Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1 Cultivo de PC B+

Diário de cultivo completo.
==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: B+
PROCEDÊNCIA: Vendedor aleatório do Mercado Livre

MÉTODO ESCOLHIDO PARA O CULTIVO: Spawn em milho de pipoca e Bulk de húmus, fibra e pó de coco

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Olá a todos, começo agora meu primeiro cultivo de cogus, depois de tanto procurar achei um vendedor no mercado livre, com carimbos relativamente baratos, 20 reais cada, comprei 2 para aproveitar o frete. :whistle:

Procurando em minha cidade, tive uma péssima notícia, é impossível encontrar vermiculita para a venda, liguei em pet shops, loja de construção, floras, sempre a mesma "não temos o produto". Logo comecei a pesquisar sobre substitutos para tal elemento, me deparei com o pó do coco, me encantou tal ideia, já que tenho 3 coqueiros no meu quintal, e coco nunca falta, sempre visando a economia e a auto sustentabilidade desse meu projeto. Assim segui meus estudos usando como principal ferramenta diários de outros cultivadores com o mesmo problema que o meu.

Sábado pela manhã, meus carimbos chegaram, deixei como veio, lacrados dentro do ziplock.

(13/01/19) Comecei então agora no fim da tarde a esterilização do meu milho, tirei ele da embalagem, lavei em água corrente, coloquei em uma pequena panela com água pura, assim que levantou fervura marquei 10 minutos, sempre mexendo para manter a homogeneidade de tal processo, logo após o retirei do fogo, e vim escrever tal diário, agora já frio irei acrescentar 2 colheres de sopa de água sanitária, para ir esterilizando enquanto hidrata por 24 horas... Assim feito... Aguardem novas atualizações....
IMG_20190113_191034.jpg
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Me desculpe se algum administrador n gostar de meus diários curtos, porém quero fazer pequenos diários, narrando em tempo real meus passos, para que a comunidade em geral se beneficie de meus estudos inicias, possam tirar minhas duvidas e me ajudar a n cometer erros que serão extremamente frustrantes ;)
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Obrigado a todos que estão interagindo em meu diario de cultivo, tem sido muito importante para mim, preciosas dicas :alien:

Vamos lá, hj faz 4-5 dias que aniversariei os meus bolos PFs, e pelo que vejo n apresentou mudança alguma :(
Estou abrindo a garrafa de 4 em 4 horas para fazer a troca gasosa, abano com um pedaço de papelão para a circulação do ar
O clima está em torno de 26-27 graus, pelo que vejo as garrafas pets estão com muita umidade interna

O QUE ESTOU FAZENDO DE ERRADO ?!!?!??!! :confused: PODE PINAR ATE QUE DIA ?

(paranoias de iniciante)
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Obrigado a todos que estão interagindo em meu diario de cultivo, tem sido muito importante para mim, preciosas dicas :alien:

Vamos lá, hj faz 4-5 dias que aniversariei os meus bolos PFs, e pelo que vejo n apresentou mudança alguma :(
Estou abrindo a garrafa de 4 em 4 horas para fazer a troca gasosa, abano com um pedaço de papelão para a circulação do ar
O clima está em torno de 26-27 graus, pelo que vejo as garrafas pets estão com muita umidade interna

O QUE ESTOU FAZENDO DE ERRADO ?!!?!??!! :confused: PODE PINAR ATE QUE DIA ?

(paranoias de iniciante)

Você mesmo se respondeu, é paranóia.

Mande umas fotos para podermos avaliar a situação.
 
Olá amigo @Ankardo, minha dúvida é a seguinte, a temperatura subiu para 27-28 graus... Quantos dias em média demora para a pinagem ocorrer ?? Pois não estou vendo nada de diferente na aparência externa do bolo, nem um nódulo protuberante se apresenta na camada externa, apenas uma camada de micélio se desenvolvendo sobre o exterior:unsure:
 
Olá amigo @Ankardo, minha dúvida é a seguinte, a temperatura subiu para 27-28 graus... Quantos dias em média demora para a pinagem ocorrer ?? Pois não estou vendo nada de diferente na aparência externa do bolo, nem um nódulo protuberante se apresenta na camada externa, apenas uma camada de micélio se desenvolvendo sobre o exterior:unsure:

De uma semana a duas.

Esta um pouco quente demais, mas não sei dizer o quanto que pode atrasar por isso
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Olá a todos, dei uma sumida, porém meu cultivo anda bem, porém sem evoluções notáveis... Até hoje...

A temperatura de minha cidade despencou, de 26-28 foi para 23-25, assim está por uns 3 dias seguidos, então decidi ver o que estava rolando nos meus bolos PF tek de pet

Pela minha surpresa vi pequenos morrinhos, não um morrinho algodoado, mas um nódulo aparentemente denso, acho que se trata de uma primordia, e a cada dia que vejo elas crescem, acho que são pins, porém não tenho certeza pelo fato de ser iniciante, esperarei mais alguns dias e postarei os resultados

O Bulk estão dominando com bastante força... Quanto ao casing, fiquei feliz de ver que está começando o domínio da parte superior, vejo pequenos micélios saindo pela fibra, não esta longe de seu aniversário

~V O Y A G E É :alien:
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

URGENTEEEEEEE :eek:

Meu bolo PF deu vigorosos pins na parte inferior do bolo, onde está em contato com a argila molhada...

Quando vi tal fato virei os bolos para cima de modo que os pins fiquem virados para cima

FIZ CERTO ??!!??!!!!??!??!!?
o_O
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

URGENTEEEEEEE :eek:

Meu bolo PF deu vigorosos pins na parte inferior do bolo, onde está em contato com a argila molhada...

Quando vi tal fato virei os bolos para cima de modo que os pins fiquem virados para cima

FIZ CERTO ??!!??!!!!??!??!!?
o_O

Já ouviu falar que o micélio não é seu escravo?

Uma das coisas que ele faz é pinar onde ele quiser, se ele pinou na parte de baixo e tu virou o bolo, bem provável que ele vai abortar os pins e pinar na parte de baixo de novo.
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Como nosso querido amigo disse acima, voltei o bolo na posição inicial, com os pins para baixo mesmo, vou deixar desse jeito, e seja o que o micélio quiser

Fotos abaixo...
 

Anexos

  • IMG_20190208_173257.jpg
    IMG_20190208_173257.jpg
    2 MB · Visualizações: 59
  • IMG_20190208_173409.jpg
    IMG_20190208_173409.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 57
  • IMG_20190208_173339.jpg
    IMG_20190208_173339.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 62
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Aqui está as fotos atuais do bulk e doscasing... Abri para ver o desenvolvimento, vou esperar colonizar por completo e irei aniversáriar "in vitro", dentro do pote mesmo, sem terrário, já que o pote está com a metade vazia. Apenas irei fazer a troca de ar manual, e tirar a tampa trocando com plástico filme para ter o estimulo da luz solar.

O que acham da ideia ? A tek fo balde para "mentes simples"

~ V O Y A G E R :alien::alien:
 

Anexos

  • IMG_20190209_185103.jpg
    IMG_20190209_185103.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 34
  • IMG_20190209_185124.jpg
    IMG_20190209_185124.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 35
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

F E L I C I D A D E :feliz:

IMG_20190210_124900.jpg
(Foto levemente esverdeada por ter sido tirada fora do terrário pet, e virada de cabeça para baixo, já que esse cogumelo está na parte inferior do bolo)

O fruto do meu trabalho crescendo de maneira extremamente rápida

====================================
DÚVIDA
====================================

Pode parecer algo extremamente idiota para os "veteranos" mas tenho dúvida sobre...

A localização de onde comprei os carimbos é no sul do país, com temperaturas mais amenas, tiveram uma dificuldade na hora de frutificar. Se o fruto esta crescendo, significa que o mesmo suporta uma temperatura levemente superior...

Posso então clonar o cogumelo que tiver melhor aparência já que terá uma melhor adaptação aos meus parâmetros do meu cultivo ?

Se sim, os esporos também terão uma maior resistência ao calor elevado ? Ou apenas a clonagem ?

Obrigado desde já, como disse, pergunta de um iniciante, pergunta boba, mas espero que entendam a minha lógica, mesmo se estiver totalmente errada :alien:
 
Última edição por um moderador:
====================================
DÚVIDA
====================================

Pode parecer algo extremamente idiota para os "veteranos" mas tenho dúvida sobre...

A localização de onde comprei os carimbos é no sul do país, com temperaturas mais amenas, tiveram uma dificuldade na hora de frutificar. Se o fruto esta crescendo, significa que o mesmo suporta uma temperatura levemente superior...

Posso então clonar o cogumelo que tiver melhor aparência já que terá uma melhor adaptação aos meus parâmetros do meu cultivo ?

Se sim, os esporos também terão uma maior resistência ao calor elevado ? Ou apenas a clonagem ?

Obrigado desde já, como disse, pergunta de um iniciante, pergunta boba, mas espero que entendam a minha lógica, mesmo se estiver totalmente errada :alien:

Que isso rapaz? coisa boba é ficar sem saber.

Esporos são como uma loteria então pode ser que sim ou pode ser que não.

Agora se você pegar um micélio que se desenvolveu bem em altas temperaturas e clonar ele, tu vais ter um micélio que gosta de temperaturas altas.
 
Entendi amigo, mas qual seria a melhor forma de isolar o micélio mais resistente as altas temperaturas ?

Inocular uma placa com esporos de um print ou com uma parte do cogu que está a crescer ?

E como selecionar o setor ? Já que busco a frutificação em maiores temperaturas ?
 
Entendi amigo, mas qual seria a melhor forma de isolar o micélio mais resistente as altas temperaturas ?

Inocular uma placa com esporos de um print ou com uma parte do cogu que está a crescer ?

E como selecionar o setor ? Já que busco a frutificação em maiores temperaturas ?

Se pretende fazer isolamento com placas de agar é uma coisa.

Se pretende fazer de formas mais simples é outra.

O que pretendes?
 
Eis minha dúvida, qual a melhor forma, Cl ou Agar ? Visando meu objetivo final, um micélio que frutifica em temperaturas maiores... E qual o melhor método ? Clonagem de um exemplar(fruto) que se desenvolveu bem em temperatura alta, ou começar do esporo em uma placa agar e selecionar determinado setor ?

Penso que seria um verdadeiro desafio selecionar um setor no meio que apresentasse a temperatura de pinagem maior do que o convencional, o que me faz pensar que uma clonagem seria melhor. Tenho muitas dúvidas sobre, porém quero me aprofundar, ja que n tenho tempo para produzir muitos copos e nem tempo para resfriar o terrário, fazendo assim a necessidade de priorizar o isolamento de um fenótipo que atende minhas expectativas
 
Última edição por um moderador:
Eis minha dúvida, qual a melhor forma, Cl ou Agar ? Visando meu objetivo final, um micélio que frutifica em temperaturas maiores... E qual o melhor método ? Clonagem de um exemplar(fruto) que se desenvolveu bem em temperatura alta, ou começar do esporo em uma placa agar e selecionar determinado setor ?

Eu acredito que a clonagem com um fruto ou com um pedaço de bolo colonizado seria o melhor para chegar a esse objetivo, até porque quando falamos de ágar o cultivo fica muito mais profissional e caro.

Tu terias que observar duas qualidades de um bolo para clonar ele, a velocidade de colonização e a quantidade de frutos.
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

COLHEITA FELIZ :feliz:

Ola, queria mostrar o resultado de meus esforços
IMG_20190212_114358.jpg IMG_20190212_114403.jpg

O copo do microondas bombou, como estava demorando para pinar, fiz um choque físico, furei com uma faca de serra no centro do copo, aparentemente funcionou, teve mais frutos que o outro copo, que teve apenas 2 frutos, 2 mais densos e menos fibrosos

Agora estou na secagem, como n tinha uma toca fiz um colar de cogumelos kjkkkk no caso eu passei uma linha no meio deles e posicionei na frente do ventilador, os que estavam muito carnudos parti a estipe ao meio

IMG_20190212_143201.jpg

Esperarei 8 horas, logo após colocarei em um saco plástico junto com um antimofo
IMG_20190212_151547.jpg IMG_20190212_151615.jpg

Esqueci de pesar o flush, porém das próximas vezes irei pesar, estou preparando para colocar o bolo no dunk por mais 18 horas, para o proximo flush bombar também
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

COLHEITA FELIZ :feliz:

Ola, queria mostrar o resultado de meus esforços
View attachment 105390 View attachment 105391

O copo do microondas bombou, como estava demorando para pinar, fiz um choque físico, furei com uma faca de serra no centro do copo, aparentemente funcionou, teve mais frutos que o outro copo, que teve apenas 2 frutos, 2 mais densos e menos fibrosos

Agora estou na secagem, como n tinha uma toca fiz um colar de cogumelos kjkkkk no caso eu passei uma linha no meio deles e posicionei na frente do ventilador, os que estavam muito carnudos parti a estipe ao meio

View attachment 105396

Esperarei 8 horas, logo após colocarei em um saco plástico junto com um antimofo
View attachment 105393 View attachment 105395

Esqueci de pesar o flush, porém das próximas vezes irei pesar, estou preparando para colocar o bolo no dunk por mais 18 horas, para o proximo flush bombar também

Poderias comprar silica gel laranja ou azul para fazer a secagem mais para frente.

São boas, pois além de atóxicas mudam de cor ao ficar saturadas, o que possibilita mais de um uso.

E evite o contato desse anti-mofo com os frutos.
 
Sim, vou colocar a embalagem do anti-mofo aberta dentro do saco plástico junto aos frutos, pois existe nessa embalagem um compartimento para uma espécie de "água" formada pelo produto
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Fotos do cogumelo já seco, ficou "crocante" apenas com o ventilador, já que o clima de minha cidade está completamente seco, vou deixar dormir no ventilador, acho que n colocarei no antimofo, ja que usarei no fim de semana mesmo

IMG_20190212_192017.jpg

IMG_20190212_205731.jpg
 
====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Hoje pela manhã pesei os cogumelos já secos, deram o total de 3 gramas, 11 cogumelos secos. Bonitos? Mais ou menos, já que partir o seu "caule" para melhorar a secagem

====================================
CONTINUAÇÃO DO DIÁRIO DE CULTIVO
====================================

Hoje também tirei os bolos do dunk e reposicionei no terrário

Logo após a pesagem, coloquei no saco plástico junto com o anti-mofo, pretendo deixar assim, por tempo indeterminado, até a hora do consumo. O que acham, pode ser prejudicial ? Já que poderão ficar mais de um mês no saco junto ao anti-mofo

IMG_20190213_101510.jpg
 
Última edição por um moderador:
Back
Top