Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 Cultivo de PC B+

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+
PROCEDÊNCIA: Vendedor aleatório do Mercado Livre

MÉTODO ESCOLHIDO PARA O CULTIVO: Spawn em milho de pipoca e Bulk de húmus, fibra e pó de coco

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Olá a todos, começo agora meu primeiro cultivo de cogus, depois de tanto procurar achei um vendedor no mercado livre, com carimbos relativamente baratos, 20 reais cada, comprei 2 para aproveitar o frete. :whistle:

Procurando em minha cidade, tive uma péssima notícia, é impossível encontrar vermiculita para a venda, liguei em pet shops, loja de construção, floras, sempre a mesma "não temos o produto". Logo comecei a pesquisar sobre substitutos para tal elemento, me deparei com o pó do coco, me encantou tal ideia, já que tenho 3 coqueiros no meu quintal, e coco nunca falta, sempre visando a economia e a auto sustentabilidade desse meu projeto. Assim segui meus estudos usando como principal ferramenta diários de outros cultivadores com o mesmo problema que o meu.

Sábado pela manhã, meus carimbos chegaram, deixei como veio, lacrados dentro do ziplock.

(13/01/19) Comecei então agora no fim da tarde a esterilização do meu milho, tirei ele da embalagem, lavei em água corrente, coloquei em uma pequena panela com água pura, assim que levantou fervura marquei 10 minutos, sempre mexendo para manter a homogeneidade de tal processo, logo após o retirei do fogo, e vim escrever tal diário, agora já frio irei acrescentar 2 colheres de sopa de água sanitária, para ir esterilizando enquanto hidrata por 24 horas... Assim feito... Aguardem novas atualizações....
IMG_20190113_191034.jpg
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Me desculpe se algum administrador n gostar de meus diários curtos, porém quero fazer pequenos diários, narrando em tempo real meus passos, para que a comunidade em geral se beneficie de meus estudos inicias, possam tirar minhas duvidas e me ajudar a n cometer erros que serão extremamente frustrantes ;)
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Fotos do cogumelo já seco, ficou "crocante" apenas com o ventilador, já que o clima de minha cidade está completamente seco, vou deixar dormir no ventilador, acho que n colocarei no antimofo, ja que usarei no fim de semana mesmo

View attachment 105399

View attachment 105400

Calor e luz são coisas que podem degradar o ativo, então depende de onde você deixar-los.

Tem um bom texto sobre secagem no fórum:
Secagem: Qualidade mantida para a Eternidade
 
Já tinha lido o artigo, por tal motivo decidi colocar em uma gaveta, longe da luz e da umidade. Calor... Pelas minhas pesquisas o ativo só se degrada aos 35°, portanto n é algo que me preocupo, pois raramente em minha localidade ultrapassa os 32°

Estava com dúvida em relação a armazenagem do mesmo. Posso deixar os frutos já secos no saco plástico junto ao antimofo ?
 
Última edição por um moderador:
Já tinha lido o artigo, por tal motivo decidi colocar em uma gaveta, longe da luz e da umidade. Calor... Pelas minhas pesquisas o ativo só se degrada aos 35°, portanto n é algo que me preocupo, pois raramente em minha localidade ultrapassa os 32°

Estava com dúvida em relação a armazenagem do mesmo. Posso deixar os frutos já secos no saco plástico junto ao antimofo ?
cara, é mais aconselhado deixar os frutos secos em um pote com vedação ( como aqueles de curar cannabis ) com um pacote de silica alimenticia dentro
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Perdão a todos que vem acompanhando meus posts PEQUENOS porém diários, esperei ter mais conteúdo para postar, pois os comandantes da comunidade querem impor uma forma única de interação, ignorando nossas individualidade na forma de nos expressarmos, desapontado com a pseudo-liberdade e a prepotência de alguns (n)

Mas tirando a parte ruim, trago boas novas, P I N.... PINSSSSS :LOL:

Com a temperatura de 25°C os pins vieram em peso, como podem constatar abaixo nas fotos

IMG_20190217_115838.jpg IMG_20190217_120010.jpg IMG_20190217_115921.jpg IMG_20190217_115707.jpg

Isso em um só bolo, o outro que fiz a técnica do choque físico não pinou ainda, porém apresenta grande quantidade de nós hifais

O outdoor, não deu absolutamente nada, nem colonizou

O casing está perfeito, vou aniversariar daqui uma semana:

IMG_20190217_122350.jpg

O bulk está com uma aparência estranha, com um micélio muito rizomórfico, porém espaçado:

IMG_20190217_122417.jpg

No mais é só, daqui a pouco trago novas notícias, pesagem do segundo flush, processo de secagem, e o melhor, relato da minha trip

~Voyager :alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Perdão a todos que vem acompanhando meus posts PEQUENOS porém diários, esperei ter mais conteúdo para postar, pois os comandantes da comunidade querem impor uma forma única de interação, ignorando nossas individualidade na forma de nos expressarmos, desapontado com a pseudo-liberdade e a prepotência de alguns (n)

Mas tirando a parte ruim, trago boas novas, P I N.... PINSSSSS :LOL:

Com a temperatura de 25°C os pins vieram em peso, como podem constatar abaixo nas fotos

View attachment 105445 View attachment 105446 View attachment 105447 View attachment 105448

Isso em um só bolo, o outro que fiz a técnica do choque físico não pinou ainda, porém apresenta grande quantidade de nós hifais

O outdoor, não deu absolutamente nada, nem colonizou

O casing está perfeito, vou aniversariar daqui uma semana:

View attachment 105449

O bulk está com uma aparência estranha, com um micélio muito rizomórfico, porém espaçado:

View attachment 105450

No mais é só, daqui a pouco trago novas notícias, pesagem do segundo flush, processo de secagem, e o melhor, relato da minha trip

~Voyager :alien:

Muito legal ver seu cultivo dando resultado.

Não seria choque térmico?

Choque físico me pareceu que tu bateu neles ou jogou eles contra a parede hahahahah.
 
Sim, meu relacionamento com o micélio estava meio estagnado, então decidi dar um inovada, experimentar apimentar as coisas com umas facadas kjkkjkkk :brincalhao:

Tirando a baboseira, o choque físico que li no fórum se baseia em fazer cortes no bolo, não apenas corte superficial, mas um corte profundo, atravessando o bolo com a faca, para o estímulo da frutificação. Queria verificar na prática se era verídico
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Segundo flush crescendo em um dos bolos:

IMG_20190219_121129.jpg IMG_20190219_121125.jpg

Aguardando o rompimento do véu do primeiro para realizar a colheita, priorizando assim a potência dos mesmos antes de liberarem seus esporos, irei secar como já supracitado, no ventilador logo após a conservação no anti-mofo

enquanto no outro apenas pins:

IMG_20190219_121247.jpg

No mais é só

~VOYAGER :alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Quando o primeiro véu se rasgou, fiz a colheita do flush:

IMG_20190219_171541.jpg

Como no antigo flush os cogumelos secos ficaram feios, decidi partir o caule com uma lâmina afiada, assim partindo no meio, talvez melhore a estética:

IMG-20190219-WA0021.jpeg

Repetirei o processo de secagem já descrito, porém colocando agora, quando o sol já se pôs, evitando a luminosidade, deixando o ventilador durante a noite, 12h e finalizar no anti-mofo
 
Infelizmente não, amanhã realizarei a pesagem e informo aqui, só esperando mais conteúdo para fazer apenas um post evitando atrito com administradores mesquinhos :D
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Me desculpa se ofendi algum admin, n entendi porquê acharam que estava flopando a comunidade, se estava cheio de chapeludos para carimbar e doar... Mas de qualquer forma, me perdoe pelo erro ;)

Desde esses chatos desentendimentos venho fazendo posts mais espaçados, para seguir o padrão da comunidade, espero que gostem :huh:

Como disse em alguns posts atrás, iria aniversariar meu casing, assim o fiz, coloquei uma camada de papel alumínio em volta do pote de sorvete na altura do substrato, para evitar pinagem em local indesejável, favorecendo a pinagem superior. Na tampa do pote, fiz uma clarabóia, vedei com uma sacola opaca de plástico, com o objetivo de espalhar a luz por dentro do recipiente. Depois de todos esses processos coloquei em luz indireta, no mesmo local onde se encontram meus terrários pets. A troca de ar está sendo manual, uma vez pela manhã, tarde e noite, tiro a tampa e abano bem. Dessa forma está a 3 dias

IMG_20190223_074618.jpg IMG_20190223_074009.jpg

Quando estava tirando as fotos percebi que o micélio estava a subir pela parede do pote, achei bem curioso :eek::p

IMG_20190223_074122.jpg

Um fim desastroso para o bulk, abri o vasilhame e me senti um protagonista de filme de aventura, fui recebido por uma nuvem de moscas da fruta, dei graças que não eram morcegos :whistle:

Tirando a brincadeira, decidi fazer então um outdoor. Peguei o conteúdo do pote de sorvete bulk e coloquei em um canteiro medicinal que eu tenho, que é bastante abafado e úmido. E cobri com uma camada de grama seca :espiao:.Aguarei o out uma vez por dia. Agora meu jardim se transformou em um jardim xamânico :brincalhao:

IMG_20190223_073752.jpg IMG_20190223_074656.jpg IMG_20190223_073922.jpg

Em resposta ao meu amigo @izdihar a última pesagem deu em torno de 3 gramas, lembrando que minha balança n é tão precisa, irei comprar uma de precisão

Aguardem novidades meus caros... Em breve partirei para a clonagem e isolamento em papelão, e alguns teks que estou pensando, visando facilitar o MEU processo... No mais é só amigos :hilario:

~V O Y A G E R :alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

PIIINNNNNNNNSSSS :X3:

IMG_20190225_130126.jpg

O casing com lindos nós hifais e um pequeno cogumelinho se desenvolvendo
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Mais um dia nessa jornada. Aparentemente meus bolos PF não irão mais pinar, acabaram o 2° flush, e agora no 3° apenas um bolo frutificou, apenas um fruto, totalmente defeituoso... Sujestões de como proceder agora ? Enterrar em vasos ornamentais ?

Quanto ao casing, estão literalmente bombando

IMG_20190227_060212.jpg IMG-20190227-WA0053.jpeg

Os cogumelos estavam encostando na tampa, então fiz aquela gambiarra de HueHueBRS, cortei a parte superior e juntei 2 com cola quente, de forma que pudesse colocar um outro pote por cima. Melhor ver para entender:

IMG_20190227_180032.jpg IMG_20190227_180306.jpg

Assim está o meu casing... Espero que gostem :alien::alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

URGENTEEEE

Olá pessoal do fórum, meus cogus apresentaram uma característica diferente, nunca vi nada antes parecido no forum, os chapéis com a ponta bem protuberante, como podem ver abaixo:

IMG_20190228_122244.jpg IMG_20190228_122253.jpg

Achei muito estético, acham que vale apena clonar e isolar, ou é apenas uma característica comum ?
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

URGENTEEEE

Olá pessoal do fórum, meus cogus apresentaram uma característica diferente, nunca vi nada antes parecido no forum, os chapéis com a ponta bem protuberante, como podem ver abaixo:

View attachment 105598 View attachment 105599

Achei muito estético, acham que vale apena clonar e isolar, ou é apenas uma característica comum ?

Já procurou aqui: chapeus deformados ?
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

URGENTEEEE

Olá pessoal do fórum, meus cogus apresentaram uma característica diferente, nunca vi nada antes parecido no forum, os chapéis com a ponta bem protuberante, como podem ver abaixo:

View attachment 105598 View attachment 105599

Achei muito estético, acham que vale apena clonar e isolar, ou é apenas uma característica comum ?

É uma característica comum com bolos que tem alguma deficiência de troca de ar ou de exposição a luz.

Não é algo genético mas sim algo das condições em que estão frutificando, são bem legais na minha opinião, mas eles tendem a serem mais franzinos, magros e curtos.
 
acham que compensa testar um isolamento ? mesmo se n funcionar ficaria muito feliz, aprender é massa...
Em breve começarei um novo diário com Cambodia Gold
 
acham que compensa testar um isolamento ? mesmo se n funcionar ficaria muito feliz, aprender é massa...
Em breve começarei um novo diário com Cambodia Gold

Faz parte do nosso hobby fazer experimentos, vai fundo!

Faz um em papelão, pq se n der certo perde nada de dinheiro.
 
Sim, estava pensando nisso, para verificar na pratica se não é uma anomalia genética que podemos aproveitar :roflmao:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Hoje pela noite tirei uma foto do cogumelo monstro, para verem a evolução do mesmo:

IMG_20190228_183743.jpg

Não sei o que houve, n sei se é Verticullum ou alguma substância quimica presente no substrato. Todos os cogumelos estão com esse chapéu diferenciado. Queria abrir um lugar dentro do diário para chegarmos a uma única resposta
 
Back
Top