Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo tentativa de domesticação PF Tek

Diário de cultivo completo.
Bom dia CM, primeiramente gostaria de agradecer ao fórum e a todos que ajudam a mante-lo, acredito que se não fosse por esse fórum conheceria bem menos as técnicas de cultivo e como lidar com situações adversas durante os processos. Inicio aqui esse diário de cultivo que será o meu primeiro, e será também uma tentativa de domesticação de um cogumelo que encontrei em um pasto numa cidade vizinha onde costumava caçar e sempre encontrava grandes exemplares. Segue foto do exemplar do qual foi tirado o carimbo:
09/06/16 - fiz oito bolos em copos, sendo 6 em vidro e 2 em pp5 com a mistura 2 - 1 - 1 (vermiculita - agua - FAI), por ter uma pp pequena tive que dividir as esterilizações em duas etapas.
10/06/16 - retirei os quatro primeiros copos a esterilizar (1 hr em fogo baixo após pegar pressão) e inoculei com seringa dos esporos selvagens feita com água destilada, tapei os furos com esparadrapo impermeável branco e a "tampa" de papel alumínio com fita isolante logo após retirar da panela de pressão. Antes de iniciar os trabalhos borrifei solução de água com água sanitária pelo quarto, retirei tudo oque poderia ter contaminantes do quarto, limpei a mesa com álcool gel 60 (ainda não achei o álcool 70).
No momento estou aguardando a segunda leva de copos, que estão na pp até dar o tempo de 5hrs após a esterilização. Os primeiros já estão na incubadora, que é uma caixa de isopor. Para manter a temperatura (que está um pouco frio, interior de SP) usei uma lampada econômica comum dentro de um pote de vidro. A temperatura está em 29ºC.
Quando inocular os copos restantes e coloca-los na caixa postarei algumas fotos de como ficou.

Gostaria de já me desculpar caso esteja faltando alguma informação que eu por ser novato posso ter deixado passar, estarei aguardando dicas e opiniões sobre o andamento do cultivo. Em breve atualizo o diário.

Até mais. Paz e Luz a todos !
 

Anexos

  • IMG-20160601-WA0005.jpg
    IMG-20160601-WA0005.jpg
    91.5 KB · Visualizações: 72
  • IMG-20160602-WA0011.jpg
    IMG-20160602-WA0011.jpg
    79.6 KB · Visualizações: 65
Seja bem vindo e boa sorte no seu cultivo.

É que está com a venda proibida. Compre etanol no posto e dilua na proporção correta com água.

Obrigado pelas informações Malahov, devo usar que tipo de água especificamente ?
 
limpei a mesa com álcool gel 60 (ainda não achei o álcool 70).

Você acha o álcool 70 líquido em farmácias, em embalagens pequenas, ou em lojas de material para limpeza, naqueles frascos grandes de plástico.

Mas o álcool gel geralmente é 70% e pode ser até mais eficiente que o líquido, pois evapora de forma mais gradual.
 
Você acha o álcool 70 líquido em farmácias, em embalagens pequenas, ou em lojas de material para limpeza, naqueles frascos grandes de plástico.

Mas o álcool gel geralmente é 70% e pode ser até mais eficiente que o líquido, pois evapora de forma mais gradual.

Eu acabei me enganando, na embalagem do álcool em gel ta escrito 65 e não 60 como havia dito antes.

Aproveitando pra atualizar o diário, acabei de inocular o restante dos copos e uma placa de Petri que ganhei de um amigo que já veio pronta e lacrada, segundo ele é própria para desenvolver fungos, injetei 1 ml de solução de esporos nela, enrolei naqueles plásticos de alimento e levei para a encubadora (que continua com temperatura na faixa dos 29, 30)
Seguem as fotos.
 

Anexos

  • DSC_0263.jpg
    DSC_0263.jpg
    87.4 KB · Visualizações: 47
  • DSC_0264.jpg
    DSC_0264.jpg
    58.4 KB · Visualizações: 44
Boa noite CM, sem novidades por enquanto, portanto eu e meu companheiro de cultivo @fanaticous resolvemos fazer nosso próprio túnel de vento para desidratar os garotos que virão.

Feito com :
- cano de PVC de 100mm, 75mm.
- uma peneira.
- tampinhas de garrafa pet.
- um cooler 12v.
-uma fonte 12v.

Fotos:
 

Anexos

  • tunel  (1).jpg
    tunel (1).jpg
    94.9 KB · Visualizações: 56
  • tunel  (2).jpg
    tunel (2).jpg
    103.9 KB · Visualizações: 54
  • tunel  (3).jpg
    tunel (3).jpg
    62.7 KB · Visualizações: 53
  • tunel  (4).jpg
    tunel (4).jpg
    108.2 KB · Visualizações: 55
Bom dia CM, atualizando o diário:
Todos os copos começaram apresentar sinal do micélio se desenvolvendo, exceto os copos de pp5, esses estão com uma aparência bem seca.
A placa de Petri apresentou bem rápido uma mancha que parece ser micélio, mas também apresentou uma mancha verde de contaminante, bom eu nunca tive muitas esperanças pra essa placa mesmo, pois não usei uma glove box e também por ser esporo selvagem.
Quando o micélio estiver mais visível eu postarei algumas fotos.
A temperatura continua constante na faixa dos 29°C.
Estamos abertos a sugestões.
 
nunca tive muitas esperanças pra essa placa mesmo, pois não usei uma glove box e também por ser esporo selvagem

Então, a inoculação e colonização em placa de petri que é usada nos primeiros cultivos de carimbos selvagens pra separar o micélio das contaminações. Posteriormente você pode repicar o pedaço de micélio saudável que divide espaço com a contaminação e passá-lo pra outra placa ou então inocular algum outro tipo de substrato ou grãos para fazer spawn.
 
Obrigado pelas informações @ExPoro, pode me dar mais umas opiniões? Se não for pedir demais...
1 - É seguro manter essa placa junto com os outros copos na incubadora ?
2 - É mais aconselhável fazer um isolamento primeiro ou já inocular grãos com esse suposto micélio ?
Att. Ton
 
Obrigado pelas informações @ExPoro, pode me dar mais umas opiniões? Se não for pedir demais...
1 - É seguro manter essa placa junto com os outros copos na incubadora ?
2 - É mais aconselhável fazer um isolamento primeiro ou já inocular grãos com esse suposto micélio ?
Att. Ton

De nada. :)

1 - Quando há contaminação no meu cultivo, eu retiro da incubadora os copos contaminados e deixo num quarto externo da minha casa, pra reduzir chances da contaminação passar. Acho que o melhor seria fazer isso. Fora da incubadora a colonização deve continuar mas não tão rápido devido à falta de controle de temperatura, a depender de como está a sua região no momento.

2 - Nunca repiquei, mas acho que o ideal é fazer um isolamento primeiro, pra inocular já com um micélio mais forte um pouco. :coffee:
 
De nada. :)

1 - Quando há contaminação no meu cultivo, eu retiro da incubadora os copos contaminados e deixo num quarto externo da minha casa, pra reduzir chances da contaminação passar. Acho que o melhor seria fazer isso. Fora da incubadora a colonização deve continuar mas não tão rápido devido à falta de controle de temperatura, a depender de como está a sua região no momento.

2 - Nunca repiquei, mas acho que o ideal é fazer um isolamento primeiro, pra inocular já com um micélio mais forte um pouco. :coffee:

Também concordo quanto ao isolamento, vou ter que arrumar umas placas e meio de cultura pra isso.

Quanto a temperatura, ontem chegou a 10ºC aqui e infelizmente só tenho uma incubadora =/
A placa está envolvida com aqueles plásticos finos de levar alimentos à geladeira, não me recordo o nome, e os copos estão bem isolados (Furos tapados com esparadrapo impermeável) Será que mesmo assim o risco dos contaminantes passarem para os copos são altos ?
Obg.
 
Será que mesmo assim o risco dos contaminantes passarem para os copos são altos ?

Diria que são baixos.

Mas você pode adicionar um isolamento em relação à placa de petri colocando ela ainda dentro de um recipiente, como um pote de cozinha.
 
Diria que são baixos.

Mas você pode adicionar um isolamento em relação à placa de petri colocando ela ainda dentro de um recipiente, como um pote de cozinha.
Farei isso agora mesmo.
Quanto aos copos de pp5 que aparentam estar bem secos, devo fazer algo ou aguardo mais? Qual sua opinião ?
 
Muito legal o tunel de vento, acho que tenho esses materiais aqui, irei tentar contruir um :D
Boa sorte no cultivo ^^
 
Muito legal o tunel de vento, acho que tenho esses materiais aqui, irei tentar contruir um :D
Boa sorte no cultivo ^^
Eu ainda não usei, mas faz bastante vento, se precisar de mais detalhes estou à disposição.

Bom dia CM. Atualizando...
Estou enviando uma foto de cada copo com o lado que tem o micélio mais visível, os copos 3 e 4 apresentam umas manchas amarelas, será contaminação? Eu li que pode ser excremento micelial, mas acho que tem muito pra ser excremento, o que os mais experientes me dizem ? Vale frisar que tive um descuido com a temperatura que chegou um dia a 34°C.
Quanto a placa de Petri acabei não mexendo nela, pois o @ExPoro me aconselhou a isolá-la e não pretendo abrir o recipiente onde ela tá, até chegar as outras placas pra fazer o isolamento.
Muito obrigado pelas sugestões e comentários de todos, espero receber mais dicas de como proceder.
Fiquem bem :)
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    81.9 KB · Visualizações: 43
  • 2.jpg
    2.jpg
    87.3 KB · Visualizações: 41
  • 3.jpg
    3.jpg
    81.5 KB · Visualizações: 41
  • 4.jpg
    4.jpg
    83.2 KB · Visualizações: 42
  • 5.jpg
    5.jpg
    116.2 KB · Visualizações: 41
  • 6.jpg
    6.jpg
    105.9 KB · Visualizações: 39
  • 7.jpg
    7.jpg
    84.8 KB · Visualizações: 39
  • 8.jpg
    8.jpg
    87.6 KB · Visualizações: 44
Última edição por um moderador:
(ainda não achei o álcool 70).

A turma da cerveja grandes amigos meu por sinal ( Meu pai é cervejeiro) Sempre tem ele e por sinal eu prefiro usar o
KALYCLEAN S390 - IODOFOR Que acaba com tudo em apenas 1 minuto depois da limpesa e nao precisa de enxague na proporção de apenas 1ml por litro de agua.. Alccol 70% (Segundo Meu pai) Não mata esporos somente Agua sanitaria mas ai tem que enxaguar e muito por sinal.. então fico com a solução de iodo sem enxague. mas esta ai os 2 produtos caso queira:

OBS: Tenho usado a solução de sanitização de iodo ate mesmo para reutilizar placas de petri descartaveis sem problema algum

Alcool 70%
https://brewheadshop.com.br/desinfetante-alcool-70-gl-1l?search=alcool

KALYCLEAN S390 - IODOFOR
https://brewheadshop.com.br/sanitizacao-e-limpeza/kalyclean-s390-iodofor-500-ml

Espero ter ajudado..
 
Última edição:
Back
Top