Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º cultivo tentativa de domesticação PF Tek

Diário de cultivo completo.
Bom dia CM, primeiramente gostaria de agradecer ao fórum e a todos que ajudam a mante-lo, acredito que se não fosse por esse fórum conheceria bem menos as técnicas de cultivo e como lidar com situações adversas durante os processos. Inicio aqui esse diário de cultivo que será o meu primeiro, e será também uma tentativa de domesticação de um cogumelo que encontrei em um pasto numa cidade vizinha onde costumava caçar e sempre encontrava grandes exemplares. Segue foto do exemplar do qual foi tirado o carimbo:
09/06/16 - fiz oito bolos em copos, sendo 6 em vidro e 2 em pp5 com a mistura 2 - 1 - 1 (vermiculita - agua - FAI), por ter uma pp pequena tive que dividir as esterilizações em duas etapas.
10/06/16 - retirei os quatro primeiros copos a esterilizar (1 hr em fogo baixo após pegar pressão) e inoculei com seringa dos esporos selvagens feita com água destilada, tapei os furos com esparadrapo impermeável branco e a "tampa" de papel alumínio com fita isolante logo após retirar da panela de pressão. Antes de iniciar os trabalhos borrifei solução de água com água sanitária pelo quarto, retirei tudo oque poderia ter contaminantes do quarto, limpei a mesa com álcool gel 60 (ainda não achei o álcool 70).
No momento estou aguardando a segunda leva de copos, que estão na pp até dar o tempo de 5hrs após a esterilização. Os primeiros já estão na incubadora, que é uma caixa de isopor. Para manter a temperatura (que está um pouco frio, interior de SP) usei uma lampada econômica comum dentro de um pote de vidro. A temperatura está em 29ºC.
Quando inocular os copos restantes e coloca-los na caixa postarei algumas fotos de como ficou.

Gostaria de já me desculpar caso esteja faltando alguma informação que eu por ser novato posso ter deixado passar, estarei aguardando dicas e opiniões sobre o andamento do cultivo. Em breve atualizo o diário.

Até mais. Paz e Luz a todos !

Anexos

• IMG-20160601-WA0005.jpg
    IMG-20160601-WA0005.jpg
    91.5 KB · Visualizações: 72
  • IMG-20160602-WA0011.jpg
    IMG-20160602-WA0011.jpg
    79.6 KB · Visualizações: 65
Água oxigenada não é fungicida, embora ele mate bactérias e vírus anaeróbios por causa da oxigenação que gera. Único fungo contra o qual é útil é contra cobweb (dactylum) mas eu não sei se de fato ela mata o fungo, mas o cobweb não é uma preocupação durante a colonização.

Água oxigenada não é fungicida, embora ele mate bactérias e vírus anaeróbios por causa da oxigenação que gera

Complementando, há uma classe de enzimas chamadas de peroxidases, que decompõem peróxidos (é claro), como o peróxido de hidrogênio, ou H202, ou água oxigenada. Animais, plantas, fungos e bactérias produzem peroxidases.

Mas conforme a concentração e outros parâmetros ambientais a água oxigenada pode ser um desinfetante eficaz contra bactérias e leveduras. E também contra vírus e esporos bacterianos, que não tem enzimas. Não sei quão eficaz ela é contra esporos de fungos.

E mesmo em organismos que normalmente sobrevivem à água oxigenada, como os humanos, ela pode fazer alguns danos, até mesmo a nível de DNA.

Boa tarde CM.
Atualizando o diário com boas notícias..
Ontem 21/06 aproximadamente 22:00 hrs, fiz uma marca de caneta nos copos, contornando o micélio, a fim de monitorar a colonização.
Agora 22/06 aprox. 16 hrs depois de feitas as marcações, fui ver como estavam (fotos anexas). Acredito que cresceu bem, mesmo os copos estando totalmente vedados, estou evitando fazer a troca gasosa pra não aumentar o risco de contaminar, pretendo fazer só se o micélio estagnar e for realmente necessário.
Os copos com trigo também apresentam micélio, só o do Corinthians que demorou:LOL:, mas no fundo já da pra ver ele crescendo.
Bom, é isso, em breve volto com novidades.

Bom dia CM.
Atualizando..
24/06

Ontem 23/06 aniversariei um dos bolos contaminadosDSC_0015.jpg, ele tinha uma pequena mancha verde, mas estava bem colonizado pelo micélio. Quando abri o copo não tinha cheiro ruim, só o cheiro inconfundível de cogumelos frescos :eba: , tirei a parte da contaminação e a parte não colonizada, dividi o que sobrou em dois, fiz um rápido dunk + cold shock + roll e levei ao terrário (garrafa PET 2 litros, argila expandida, água oxigenada)DSC_0016.jpg DSC_0017.jpg . Vamos aguardar e ver no que vai dar .. :)

Hoje resolvi fazer os furos na tampa dos copos para troca gasosa, tampei com fita microporosa.DSC_0018.jpg DSC_0020.jpg
Os bolos PF tek estão assim: DSC_0019.jpg DSC_0021.jpg
E os copos com trigo, assim: DSC_0022.jpg DSC_0023.jpg DSC_0024.jpg DSC_0025.jpg

É isso, espero voltar em breve com boas notícias :)

Anexos

• DSC_0010.jpg
    DSC_0010.jpg
    84.8 KB · Visualizações: 28
  • DSC_0011.jpg
    DSC_0011.jpg
    86.5 KB · Visualizações: 27
  • DSC_0012.jpg
    DSC_0012.jpg
    85.6 KB · Visualizações: 24
  • DSC_0013.jpg
    DSC_0013.jpg
    76.9 KB · Visualizações: 26
  • DSC_0014.jpg
    DSC_0014.jpg
    79.4 KB · Visualizações: 26
Última edição:
Boa tarde CM, me desculpem pelo atraso na atualização, estive muito ocupado nesses últimos dias.
Situação atual:
-já colhi 2 flush
-já estão pinando de novo
-deu frutos bem pequenos
-mais um bolo foi aniversariado
-e aquele que estava quase 100% ainda não terminou de colonizar, mas falta pouco.
-montei um casing com uma parte colonizada do trigo.(acredito que esteja colonizando bem)
Desculpem a falta de detalhamento, vou subir as fotos que fui tirando regularmente.

Gostaria de agradecer a tudo, indescritível o prazer de colher seus próprios mágicos depois de tanto trabalho e dedicação.
:):):)

Anexos

• DSC_0035[1].jpg
    DSC_0035[1].jpg
    67.1 KB · Visualizações: 27
  • DSC_0036[1].jpg
    DSC_0036[1].jpg
    69.9 KB · Visualizações: 27
  • DSC_0042[1].jpg
    DSC_0042[1].jpg
    71.6 KB · Visualizações: 26
  • DSC_0043[1].jpg