Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo tentativa de domesticação PF Tek

Diário de cultivo completo.
Bom dia CM, primeiramente gostaria de agradecer ao fórum e a todos que ajudam a mante-lo, acredito que se não fosse por esse fórum conheceria bem menos as técnicas de cultivo e como lidar com situações adversas durante os processos. Inicio aqui esse diário de cultivo que será o meu primeiro, e será também uma tentativa de domesticação de um cogumelo que encontrei em um pasto numa cidade vizinha onde costumava caçar e sempre encontrava grandes exemplares. Segue foto do exemplar do qual foi tirado o carimbo:
09/06/16 - fiz oito bolos em copos, sendo 6 em vidro e 2 em pp5 com a mistura 2 - 1 - 1 (vermiculita - agua - FAI), por ter uma pp pequena tive que dividir as esterilizações em duas etapas.
10/06/16 - retirei os quatro primeiros copos a esterilizar (1 hr em fogo baixo após pegar pressão) e inoculei com seringa dos esporos selvagens feita com água destilada, tapei os furos com esparadrapo impermeável branco e a "tampa" de papel alumínio com fita isolante logo após retirar da panela de pressão. Antes de iniciar os trabalhos borrifei solução de água com água sanitária pelo quarto, retirei tudo oque poderia ter contaminantes do quarto, limpei a mesa com álcool gel 60 (ainda não achei o álcool 70).
No momento estou aguardando a segunda leva de copos, que estão na pp até dar o tempo de 5hrs após a esterilização. Os primeiros já estão na incubadora, que é uma caixa de isopor. Para manter a temperatura (que está um pouco frio, interior de SP) usei uma lampada econômica comum dentro de um pote de vidro. A temperatura está em 29ºC.
Quando inocular os copos restantes e coloca-los na caixa postarei algumas fotos de como ficou.

Gostaria de já me desculpar caso esteja faltando alguma informação que eu por ser novato posso ter deixado passar, estarei aguardando dicas e opiniões sobre o andamento do cultivo. Em breve atualizo o diário.

Até mais. Paz e Luz a todos !

Anexos

• IMG-20160601-WA0005.jpg
    IMG-20160601-WA0005.jpg
    91.5 KB · Visualizações: 72
  • IMG-20160602-WA0011.jpg
    IMG-20160602-WA0011.jpg
    79.6 KB · Visualizações: 65
Salve irmãozinho,
parabéns pela iniciativa de domesticação, estou acompanhando seu post, espero que tudo ocorra bem, e estamos aqui para ajudar também. Fiquei na curiosidade da mecânica do copo com a lampada para esquentar a incubadora, aqui também ta fazendo frio e estou meio sem grana pra investir em um termostato. O micelio nao estressa com uma intensidade de luz assim? Se for possivel tirar uma foto pra eu poder ver, agradeco. E anda funcionando bem?

Cara exemplar realmente muito bonito.. Robusto e em forma hahahaha, queria ver um desse no meu cultivo..

Referente ao Alcool70 como o @Ecuador disse, você encontra ele em gel... Estou usando ele e falo com convicção de que é muito bom, e dura MUITO mesmo, rendimento ótimo...

E só complementando, como já iniciou com isolamento, realmente seria muito fazer uma seleção genética... Caso você tenha intenção de cultivar a longo prazo, isso vai te dar vantagem na produção.. E utilizando uma glove, com 2 à 3 repiques no máximo você já elimina completamente os contaminantes

É isso aee, parabéns pela iniciativa!!
;)

@ton, parabéns pela iniciativa, estou acompanhando para aprender mais e tomar coragem para ir caçar e tentar domestica-los, abraços e sucesso!

Fiquei na curiosidade da mecânica do copo com a lampada para esquentar a incubadora

@psylodelic, desculpa me intrometer, talvez isso sirva para o nosso amigo @ton também. Eu fiz da seguinte forma:

"INGREDIENTES":

1 - Uma caixa térmica.
S minha é daquelas revestidas de plastico, mas já fiz com caixa só de isopor também.
2 - Um dimmer. É aqueles dispositivos de regular intensidade elétrica, usado geralmente em ventiladores de teto para controlar a velocidade dele, também é usado em lampadas para controlar a intensidade da mesma.
3 - E uma lampada INCANDESCENTE de no maximo 40 whatts. Eu acho que essa é a parte mais difícil, pois acho que não esta se fabricando mais essa lampada, pelo menos as de alto potencia, mas já vi para vender as de pequena potencia, para abajours, por exemplo. Não pode ser aquelas economicas, como a do amigo Ton pq elas não aceitam o Dimmir então não da para controlar a intensidade, o que não mudaria o calor, já que o que gera calor nela é o reator e não a lampada em si. A de led não gera calor. Precisa ser a incandescente, aquelas antigas de filamento interno.
4 - um bocal de lampada, uma tomada macho e fios, claro rs.
5 - Fita isolante.

MONTAGEM:

É bem simples, basta fazer furos na tampa para passar os fios e dentro da caixa colocar o bocal, para que a lampada não desça e fique encostando nos copos vc pode passar fita isolantes nos fios, unindo-os do lado de fora da tampa, ou dar um nó neles.
Instalar o dimmer é muito fácil, basta pegar um dos fios da lampada e unir com um dos fios do dimmer e o outro fio da lampada diretamente do adaptador macho de tomada e o fio do dimmer que sobrar também vai no adaptador macho de tomada, lembre-se de reservar o tamanho necessário de fio para alcançar sua tomada.
Isolar bem os fios para evitar choque e curtos.

OBS: Se a caixa for de isopor, o ideial é isolar bem a tampa com papel alumínio (parte fosca do papel encostado na tampa), entre a tampa e o bocal da lampada, pois o calor da lampada, mesmo baixo, mas constante, derrete o isopor.

FUNCIONAMENTO:

Muito simples também, o dimmer vai controlar a intensidade da lampada, automaticamente, controlando a temperatura que ela vai gerar. Fazendo com que a temperatura fique quase estável, pelo menos aqui no meu caso fica bem estável, e o melhor controlável.

Eu comprei meu dimmer no centro de SP, mas não deve ser difícil para achar, em casa de eletrônicos, ventiladores ou lampadas. Paguei R$ 8,00, compensa muito perto de um termostato digital, mas se puder, é melhor investir no termostato, vi um no ML por R$ 35,00, e a montagem seria a mesma, que poderia ser colocado junto ou sem o dimmer.

OBS: Temperatura ideal de 28°C, consegui alcançar isso e manter com muita facilidade, mas essa minha lampada mesmo sendo fraca, com o dimmer em potencia maximo passa de 50°C, então, cuidado.

O micelio nao estressa com uma intensidade de luz assim?

Eu coloquei um pano preto por cima dos copos, para que a luz não o atinja diretamente.

Caso precise de mais detalhes, só perguntar, posso tirar fotos de cada processo para mostrar detalhadamente, mas é bem simples. Por enquanto algumas fotos básicas:
DSCF4244.JPG DSCF4246.JPG DSCF4249.JPG DSCF4250.JPG

Paz e Luz !

So para titulo de informação a minha e igualzinha mas pensando em uma estabilização maior e logicamente sendo uma estufa que se faz apenas 1 vez na vida eu uso um Termostato digital. Custa media 80R$ no mercado livre e assim tenho uma temperatura exata indifernete da temperatura externa e de variações acho que foi uma otima aquisição pela qualidade que ficou minha encubadora e pelo custo que não achei alto para o beneficio..
TIC-17RGTi

http://lista.mercadolivre.com.br/tic-17rgti#D

Exatamente, @Milla, nada melhor do que, em questão de temperatura, uma autonomia completa, sem preocupações. Mas para o amigo que disse que estava sem grana é uma ótima da uma improvisada. No meu caso eu só precisei comprar o dimmer (R$ 8,00) o resto eu tinha, vai que ele da a mesma sorte rs, caso ele precise comprar tudo, até a caixa, é melhor que invista mais um pouquinho e compre o termostato também, tem uns mais em conta no ML.

Também penso em investir no termostato digital para incubadora, é ótimo poder programar a temperatura e deixar lá. :)

É isso ai... É porque eu tenho mania de pensar em outras pessoas que por ventura possam vir a ler este topico.. e no caso delas saber que existe essa opção um pouco mais cara mas.. como falou 100% automatizada.. entao acaba sim servindo para um outro amigo :)

Boa tarde CM, passando pra atualizar e responder como faço o controle da temperatura com baixo custo, pois também não disponho de termostato.
Uso uma lampada eletrônica dentro de um pote de vidro revestido com papel alumínio, um termômetro de 1,99.
pra ligar a lampada fiz um fio de energia com um soquete em uma das pontas e na outra um pino macho de tomada, isolei tudo com fita isolante. O controle da temperatura é bem manual, quanto mais baixa a temperatura mais "fechada" fica a caixa, quando a temperatura sobe eu abro um pouco a tampa da caixa (deixando uma brecha) e vou regulando essa abertura e observando a temperatura, com o tempo eu peguei o jeito, as vezes quando a temperatura ambiente ta ideal eu desligo a lampada. Acaba se tornando trabalhoso, mas é temporário. Pretendo usar Arduino pra fazer todo o controle futuramente, tanto de temperatura quanto de umidade, pra quem não sabe oque é Arduino é só fazer uma busca rápida que vai encontrar, é um pouco complicado pra quem não intende de eletrônica e programação, mas se bem feito deixa seu cultivo totalmente automatizado e com um custo relativamente baixo, pois os componentes do Arduino são muito baratos e se encontra de tudo pra ele: sensores, reles, etc.. ai é só desenvolver o código (sou estudante de TI) e ele faz o resto, depois de pronto se torna muito prático.
Segue uma foto da incubadora atualmente:
17/06 Inoculei mais 3 copos, com trigo devidamente esterilizados na pp.

Obrigado pelo apoio !

Anexos

• DSC_0001.jpg
    DSC_0001.jpg
    85.5 KB · Visualizações: 21
  • DSC_0003.jpg
    DSC_0003.jpg
    85.2 KB · Visualizações: 19
Muito bom, @ton, também penso em usar o Arduino um dia, porém mais para frente, quando puder comprar um bom umidificador e uma caixa térmica bem grande para fazer uma mega incubadora e um mega terrário, completamente automatizado e informatizado, se der na telha instalo até umas cameras para acompanhar e gravar o desenvolvimento dos mágicos :p.

um termômetro de 1,99

Quando vc diz 1,99, é literal? rs
Quanto pagou nesse seu termômetro, valor real? Pois preciso comprar dois e to completamente sem grana.
E esse seu termômetro funciona bem?

Obrigado e boa sorte :)

Muito bom, @ton, também penso em usar o Arduino um dia, porém mais para frente, quando puder comprar um bom umidificador e uma caixa térmica bem grande para fazer uma mega incubadora e um mega terrário, completamente automatizado e informatizado, se der na telha instalo até umas cameras para acompanhar e gravar o desenvolvimento dos mágicos :p.

Quando vc diz 1,99, é literal? rs
Quanto pagou nesse seu termômetro, valor real? Pois preciso comprar dois e to completamente sem grana.
E esse seu termômetro funciona bem?

Obrigado e boa sorte :)
Também quero um terrário assim. Tem até uns sensores pra Arduino que indicam o nível de gás carbônico no ar, seria muito útil pra fazer uma troca de gás automática.
Me desculpe por usar metáfora, na verdade me custou R$4,99 e eu só testei quando comprei, no celular marcava 17º temperatura da cidade no google, e no termômetro também marcava 17º. To confiando nele, não sei se deveria, mas por enquanto ta sendo a única saída.

Boa tarde CM, passando pra atualizar e responder como faço o controle da temperatura com baixo custo, pois também não disponho de termostato

Querido amigo.. Não quero de forma alguma ser grosseira ou prepotente.. Mas.. Espero que voce tambem entenda o que quero te dizer... Sua pergunta e mais ou menos assim... " Como eu posso criar um leão com baixo custo""" LOGICAMENTE exagerei aqui para ficar mais claro o que quero te falar.. E passar a mensagem para voce de forma clara e como falei sem querer ser vista como arrogante.. Mas... Tudo na vida existe LIMITES MINIMOS.. Eu estou atualmete tentando fugir da panela de pressao e de esterilizações de 2 horas ... Porque meu marido esta LITERALMENTE brigando comigo porque o gás nao está durando 30 dias..... Estou em um proceso de CAIXA de esopor GRANDE e Termostato eletronico e Misteira aquela maquininha de fazer misto quente que tem resistencia blindada e trabalha a seco.. Para depois de gastar:

80R$ Termostato eletronico

50 R$ Caixa de exopor GRANDEE

70 R$ Misteira (De fazer Misto quente)

Cooler com fonte 12v de PC cooler de computador que fica soprando as chapas da misteira para espalhar o calor mais uniformemente para a caixa de isopor

15 R$

Assim eu PRETENDO ME LIVRAR DA PANELA DE PRESSÃO Não sei se será possivel, mas... Estou testando as tecnicas de pasteurização em substratos e PRETENDO conseguir sucesso para poder assim não gastar dinheiro com gás e esterilizações

Utilizando a tecnica de pasteurizar o substrato a 60c por 6 horas

MAS>>>>>>> Tudo na vida existe um CUSTO MINIMO Que depois de tora uma grande economia.. mas,, tem esse custo inicial de aquisição dos produtos.. Da mesma forma que e praticamente IMPOSSIVEL cultivar um cogumelo sem GAS.. Panela de Pressão. Agua sanitaria.. Alccol 70% etc.....

Se quiser ter um cachorrinho vai ter que gastar com vacinas ração e veterinario.... Não pode gastar?? Então nao tenha o cachorrinho..

Imagina ter que pasteurizar um substrato a 60c durante 6 dias.. TE GARAAAANTO que nao vai ser caro.. Se tiver um metodo eletrico como eu estou querendo montar com uma resistencia blindada (Misteira) e um termostato automatico e uma caixa de isopor.. porque o termostato vai acionar a misteira em 7 ou 8vezes por dia.. cada acionamento de 3 minutos.. ((((Vai economizar muiiito)))) MAs.... antes disso terá o custo dos materiais.. tipo precisa gastar para depois economizar... A agua so corre pro mar... Sabe como é???

Entende?? Isso que tem que analisar ai.. Cultivar cogumelos e uma coisa de baixo custo porque 90% das coisas que se compra dura pra vida toda.. Mas... ainda existe esse CUSTO MINIMO que nao tem como fujir dele

Abraços e espero que entenda o que eu quero diser...

Última edição:
@Milla, acho que não foi para mim esse texto mais queria fazer uma ressalva. O amigo Ton já tem o sistema próprio de controle de temperatura, algo bem manual e arcaico, mas criativo para a situação, que no caso é falta de grana. Concordo com vc que para tudo precisa de um custo minimo (infelizmente), e ninguém aqui esta reclamando desse custo minimo, porém acho muito errado e muito ruim vc dizer que se não tem condição de montar o cultivo da forma que vc descreveu então não deves cultivar, pois veja sua citação abaixo:

praticamente IMPOSSIVEL cultivar um cogumelo sem GAS.. Panela de Pressão. Agua sanitaria.. Alccol 70% etc

No meu primeiro cultivo, por exemplo, não usei água sanitária e nem alcool 70%, para limpar e esterilizar o ambiente eu usei alccol 46° que é o que tinha em casa, e deu certo, já quebra a sua ideia de IMPOSSÍVEL, acho que não existe limitação, já que podemos sempre agir de forma criativa e cada vez mais barata e sustentável para manter um cultivo em casa. A forma como falou é como se o Ton tivesse falando que não quer gastar dinheiro e que quer a qualquer custo não gastar nada para cultivar e ele não disse isso em nenhum momento. Eu por exemplo, estou desempregado, sem um centavo no bolso, a bastante tempo já, mas queria muito iniciar um novo cultivo a muito tempo, adiei bastante por causa da condição financeira, mas senti que era hora de iniciar e comecei, mesmo não tendo nada, e já estou com 6 copos colonizando, é claro que estou tendo problemas, mas creio que tudo vai dar certo. Então acho que se é possível economizar, porque não fazer né? É até o que vc esta querendo fazer, mas o problemas foi que vc chamou de "minimo" o necessário para um cultivo quase automatizado, ou seja, isso não é minimo é o recomendável, mas antes do recomendável, existe o minimo. Vc não foi grosseira nem arrogante, mas intendeu errado o que ele disse.

Se me permite dar uma dica, segue abaixo:

Estou em um proceso de CAIXA de esopor GRANDE e Termostato eletronico e Misteira aquela maquininha de fazer misto quente que tem resistencia blindada e trabalha a seco

Vc quer montar um sistema muito legal para esterilização, mas vc esta focando, pelo que entendi no gasto de gas, que esta alto, e seu marido esta até reclamando, porém, vc já viu como gasta energia eletrica essas resistencias? Secador, chuveiro, panela de arroz, chapinha, tudo que usa resistencia blindada ou não gasta muito energia, basta ver como roda o relógio que mede a energia com o chuveiro ligado, então, minha dica é, que vc veja qual a potencia dessa resistência que vc quer comprar para ver o gasto, fazendo as contas do tempo que ela vai ficar ligada e a conversão em reais, pq as vezes, vc vai investir um dinheiro em todo o equipamento, para fazer um projeto até que legal, mas talvez nao economize nos gasto minimos necessários, pode ser que vc gaste mais do que se ficar no gas de cozinha mesmo, não esqueça que não haverá substituição, vc continuará usando o gas para suas atividades normais de cozinha e mais o gasto extra de eletricidade, por isso minha dica, se pensas em economia, faça primeiro as contas e descubra quanto vai gastar, pq as vezes para esse fim o projeto pode ser inviável.

Eu estou atualmete tentando fugir da panela de pressao e de esterilizações de 2 horas

Utilizando a tecnica de pasteurizar o substrato a 60c por 6 horas

Eu acho que você vai gastar mais com essa pasteurização de seis horas.

Além do que pasteurizar serve para preparar substrato para bulks, mas não os grãos ou bolos PF. E o custo de materiais perdidos devido a contaminantes também pode ser alto.

Entendi sim @Milla, e não achei grosseiro, mas como o @VitMello disse, eu tenho meu jeito de fazer, e tirei as idéias de outros cultivadores aqui do CM. Também não me importo de gastar tempo e energia monitorando e controlando a temperatura, pois é meu primeiro cultivo, eu quero participar o máximo possível dele, é obvio que eu gostaria de ter tudo automatizado com os melhores materiais, mas no momento é inviável... quanto a grande chance de fracassar, eu já estou preparado pra isso, sei que é muito provável dar tudo errado, mas não me importo, pois uma hora vai dar certo, porque eu quero.. e estou fazendo o possível pra conseguir. E espero em breve estar criando um material pra ensinar usar o Arduino no cultivo dos mágicos (quem sabe né ... ).
Se quiser ter um cachorrinho vai ter que gastar com vacinas ração e veterinário.... Não pode gastar?? Então não tenha o cachorrinho..

Vai ter cachorrinho sim, e ele vai ser bem cuidado ;)

Boa tarde CM, como vocês estão ?
Atualizando o diário...
Hoje 20/06 faz dez dias da inoculação, resolvi esperar pra postar, assim os resultados ficam mais visíveis.
Bom, infelizmente perdemos 6 copos para contaminações, estão isolados, mas ainda em observação.
Os copos 1 e 8 ainda estão na incubadora junto com os três copos de trigo inoculados dia 17 (3 dias atrás).
Eu havia me esquecido de dizer, mas eu adicionei água oxigenada à solução de esporos (17/06), afim de testar o efeito do H2O2 contra os esporos contaminantes. Os copos de trigo inoculados com essa nova solução já apresentam micélio crescendo em alguns grãos.

Fotos dos bolos PF TEK 1 e 8
Quando o micélio estiver mais visível no trigo postarei algumas fotos.

Anexos

• 1 (2).jpg
    1 (2).jpg
    87.4 KB · Visualizações: 29
  • 1 (3).jpg
    1 (3).jpg
    79.6 KB · Visualizações: 28
  • 1.jpg
    1.jpg
    84.2 KB · Visualizações: 29
  • 8 (2).jpg
    8 (2).jpg
    76.1 KB · Visualizações: 28
  • 8 (3).jpg
    8 (3).jpg
    73.9 KB · Visualizações: 28
  • 8.jpg
    8.jpg
    86.2 KB · Visualizações: 27
Esses dois micélios estão bem saudáveis. :)

adicionei água oxigenada à solução de esporos (17/06), afim de testar o efeito do H2O2 contra os esporos contaminantes

Se algo numa solução de esporos mata esporos de outros fungos, matará também os de cubensis, não? :coffee:

Se sua esterelização com H2O2 não foi eficaz o suficiente para matar os esporos de cubensis, será que foi capaz de matas os outros contaminantes?...

Pois é, acho que falei besteira... mas li em algum lugar do fórum que conseguiram diminuir as contaminações usando H2O2 na solução.
Não sei se vai resolver, mas não custa nada tentar.:)
E me desculpem a noobisse :morto:

Back