Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 Cultivo de PC B+

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+
PROCEDÊNCIA: Vendedor aleatório do Mercado Livre

MÉTODO ESCOLHIDO PARA O CULTIVO: Spawn em milho de pipoca e Bulk de húmus, fibra e pó de coco

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Olá a todos, começo agora meu primeiro cultivo de cogus, depois de tanto procurar achei um vendedor no mercado livre, com carimbos relativamente baratos, 20 reais cada, comprei 2 para aproveitar o frete. :whistle:

Procurando em minha cidade, tive uma péssima notícia, é impossível encontrar vermiculita para a venda, liguei em pet shops, loja de construção, floras, sempre a mesma "não temos o produto". Logo comecei a pesquisar sobre substitutos para tal elemento, me deparei com o pó do coco, me encantou tal ideia, já que tenho 3 coqueiros no meu quintal, e coco nunca falta, sempre visando a economia e a auto sustentabilidade desse meu projeto. Assim segui meus estudos usando como principal ferramenta diários de outros cultivadores com o mesmo problema que o meu.

Sábado pela manhã, meus carimbos chegaram, deixei como veio, lacrados dentro do ziplock.

(13/01/19) Comecei então agora no fim da tarde a esterilização do meu milho, tirei ele da embalagem, lavei em água corrente, coloquei em uma pequena panela com água pura, assim que levantou fervura marquei 10 minutos, sempre mexendo para manter a homogeneidade de tal processo, logo após o retirei do fogo, e vim escrever tal diário, agora já frio irei acrescentar 2 colheres de sopa de água sanitária, para ir esterilizando enquanto hidrata por 24 horas... Assim feito... Aguardem novas atualizações....
IMG_20190113_191034.jpg
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Me desculpe se algum administrador n gostar de meus diários curtos, porém quero fazer pequenos diários, narrando em tempo real meus passos, para que a comunidade em geral se beneficie de meus estudos inicias, possam tirar minhas duvidas e me ajudar a n cometer erros que serão extremamente frustrantes ;)
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Essa característica do chapeu poderia ser Verticillium ? Já que utilizei spaw de milho. Estou com essa dúvida, uns amigos cultivadores levantaram algumas hipoteses:

•Verticillium, adquirido pelo interior do milho, a esterilização do outro copo n matou nem ovos do mosca da fruta, quem dirá um esporo tão resistente
Água sanitária da mistura do milho, a água sanitária colocada no processo do milho n evaporou por completo e causou mutações

Abriram os chapéis, vejam, achei estranho as estrias dos chapeis grandes, n é um liso homogêneo como os outros:

IMG_20190301_055623.jpg

Me desculpa pelos posts espaçados, pq quero ir atualizando em tempo real. O que achma que pode ser, pode ser alguma doença ?
 

Anexos

  • IMG_20190301_125709.jpg
    IMG_20190301_125709.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 44
Última edição:
São gnomos, por isso o chapéu pontudo...

Se não tiver sido uma contaminação nos chapéus quando os cogumelos estavam pequenos, que fez com que a ponta deles não crescesse mas o resto sim, pode ser alguma condição do cultivo.

Ou você foi premiado com uma strain aleatória que tem essa característica genética. Se achar legal pode tentar fazer uma clonagem, aí gera um novo micélio a partir destes e inocula novos bolos, para ver se os próximos chapéus continuam assim.
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Vou fazer o registro da clonagem nesse mesmo post, n tem justificativa criar outro, já que faz parte da mesma arremessa de inoculação. :)

Assim fiz, peguei uma pedaço de papelão, cortei um pedaço que caiba dentro de um potinho de iogurte, fiz 12 pedaços, apenas a parte ondulado do meio, coloquei em um copo com água, e coloquei por 5 minutos no microondas. Enquanto estava esterilizando no micro, aproveitei e fui limpar meus copinhos de iogurte com álcool 70, logo quando terminou o tempo, distribui 2 pedaços de papelão para cada copinho de iogurte, totalizando 6 copinhos, vedei com plastico filme. Retirei os cogumelos do casing, fiz a limpeza externa com álcool 70, limpei também o estilete, fiz um porte transversal, e retirei um pedaço na parte interna, próximo a base com um palito de dente, mergulhei a amostra de tecido retirado no álcool por 5 segundos, e transferi para o meio das 2 chapas de papelão. Fiz o mesmo processo nos 6 copos, sempre limpando a lamina e trocando o palito, para manter a clonagem mais perfeita possível, logo após finalizar todo o processo de clonagem, vedei bem todos os copos com mais plastico filme, e coloquei todos os copos dentro de uma caixa totalmente escura, para incubar. :contente:

Fiz também uma CL de ultima hora, não sabia se os frutos estavam bons para o consumo, então enterrei todos, mas antes de fazer, fiquei com dó da beleza deles e tirei um pedaço da parte próxima ao chapéu e coloquei em um vidro de maionese antigo, dilui 2 gramas de açúcar cristal em 250ml de água fervida porém no momento morna, e aloquei o líquido junto as amostras de cogu no vidro. Coloquei na mesma caixa das clonagem citadas acima :unhas::unhas:

Amanhã pela manhã vou pegar umas pequenas amostras do micélio e colocar em uma chapa maior de papelão. seguindo o mesmo processo citado acima, porem pegando o micélio. E colocar para incubar no mesmo local, vamos ver o que acontecerá :sneak:

No mais é só amigos, hoje estou no computador, então fica mais fácil de escrever textos maiores, diferente do que pelo celular, espero que gostem da experiência, quem sabe teremos uma nova Strain para amarmos :rollees:

~ V O Y A G E R :alien::alien:
 
Excelente diário, vou continuar acompanhar para ver o resultado dos clones.

Good Vibes
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Amanhã pela manhã vou pegar umas pequenas amostras do micélio e colocar em uma chapa maior de papelão. seguindo o mesmo processo citado acima, porem pegando o micélio. E colocar para incubar no mesmo local, vamos ver o que acontecerá :sneaky:


Fiz o que falei, peguei 4 grãos, um em cada lado do casing, e coloquei sobre o papelão, e tirei as amostras de tecido da CL e coloquei no mesmo local, o papelão. Abri um dos potinhos de iogurte, vi que n estava se desenvolvendo absolutamente nada, então passei para o papelão que fiz hj, no fim ficou 8 amostras diferentes na mesma chapa, porém com distância muito boa entre si... A temperatura está aumentando aos poucos, pegando 26°C e subindo. Fiz o Dunk no casing, drenei a água e aniversariei, vamos ver se realmente é uma mutação, ou uma variação dos parâmetros do cultivo... Acompanhem essas novas experiências :unhas:

~ V O Y A G E R :alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

O resultado dos bolos pf que fiz, que produziram, dai decidi enterra-los para um bom fim, minha cidade ficou com um clima bem frio, eis o resultado:

IMG_20190305_103142(1).jpg

Achei muito belo, a natureza cuidou dele, então decidi secar:

IMG_20190306_070743.jpg IMG_20190306_162140.jpg

Talvez vou passar algumas camadas de verniz para fazer a exposição do mesmo :p
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

A aguardada Clonagem, então se passou uma semana do processo, resolvi ver como estava os potinhos de iogurte, os papelões estavam super secos, porém com micélio, então resolvi transferir para o pote de sorvete, o qual tinha mais controle da umidade, pela tampa que pode ser aberta com mais facilidade para a umidificação do meio de papelão... os milhos estão colonizando o papelão com muita força como podem ver:

IMG_20190305_103005.jpg

Os que já tinha maior volume de micélio no papelão retirei o grão para evitar contaminação:

IMG-20190307-WA0027.jpeg

como podem ver, tem a silhueta de um pin, de fato era um, como podem ver abaixo:

IMG_20190307_171635.jpg

Aqui esta uma foto da clonagem feita no papelão com o tecido vivo:

IMG_20190307_172120.jpg

Abaixo colocarei uma foto atual de como esta a experiencia com o pote de sorvete:

IMG-20190307-WA0024.jpeg

A área em vermelho é os 4 grãos retirados um de cada lado do casing, apenas um apresenta desenvolvimento descente. A área azul é o material vivo que estava na CL abandonada, porém sem nenhum progresso. A área marcada de branco foi como já descrevi, os papelões do pote de iogurte estavam secos, logo decidi coloca-los nesse vasilhame, são clones daqueles cogumelos menores. O rosa é um tecido da base do cogumelo grande que está tento uma ótima evolução. A parte verde é um dos potes de iogurte com amostra da base do maior dos cogumelos, está se desenvolvendo absolutamente bem. No fim deixei apenas um potinho de iogurte, com a mostra da base do chapéu do maior, que está se desenvolvendo bem
 
====================================
DÚVIDAS
====================================

Logo após a colonização do clone de uma boa área do papelão o que fazer ?

Fazer repiques (3 repiques seguidos) da área rizomorfica em um novo papelão, ou simplesmente transferir para o substrato o mais rápido possível ?

Vou usar os potes de iogurte para fazer os testes de inoculação, já que são de graça, e vou fazer muitos testes, seria mais interessante, pois não tenho muito espaço, no máximo para uns 4 bolos pf, os copos de iogurte caberão uns 10, acham que seria negativo ? pelo pequeno tamanho ?

Vou preparar um substrato igual o usado na PF tek, esterilizar no microondas por 10 minutos, e colocar o papelão colonizado sobre o substrato, teria uma maneira mais eficiente de inocular ?
 
Última edição por um moderador:
====================================
DÚVIDAS
====================================

Logo após a colonização do clone de uma boa área do papelão o que fazer ?
Fazer repiques (3 repiques seguidos) da área rizomorfica em um novo papelão, ou simplesmente transferir para o substrato o mais rápido possível ?
Vou usar os potes de iogurte para fazer os testes de inoculação, já que são de graça, e vou fazer muitos testes, seria mais interessante, pois não tenho muito espaço, no máximo para uns 4 bolos pf, os copos de iogurte caberão uns 10, acham que seria negativo ? pelo pequeno tamanho ?
Vou preparar um substrato igual o usado na PF tek, esterilizar no microondas por 10 minutos, e colocar o papelão colonizado sobre o substrato, teria uma maneira mais eficiente de inocular ?

Pelo que pude observar tu tens uma clonagem não esterilizada, isso limita bastante o que tu podes fazer, pois como o substrato geralmente é esterilizado inocular com algo não esterilizado tem poucas chances de que não contamine. ( Tem uma técnica de biopsia que pode ser adaptada Biopsy Tek , está em inglês )

Agora, para substratos pasteurizados, podem ser utilizados... Então se tu gerar spawn o suficiente com papelão e jogar num substrato pasteurizado tem grandes chances de dar certo.
 
Ok amigo, vou tentar fazer em um substrato pasteurizado, poderia apenas ferver arroz e colocar por cima do papelão ? para fazer o spawn, para posteriormente fazer um casing, já que não me adaptei bem ao bulk

Sou iniciante me perdoe pela pergunta idiota
 
Ok amigo, vou tentar fazer em um substrato pasteurizado, poderia apenas ferver arroz e colocar por cima do papelão ? para fazer o spawn, para posteriormente fazer um casing, já que não me adaptei bem ao bulk

Sou iniciante me perdoe pela pergunta idiota

Ainda não sabes que eu não me importo de responder hahaha.

Pra mim a maior idiotice é ficar com dúvida.

Já que parece disposto a fazer testes... vou te dizer que teste que eu queria fazer...

Prepare a receita da PFTEK normal, vermiculita arroz e água.

Faça copos pequenos como de papinha de bebê com 1/3 de substrato sem selo de vermiculita.

Ferva por 90 minutos ou use a panela de pressão com 60 minutos em 15 psi (60 minutos depois que pegar pressão), ou seja, esterilize normal.

Para inocular esses potes ,dentro de uma Still Air Box (Tá GloveBox mas é uma Still Air Box) , pegue um pedaço de papelão que esteja 100% branco de micélio deixe submerso em uma solução de água oxigenada 3% e água destilada 10 ml/90 ml durante alguns segundos, abra a tampa somente quando for jogar o papelão dentro.

Se estiver com receio de jogar o papelão diretamente no substrato podes tentar por um pedaço de papelão 100% colonizado dentro de uma seringa.

Leia sobre isso aqui

Assim que colonizar 100% faça isso aqui. Dessa forma terás um inoculante potente e limpo para usar em qualquer substrato.
 
Última edição:
Poderia utilizar arroz cozido como spawn ?

Qual o problema com a receita da PFTEK? Seria melhor usar a receita completa pois é mais resistente contra contaminações bacterianas.

Arroz cozido perde nutrientes é melhor usa-lo cru.
 
Sem duvidas a PFTEK é ótima e pratica. Então é para preparar uma receita de PFtek normal, logo após colonizado injetar água destilada no copo, agitar, para então preparar uma seringa para inocular outros bolos ?

E o isolamento, compensa fazer ? já que estou querendo copiar o fenótipo agradável que apareceu nos chapéis nesse flush
 
Sem duvidas a PFTEK é ótima e pratica. Então é para preparar uma receita de PFtek normal, logo após colonizado injetar água destilada no copo, agitar, para então preparar uma seringa para inocular outros bolos ?


Exatamente.

E o isolamento, compensa fazer ? já que estou querendo copiar o fenótipo agradável que apareceu nos chapéis nesse flush


Se for bem documentado e observado vale a pena. Mas é um processo demorado que dá trabalho.
 
Estava pensando em fazer como vc disse, porém n fazer o processo da seringa no final, apenas aniversariar os potinhos de iogurte já totalmente colonizados pelo micélio clonado do papelão, assim posso ver em se as clonagens derão certo ou não, já que terá apenas um bolo de cada clone e os frutos serão melhor identificados, acham que seria uma boa ideia ?

Tenho uma dúvida, a questão da estabilização do fenótipo do chapéu, imaginemos que o bolo PF do clone de papelão deu frutos semelhantes ao fruto clonado, agora então teria que escolher um fruto que melhor me agrada e o clonar, para só então tirar os esporos com tal modificação ?
 
Estava pensando em fazer como vc disse, porém n fazer o processo da seringa no final, apenas aniversariar os potinhos de iogurte já totalmente colonizados pelo micélio clonado do papelão, assim posso ver em se as clonagens derão certo ou não, já que terá apenas um bolo de cada clone e os frutos serão melhor identificados, acham que seria uma boa ideia ?

Tenho uma dúvida, a questão da estabilização do fenótipo do chapéu, imaginemos que o bolo PF do clone de papelão deu frutos semelhantes ao fruto clonado, agora então teria que escolher um fruto que melhor me agrada e o clonar, para só então tirar os esporos com tal modificação ?

Terá que forjar uma seleção estabilizadora.

Ela ocorre naturalmente quando características únicas de um ser fazem com que suas chances de sobreviver e se reproduzir sejam maiores.

Quanto a aniversariar os copinhos pode ser também, acho que é até mais rápido de ver se a clonagem manteve as características.
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Me desculpem a demora para atualizações desse diário, estava esperando o acumulo de mais material para a postagem, enquanto isso dando uma estudada.

Como já estava descrevendo acima, tinha feito uma clonagem usando o tecido dos cogumelos do casing no papelão. Depois de quase 2 semanas decidir ver como estava as camadas de baixo do papelão, sabendo que tinha feito 3 camadas empilhadas, assim encontrei o micélio, na primeira camada estava muito feio, já nas inferiores apresentava uma extensa rede micelial:

IMG_20190314_124306.jpg

então escolhi as melhores amostras, uma amostra do micélio oriundo do grão e quatro amostras dos tecidos. Coloquei 200g de arroz já cozido no microondas por 10 minutos, quando apitou coloquei correndo o plastico filme na boca, sabendo que estava quente e talvez poderia esterilizar apenas no vapor. Peguei 5 copos de iogurte e os parti ao meio, mais na frente saberão o motivo, limpei com álcool 70 no interior e exterior, coloquei uma colher de arroz no fundo, o papelão com o micélio incrustado, e mais uma colher de arroz, fechei com uma camada de plastico filme. Segui o mesmo processo nos 5 potes, e coloquei para incubar. Vendo que sobrou um micélio bem rizo que seria descartado, decidi fazer um disco de papelão, bem nas cochas, molhar e colocar essa amostra sobre, assim fiz a gambiarra, vamos ver como vai suceder esse isolamento lambão

O segundo flush do meu casing, veio com menos força, com cogumelos finos e compridos:

IMG_20190315_122623.jpg

Porém os 2 copos Pf do início desse diário, que achava que estavam "cansados", estão frutificando muito bem, amaram o jardim com as diversas ervas medicinais, estão muito "carnudos" e produzindo com força. Vide as fotos dos pins e dos mesmos corpos já grande, gostaram dos cuidados da mamãe natureza:

IMG_20190315_122859.jpg IMG_20190316_092226.jpg

A comparação dos 2 frutos antes da secagem. A direita os frutos do indoor, esguios, a esquerda os do outdoor, chapéis mais densos e com maior volume de massa:

IMG_20190316_093233.jpg


Algumas fotos que achei minimamente artística:

IMG_20190316_093540.jpg
(buque de fungos)

IMG_20190316_093431.jpg
(flor lamelada)
 
Também me intrigou isso, qual sentido da água oxigenada?

Se está falando sobre isso:

deixe submerso em uma solução de água oxigenada 3% e água destilada 10 ml/90 ml durante alguns segundos

É pelo simples fato de que as clonagens que o nosso amigo estava fazendo estavam expostas à contaminantes.

A água oxigenada é para destruir os esporos que se depositaram em cima das clonagens, nessa concentração o dano ao micélio vivo é minimo.
 
Back
Top