Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: Psilocybe Cubensis B+ - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Introdução do diário de cultivo
Bom dia pessoal tudo certo?, bom, depois de vários dias após ter feito o cadastro no fórum (Já acompanhava fazia algum tempo sem ter me cadastrado), finalmente comprei os materias necessários para meu primeiro cultivo de Psilocybe Cubensis B+. Tive que esperar uns dias a mais até comprar todos materias necessários, mas pelo que aprendi aqui, paciência é fundamental para obter sucesso. Agradeço desde já quem vai me ajudar de qualquer forma nessa empreitada, me desejem sorte!​
Características do cultivo:
-Cogumelo Psilocybe Cubensis B+ (Ganhei o carimbo de um amigo que cultivou comprando um daqueles kit's da internet), aparentemente o mesmo encontra-se em boas condições, está dentro de um papel alumínio dobrado e lacrado com fita adesiva e dentro de um saquinho ziplock, não vi ele fazer o procedimento, mas acredito não ter contaminado. Alguém pode me dar uma opinião sobre esse carimbo de kit's?, será que ele é de boa qualidade?, já vi pessoas dizendo no fórum que ele não é muito potente mas sem nenhum outro argumento sobre o motivo disso, alguém sabe de algo a respeito?. Bom, mas de qualquer forma pretendo fazer o primeiro cultivo com ele pra ir aprendendo até pedir um da Pro-fungos.

-O método que irei usar para o cultivo será o Bolo PF, pelo que vi no fórum é o método mais indicado para iniciantes como eu, tudo isso seguindo o "Guia de cultivo ilustrado" do @tupy. Durante todo o processo irei postando fotos e perguntando conforme vou tendo alguma dúvida.

De momento é isso galera, daqui a pouco saem as primeiras fotos (E dúvidas) sobre o cultivo, mais uma vez abraço a todos e muita paz! :)

hoje comprei 8 copos novos de vidro

Vai dar certo com esses copos também, mas se for comprar de novo compre copos mais curtos e largos.

Tupy, isso sempre me deixou confuso, por que ao apertar sai uma gota de boa, mas se pressionar mais provavelmente sairá mais alguma gotinha, então a exatidão estaria em uma simples apertada ou em uma apertada mais longa?

Não é assim tão exato. Faça a receita padrão e avalie se está muito úmido ou não.

Normalmente a receita padrão funciona muito bem.

@tupy Estou seguindo o seu guia de cultivo e fiz o teste exatamente como você manda lá, o substrado ficou bem nesse ponto :)
@F.J.P. Obrigado, bom se por acaso o cultivo vingar vou tentar tirar fotos dos cogumelos pra tentar identificar eles. Abraço.

@Ecuador Pois é agora que comprei esses copos vou usar só eles, mas fiquei pensando exatamente nisso, creio que seria melhor ter comprado copos menores e mais largos, tô achando que esses copos vão atrasar um pouco a colonização completa em relação aos copos mais baixos e largos, o que da mais tempo para contaminações agirem. Mas vamos ver no que da...

Última edição por um moderador:
Atualizando:
-As 03:30 do dia 08/08/2013 Os 8 copos foram inoculados, sendo 4 aplicações de 1ml pra cada copo, usei uma seringa de 20ml com aproximadamento 0,5/1cm do carimbo, a única coisa que faltou no processo foi uma glovebox para fazer a seringa, mas como ainda não tenho tentei fazer da melhor forma possível. Segue abaixo foto dos copos inoculados dentro da incubadora, onde futuramente será o terrário dos bolos, coloquei um termostato para tentar elevar a temperatura da incubadora até uns 27/28 graus, porém tapei a saída de água da garrafa pra não ficar umido dentro. Agora o jeito é aguardar até o aparecimento do primeiro sinal,conforme o tempo passar irei atualizando com novas informações. Abraço.

2013-08-08_04-18-16_28.jpg

Atualizando:
-As 03:30 do dia 08/08/2013 Os 8 copos foram inoculados, sendo 4 aplicações de 1ml pra cada copo, usei uma seringa de 20ml com aproximadamento 0,5/1cm do carimbo, a única coisa que faltou no processo foi uma glovebox para fazer a seringa, mas como ainda não tenho tentei fazer da melhor forma possível. Segue abaixo foto dos copos inoculados dentro da incubadora, onde futuramente será o terrário dos bolos, coloquei um termostato para tentar elevar a temperatura da incubadora até uns 27/28 graus, porém tapei a saída de água da garrafa pra não ficar umido dentro. Agora o jeito é aguardar até o aparecimento do primeiro sinal,conforme o tempo passar irei atualizando com novas informações. Abraço.

View attachment 51321
:eek:trabalhando de madrugada! isso que é dedicação! :feliz:

Tem tudo pra dar certo, @Marcos-CM . Recomendação: eu sei que principalmente nos primeiros cultivos a gente fica ansioso pra ver a coisa acontecer, e tem a tendência de ficar toda hora abrindo e fechando a incubadora. NÃO FAÇA ISSO. Deixe a Natureza agir, ela é sábia. Ficar verificando toda hora apenas facilita a entrada de contaminantes. Desejo-lhe SUCESSO!

Tupy, isso sempre me deixou confuso, por que ao apertar sai uma gota de boa, mas se pressionar mais provavelmente sairá mais alguma gotinha, então a exatidão estaria em uma simples apertada ou em uma apertada mais longa?

Um gota ou duas não é o caso, o certo é não deixar encharcado, isso sim prejudica a colonização, se tiver um pouco seco a colonização avança se tiver encharcado, mais chance de contaminar.

.... na esterilização a condensação gerada na pp não dá mais uma "encharcada" neste substrato PF?

Não muito, porque o vapor deve circular, ou seja entrar e sair, não acumular dentro do copo, só se o interior do copo estivesse numa temperatura mais baixa, o que não é o caso.
O que acontece, frequentemente, é que a panela é aberta ainda quente os copos resfriam e então condensa o vapor que ainda está dentro. A panela deve ser aberta quando realmente fria, nem morna, fria.

Pessoal gostaria de um suporte de vocês, já fazem 4 dias que meus copos foram inoculados e até agoa nenhum sinal de colonização. No dia da inoculação o clima tava bom, o problema é que só foi inocular que começou fazer frio e não parou mais, durante esses 4 dias os bolos ficaram com temperaturas acredito que perto dos 5 graus. O que vocês me recomendam fazer?, tava pensando em colocar água na incubadora até os copos ficarem 1/3 mergulhados na água com o termostato, o problema é que vai ficar muito úmido dentro aí não sei se é viável. Também tô desconfiado que talvez possa ter usado um pedaço muito pequeno de carimbo para quantidade de água. O que me recomendam fazer?. Abraço.

Pessoal gostaria de um suporte de vocês, já fazem 4 dias que meus copos foram inoculados e até agoa nenhum sinal de colonização. No dia da inoculação o clima tava bom, o problema é que só foi inocular que começou fazer frio e não parou mais,

Espere.

Até mesmo nas temperaturas aconselhadas pode levar mais de uma semana para aparecer sinal de germinação. Às vezes até duas semanas.

Tente incubar os copos em um lugar com temperatura mais apropriada e pronto.

Controle a ansiedade e não fique pensando em esquemas heterodoxos que podem dar errado e colocar tudo à perder.

Eu faria isso tambem, dessa maneira é legal, mais deixa o copo bem lacrado, que ai não tem problema com umidade.
Mantem o Termostato do aquecedor de aquario em 27°. 5° é muito frio pru micélio.

@Ecuador Sei que a paciência é fundamental durante o cultivo, porém perguntei porque não sabia o que pode acontecer se deixar os copos muitos dias bem abaixo da temperatura ideal de colonização, se eu corro o risco em perder eles por causa disso, aí teria que inventar alguma solução de qualquer jeito, mas se isso só vai atrasar um pouco o cultivo, sem problemas!

@kinney Então se for necessário é só lacrar bem o copo que não tem problema mesmo?. Durante essa fase os copos não precisa de troca de ar, apenas que estejam bem lacrados correto?.

Abraço e obrigado pela ajuda!

Vc tentou utilizar apenas uma garrafa PET com água e o aquecedor dentro? Não foi o suficiente?

@kinney Então se for necessário é só lacrar bem o copo que não tem problema mesmo?. Durante essa fase os copos não precisa de troca de ar, apenas que estejam bem lacrados correto?.
Creio eu que não terá problema, já que a água irá tocar apenas a parte inferior dos copos "lacrados". Tome cuidado apenas com a água que irá utilizar, ferva antes na tentativa de eliminar contaminantes presentes nela.

@kinney Sim apenas a garrafa PET com o termostato dentro, como mostra na última foto que postei, infelismente não foi o suficiente. Como começou esquentar aqui na minha cidade vou esperar até amanhã, se melhorar beleza, caso contrário vou me certificar que os copos estão bem lacrados e fazer o esquema de encher a incubadora até 1/3 da altura dos copos com água (Fervida) e com o termostato.

@Amaral Obrigado amigo, abraço!

Marcos , tenta enrrolar a incubadora em um cobertor , já vi um pessoal fazendo isso aki e deu certo , creio que seja melhor que colocar água na incubadora , não que não seja valido fazer isso , mas eu tentaria a idéia do cobertor primeiro . ;)

Pessoal gostaria de um suporte de vocês, já fazem 4 dias que meus copos foram inoculados e até agoa nenhum sinal de colonização.

A nutureza é sabia, por isso o homem não engravida

No dia da inoculação o clima tava bom, o problema é que só foi inocular que começou fazer frio e não parou mais, durante esses 4 dias os bolos ficaram com temperaturas acredito que perto dos 5 graus. O que vocês me recomendam fazer?, tava pensando em colocar água na incubadora até os copos ficarem 1/3 mergulhados na água com o termostato, o problema é que vai ficar muito úmido dentro aí não sei se é viável.

Enrola os copos em flanelas ou panos grossos e coloque em caixas grossas de papelão, ponha numa caixa dentro de outra e outras que age com isolante termico

Também tô desconfiado que talvez possa ter usado um pedaço muito pequeno de carimbo para quantidade de água.

Fosse pela quantidade de semente a humanidade não existiria.

O que me recomendam fazer?. Abraço.

Sentar, assitir um filme, sair, acampar, namorar, se envolver com qualquer coisa e de repente lembrar que passaram dias.

Coloquei todos os copos dentro de uma caixa de papelão envolvidos em uma coberta com a garrafa PET e o termostato em 28ºC. Agora vou esquecer eles por um dias. Obrigado pelas dicas.

Boa noite pessoal, conforme prometido, deixei os copos esquecidos na incubadora por alguns dias.
Segue abaixo fotos de como estão os copos agora (13 dias após a inoculação, detalhe que coloquei o lado mais colonizado de cada copo pra tirar a foto):

Na minha opinião os copos estão demorando demais pra avançar a colonização, acredito que pelos dias de frio que teve na minha região esses dias, porém estou feliz mesmo assim por que agora pelo menos tem sinal de colonização, dos 8 copos inoculados, 7 apresentam algum sinal de colonização e aparentemente nenhuma contaminação.

OBS: Estou um pouco preocupado, pois os copos estão muito secos, porém sei que se eu abrir é pior. Agora o jeito é esperar pra ver o resultado ou me recomendam alguma "técnica" pra aumentar um pouco a umidade?.

Abraço!
2013-08-21_22-05-55_19.jpg

Back