ou alcalino ou esterilizar agua em copos com um tampão de alumínio em panela de pressão.

"(e eu nao intendi pq se pode injetar em bolo pf e em casing não, se o mesmo estiver precisando... deve ser melhor que regar todo dia ne?)"

Não, a rega não em nada haver com o Dunk. não afogue os casings ira colocar a perder todo seu trabalho.

Fonte: Biblioteca "O que é "dunk tek"?

O bolo é mergulhado em água de um dia para o outro para reidratar e permitir flushes grandes e maiores."

Injetar agua é uma forma de Dunking.

O dunk é necessário antes do primeiro fluxo e apos a colheita.

Otimos cogumelos! Otimo cultivo! Otimo diario!
Muito bom!:)
Sucesso!
muito obrigado! =]
Que dizer então que você não abre todo dia para as trocas gasosas???

A rega não tem nada haver com a umidade. A rega serve para disponibilizar H2O para o crescimento dos cogumelos que são formados de +ou- 99% de pura agua.

Você so precisa de um Borrifador de cabelereiro ou para jardineiro. pode usar agua mineral de copinho com pH tendendo a neutro ou alcalino ou esterilizar agua em copos com um tampão de alumínio em panela de pressão.

"(e eu nao intendi pq se pode injetar em bolo pf e em casing não, se o mesmo estiver precisando... deve ser melhor que regar todo dia ne?)"

Não, a rega não em nada haver com o Dunk. não afogue os casings ira colocar a perder todo seu trabalho.

Fonte: Biblioteca "O que é "dunk tek"?

O bolo é mergulhado em água de um dia para o outro para reidratar e permitir flushes grandes e maiores."

Injetar agua é uma forma de Dunking.

O dunk é necessário antes do primeiro fluxo e apos a colheita.

1 a 2 vezes por dia abro os sacos
eu não acredito que borrifar agua seja para fornecer agua diretamente para os cogumelos, e sim para o casing e para ajudar a manter a umidade do mesmo(mais umidade no meio = menos perda de umidade pelo casing, muita umidade em cima do casing = muito pouca perda de umidade e fornecimento de agua para o casing)
não mencionei nada de dunk
mas acredito de o maior motivo de não se afogar um casing é que ele tem uma retenção muito maior de agua do que um bolo pf o que acarretaria em um casing afogado =D kkk

Rambo você esta gerando uma confusão Muitcho Louka hehe.

Então Rambo você abre os Terrario aproveite para Borrifar agua ate ficar levemente umido um dia sim outro não.( quando houver pins formados)

A agua serve para a formação dos cogumelo.

Como assim "é sim para os casings" afinal de contas eles não precisão de agua para nada não são seres vivos quem precisa é o Senhor Micelio.

ai vc apelou!!! ausehaushEsa
porr*.... :(
se é pro casing é claro q é para o micélio uaseuasheua
mas o cogumelo absorve agua do meio ambiente ou do micélio q por sua vez retira agua do casing?(isso q eu quis dizer..)
se me equivoquei peço desculpas =]

tem um saco q fica murchando(veio furado acreditam?.... -.-) tenho até dó de trocar de saco pq esta ja esta ensopado de agua que veio do casing e ele pode ficar mais seco do q ja esta se for para outro saco
amanhã comprarei um borrifador, por vc e pelo poder do micélio!

e por mim, hehe :cool:

aqui o ultimo casing ainda dando sinal de frutos
1.jpg5.jpg
aqui uma quentinha que colhi(ia tirar carimbo do bonitao mas tava com uma listra do lado desanimei), segundo flush de uma das 2 d milho q restaram
2.jpg3.jpg4.jpg
o resto esta parado e o potao esta ainda na fase das primordias(bonito) e parece até um dos casing de milho que estava mais bunito

esqueci destes de arroz primeiro flush
1.jpg2.jpg

Interessante essa strain a pigmentação do chapéu é muito forte.

eu tb acho ^^, notei essa diferença no pasto quando o colhi ele era muito mais escuro que os outros q eu havia colhido algumas semanas atras no mesmo pasto a alguns metros(fiquei até com dúvida se era o cogumelo certo)

segui o conselho do SMarioNoia eespirrei aguinha em cima dos casing
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg
e parece ter sido muito bom ^^

e aqui segue o casing potão e experimentos com filtro de café
7.jpg8.jpg
9.jpg

Nossa que diferença e que bonito que alegria que beleza... parece não deu certo.

E como é que anda a Carimbada Rambo???

Consegui tirar carimbo de 2 cogumelos; 2 carimbos de um cogu do primeiro flush e outros 2 de um do segundo flush. Olhando um desses cogu que ficou preto de tantos esporos, deu até vontade de tirar dele tb ja que o mesmo me presenteava tanto, porem, achei que não ia esporular mais e acabei nao tirando(erro meu, saiu muito mais esporos ainda, parece até que saiu de uma churrasqueira).
Incrivel como saiu esporos deste segundo flush...
Eu estou tentanto escolher os melhores carimbos de cada flush e tomando cuidado com a presença de verticulum
mas so terei certeza(ou nao) que estão limpos quando eu cultivar novamente utilizando eles
estou atento para tirar mais carimbos(quem sabe se eu tiver sorte de um terceiro flush ne?)
1.jpg2.jpg3.jpg

Consegui tirar carimbo de 2 cogumelos; 2 carimbos de um cogu do primeiro flush e outros 2 de um do segundo flush. Olhando um desses cogu que ficou preto de tantos esporos, deu até vontade de tirar dele tb ja que o mesmo me presenteava tanto, porem, achei que não ia esporular mais e acabei nao tirando(erro meu, saiu muito mais esporos ainda, parece até que saiu de uma churrasqueira).
Incrivel como saiu esporos deste segundo flush...
Eu estou tentanto escolher os melhores carimbos de cada flush e tomando cuidado com a presença de verticulum
mas so terei certeza(ou nao) que estão limpos quando eu cultivar novamente utilizando eles
estou atento para tirar mais carimbos(quem sabe se eu tiver sorte de um terceiro flush ne?)

Realmente um erro mais não fique com remorso não leva a nada.

O cogumelo é bem dizer uma fabrica de esporos mesmo após o chapéu ser decepado o fungo ainda continua metabolizando e conseqüentemente gerando esporos.

Sim, haverá um terceiro ou mais fluxos o milho não costuma frutificar tudo de uma vez.

éeee se preocupar com coisas que não podem ser alteradas é uma perda de tempo e energia mesmo!
fiquei imaginando tb se a agua nao ajudou tb a estimular/manter tb a esporulação (tendo em vista que cogumelos que desenvolveram em condiçoes de umidade precária q eu já tentei tirar esporos praticamente não tinham esporos, pode ser só coincidencia, mas vai saber..)

fiquei imaginando tb se a agua nao ajudou tb a estimular/manter tb a esporulação (tendo em vista que cogumelos que desenvolveram em condiçoes de umidade precária q eu já tentei tirar esporos praticamente não tinham esporos, pode ser só coincidencia, mas vai saber..)

Exerce Influencia sim, quando o meio esta inadequado pode acontecer alguma anomalia ou deficiência.

fotos de ontem
casing com a famosa teia aparecendo num aborto
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg6.jpg7.jpg
ainda estava cheio de vida tadinho =/

aqui potão
8.jpg9.jpg10.jpg

e aqui os outros casing q restaram de arroz no segundo flush

11.jpg12.jpg13.jpg

aqui o de milho esperando ver se vai terceiro flush

14.jpg

yes! temos pins!
1.jpg5.jpg

e essas bagaça aqui ! nao sei c ta contaminado ou micelio ta fraco ou os 2 rs
2.jpg3.jpg4.jpg
tenho medo d fazer um furinho pra respirar e contaminar tdo em volta

e essas bagaça aqui ! nao sei c ta contaminado ou micelio ta fraco ou os 2 rs
View attachment 27165View attachment 27166View attachment 27167
tenho medo d fazer um furinho pra respirar e contaminar tdo em volta

Poxa vida num queria vim aqui de dar uma noticia ruim Rambo mais ao meu ver isso ai é contaminação na certa... não inventa de abrir isso ai não pra não proliferar essas Tranqueiras ai no ambiente de cultivo espera um pouco pra ver se desenvolve rizomorfos ou elimina a parte infectada pela suposta contaminação.

Os cogumelos são formados de 99% de agua se a mesma estiver escassa ira resultar em cogumelos pequenos, mas pode haver diversos fatores relacionados com o tamanho.

So corrigindo que os cogumelos dos P. cubensis são formados de 90% de agua.

aqui segue o desenvolvimento do potao
1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg9.jpg10.jpg11.jpg12.jpg13.jpg

aqui estado das kentinhas
desenvolvimento de uma (a de arroz que saiu uma mini florestinha de cogu) e no buraco que ficou uma lenda apareceu O.O
8.jpg6.jpg7.jpg
aqui outra de arroz terminando o segundo flush fraco (o terceiro promete?)
14.jpg
aqui esperando ela dar o regen nas primordias e ver se frutifica o terceiro
16.jpg
e aqui outra no segundo flush meio fraca
17.jpg

O pin set do vidro foi excessivo por conta da umidade ser alta. O fundo do pote de vidro ate a altura do substrato era pra esta coberto com algo para evitar a luz pra não sair esse cogumelos por baixo.

Cade a agua esterilizada com 1/10 de Peroxido de Hidrogenio dentro dos sacos que abrigam os casings para manter a umidade adequada???

Back