Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 Cultivo de PC B+

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+
PROCEDÊNCIA: Vendedor aleatório do Mercado Livre

MÉTODO ESCOLHIDO PARA O CULTIVO: Spawn em milho de pipoca e Bulk de húmus, fibra e pó de coco

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Olá a todos, começo agora meu primeiro cultivo de cogus, depois de tanto procurar achei um vendedor no mercado livre, com carimbos relativamente baratos, 20 reais cada, comprei 2 para aproveitar o frete. :whistle:

Procurando em minha cidade, tive uma péssima notícia, é impossível encontrar vermiculita para a venda, liguei em pet shops, loja de construção, floras, sempre a mesma "não temos o produto". Logo comecei a pesquisar sobre substitutos para tal elemento, me deparei com o pó do coco, me encantou tal ideia, já que tenho 3 coqueiros no meu quintal, e coco nunca falta, sempre visando a economia e a auto sustentabilidade desse meu projeto. Assim segui meus estudos usando como principal ferramenta diários de outros cultivadores com o mesmo problema que o meu.

Sábado pela manhã, meus carimbos chegaram, deixei como veio, lacrados dentro do ziplock.

(13/01/19) Comecei então agora no fim da tarde a esterilização do meu milho, tirei ele da embalagem, lavei em água corrente, coloquei em uma pequena panela com água pura, assim que levantou fervura marquei 10 minutos, sempre mexendo para manter a homogeneidade de tal processo, logo após o retirei do fogo, e vim escrever tal diário, agora já frio irei acrescentar 2 colheres de sopa de água sanitária, para ir esterilizando enquanto hidrata por 24 horas... Assim feito... Aguardem novas atualizações....
IMG_20190113_191034.jpg
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Me desculpe se algum administrador n gostar de meus diários curtos, porém quero fazer pequenos diários, narrando em tempo real meus passos, para que a comunidade em geral se beneficie de meus estudos inicias, possam tirar minhas duvidas e me ajudar a n cometer erros que serão extremamente frustrantes ;)
 
Acabei de iniciar um cultivo com milho também, mas o objetivo é fazer um casing. Escolhi fazer o processo sem adicionar cloro, apesar de parecer interessante, apostei que a a panela de pressão será suficiente para matar qlq contaminante presente inicialmente. Não encontrei o vendedor do ML, poderia indicar a palavra chave que usou?
 
Acabei de iniciar um cultivo com milho também, mas o objetivo é fazer um casing. Escolhi fazer o processo sem adicionar cloro, apesar de parecer interessante, apostei que a a panela de pressão será suficiente para matar qlq contaminante presente inicialmente. Não encontrei o vendedor do ML, poderia indicar a palavra chave que usou?

Caro amigo, reddeadluigi, pelo que andei pesquisando no Teo, existe um contaminante dentro do grão do milho, que causa quase sempre a contaminação do mesmo, por isso decidi fazer essa esterilização personalizada para esse grão. Pelos meus estudos de antigos cultivos postado na comunidade, constatei que todos acabam contaminando se n feito de maneira especial. Logo escolhi esse método mais agressivo, para acabar com esse "amiguinho indesejado" :LOL:

Quanto a sua ideia, tenho minhas duvidas, o lance de fazer apenas o casing me assusta, pois não vejo como o nosso querido micélio frutificará, pela falta de um substrato de fato nutritivo... Não seria melhor um bulk ?!
 
Na minha humilde opinião, água sanitária não parece ser uma boa ideia (porque o negócio mata até a gente imagina o pobre micélio).
Só li relatos de usarem água sanitária antes do spawn, diluída em água para limpar palha.

Estranhei também o tempo que deixaste o milho no fogo... Pois no processo de tindalização (Esterilização e Pasteurização) que é o único que conheço fora a panela de pressão tem que ficar mais tempo.
 
Obrigado pela dica meu amigo, mas a acho a água sanitária diluída muito viável, pelo baixo valor e acessibilidade de tal substância...

Quanto o lance do tempo dei um errada, pela confusão de informações e métodos de preparo. Enquanto um fala 10 minutos e 3 sessões de fervura, o outro fala 30 minutos e apenas uma sessão de fervura. O processo que fiz ontem foi de 10 minutos, hoje dei uma mudada no tempo. Acompanhe abaixo:

====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

(14/01/19) Fala galera, desde já obrigado quem comentou meu post, e esta acompanhando essa aventura de pobre kjkkkkkk

O micélio não é meu escravo, mas meu bolso também não é escravo dele :rolleyes::rolleyes::roflmao:

Vamos o estudo de hoje, descobri que tem vários métodos de esterilização do grão milho, optei por seguir um que aparentemente teve bons resultados, 3 sessões de fervura de 20 minutos e descanso entre as mesmas de 24h. Assim fiz, depois de 24 horas da ultima fervura, realizei agora o recozimento do meu milho, com uma pequena modificação, feita baseada no comentário de um participante de nossa comunidade, aumentar o tempo de fervura, aumentei de 10 minutos para 20 minutos. Dessa vez não vou colocar a água sanitária... Assim deixei descansando no meu forno, para manter a temperatura por mais tempo...

Aproveitando que estava de boas hoje, comprei as seringas, agulhas, álcool 70, para realizar a inoculação, a somatória dos preços deu 15 reais, para 2 seringas de esporos, achei o preço baixo

IMG_20190114_185523.jpg

Sempre quero fazer isso, anexar os valor, não é todos da comunidade que tem a situação financeira estável para investir na "micologia amadora", quero produzir o máximo com o minimo, sempre visando respeito ao nosso querido micélio :love:

Uma duvida, queria saber com os veteranos de cultivo, sobre esterilização dos copos com o milho no microondas...
posso distribuir o milho o milho nos copos e colocar no micro ondas, com uma tampa plastica por cima do copo, assim que o tempo acabar eu vedar com o alumínio ? funcionará bem ? o_O
 
Última edição por um moderador:
Uma duvida, queria saber com os veteranos de cultivo, sobre esterilização dos copos com o milho no microondas...
posso distribuir o milho o milho nos copos e colocar no micro ondas, com uma tampa plastica por cima do copo, assim que o tempo acabar eu vedar com o alumínio ? funcionará bem ? o_O

Só achei uma menção ao micro-ondas nesse link Esterilização - Técnicas, mas não fala sobre esterilizar copos...

Acredito que o bom de esterilizar com o copo fechado é porque você garante que dentro do copo os contaminantes estão controlados. Se você esterilizar e depois por a tampa, não tens garantia alguma de que está ok.

Se aceita um conselho é: Vai com calma.

Eu já fracassei em três cultivos seguidos por falta de preparo e ansiedade, todos os processos são importantes, mas a esterilização se você errar é um dos que mais vai de tomar tempo, digo isso por experiência própria.
 
Caro amigo, reddeadluigi, pelo que andei pesquisando no Teo, existe um contaminante dentro do grão do milho, que causa quase sempre a contaminação do mesmo, por isso decidi fazer essa esterilização personalizada para esse grão. Pelos meus estudos de antigos cultivos postado na comunidade, constatei que todos acabam contaminando se n feito de maneira especial. Logo escolhi esse método mais agressivo, para acabar com esse "amiguinho indesejado" :LOL:

Quanto a sua ideia, tenho minhas duvidas, o lance de fazer apenas o casing me assusta, pois não vejo como o nosso querido micélio frutificará, pela falta de um substrato de fato nutritivo... Não seria melhor um bulk ?!

Também vi um dos guias falando em adicionar água sanitária para garantir que não aja nenhum fungo oportunista, mas eu não queria ter que lidar com a correção do pH depois.
Na técnica do casing utilizando a camada inerte, o cubensis depende do próprio milho para frutificar.

abraço.
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Olá amigos que acompanham meu cultivo, hoje foi o dia mais importante do meu cultivo. Vejam a seguir: :alien:

(15/01/19) Assim começa um novo dia no cultivo, fazendo o ultimo processo de fervura de meu milho, e distribuição do mesmo em 2 copos... resolvi fazer um "Pf tek" com fibra de coco e pó de coco no lugar da vermiculita, respeitando as proporções da receita original, distribui a mistura em 2 copos, resolvi também de ultima hora realizar o preparo do "pf tek" com grama recém cortada no lugar da vermiculita, todas as misturas usei o arroz parboilizado... Sei que para iniciante não seria o mais interessante fazer tantos testes, mas estava com tempo livre, e o meu plano inicial era apenas o milho, n faz mal aproveitar o trabalho para incluir mais uns testes

IMG_20190115_141610.jpg IMG_20190115_143340.jpg

Depois de fazer a distribuição dos substratos nos copos (2 de milho, 2 de Pf de coco, 1 Pf de grama seca) partir para a esterilização dos mesmos, como reparei no vídeo do canal Esporos No Ar, ele realiza a esterilização na panela de pressão já com os copos lacrados com o papel alumínio, o que faz a lógica do vapor quente ser totalmente refutada no caso dele, esterilizando mais pelo calor gerado do que pelo vapor em si... Logo pensei em colocar 4 copos na panela sem tampa. Coloquei em uma panela grande, e adicionei água ate a metade deles, e deixei 90 minutos em fervura

IMG_20190115_152416.jpg

Enquanto estavam teoricamente esterilizando, aproveitei para ir fazendo a seringa de esporos. Usei a técnica de um cultivador de nossa comunidade, usar água fervendo para realizar a produção da seringa, assim fiz, retirei a seringa e coloquei a agulha, com rapidez puxei um pouco da água que estava na panela junto aos copos, estava borbulhando, então deve que estava totalmente estéril

IMG_20190115_154558.jpg

Deixei a seringa esfriando em cima da mesa mesmo, e fui preparando meu local de trabalho, escolhi um comodo que n utilizo muito, retirei tudo que podia, fechei todas as entradas de ar (portas, janelas) higienizei tudo com álcool 70 líquido, borrifei um pouco do álcool para cima, fechei e fui tomar banho... Coloquei minhas luvas e fui ajeitar minha bancada de trabalho, com álcool limpei toda a mesa, como n tenho glovebox realizei uma adaptação que vi em um post. Sobre a mesa coloquei 3 folhas de papel toalha e umideci com o álcool até ficar totalmente encharcado, e coloquei uma vasilha de vidro em cima, a minha ideia é que os vapores do álcool venha a matar qualquer bactéria que venha a entrar dentro da vasilha, com o pote de coleta devidamente limpo, abri o esporo, raspei 1/8 do mesmo, coloquei no pote, e adicionei a água da seringa que nesse momento já estava a temperatura ambiente, puxei e empurrei o líquido umas 6 vezes, até perceber a homogeneidade da água, puxei por uma ultima vez, limpei a agulha com um algodão umedecido com o álcool 70 e fechei com a tampinha

IMG_20190115_155711.jpg

Depois do processo de manufatura da seringa, tirei os copos da panela com água, coloquei no forno, para manter a temperatura. E também deixei minha seringa hidratando em temperatura ambiente (28°C)

IMG_20190115_160650.jpg

Como ainda estava no pique, coloquei 1 copo de "Pf tek de coco" e 1 de milho no microondas... ambos com 1/4 do copo com água, no microondas por 7 minutos em potência máxima. Assim que o microondas apitou, n dei mole, fui correndo, abri o micro e já tampei uma tampinha de papel alumínio previamente feita, vedei bem com fita isolante... Uma coisa é certa, o arroz do processo da panela parece menor, o do microondas ficou parecendo cozido, ambos estavam com umidade, mas nada no fundo do copo

IMG_20190115_161720.jpg

Amanhã pela manhã vou realizar a inoculação, esperem por novidades desses meus experimentos meus caros amigos de comunidade... Toda critica é bem vinda, Obrigado a quem esta lendo e acompanhando o post

~V O Y A G E R :alien:
 

Anexos

  • IMG_20190115_155055.jpg
    IMG_20190115_155055.jpg
    4.6 MB · Visualizações: 34
, como reparei no vídeo do canal Esporos No Ar, ele realiza a esterilização na panela de pressão já com os copos lacrados com o papel alumínio, o que faz a lógica do vapor quente ser totalmente refutada no caso dele, esterilizando mais pelo calor gerado do que pelo vapor em si... Logo pensei em colocar 4 copos na panela sem tampa. Coloquei em uma panela grande, e adicionei água ate a metade deles, e deixei 90 minutos em fervura

De fato não é o vapor que mata os invasores, é a temperatura em si. Nesse contexto o vapor é apenas o "vetor" da temperatura. Por estar sob pressão a água evapora em uma temperatura muito mais elevada, la pelos 120º diferente dos 98º~100º quando está em uma panela aberta o que pode deixar alguns contaminantes resistentes ainda vivos. O perigo de vedar bem o copo antes de levar para a pressão é de haver alguma diferença de pressão durante a fervura e levar ao rompimento do papel alumínio, acho que por isso o indicado é deixar o alumínio ou tampa apenas encostados.

Acompanhando! Abraço!
 
De fato não é o vapor que mata os invasores, é a temperatura em si. Nesse contexto o vapor é apenas o "vetor" da temperatura. Por estar sob pressão a água evapora em uma temperatura muito mais elevada, la pelos 120º diferente dos 98º~100º quando está em uma panela aberta o que pode deixar alguns contaminantes resistentes ainda vivos. O perigo de vedar bem o copo antes de levar para a pressão é de haver alguma diferença de pressão durante a fervura e levar ao rompimento do papel alumínio, acho que por isso o indicado é deixar o alumínio ou tampa apenas encostados.

Acompanhando! Abraço!

Obrigado pela dica, se dessa vez não der certo vou fazer na panela de pressão, o problema foi o meu medo de mexer nessa bomba de pressão :unhas::unhas::unhas:
 
Última edição:
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

(16/01/19) Olá a todos, hoje pela manhã realizei a inoculação dos 5 copos, fiz da seguinte forma...

Flambei a agulha no fogão, até ficar vermelha na ponta, passei alcool 70 no alumínio, injetei 1,5 ml em cada furo, fiz 3 furos por copo, vedei os furos com 2 camadas de fita micropore, e coloquei em uma gaveta. O clima da minha cidade no momento varia de 29°C a 32°C, vou deixar na incubação até o copo estiver 100% colonizado, a cada semana vou abrir a gaveta e postar fotos dos copos para acompanharem o processo.

IMG_20190116_124859.jpg IMG_20190116_124915.jpg IMG_20190116_124907.jpg

~V O Y A G E R :alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

(16/01/19) Olá a todos, hoje pela manhã realizei a inoculação dos 5 copos, fiz da seguinte forma...

Flambei a agulha no fogão, até ficar vermelha na ponta, passei alcool 70 no alumínio, injetei 1,5 ml em cada furo, fiz 3 furos por copo, vedei os furos com 2 camadas de fita micropore, e coloquei em uma gaveta. O clima da minha cidade no momento varia de 29°C a 32°C, vou deixar na incubação até o copo estiver 100% colonizado, a cada semana vou abrir a gaveta e postar fotos dos copos para acompanharem o processo.

View attachment 104018 View attachment 104020 View attachment 104019

~V O Y A G E R :alien:

Só uma dúvida amigo, essa flambagem você fez apenas uma vez ou pra cada pote que inoculastes?
 
Só uma dúvida amigo, essa flambagem você fez apenas uma vez ou pra cada pote que inoculastes?

Fiz a cada copo, e esfriava a agulha no alcool

Uma dúvida, quero fazer um novo experimento, usando os mesmos substratos, porém na panela de pressão, o que acham ? Devo esperar para ver como esse vai se sair ? Ou já devo começar um novo ?
 
Última edição por um moderador:
Uma dúvida, quero fazer um novo experimento, usando os mesmos substratos, porém na panela de pressão, o que acham ? Devo esperar para ver como esse vai se sair ? Ou já devo começar um novo ?

Única coisa é que não sabemos se a seringa está 100%, daí se ela não estiver vai tudo pro brejo, mas se isso não for problema pra ti não vejo o porque ter de esperar pra ver como estes vão se sair.
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

(19/01/19) Olá a todos, venho trazer agora a evolução do micélio em meus bolos... Deixei os copos em uma gaveta para a incubação, a temperatura atual da minha cidade esta girando em torno de 28°C a 30°C

IMG_20190119_141359.jpg

Os copos de "Pf tek" estão se saindo muito bem, como verão a seguir, porém os copos de milho não tanto, o micélio esta dominando apenas alguns grãos, o que é aceitável pela idade do mesmo.

Copo "Pf tek" de fibra de coco esterilizada na panela aberta:

IMG_20190119_141527.jpg

Copo "Pf tek" de fibra de coco esterilizada no microondas:

IMG_20190119_141551.jpg

Copo "Pf tek" de grama esterilizada na panela aberta:

IMG_20190119_141541.jpg

O que reparei até agora é que os copos do microondas estão se desenvolvendo mais, com um micélio mais forte e mais branco, diferente do copo com mesmo substrato esterilizado na panela aberta.

O que acham da evolução do meu cultivo ? Com a idade dele, já da para identificar alguma contaminação ? Pois estou desconfiando que tem algum dos meus copos com cobweb
 
Última edição por um moderador:
O que acham da evolução do meu cultivo ? Com a idade dele, já da para identificar alguma contaminação ? Pois estou desconfiando que tem algum dos meus copos com cobweb

Micélio branco e agressivo é Trich, cobweb é um parasita do cogumelo. Deixe esses copos longe dos demais e observe, se ficarem verdes em poucos dias teremos certeza de que eh o temido duende verde, se forem copos descartáveis jogue fora com copo e tudo. Se não abra os e limpe os bem longe de onde cultiva. Abraço
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Hoje faz 8 dias desde a inoculação, dos copos, aqui estão as fotos deles, com um micelio forte e muito agressivo... :love:

Estou com uma duvida, qual momento certo para retirada do copo e acomodação no terrário ? :huh:

Quero fazer um terrário de garrafa pet
 

Anexos

  • IMG_20190123_091630.jpg
    IMG_20190123_091630.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 45
  • IMG_20190123_091648.jpg
    IMG_20190123_091648.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 46
  • IMG_20190123_091643.jpg
    IMG_20190123_091643.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 45
  • IMG_20190123_091740.jpg
    IMG_20190123_091740.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 47
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Hoje faz 8 dias desde a inoculação, dos copos, aqui estão as fotos deles, com um micelio forte e muito agressivo... :love:

Estou com uma duvida, qual momento certo para retirada do copo e acomodação no terrário ? :huh:

Quero fazer um terrário de garrafa pet

Uma semana depois de colonizar 100% ( essa semana a mais eh pra garantir que o meio do bolo está colonizado)
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Obrigado a todos que vem acompanhando meu cultivo :alien:

(28/01/19)Depois de aproximadamente 15 dias meus copos colonizarão totalmente, esperei o exterior ficar totalmente tomado, e esperei um pouco mais, uns 4 dias. Abri os copos, e percebi que minha espera valeu a pena, completamente colonizado por um lindo micélio. Os 2 copos de "PF Tek" de coco, não apresentarão diferença, visto o modo de esterilização diferente... Mas houve um pequeno problema, que acho que não será fatal, não hora da retirada dos bolos, algumas fibras do coco soltarão, dando aparência de não colonizado por completo. Decidi fazer um dunk com cold shock, ficou por 12 horas na geladeira imerso em aguá com 10% de aguá oxigenada 3% só para garantir

IMG_20190128_093506.jpg

Hoje pela manhã aniversariei o bolo, fiz uns terrários de garrafas pets (2), segui os tutorias da própria comunidade: cortei o topo, coloquei uma camada de argila expandida previamente tratada no fundo, aguá com 10% de aguá oxigenada até a metade das argilas, 2 furos de respiro lacrados com fita micropore na linha das argilas. Os bolos ficaram sobre as argilas superiores, que estavam apenas um pouco submersas. Assim fiz o meu terrário, coloquei em minha dispensa, onde a temperatura e a umidade é constante, os terrários pegam luz indireta de uma pequena janela... A temperatura desse comodo é ligeiramente mais amena, por ser subterrâneo, abaixando a temperatura em cerca de 2°C e mantem constante durante quase todo o dia

IMG_20190128_094706.jpg IMG_20190128_094719.jpg

Aguardem novas novidades sobre o cultivo

~ V O Y A G E R :alien:

====================================
UM PARECER SOBRE AS EXPERIÊNCIAS
====================================


Estava relatando acima o caminhar do meus bolos PF, e lembrei das experiências com o milho e grama :facepalm::whistle:

O copo de milho esterilizada no microondas foi um viasco total, para terem noção não foi um fungo que estava competindo com o meu micélio, mas moscas da fruta, não só uma, umas 3 voando sobre os milhos teoricamente esterilizados, acho que se desenvolverão dentro, pois o lacre de alumínio estava perfeito. Sé fosse apenas as mosquinhas tudo bem né, as bichinhas não tinham nada para fazer, então decidirão cruzar e encher de larva meu copo. O coitado do micélio só vendo aquilo acontecer, vendo as ferozes mil larvas atarem-o :morto:
Decidi então colocar os poucos milhos que estavam colonizados em um bulk. Pasteurizei o substrato (50% húmus, 50% fibra e pó de coco) a 70°C por 1 hora. coloquei em um pote de sorvete e coloquei o resto do milho colonizado. Está se desenvolvendo bastante, tem apenas 3 dias de inoculação, e quando vejo o substrato percebo como o micélio dos milhos estão avançando sobre o substrato com muita força, e com felicidade por não ter larvas naquele meio :LOL:

O copo de milho esterilizado na panela aberta está se desenvolvendo bem, todo sábado dou um leve girada nele, para os milhos colonizados sé espalharem pelo copo. não apresenta sinal de contaminação algum, apenas um micélio forte e voraz, no mais é isso, nada de diferente, quando estiver totalmente colonizado voltarei para relatar o que farei

O copo de grama esse sim me decepcionou, pois o micélio não queria desenvolver por nada, acho que foi um erro idiota meu, pegar a grama seca a dias, e já fazer o copo, sem a hidratar previamente. Apenas mostrou um leve sinal de colonização, mas ficou estagnado naquilo, então decidi enterrar o copo em um local onde não bate muito sol, fiz uma proteção contra invasores subterrâneos, como uma rede mosquiteiro no fundo, peguei o que sobrou do substrato do bulk citado acima, misturei o copo nele, e enterrei em uma vala, não vejo sinal algum que vai crescer algo nesse buraco, pois revirei, e não apresenta sinal algum de micélio. Mesmo não apresentando sinal algum eu vou continuar a rega quando a superfície aparentar estar seca, e ver se a mãe natureza me ajuda ;)

====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Como cultivador de primeira viagem, quero tirar minhas duvidas...

O que esperar quando aniversaria o bolo ?
Quanto tempo até os pins se apresentarem ?
Quais os maiores cuidados que devo ter ?
Posso borrifar aguá com 10% de aguá oxigenada 2 vezes ao dia ?
 
Última edição por um moderador:
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Como cultivador de primeira viagem, quero tirar minhas duvidas...

O que esperar quando aniversaria o bolo ?
Quanto tempo até os pins se apresentarem ?
Quais os maiores cuidados que devo ter ?
Posso borrifar aguá com 10% de aguá oxigenada 2 vezes ao dia ?

Pra mim os pins começaram a aparecer depois de 9 dias de aniversário.

Tem um post do Equador em que ele cita que o maior fator de estímulo da pinagem é o aumento da troca gasosa, na gringa eles chamam de FAE (fresh air exchange).

Qual seria o objetivo de borrifar a água oxigenada?
 
Back
Top