Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1.Cultivo PFTEK de TNM (Thai na muang).

Diário de cultivo completo.
Início do cultivo:

Carimbo de esporos TNM no alumínio com data de 16/06/16.

Preparação do local de preparo da SE:

Fechamento de todas as janelas e portas, limpeza da mesa com limpador mult-uso após seco com álcool 70. Limpeza do chão com água sanitária pura e pulverização de água com cloro, mistura menos de 10% de cloro.

Após higienizaçao pessoal uso touca, máscara, luvas e avental.

Todo o procedimento de manipulação do carimbo feito na boca do forno elétrico a 180 graus, só tive dificuldade com a seringa que não vedava e quando puxava a agulha vinha junto, mas com muito custo consegui (pois só tinha comprado uma seringa).

Após preenchimento da seringa ele foi embalada em alumínio esterilizado e depois no filme plástico.

Preparo bolo PFTEK:

2 copos de vermiculita extra fina( a única que consegui)
1 copo de água mineral ph 7,15( sem ferver)
1 copo de arroz integral sem casca triturado média pra fina.

Potes de prolipropileno de 250 ml com tampa, selo de vermiculita e 4 furos na tampa e alumínio encima, 1h na PP 3 potes ficaram embaixo em contato com a água os outros 3 só no vapor da PP.

Inoculação:

Mesmo processo de esterizaçao.

5h depois de frio os bolos foram inoculados com a SE que fiz 24h antes. Após cada pote furos tampados com microporo e esterizaçao da agulha no fogo em cada pote novo, embalados em filme pvc e colocados na incubadora encima da geladeira.

Agora é só aguardar.

Última edição por um moderador:
Por que não iria esterilizar? Os copos passam pela mesma temperatura dentro da panela estando lacrados ou não. Se "lacra" os copos antes da PP, para que não ocorra acidentes, tipo entrar água nos copos e encharcar o substrato. O ideal é fazer um furo no alumínio e tapar com micropore, assim evita de estufar e por acidente, romper o alumínio enquanto esteriliza. Pelo menos é assim que faço sempre e nunca tive problemas. :coffee:

Os copos estufaram?

Exato, do ponto de vista fisico-quimico o copo estaria exposto a mesma temperatura e pressão necessarias pra que ocorresse a esterelização sem contato direto da agua com o substrato...Pensei dessa forma mas sempre fica aquela duvida..

Mas não, os copos não estufaram.. estão intactos..

Refez a esterelização? Na dúvida é melhor pecar pra mais.

Sim ! Agora ja estão inoculados e devidamente incubados.. =)

Por que não iria esterilizar? Os copos passam pela mesma temperatura dentro da panela estando lacrados ou não. Se "lacra" os copos antes da PP, para que não ocorra acidentes, tipo entrar água nos copos e encharcar o substrato. O ideal é fazer um furo no alumínio e tapar com micropore, assim evita de estufar e por acidente, romper o alumínio enquanto esteriliza. Pelo menos é assim que faço sempre e nunca tive problemas. :coffee:

Os copos estufaram?

Não é só a questão da temperatura, mas também a pressão interna da panela. Eu creio que o vapor d'água não consiga permear todo o substrato (principalmente as areas internas) se tiver lacrado e/ou lacrado com um furo.

Faz um teste, mas eu não confio em lacrar os copos antes da PP. Não ocorre acidente nenhum se você calcular tudo direitinho. Aqui sempre esterilizo só com o aluminio, sem lacrar, e não falta água e nem sobra. Fica na medida.

Reiterando: essa é a minha visão. Pra mim, não esteriliza lacrado. Posso estar errado.

Recomendo a leitura desse tópico, criado pelo Maurício.

Observem bem os pontos referente ao "obstáculos" para a fluidez do vapor no interior da panela.

Esterilização - Técnicas

Não é só a questão da temperatura, mas também a pressão interna da panela. Eu creio que o vapor d'água não consiga permear todo o substrato (principalmente as areas internas) se tiver lacrado e/ou lacrado com um furo.
Dentro do próprio copo tem água e ar, então pra mim, não vejo por que não lacrar.

Mas isso é preferencia de cada cultivador. Cada um se adapta da forma que com vem.

Pode ser. Mas eu também só posso falar da minha perspectiva, enquanto isso não tem uma resposta clara. Mas na dúvida, eu vou confiando no Mauricio, porque né?! O cara manja.

Na dúvida, o mais seguro é não lacrado.

Do texto do Maurício, "É importante que a carga (potes) seja organizada de forma que o vapor penetre mais facilmente, com poucos obstáculos."

Em tese realmente deve ter furos os potes.

Do texto do Maurício, "É importante que a carga (potes) seja organizada de forma que o vapor penetre mais facilmente, com poucos obstáculos."
Em tese realmente deve ter furos os potes.
Acho que furos não se enquadram em "poucos obstáculos". Imagino que, a tampa de aluminio sem lacrar, apenas pra minimizar drasticamente a entrada de esporos de contaminantes na hora de abrir a panela, seja o mínimo obstáculo possível.

Cabe a vocês o que acharem melhor. Não dá pra encher uma xícara que já está cheia, não é mesmo? :geek:

Não entendi muito bem a função desse pvc..

Não sei se está todo envolto de pvc, mas se você fez os furos, o pvc pode ainda bloquear a troca de ar.

Filmes de PVC são permeáveis a gases.

Por que não iria esterilizar? Os copos passam pela mesma temperatura dentro da panela estando lacrados ou não.

Porquê o que esteriliza é a combinação de temperatura alta (cerca de 120º C) e atmosfera pressurizada de vapor d´água.

Se você lacra os potes ainda fica ar dentro dos mesmos, e a pressão não atinge o máximo.

Sobre a questão de lacrar, não lacrar... @dmtripta e @GnomoLok

Verdade é que com certeza funciona a esterilização em PP tanto se lacrar com fita isolante e fizer furos, quanto se não lacrar para deixar solto o alumínio sem furos em cima. Eu já fiz vários cultivos da segunda forma, até que comecei a fazer da primeira, porque na hora de inocular é muito, mas muito mais prático tirar os copos já lacrados e só colocar um micropore nos furos em cima antes de partir pra inoculação - e novo micropore após inocular. :coffee:

É uma questão de somar literatura + gosto pessoal. Eu não me arrisco, por mais que vocês digam que é ok. Só admiro, mas ainda sigo o que vem dando certo pra mim, e, de quebra, bate com a literatura.

Mas segue a vida. Daqui uns dias vamos ter duas vertentes de cultivo hahahahaha

Sucesso no cultivo, @DougFunnie :LOL:

Gente que seringa mais curiosa :greyalien: E aposto que a chance de receber uma dessas é 1/1000 :whistle:

Fiquei tão encucado com essa seringa, então fiz uma pesquisa e se trata de seringa de segurança, com ela você não pode ir até o final com o êmbolo senão acionado o dispositivo de captura da agulha pra descarte seguro. Vivendo e aprendendo.

Atualização: 14/05/17.

IMG_20170514_083025083.jpg IMG_20170514_082935798.jpg IMG_20170514_082906160.jpg IMG_20170514_082855015.jpg

Devido aos bolos terem estagnados, resolvi pegar hum pra aniversariar.

Dunk de 24h fora da geladeira, aniversário em 09/05/17.

IMG_20170514_084139572.jpg IMG_20170514_083828491.jpg IMG_20170514_083532892.jpg IMG_20170514_083527434.jpg IMG_20170514_082626666.jpg

Também fiz tentativas de CL e em papelão tudo através de seringa mult esporos.

IMG_20170514_083400876.jpg IMG_20170514_083344036.jpg IMG_20170514_083341392.jpg

É uma questão de somar literatura + gosto pessoal. Eu não me arrisco, por mais que vocês digam que é ok. Só admiro, mas ainda sigo o que vem dando certo pra mim, e, de quebra, bate com a literatura.

Mas segue a vida. Daqui uns dias vamos ter duas vertentes de cultivo hahahahaha

Cara sempre fico nesta duvida, pq a principio parece que seria OK tapar ou não, de qualquer forma tem algum material mais especifico em literatura para indicar?

Back