Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1.Cultivo PFTEK de TNM (Thai na muang).

Diário de cultivo completo.
Início do cultivo:

Carimbo de esporos TNM no alumínio com data de 16/06/16.

Preparação do local de preparo da SE:

Fechamento de todas as janelas e portas, limpeza da mesa com limpador mult-uso após seco com álcool 70. Limpeza do chão com água sanitária pura e pulverização de água com cloro, mistura menos de 10% de cloro.

Após higienizaçao pessoal uso touca, máscara, luvas e avental.

Todo o procedimento de manipulação do carimbo feito na boca do forno elétrico a 180 graus, só tive dificuldade com a seringa que não vedava e quando puxava a agulha vinha junto, mas com muito custo consegui (pois só tinha comprado uma seringa).

Após preenchimento da seringa ele foi embalada em alumínio esterilizado e depois no filme plástico.

Preparo bolo PFTEK:

2 copos de vermiculita extra fina( a única que consegui)
1 copo de água mineral ph 7,15( sem ferver)
1 copo de arroz integral sem casca triturado média pra fina.

Potes de prolipropileno de 250 ml com tampa, selo de vermiculita e 4 furos na tampa e alumínio encima, 1h na PP 3 potes ficaram embaixo em contato com a água os outros 3 só no vapor da PP.

Inoculação:

Mesmo processo de esterizaçao.

5h depois de frio os bolos foram inoculados com a SE que fiz 24h antes. Após cada pote furos tampados com microporo e esterizaçao da agulha no fogo em cada pote novo, embalados em filme pvc e colocados na incubadora encima da geladeira.

Agora é só aguardar.

Última edição por um moderador:
boa Doug vou acompanhar seu cultivo, boa sorte man!!(:(:

Valeu @Card espero ver meu filhotes crescerem

Sucesso no cultivo, @DougFunnie :LOL:

Gente que seringa mais curiosa :greyalien: E aposto que a chance de receber uma dessas é 1/1000 :whistle:

Não entendi muito bem a função desse pvc..
Não acho que seja necessário, e nunca vi ninguém fazendo.

Eu vi num vídeo do Francisco Salvador, mas também não entendi, mas como tava nos preparos acabei fazendo assim, talvez não seria pra manter a umidade dos bolos?

E a seringa golpe baixo, mas também da marca super jegue!!!
Desta marca nunca mais.

Como você fez a receita PF-Tek à risca, não há porque se preocupar com ela. :eba:
Não sei se está todo envolto de pvc, mas se você fez os furos, o pvc pode ainda bloquear a troca de ar. ;)

Era nisso que estava pensando, mas o meu receio foi a vermiculita extra fina que adquiri, mas fiz um teste na minha horta e ela se saiu muito bem pois faz três dias que não rego e tá super úmida.
Vou tirar o PVC e deixar os meninos trabalharem sossegados!!!

Acompanhando, mano ! Amanhã estarei iniciando meu primeiro cultivo que também será de Thai na muang e estarei relatando por aqui também.

Bons resultados !

Acompanhando @DougFunnie ! Nunca vi essa strain por aqui, claro que ja foi cultivada, mas que eu vejo é a primeira vez.

Puxei o banquinho.

Esperamos ver bons resultados, ainda tenho 2/3 do carimbo, se tudo der ruim, tento de novo.

Outra dúvida, a seringa que eu fiz deixei hidratar por 24h, seria o ideal pra inoculação?

Ai sim @dmtripta sucesso nos seus cultivos, eu vi em alguns diários que o TNM se comporta bem, e forma micélios agressivamente

Daora mano ! Nesse exato momento estou aguardando a esterelização na PP.. Uma coisa que observei, você furou a tampa pra colocar na pp, no passso a passo que segui não utilizava esses furos, outros que li ja diziam pra que fizesse... Alguem sabe se posso ter problemas por não ter furado o aluminio antes de esterelizar ?

Daora mano ! Nesse exato momento estou aguardando a esterelização na PP.. Uma coisa que observei, você furou a tampa pra colocar na pp, no passso a passo que segui não utilizava esses furos, outros que li ja diziam pra que fizesse... Alguem sabe se posso ter problemas por não ter furado o aluminio antes de esterelizar ?

Não é necessário. Se você não lacrou os copos antes de colocar na PP, o vapor e a pressão da PP esterilizam perfeitamente o interior do copo e o substrato.

Não é necessário. Se você não lacrou os copos antes de colocar na PP, o vapor e a pressão da PP esterilizam perfeitamente o interior do copo e o substrato.
@GnomoLok fiz as tampas de papel aluminio e passei fita isolante... segui uma video aula do yt ... Acredita que mesmo assim ocorra a esterelização ?

*Com toda licença ao @DougFunnie por estar aproveitando seu diario para sanar algumas questões

Última edição:
@GnomoLok fiz as tampas de papel aluminio e passei fita isolante... segui uma video aula do yt ... Acredita que mesmo assim ocorra a esterelização ?

*Com toda licença ao @DougFunnie por estar aproveitando seu diario para sanar algumas questões

Suave, é pra isso que serve o fórum. No meu caso é tive que furar a tampa, fiz um teste dos potes de plástico que comprei numa panela com água quente e sem furos e o pote estufou e deformou devido a pressão, então furei e cobri com alumínio pra não entrar água.

Você passou a fita isolante antes ou depois de colocar na panela de pressão? Se você lacrou os copos antes de esterilizar na PP, sinto lhe informar que não esterilizou. Você só lacra os copos depois de esterilizar na PP.

Você passou a fita isolante antes ou depois de colocar na panela de pressão? Se você lacrou os copos antes de esterilizar na PP, sinto lhe informar que não esterilizou. Você só lacra os copos depois de esterilizar na PP.

Então deu m*** , nesse momento os copos estão esfriando na panela... O q me indicaria fazer? Tiro os copos faço os furos e coloco novamente na pressão ?

Por que não iria esterilizar? Os copos passam pela mesma temperatura dentro da panela estando lacrados ou não. Se "lacra" os copos antes da PP, para que não ocorra acidentes, tipo entrar água nos copos e encharcar o substrato. O ideal é fazer um furo no alumínio e tapar com micropore, assim evita de estufar e por acidente, romper o alumínio enquanto esteriliza. Pelo menos é assim que faço sempre e nunca tive problemas. :coffee:

Então deu m*** , nesse momento os copos estão esfriando na panela... O q me indicaria fazer? Tiro os copos faço os furos e coloco novamente na pressão ?
Os copos estufaram?

Back