Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo, a revolta!! selvagens na minha mesa, sera?

Diário de cultivo completo.
primeiro obrigado a todos no forum por existirem e pelas informaçoes passadas !!!!

Resolvi começar tentando cultivar um cubens selvagem da regiao de um amigo de um amigo de um vizinho de um amigo de um amigo meu (Marilia-SP)
Começarei pelo precursor deste cultivo, foi um cultivo pra aprender mesmo, altas cacas , mta agua, assepsia mto fraaaacaaa, perdi tdo e já era de se esperar
Pronto, resumido =D
Então, eu queria fazer certo dessa vez entao caprichei muito mais =P
Comprei alguns akeles copinhos de tomar dose e akeles de exame de fezes/urina etc q vendem na farmacia(li essa ideia no forum desculpe nao lembrar d kem foi) q pareciam de um tamanho ideal para rapida colonização (já q os carimbos vem direto d um selvagem e eu estou no começo ainda)

nao achei vermiculita de jeito nenhum e comprar no mercado livre parecia um tanto salgado, sai q nem loco a procura de algum substituto e entao me deparei com a fibra da casca de coco

entao eu usei:
arroz integral + fibra de casca de coco + agua

selecionei o arroz(tinha uns sortutos q pareciam ja ter fungos ou era viagem minha, tirei todos q pareciam suspeitos), coloquei o arroz num saquinho d plastico dakeles vagabundos mesmo, eskentei no microondas por uns 30 segundos so pra pra ficar meio kente e deixei de molho por 1 dia, no outro dia dei mais uma selecionada no arroz(essa eu confesso foi paranoia) e usei uma parte para fazer uns 5 mini bolos(uns 25 min microondas potencia maxima por ae)
peguei o q sobrou do arroz(ainda tinha bstante) e eskentei por 30 segundos d novo;
no outro dia fiz mais uns 4 (esterelizei por uns 20 min)
e no outro dia fiz mais uns 3(com a fibra d coco mais fofa/dexavada rs)
ao todo foram 3 dias que eu fiz os bolos (dias 22, 23 e 24, março msmo xD)
e fiz a esterilização no microondas, acho q exagerei e talz pq eu dexei 2 das levas uns 25 minutos, ia repondo a agua que evaporava com agua fervendo q ficava fervendo junto no processo sem parar tb
fechei rapido eles guardei em 3 tapoware 1 leva em cada
a inoculação foi tranquila (como eh uma suit, quarto dps banheiro e a janela do banheiro fecha bem nao tinha corrente d ar)
com os devidos cuidados agua esterelizada q estava com esporos pre hidratados(novamente coloquei agua d mais para diluir os esporos por falta de atenção -.-) foi inoculado + ou - 1 ml por copo

estao colonizando bem até agora 20% em alguns , 35% em outros e 1 q foi da primeira leva q eu dexei d cobaia numa gaveta q eu sempre abro e olho as vezes para acompanhar esta uns 45%(nao sei pq ta tao mais rapido q os outros xDD já q é um dos unicos da primeira leva q esta totalmente lacrado), nao detectei sinal de invasores coloridos nos copos xD

fotos limpando chapeu com cotonetes e alcohol
IMG296.jpg IMG297.jpg

fotos tirando carimbo e fazendo os bolos
Sem título.gif

IMG365.jpg IMG368.jpg glove box sendo feita

Sem título2.gif
(na ordem: bolo da primeira leva, bolo da terceira leva e bolo cobaia da primeira leva tb; nao da pra ver mto bem, mas é só para verem o tanto q colonizou)

as cores amarela ou rosado acredito ser culpa da camera + distorção do paint =P

ée isso ae, vamos ver no que dá ;)IMG308.jpgIMG362.jpg

asdase.jpg
ai está o segundo vaso bulk feito com o primeiro copo de milho + pulentinha com fasca de coco e em cima casca de coco com humos(minhoc) e terra
balde2.jpg
ai está o segundo copo de vidro de milho em um casing simples de casca de coco e humus de minhoca com terra
casing.jpg
aqui os d- casing" com um novo casing...
caxa.jpgd-casings com casing.jpgdestak.jpgprocurandopelinhos.jpgesqueceram.jpg
aqui ele esperando eu pensar em algo para fazer com ele(sugestões?)
esperando.jpg
aqui o vaso estagnado ...
mohrreu.jpg

aqui o final da piada
seguraaaa.jpg

Paulo Rambo, como anda a humidade nesse vaso estagnado?

Sucesso!

vlww
deixei aberto para dar uma secada e a umidade melhorou um pouco
tem uns pins timidos mas nao sei quais estao nascendo agora e quais sao abortos que eu nao arranquei .... asueuashe
se eles crescerem posto + fotos
o vaso estava umas 3 vezes mais leve antes do acidente...
ficou um pouco mais leve ao dar uma secada mas ainda acho q esta com muita humidade, esta é a situação atual
atual.jpg

aqui é um pouco antes
antis.jpg

parece q apareceram alguns pins... resta ver se desenvolvem!

que diacho achar os pins!! mo camuflados

E ae Rambo ainda guiando os Soldados nesta guerra???

Ta muito bonito o seu trabalho, Parabéns!!! o micelio esta na forma dicariotica super rizomorfica caso você ofereça as condições adequadas ira crescer uns COGUZILAS dai hehe.

Vou te ensina a fazer um filtro muito eficiente de ar pra você substituir ficar abrindo esse terrario toda hora!!!

Materiais necessários:

-Cola Araldite
-Mascaras N95
-Cano PVC de uma polegada (pode ser menor pra não perder muita humidade)
-Necessita de duas conexão PVC que é usada para fechar o final de um encanamento é tipo uma rolha não me lembro o nome mas mesma é colada.
- cano PVC Femea fixado a cola
-Fita isolante
-oxigenador de aquário(caso vc não queira abrir o terrario para oxigenar)
-Silicone para vedação anti-Fungos
Fazendo o Filtro de saída de ar:

1°-Corte os pedaços de cano PVC de 5cm
2°-Ponha o cano no local onde ira ficar o filtro na caixa plastica é risque com um lápis por fora.
3°-Com um ferro quem corte a caixa plastica por dentro da linha demarcada(não corte em cima da lilha, pois o cano tm que entrar justo) depois com uma lixa grossa para ferro de o acabamento ate o cano entrar.
4°-Ponha o cano no Buraco e cole dentro e fora com o Araldite previamente preparado, é importante esperar o araldite engrossar para que não escorra.
5°-Apos secar a cola, faça duas camadas do lado de fora da caixa com a Mascara N95 com o lado que respira pra dentro do terrario.
6°-Prenda o Filtro feito com a Mascara com a Fita isolante.

Fazendo o Filtro de entrada de ar:

1°-execute os mesmos procedimentos da confecção da entrada de ar ate o o procedimento 4°
2°- Apos a cola secar,faça duas camadas do lado de dentro da caixa com a Mascara N95 com o lado que respira pra fora do terrario.
3°-Prenda o Filtro feito com a Mascara com a Fita isolante.
4°-cole a rolha no lado de fora do filtro
5°-Faça um furo na rolha para passar a mangueira do oxigenador de aquário, e vede com a cola Araldite.
6° -Esquente o cano PVC fêmea ate ele ficar Flexível e encaixe no filtro do lado de dentro do terrario e vee com o silicone.
7°- Cole a rolha no cano do procedimento 6°.
8° Faça um furo na rolha para passe uma mangueira que ira para agua que fica no fundo do Terrario, vede com a Cola Araldite.

É bom a cada Cultivo trocar os Filtros ou antes caso vc tenha dois terrarios para alternar a frutificação enquanto faz a manutenção.

Pronto esta pronto o sistema de oxigenação para terrarios HighTek.

Boa sorte ai Rambo na guerra!!!

Good God Vibes!!!:eba:

Moderador exclua isto, foi um erro da minha net não foi proposital, pois havia pensado que a menssagem anterior não havia sido enviada.

Peço desculpas.

Pede em uma conversa privada. É melhor do que aqui, ao "ar livre".

huehuasehasue, dexai essa mensagem errada uai, ta fazendo mal nao =]
E ae Rambo ainda guiando os Soldados nesta guerra???
Ta muito bonito o seu trabalho, Parabéns!!! o micelio esta na forma dicariotica super rizomorfica caso você ofereça as condições adequadas ira crescer uns COGUZILAS dai hehe.
obrigado!!! nao fiz muita coisa, o micelio fez quase tdo sozinho !!! uasehuase
muito interessante mesmo! tinha lido sobre um terrario parecido!
ta irritando mesmo ficar abrindo para abanar... mas é só colocar carinho pelos fungos no coraçao que já ajuda... (o foda é quando não da mesmo para abanar)
mas por enquanto vai ficar assim mesmo até a conclusão deste cultivo(melhor eu nao ficar inventando muito ainda ausehuase) ainda mais q dps deste nao sei quando irei retomar... (depende da situação aqui hehe)
ja tava até planejando um terrário high tek com pastilha de peltier para esfriar e uma resistencia para esquentar controlados por um circuito que controla o funcionamento deles pela temperatura(termostato)...
mas começou a esfriar aqui entao estou numa boa...

vlww pelas super dicas!!! ^^

Concordo com você é melhor tentar concluir este cultivo, mas caso vc tenha tempo e dinheiro para investir compre outra caixa plastica faça os filtros e transfira os casings.

O problema de ficar abanando é que como seu cultivo tem muitos casings caso contamine um é bem dizer perda total.

Darei um conselho Antes de Fazer qualquer coisa somos LOUCOS > MALUCOS hehe então toda vez que for abanar faça uma Limpeza Esquizofrênica no Ambiente de Cultivo principalmente no ar.

Caso você não oxigene direito ira resultar na frutificação escassa com cogumelos atrofiados.

oxigeno umas 4 ou 5 vezes e ainda nao fecho totalmente o terrario(a tampa nao fecha direito e eu dexo o plastico que tem entre a tampa e a caixa meio abertinho)
casing com substrato pasteurizado pareceu me dificil de contaminar meu maior medo é este que você disse mesmo, que se contaminar 1 contaminem todos mas dos que tem maior chance de estarem com o grão contaminado parecem estar mais bonitos(ufa)
uma coisa nao sei se tem lógica mas cultivar no segundo andar ou em predio diminui a chance de contaminação vinda pelo ar de fora?(já que tem menos insetos e dizem q tem mais contaminantes proximo ao chão)
um dia faço bulks nessas caixas em vez de terrários =] (e pode ter certeza vao ter muitos furos!)
tou meio receoso de fazer furos por isso tb, que se for fazer bulks talvez o furo seja em outro lugar...
seguirei o seu conselho e vou dar até uma geralzao aqui dps, ja que vou abrir direto agora...
mas é isso aew, vlw pelo apoio !

A pasteurização dificulta bastante a invasão do MST em território a leio.

O segundo andar possui sim menor porcentagem de contaminantes tendo em vista que maior parte deles estão concentrados no chão mas o vento dispersa eles no ar inteiro, porem sempre eles estão em você, na roupa, nas coisas que você leva para casa, na visita, nos caçados, principalmente os vetores de disseminação que são os insetos, entre outros meios...

Ver se não usa a :mad:Squad M249 pra fazer esses furos nas caixas quando for fazer os Bulks. :laugh:

Estou aqui na Torcida pra dar tudo certo e pedindo as deuses que envie good God Vibes.:eba:

A pasteurização dificulta bastante a invasão do MST em território a leio.

ausehasuea
vlwww!! manda mais vibes aee! ta funfando!!! =DD

aqui está a situação das d-casing com novo casing
dcasings.jpg

aqui esta o primeiro bulk/vaso!!
tem uns pins crescendo ae ainda!!(embora uns meio descolorados)
primeirovasobulk.jpg

aqui o segundo bulk/vaso (feito com o primeiro copo de milho)
segundovasobulk.jpg

aqui segue um bulk/travessa feito ontem(papinha de farinha de milho feita no microondas com agua(5 min) + fibra de coco + spawn misturados e por cima uma camara de casca d coco com humus de minhoca), faltou um pouco de agua para dar o ponto perfeito... daqui alguns dias eu abro e espirro uma aguinha esterelizada e coloco a casca de pinus(feito com o terceiro copo de milho)
travessabulk3.jpg

aqui segue o casing no vidro(feito com o segundo copo de milho)
casing.jpg

:eba::eba::eba:

segue a foto do ultimo suspiro do balde (acredito q estao uns mais clarinhos pq já nao tem nutrientes quase...) e ele contaminou tb quando eu fui ver tinha um fungo cinza crescendo em cima do branco)
baldisdead.jpg
segue a foto do bulk feito na travessa que contaminou(foto de hj) tava cheirando chulé e eu vou descarta lo...
bulkjaerachuleh.jpg
segue a foto do segundo vaso bulk (acredito que também pode ter se contaminado, estou esperando para ver melhor...)
bulkvaso2.jpg
segue a foto do casing que parece estar ocorrendo bem...
casing.jpg
segue o desenvolvimento dos casings
casingants.jpg dps temospins.jpg e dps fotoagorapoco.jpg
gostaria de saber se alguém poder me ajudar, estes da foto abaixo estão contaminados ??
contamsera2.jpgcontamsera3.jpgcontamsera.jpg
parece q a cor pode estar diferente do micélio(meio cinza tb..) e tem 1 pin ali q parece q ia nascer mas abortou..
se puderem me ajudar fico grato
segue fotos bonus
cogusafadim.jpgohh.jpgfotobonus2.jpgbonusimg.jpgladraodecogu.jpggeral.jpgtemospins2.jpg

Parece haver contaminação sim, pois o micelio é albino, leve as fotos para o tópico do Mauricio te ajudar.

Rambo caso houver algo cinza principalmente em cima do micelio com certeza é um contaminante, mas quando identificado no começo da pra tratar ou controlar a propagação do contaminante borrifando 10% agua oxigenada diluída em agua esterilizada a temperatura amena ou borrifando uma solução alcalina como 1L (não sei exato mas talvez ate menos agua) de agua para 1 colher de sopa de carbonato de cálcio tudo esterilizado e a temperatura amena.

Este é o problema de ficar abanando: contaminação é tempo e dinheiro jogado fora.

Mas estou torcendo para estar tudo certo.

Vai na fé Rambo

Parece haver contaminação sim, pois o micelio é albino, leve as fotos para o tópico do Mauricio te ajudar.

Rambo caso houver algo cinza principalmente em cima do micelio com certeza é um contaminante, mas quando identificado no começo da pra tratar ou controlar a propagação do contaminante borrifando 10% agua oxigenada diluída em agua esterilizada a temperatura amena ou borrifando uma solução alcalina como 1L de agua para 1 colher de sopa de carbonato de cálcio tudo esterilizado e a temperatura amena.

Este é o problema de ficar abanando: contaminação é tempo e dinheiro jogado fora.

Mas estou torcendo para estar tudo certo.

Vai na fé Rambo

é... o balde se confirmou contaminação, mas nas quentinhas nao vejo avançar, estou pensando que talvez o micélio esteja fraquinho por falta de nutrientes já que o desgastei muito com uma tentativa de frutificação
boa idéia postar la, vou fazer isso ver no que dá =]

1.jpg tirei os 2 do meio que nao estavam frutificando(segurança) e coloquei os em sacolas separadas

2.jpgo terceiro de milho que nao coube e agora acho melhor deixar separado tb por segurança, está aparecendo pins tb

3.jpg1 pin q pode ser albino

A Umidade pareceu-me estar alta, notei que ha micelio vegetativo em cima do corpo Frutífero.

Cuidado pra não estressar:confused: eles se não, irão abortar.

Ta Bonito:laugh: de Acompanhar Rambo,:coffee: espero ver os próximos fluxos.

É bom garantir alguns carimbos:).

Muita destreza na confecção dos carimbos pra garantir a perpetuação do fungo.

que pena, notei varios verticulum na quentinha mais "bonita"
fikei meio chateado pois os 2 ultimos bukjs q contaminou acredito ter sido por pura cagada minha(pela má esterilização da "papinha de milho")

abri algumas latinhas agora pouco(abri 3, tinha 4, estavam totalmente colonizadas)
1 estava contaminada(creio q na hr de fechar elas quando tirei da panela me demorei um pouco já que tirei a parte de cima delas que as deixa dura; foi trabalhoso fecha-las xD)
outra estava bem saudável e eu fiz 1 casing num pote, outra estava tb saudável e fiz outro casing e a outra que restou eu ainda nao abri estou pensando o q fazer com ela

mto iniciante eu mesmo... acho q pelomenos 80% das contaminações q tive foi esterilização ineficaz..(é dificil micrrondas em certos aspectos, como por exemplo quesito agua...)
creio q o motivo tenha sido eu ter fechado parcialmente a tampa e ficado muito umido na esterilização(quanto menos agua mais ela esquenta, então se ficou muito umido provavelmente nao esquentou o suficiente para ocorrer uma esterilização adequada)
alguem ae inventa uma panela de pressao para microondas plz ? (pq nao existe ainda? (n)
retirando o q eu disse, tem sim...

a camera esta carregando e mais tarde posto as fotos =D

aqui segue o bulk feito com as 2 latinhas (1 em cada) de casca de coco com humus de minhocacasingsdaslatinhas.jpg
aqui os 3 bulks por colonizar...os3casings.jpgpotaodetalhe.jpg
aqui as 4 quentinhasestadoatual.jpgnota... verticulum.jpg
aqui o de milho separadokentinhademilhoseparada.jpg
aqui 2 que nao frutificaram(preciso separar outro q estagnou tb...(surgiu meio pin se é que isso é possível)kentinhasestagnadas.jpg

fotos do primeiro flush dos 3 casings (2 milho1 arroz)flush1.jpgflush11.jpgflush111.jpg
foto dos 2 casing de arroz q estavam parados e estao pinando arroz3.jpgarroz2.jpg
fodo do de milho pinando mto fraco xDarroz1.jpg
terrario limpo e os casing novamente juntosfamiliaunida.jpg
foto de verticulum(dano)verticulum.jpg(certo?)milho3.jpg

Essas strains de frutos pequenos e abundantes são interessantes.

Parabéns pelo cultivo, Rambo.

Essas strains de frutos pequenos e abundantes são interessantes.

Parabéns pelo cultivo, Rambo.

muito obrigado Ecuador =]

é... então...
quando eu peguei no pasto o carimbo deu uns 5 cm d dimetro...
n sei se foram as condiçoes de frutificação ou pela tamanho dos casing (são mini quentinhas xD)
é claro que no pasto fica maior mesmo, mas nao sei o quanto se dá essa diferença...
o pior é q eu ja tava mentalizando uns cogu pequeno desdo começo, tava querendo uma florestinha hehe mas eu achava q seriam maiores(pelomenos o chapéu maior)
o terrário tb... eu estava abrindo umas 4 vezes ao dia; quando entao comecei a abrir 2 ou 1,pq achei q seria desnecessário abrir mais, os cogumelos apresentaram crescimento mais acentuado(não sei tb se foi por causa da umidade que se elevava ou pq tb começou a esquentar(ou os 2)
como ocorreu igualmente nas quentinhas de arroz q estavam estagnadas e começaram a pinar...
imagino se a florestinha nao ficaria mais abundante se o bolo fosse mais grosso para os outros pins nao abortarem
mas tenho ctz q vc6 q já são experientes e tem um terrário tdo e tlz bem adequado conseguem tirar uns cogus bem maiores
estou pensando em injetar agua nos q ja deram o primeiro flush...

Back