Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1.Cultivo PFTEK de TNM (Thai na muang).

Diário de cultivo completo.
Início do cultivo:

Carimbo de esporos TNM no alumínio com data de 16/06/16.

Preparação do local de preparo da SE:

Fechamento de todas as janelas e portas, limpeza da mesa com limpador mult-uso após seco com álcool 70. Limpeza do chão com água sanitária pura e pulverização de água com cloro, mistura menos de 10% de cloro.

Após higienizaçao pessoal uso touca, máscara, luvas e avental.

Todo o procedimento de manipulação do carimbo feito na boca do forno elétrico a 180 graus, só tive dificuldade com a seringa que não vedava e quando puxava a agulha vinha junto, mas com muito custo consegui (pois só tinha comprado uma seringa).

Após preenchimento da seringa ele foi embalada em alumínio esterilizado e depois no filme plástico.

Preparo bolo PFTEK:

2 copos de vermiculita extra fina( a única que consegui)
1 copo de água mineral ph 7,15( sem ferver)
1 copo de arroz integral sem casca triturado média pra fina.

Potes de prolipropileno de 250 ml com tampa, selo de vermiculita e 4 furos na tampa e alumínio encima, 1h na PP 3 potes ficaram embaixo em contato com a água os outros 3 só no vapor da PP.

Inoculação:

Mesmo processo de esterizaçao.

5h depois de frio os bolos foram inoculados com a SE que fiz 24h antes. Após cada pote furos tampados com microporo e esterizaçao da agulha no fogo em cada pote novo, embalados em filme pvc e colocados na incubadora encima da geladeira.

Agora é só aguardar.

Última edição por um moderador:
Caraca! Não sou nenhum expert, mas to achando seu bolo "meio feio".
Pode ser excesso de CO2.

Como é o seu terrário ? Como está fazendo a troca de ar ? Quantas vezes ao dia ?

EDIT: Bom, eu vi nas postagens anteriores, é uma garrafa pet. E pelo visto você adaptou um umidificador na pet pra ajudar com a umidade, acredito que se for isso mesmo, possa ser que essa parte algodoada no bolo se deva justamente ao jato proveniente do umidificador, que está direcionado diretamente naquela região do bolo.

É isso ?

Caraca! Não sou nenhum expert, mas to achando seu bolo "meio feio".
Pode ser excesso de CO2.

Como é o seu terrário ? Como está fazendo a troca de ar ? Quantas vezes ao dia ?

EDIT: Bom, eu vi nas postagens anteriores, é uma garrafa pet. E pelo visto você adaptou um umidificador na pet pra ajudar com a umidade, acredito que se for isso mesmo, possa ser que essa parte algodoada no bolo se deva justamente ao jato proveniente do umidificador, que está direcionado diretamente naquela região do bolo.

É isso ?

Realmente pode ser sim o que você disse sobre o umidificador.

Vou aniversariar os demais bolos e deixar sem o umidificador pra ver se é esse o problema.

Mas hoje eu já consegui ver dois Pins, então esta tudo certo.

Nunca aniversarie bolos que não estejam 100% colonizados.

Controle a ansiedade.

Sim, eu sei que não se pode aniversariar antes de estar 100%, mas devido a um dos bolos já estar nascido um cogumelo, resolvi que seria a hora, e até o momento anda super bem o desenvolvimento, mesmo as condições climáticas de SP, uma vez que não possuo sistema de aquecimento.

Atualização 18/05/17.

NILCE - WIN_20170518_130038.JPG NILCE - WIN_20170518_130051.JPG NILCE - WIN_20170518_130114.JPG

Desculpem a qualidade da imagem mas estou sem celular, então tive que tirar a foto pela câmera do computador.

Os cogumelos estão crescendo mais no fundo do bolo, não sei se deixo ou inverto, mas já tem pins na parte de cima.

Última edição:
Back