Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 2º cultivo, a revolta!! selvagens na minha mesa, sera?

Diário de cultivo completo.
primeiro obrigado a todos no forum por existirem e pelas informaçoes passadas !!!!

Resolvi começar tentando cultivar um cubens selvagem da regiao de um amigo de um amigo de um vizinho de um amigo de um amigo meu (Marilia-SP)
Começarei pelo precursor deste cultivo, foi um cultivo pra aprender mesmo, altas cacas , mta agua, assepsia mto fraaaacaaa, perdi tdo e já era de se esperar
Pronto, resumido =D
Então, eu queria fazer certo dessa vez entao caprichei muito mais =P
Comprei alguns akeles copinhos de tomar dose e akeles de exame de fezes/urina etc q vendem na farmacia(li essa ideia no forum desculpe nao lembrar d kem foi) q pareciam de um tamanho ideal para rapida colonização (já q os carimbos vem direto d um selvagem e eu estou no começo ainda)

nao achei vermiculita de jeito nenhum e comprar no mercado livre parecia um tanto salgado, sai q nem loco a procura de algum substituto e entao me deparei com a fibra da casca de coco

entao eu usei:
arroz integral + fibra de casca de coco + agua

selecionei o arroz(tinha uns sortutos q pareciam ja ter fungos ou era viagem minha, tirei todos q pareciam suspeitos), coloquei o arroz num saquinho d plastico dakeles vagabundos mesmo, eskentei no microondas por uns 30 segundos so pra pra ficar meio kente e deixei de molho por 1 dia, no outro dia dei mais uma selecionada no arroz(essa eu confesso foi paranoia) e usei uma parte para fazer uns 5 mini bolos(uns 25 min microondas potencia maxima por ae)
peguei o q sobrou do arroz(ainda tinha bstante) e eskentei por 30 segundos d novo;
no outro dia fiz mais uns 4 (esterelizei por uns 20 min)
e no outro dia fiz mais uns 3(com a fibra d coco mais fofa/dexavada rs)
ao todo foram 3 dias que eu fiz os bolos (dias 22, 23 e 24, março msmo xD)
e fiz a esterilização no microondas, acho q exagerei e talz pq eu dexei 2 das levas uns 25 minutos, ia repondo a agua que evaporava com agua fervendo q ficava fervendo junto no processo sem parar tb
fechei rapido eles guardei em 3 tapoware 1 leva em cada
a inoculação foi tranquila (como eh uma suit, quarto dps banheiro e a janela do banheiro fecha bem nao tinha corrente d ar)
com os devidos cuidados agua esterelizada q estava com esporos pre hidratados(novamente coloquei agua d mais para diluir os esporos por falta de atenção -.-) foi inoculado + ou - 1 ml por copo

estao colonizando bem até agora 20% em alguns , 35% em outros e 1 q foi da primeira leva q eu dexei d cobaia numa gaveta q eu sempre abro e olho as vezes para acompanhar esta uns 45%(nao sei pq ta tao mais rapido q os outros xDD já q é um dos unicos da primeira leva q esta totalmente lacrado), nao detectei sinal de invasores coloridos nos copos xD

fotos limpando chapeu com cotonetes e alcohol
IMG296.jpg IMG297.jpg

fotos tirando carimbo e fazendo os bolos
Sem título.gif

IMG365.jpg IMG368.jpg glove box sendo feita

Sem título2.gif
(na ordem: bolo da primeira leva, bolo da terceira leva e bolo cobaia da primeira leva tb; nao da pra ver mto bem, mas é só para verem o tanto q colonizou)

as cores amarela ou rosado acredito ser culpa da camera + distorção do paint =P

ée isso ae, vamos ver no que dá ;)IMG308.jpgIMG362.jpg

Fala Rambo Blz:), se ouver outro fungo a War For Territor não afetara o crecimento do micelio somente aqueles que se alimentam do micelio, escretam toxinas ou simplismente agride o nosso fungo . Algumas contaminações bacterianas fazem o micelio regredir se tornado fraco é doente levando ate a morte do micelio, pois as bacterias consomem os sais minerais e algumas consomem o oxigenio matando o fungo hospedado ou limitando o crecimento do micelio porem outras bacterias são beneficas ao micelio.

Colonização lenta pode ser Falta de oxigenio no recipiente que abriga o Fungo-amigo, temperatura inadequada, choque mecanico, choque eletrico, muita agua no substrato.

Legal Rambo, vai clonar o cogumelo em que tipo de substrato?
nao vo mais nao =/ o cogumelo ficou mto estragado, fica para a proxima ^^
mas to pensando em milho para fazer spawn

Fala Rambo Blz:), se ouver outro fungo a War For Territor não afetara o crecimento do micelio somente aqueles que se alimentam do micelio, escretam toxinas ou simplismente agride o nosso fungo . Algumas contaminações bacterianas fazem o micelio regredir se tornado fraco é doente levando ate a morte do micelio, pois as bacterias consomem os sais minerais e algumas consomem o oxigenio matando o fungo hospedado ou limitando o crecimento do micelio porem outras bacterias são beneficas ao micelio.

Colonização lenta pode ser Falta de oxigenio no recipiente que abriga o Fungo-amigo, temperatura inadequada, choque mecanico, choque eletrico, muita agua no substrato.

sim , vlw =]
mas q eu andei lendo ele nao precisa de oxigenio para colonizar =p

sera q frutifica...
IMG481.jpg IMG483.jpg
nessa semana irei atras de um terrário melhor...

sim , vlw =]
mas q eu andei lendo ele nao precisa de oxigenio para colonizar =p

O micelio na faze de colonização precisa de oxigenio sim na natureza é abundante em oxigenio porem não podemos eliminar todo o gas carbonico. No final da colonização o oxigenio é escasso por isso o atrazo do crescimento ocorre a fim de resolver o problema que coloca-se um filtro na tampa dos potes mas dependendo das condições de Higiene do lugar de cultivo se o nivel de contaminantes do ar for alto não é muito interessante fazer estes filtros.

sera q frutifica...
View attachment 25390 View attachment 25391
nessa semana irei atras de um terrário melhor...

Se não contaminar, ira depender das condições:

temperatura para frutificação (23° a 26°).

Humidade (certifiquece de que o plastico na boca do balde estar vedado, é bom esterilizar uma quentinha colocar previniamente pasteurizado vermiculita buxa de coco moida tudo humido com 10% de algum composto nitrogenado e 1% de carbonato de calcio dentro da quentinha depois colocar o Inoculo em cima é em seguida colocar um pouco da mistura citada acima em cima do inoculo) colocar agua esterilizada com 10% de peroxido de hidrogenio dentro do balde e colocar a quentinha boiando na agua do balde.

Oxigenação (Seria interessante ter feito furos nas laterais perto do fundo para trocas gasosas é colocado um chumaço de acrilon ou algodão no buraco para fitrar o ar).

Luminizidade importante para a pinagem fotoperiodo de 12hs on/12hs off (coloque uma lampada fluorescente e cima do balde o mais perto possivel para que o micelio entenda que esta esposto e é hora de frutificar) apos o surgimento dos pins não é nescessario a lampada.

Estou torcendo:eba: para dar certo:) , caso vc consiga procure nomear a strain domesticada, fazer carimbos é enviar a profungos:).

God Vibes!!!:D
So uma dica bom evitar ficar abrindo para não contaminar!!!

humm, boa ideia!
mas eu tava pensando se nao frutifica direto como um bolo pf de arroz integral e vermiculita
eu costumo nunca guardar eles em contato direto com o ambiente, guardo em um sacão ou tapoware, e da para ver o crescimento de fora

Frutifica de Boa como bolo PF com vermiculita usando uma quentinha com vermiculita com 1% de carbonato de calcio tudo esterilizado e uma camada de vermiculita+1% carbonato de calcio no cume do bolo, mas se vc quizer obter melhores resultados é bom adicionar 10% de humus de minhoca ou de esterco mas vc pode fazer com 1/2 de vermiculita e 1/2 de Buxa de coco e 1% carbonato de calcio.

Borra de cafe tambem pode ser adicionada pra dar um Power mas em pequenas quantidades porem é necessario casca de ovo (carbonato de calcio) para corrigir ph acido.

Acho melhor vc não arriscar a fazer casing corre risco de contaminar é melhor frutificar no bolo mesmo.

o potão esta indo bem assim como os outros potes inoculados, se tudo o correr bem estimo q demorará +- uma semana , nao da para ver muito bem nas fotos o tanto de algodoado q tem por ae mas da para ter uma ideia
IMG489.jpgIMG496.jpg

o que estou tentando frutificar joguei uma camada de fibra de casca de coco em cima (aquela que ja vem prontinha) e sempre uma garrafinha de gelo ajudadndo a resfriar , o fungo ja cresceu por cima
IMG487.jpgIMG498.jpg

quanto de fibra de coco seria o ideal para auxiliar na frutificação? (qtos cm em cima, baxo ou do lado sei la) ja que a casca de coco dentro do bolo não esta com estrutura boa para a frutificação(suponho eu, já que esta está em pedaços e nao triturada).

a, e os potes de milho com casca de coco apresentaram o primeiro sinal de micélio hj(cada pote eu vi 1 grão colonizado inteiro por fora com o fungo em questao O.O)

vamo q vamos rambo

tamos junto !!!

saudações

quanto de fibra de coco seria o ideal para auxiliar na frutificação? (qtos cm em cima, baxo ou do lado sei la) ja que a casca de coco dentro do bolo não esta com estrutura boa para a frutificação(suponho eu, já que esta está em pedaços e nao triturada).

Fala Rambo, continua na guerra!!!

No minimo 1cm em cima e em baixo, nas laterais não pecisa. Esta camada tem a função de fornecer agua para o micelio, disponibilizar carbonato de calcio, manter a Humidade e da suporte aos cogumelos.

Rambo é bom:) ter sempre um termometro limpo detro do Balde para monitorar a temperatura.

vai na fé que da certo!

meu celular ja era entao as fotos tb, vou dar um jeito de tirar algumas mas a situação é a seguinte:
o balde vermelho já era por diversos motivos...1 deles é nao ter conseguido manter a temperatura
as kentinhas ainda nao se passou 1 mes(mas deu para ver o fungo colonizando alguns buraquinhos da inoculação d esporos, bem no micropore em uma das quentinhas, provavelmente a que eu abri e botei o dedão para verficar a umidade ausheusahesa)
os mini copinhos(de dose) que sobraram 5-1=4(1 infectado por algo meio cinzentado em cima eu joguei até o copinho fora...) eu coloquei num balde com pinus pra nao cair o resto nos buracos, fibra de coco com 1 poco d humus de minhoca, otra camada com farinha de milho cozida no microondas em um poc d agua(virou uma polenta) misturado na fibra de coco, e otra com fibra de coco com poquin d humus e casca de pinus em cima e eu comecei a ver os pelins do micelio sair para fora em baixo de alguns inoculos, 1 mais forte so(acho q nao eh coweb nao, vai saber...auehuash) mas a mistura ficou muito rala tb (pouca pulentinha de milho hehe)e eu nao estou confiando...
o potão estava cheirando fermentado, coloquei num vaso so com humus de minhoca em cima e em baxo e botei pra tomar ar so porque não queria jogar fora mesmo..(vou jogar fora agora)
os ultimos 3 copos inoculados no milho com casca d coco estavam com o micelio avançando rapido mas começou a fazer friu agora 23ºC... entao comprei um termometro para fazer a medição e elevar a temperatura para manter o crescimento...estou usando copos com agua quente para aquecer, os copos de grãos já estão colonizados pela metade e espero conseguir frutificar pelomenos eles ja que parecem os mais promissores por agora...

são os copos com milho e casca de coco c1.jpgcos3.jpghuh.jpgser3.jpg e as mini kentinhas (2 delas tentei frutificar mas ja tinha colonizado brutalmente a parte de cima tava formando umas bolinhas e nao queria frutificar, tive que tentar colocar mais casca de coco em cima, coloquei em 2 antes para ver e parece melhor fiz o mesmo com as outras 2(abri as quentinhas 10 dias antes pq tavam ameaçando jogar fora aqui -.- mas ja estavam 90%) 1231232131231231233.jpgasdasdasd.jpg
as de milho estao quase chegando a hr d abrir talvez eu abra 1 hj
e l0l, o outdoor q eu tentei fazer com akeles plastiquinho em cima eu tinha desistido e parei de umidecer (tavam muito fracas , mto pouco arroz, MUITO POUCO MESMO) mas hj fui ver e incrivelmente tinha 3 mini cogumelinhos +1 aborto (uns 2 cm e meio d altura)desenvolvidos com os chapeus bem secos... e 1 pin saudavel
tirei a foto do pin posto dps kkkkkkkk
o copo da CL(cultura liquida) inoculada nos graos eu nao estava dando nada(o milho estava empapado) mas colonizou tdo e ficou bem grudado(denso) parecendo bom pra spawn (cavei um buraco no vazo e joguei-os e joguei a terrinha em cima ontem, e hj eu tirei a terra e tentei arrumar colocando casca de coco com terra e humus d minhoca...
ainda bem q de dia esta fazendo a temperatura ideal para frutificação
e nao parece quase atrapalhar a colonizaçãoP9140063.JPG

opaaa!!! temos pins!!!

pins1.jpg pins2.jpg pins3.jpg
e eu achando q nao ia sair nada dele e tava pensando em descartar.... mas o out q estava bem pior deu mini cogus e eu deixei ele la tadin...

e esse é aquele mini pin q deu out...

minipin.jpg mini cogu.jpg secou tao rapido q nao consegui tirar mini carimbo.... u\hsuehasuehAUSHEU ( o caulinho dele na minha barriga ja deu pra sentir a energia fluir ^^)

po ainda tem mto pra sair dessas quentinha né rambo, vai com calma q vai sair mto dai ainda. sorte!!

po ainda tem mto pra sair dessas quentinha né rambo, vai com calma q vai sair mto dai ainda. sorte!!
vlwww pelo apoio Insider!
fiz a mesma coisa com as quentinhas(cobri com fibra d coco moida e dps casca d pinus pra segurar a umidade) , apesar de tarde em algumas, as de milho tinham 5, 2 estavam contaminadas, 4 de arroz e 2 de milho estão numa encubadora que nao encuba pq não estou mantendo a temperatura ideal entao vai demorar bstante, estou mais confiante nas de milho apesar de constante medo de contaminação (é.... d- casing com fibra de coco é foda pq coloniza tdo... nao fica aquela cobertura que mantem a umidade mas ao mesmo tempo aerado, q a vermiculita faz; mas a casca d pinus deve ajudar...)

Haha. Paciência aí, Paulo. :p
é mesmo, me faltou paciencia, mas tb em parte por informaçoes otimistas qto a periodos a serem esperados que eu li aqui no forum ^^
bom.. como o Insider disse "segue assim." ( e tb as cagadas ) =D
eu incrivelmente esquecí que eu estava cultivando em um balde(com furos em baixo) e coloquei agua no saco que ele esta dentro, agua entrou pelos furos e eu sem kerer dei um dunk no bulk... não bastase isso eu consegui dps de notar o incrivel feito, escorrer um pouco de excesso de agua do balde e notei cogumelos querendo crescer pelos buracos... consegui arrancar 1 mas o outro maiorzinho(2cm) escapuliu para dentro, ai eu fexei os buracos com micropore e rezei um pai nosso ausehuasheuas, bom... ele ficou beeeem mais pesado indicando que absorveu bstante agua, talvez sobreviva mas por enquanto os cogumelos estão crescendo , e começou a aparecer aqueles pelinhos na base da haste indicando umidade(o chapeu d 1 tava tao seco que parece que ja estava rachando...) tem 1 a parece verticulum mas nao tenho ctz, agora o que esta do lado dele parece apresentar (os 2 colados que estão maiorzinhos) mas tb nao esta tao destacado para ter ctz, se for qual a melhor medida? arrancar o/os frutos que contem ele?
baldfot1.jpg1 poco dps baldfot2.jpgmuito dps
então eu fiz um experimento com led
dpsdoled.jpgoutro angulodpsdoledotroangulo.jpg
so 2 deles começaram a se redirecionar, mas meio q pro chao, do lao que o led estava , nao sei c eu mirei torto(provavelmente o led estava fraquinho e eu nao estava enxhergando quase) e mirei no piso deles e refletiu para cima ou o que

e aqui seguem os copos
estão con sinal d stress no micélio devido ao aumento de temperatura
. . .
deixei o pc perto para aquecer, mas o dia fez mais calor do que andara fazendo e aqueceu d +
3cups.jpg
1 terminou de colonizar e fiz otro baldinho com ele so q dessa vez mais caprichado(espero)
segue a foto da papinha farinha d milho e agua e a agua esterelizada(como eu ia utilizar 1 hr dps nem lacrei em volta... e uma foto d um balde do lado de uma garrafa pet para ter noção de tamanho
bald.jpg
os outros 2, 1 voltou a colonizar e deve demorar mais uns 2 dias no máximo e o outro esta bem d vagar mas parece que esta indo...

segue a foto de petisco
petisc.jpg
por baixo do balde(*vaso)

baldfot1.jpgé... , parece q o problema d umidade excessiva causou má formação em alguns cogus(eles estavam viscosos até...)
baldfot2.jpg
baldfot3.jpg
baldfot4.jpgo que sobrou no balde
cogus1.jpga colheita(tímida rs) tentei tirar o carimbo do que cresceu mais(o unico que dava para tirar hehe)
encubae.jpgas kentinhas casing (as 2 da esquerda são com milho e as 2 do meio devem ser a que eu cobri tardiamente...)
=]

Esse aí é campeão.

o safado secou em algumas hrs apenas d tao pequeno... ^^

Ahhhhhhhhhhhhhhhh mlk bom !!!

isso ai Rambo !!

tamo junto !!!

carimbado com sucesso strain selvagem
os outros 2 copos completaram colonização total
e o segundo balde(*VASO) q foi feito com 1 dos 3 copos ja esta mostrando o micelio(ms ainda vao demorar um pouco)
eu tenho outra "experiencia" , inoculei 4 "copos" de milho feitos com latinha de cerveja faz + d umas 2 semanas eu acho, esqueci de marcar a data lol
vou postar tdo aqui já que são esporos do mesmo selvagem

Back