Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: Psilocybe Cubensis B+ - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Introdução do diário de cultivo
Bom dia pessoal tudo certo?, bom, depois de vários dias após ter feito o cadastro no fórum (Já acompanhava fazia algum tempo sem ter me cadastrado), finalmente comprei os materias necessários para meu primeiro cultivo de Psilocybe Cubensis B+. Tive que esperar uns dias a mais até comprar todos materias necessários, mas pelo que aprendi aqui, paciência é fundamental para obter sucesso. Agradeço desde já quem vai me ajudar de qualquer forma nessa empreitada, me desejem sorte!​
Características do cultivo:
-Cogumelo Psilocybe Cubensis B+ (Ganhei o carimbo de um amigo que cultivou comprando um daqueles kit's da internet), aparentemente o mesmo encontra-se em boas condições, está dentro de um papel alumínio dobrado e lacrado com fita adesiva e dentro de um saquinho ziplock, não vi ele fazer o procedimento, mas acredito não ter contaminado. Alguém pode me dar uma opinião sobre esse carimbo de kit's?, será que ele é de boa qualidade?, já vi pessoas dizendo no fórum que ele não é muito potente mas sem nenhum outro argumento sobre o motivo disso, alguém sabe de algo a respeito?. Bom, mas de qualquer forma pretendo fazer o primeiro cultivo com ele pra ir aprendendo até pedir um da Pro-fungos.

-O método que irei usar para o cultivo será o Bolo PF, pelo que vi no fórum é o método mais indicado para iniciantes como eu, tudo isso seguindo o "Guia de cultivo ilustrado" do @tupy. Durante todo o processo irei postando fotos e perguntando conforme vou tendo alguma dúvida.

De momento é isso galera, daqui a pouco saem as primeiras fotos (E dúvidas) sobre o cultivo, mais uma vez abraço a todos e muita paz! :)

Oi! Mano @Marcos-CM .
Agora é só fazer como eu e todos. Esperar com paciência que tá tudo indicando uma boa frutificação.
qualquer alteração do período. Que acho não acontecer... Temos umas técnicas boas para isso!
Boas vibrações! Aee!

Última edição por um moderador:
@Barcellonn Pois é, agora é dar tempo ao tempo e cuidar bem dos bolinhos, espero ser recompensado pelo meu esforço, mas se não vingar, paciência, começamos de novo! obrigado pelos votos positivos :)

@AshtarSherry Se pinar cogu pra eu ter minha primeira experiência, posso te dizer que meu cultivo foi um sucesso, o que vier além disso é lucro! hehe

@F.J.P. Obrigado pelo apoio, se por um acaso não tiver sucesso no cultivo, não foi em vão, aprendi muita coisa que ajudará eu ter cada vez mais sucesso nos próximos cultivos.

Abraço a todos!

Última edição:
opa ! ta na reta final agora aí , ta bonita a coisa , mando minhas positividades pra vc , seguuuura que lá vem :D

Ou minha ansiedade chegou no limite e estou tendo alucinações, ou apareceu um pin hoje de noite em um dos bolos, alguém aí arrisca o palpite?. Sempre tive ansiedade com as coisas, de vez em quando ainda não me controlo kkk

2013-09-11_23-38-56_837.jpg 2013-09-12_00-56-56_3.jpg

Abraço!

Sim, pinou. :)

Boa tarde pessoal, hoje estou muito feliz, ontem tirei uma foto do que achava ser o primeiro pin que apareceu em um dos meus bolos, mas era tão pequeno que não conseguia identificar se era mesmo ou se tava confundindo com um pedaço de vermiculita. Hoje de manhã quando acordei, pra minha surpresa constatei que realmente que são eles, os frutos sagrados :feliz:

DSC00900.JPG

Foi muito emocionante quando vi isso, senti uma alegria inexplicável (Como dizem é um momento mágico hehe), porém percebi que somente 1 dos 5 bolos que tenho até o momento pinou, e pelo que eu pesquisei nos diários de cultivo, falam que é melhor apenas deixar a umidade elevada até começar pinar, meu terrário está com uma temperatura de 27º até 29ºC e com bastante umidade, também estou abrindo o terrário a cada 3 ou 6 horas pra dar umas abanadas e fazer a troca de ar (Mesmo tendo uma bomba de aquário 24h ligada). A dúvida que fica é a seguinte, abaixo a umidade pra não correr o risco de perder os pins do bolo que pinou, ou mantenho a umidade para os bolos que ainda não pinarem começarem a pinar?, mais alguma dica nessa fase pessoal?. Assim que puder trago mais novidades.

Abraço e muita paz para todos!

Última edição:
Parabéns, brow, é verdadeiramente emocionante darmos as boas-vindas aos meninos mágicos, a primeira pinagem a gente nunca esquece! Concordo com o @Mauricio , mantenha a umidade como está, e na minha opinião pessoal, evite essas abanadas que podem introduzir algum contaminante oportunista e acabar com a festa. Quanto mais vc deixar o micélio pinando sossegado, melhor! Você vai sentir Emoção, de Verdade, quando colher, limpar e comungar dos frutos divinos. Boa Sorte aí!

Se você utiliza uma bomba de aquário 24hrs ligada é desnecessário abrir e abanar para troca de ar, essa troca de ar manual somente ira diminuir a umidade do ar e facilitar entrada de esporos contaminantes, oque não é interessante para o microclima, ainda mais quando trabalhamos com a técnica de bolos PF.
Parabéns pelos trabalhos micologicos :)

@Mauricio Talvez ficou um pouco azul só na foto mesmo, por que tem bastante umidade no terrário e todo dia eu tava borrifando gotas de água sobre eles, falta de água acredito que não tenha. Quanto a umidade não vou secar as paredes do terrário e deixar como está, conforme recomendado.

@AshtarSherry Eu estava abrindo pra abanar por que não sabia se minha bomba de aquário tem vazão suficientemente boa pra fazer a troca de ar (Descobri que a vazão da bomba é de 1000 centímetros cúbicos por minuto, será que dá?), e nos últimos dias está fazendo muito calor aqui na minha cidade, o termômetro chegou marcar hoje 33ºC dentro do terrário, aí me obriguei a abrir ele pra sair um pouco do calor, tenho medo de "Cozinhar" os bolos.

@Amaral Beleza não irei mais abrir o terrário pra fazer a troca de ar, só tô na duvida de o que eu devo fazer quando a temperatura do terrário ultrapassa muito a temperatura ideal.

@Barcellonn Obrigado pelo apoio, pois é, estou esperando ansiosamente pela recompensa do meu esforço hehe.

OBS: Já consigo ver pins em mais um bolo :D

Obrigado por todo apoio e suporte prestado pessoal!

@Mauricio Talvez ficou um pouco azul só na foto mesmo, por que tem bastante umidade no terrário e todo dia eu tava borrifando gotas de água sobre eles

Se você borrifar água sobre o bolo ele fica azulado.

falta de água acredito que não tenha.

O bolo não absorve água borrifada sobre ele ou nas paredes do terrário, a absorção e da umidade no ar ambiente e não de gotas ou gotículas borrifadas. O bolo pode está seco mesmo você aplicando água todos os dias no ambiente.

Quanto a umidade não vou secar as paredes do terrário e deixar como está, conforme recomendado.

Abra o terrário o menos possível, isso é importante para não contaminar, abaixe a temperatura colocando-o num ambiente com temperatura mais amena ou circule água gelada.

@Mauricio Acredito que os bolos não estão desidratados, já que ficaram 12 horas no dunk, mas pensava que borrifar água no terrário ajudava em alguma coisa (De qualquer forma minha intenção borrifando era induzir a pinagem, e não hidratar o bolo). Pior que até ontem eu tava abrindo muito o terrário pra fazer troca de ar, mas agora que sei que minha bomba de aquário faz a troca de ar corretamente, só vou ficar de olho na temperatura, adicionando água gelada no terrário conforme necessário, obrigado pelas dicas :)

Atualizando:
Pessoal dos 5 bolos que estão no terrário, todos já estão com algum pin, uns tem menos, outros mais, agora uma coisa que não entendo, é que geralmente olhando fotos de outros cultivos percebo que o bolo não rende muitos frutos mesmo pinando bastante, como exemplo posso citar um dos meus bolos, estou surpreso com a quantidade de pins, sem se esforçar muito contei 30 pins no desgraçado! bom de qualquer forma se tiver sucesso nesse cultivo vou tentar fazer casing da próxima pra render mais.

Segue foto do estado atual do bolo com mais pins:
DSC00915.JPG

Espero ter uma boa colheita, a hora está se aproximando :pirata:

Abraço a todos!

Back