Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: Psilocybe Cubensis B+ - Bolo PF

Diário de cultivo completo.
Introdução do diário de cultivo
Bom dia pessoal tudo certo?, bom, depois de vários dias após ter feito o cadastro no fórum (Já acompanhava fazia algum tempo sem ter me cadastrado), finalmente comprei os materias necessários para meu primeiro cultivo de Psilocybe Cubensis B+. Tive que esperar uns dias a mais até comprar todos materias necessários, mas pelo que aprendi aqui, paciência é fundamental para obter sucesso. Agradeço desde já quem vai me ajudar de qualquer forma nessa empreitada, me desejem sorte!​
Características do cultivo:
-Cogumelo Psilocybe Cubensis B+ (Ganhei o carimbo de um amigo que cultivou comprando um daqueles kit's da internet), aparentemente o mesmo encontra-se em boas condições, está dentro de um papel alumínio dobrado e lacrado com fita adesiva e dentro de um saquinho ziplock, não vi ele fazer o procedimento, mas acredito não ter contaminado. Alguém pode me dar uma opinião sobre esse carimbo de kit's?, será que ele é de boa qualidade?, já vi pessoas dizendo no fórum que ele não é muito potente mas sem nenhum outro argumento sobre o motivo disso, alguém sabe de algo a respeito?. Bom, mas de qualquer forma pretendo fazer o primeiro cultivo com ele pra ir aprendendo até pedir um da Pro-fungos.

-O método que irei usar para o cultivo será o Bolo PF, pelo que vi no fórum é o método mais indicado para iniciantes como eu, tudo isso seguindo o "Guia de cultivo ilustrado" do @tupy. Durante todo o processo irei postando fotos e perguntando conforme vou tendo alguma dúvida.

De momento é isso galera, daqui a pouco saem as primeiras fotos (E dúvidas) sobre o cultivo, mais uma vez abraço a todos e muita paz! :)
 
Na minha opinião os copos estão demorando demais pra avançar a colonização ...

OBS: Estou um pouco preocupado, pois os copos estão muito secos, porém sei que se eu abrir é pior. Agora o jeito é esperar pra ver o resultado ou me recomendam alguma "técnica" pra aumentar um pouco a umidade?.

Há muitas variáveis que podem determinar a velocidade de colonização do substrato. Então... Relaxa, sem ansiedade (pelo bem da sua saúde), esqueça dos copos por uns 20 dias.

Não adianta ficar pensando em um monte de abobrinha e arriscar perder todo o cultivo, só para supostamente acelerar a natureza mágica. Deixa eles fazerem (no tempo deles) o que eles amam fazer... viver!
 
Minha recomendação é que você retorne os copos à incubadora, no escuro, a ~28 graus centígrados, e deixe que a Natureza faça o seu trabalho. Com relação à umidade, não se preocupe, melhor mais seco que mais úmido nesta fase de colonização. Vai com fé, mano!
 
Preciso da ajuda de vocês pessoal... um dos meus bolos apresentou uma contaminação de cor cinza, bem na parte de cima do bolo, porém um pouco abaixo o bolo está com uma pequena colonização, já separei esse copo dos outros mas não sei o que fazer. Espero pra ver se a contaminação vai avançar ou o jeito é pegar e enterrar esse bolo em algum lugar?
 
Segue abaixo duas fotos, uma do que acredito ser a contaminação, uma "Gosta cinzenta", e outra do único sinal de colonização que tem no bolo até o momento.
2013-08-24_13-36-25_162.jpg 2013-08-24_17-59-54_148.jpg

Não tenho ideia do que fazer com ele, se alguém puder ajudar, fico agradecido.
 
Última edição por um moderador:
Mano, descarta esse copo da gosma cinzenta, me parece contaminação bacteriológica. Continua com esse outro copo que me parece sadio. Sempre há uma margem de perda nos cultivos, não tem jeito. Mas vamos renascer das cinzas e frutificar los honguitos, muito saúde pra todos!
 
Descarta não, mano. Faz a seguinte proposta. Com assepsia melhor possível, desenforma o bolo, corta fora a parte contaminada com todo cuidado pra não infectar o resto, descarta a contaminação, e mantém o restante em incubação, mas sob controle e observação. Na cirurgia, fique atento pra tirar todo foco de contaminação, não adianta tirar só a metade e deixar a outra tomando o substrato. Elimine a contaminação até a raiz! Assim possivelmente você poderá salvar ainda esse copo. Boa sorte aí.
 
Descarta não, mano. Faz a seguinte proposta. Com assepsia melhor possível, desenforma o bolo, corta fora a parte contaminada com todo cuidado pra não infectar o resto, descarta a contaminação, e mantém o restante em incubação, mas sob controle e observação. Na cirurgia, fique atento pra tirar todo foco de contaminação, não adianta tirar só a metade e deixar a outra tomando o substrato. Elimine a contaminação até a raiz! Assim possivelmente você poderá salvar ainda esse copo. Boa sorte aí.
naaao, NUNCA ABRA UM BOLO CONTAMINADO.
em hipotese alguma.
 
To com o @Mortandello...

Você tem 8 copos... não existe razão para continuar com esse.

Não fique apegado a copos contaminados, descarte-os!

Você não vai querer esporos de contaminantes andando pela sua casa logo neste primeiro cultivo!

Grande abraço e sucesso! Vai dar tudo certo!
 
Beleza irei descartar ele então, pois é acho que não vale a pena botar tudo a perder apenas tentando salvar um copo. Obrigado pela ajuda pessoal, em alguns dias volto com novidades. Abraço.
 
2013-09-04_23-47-44_22.jpg 2013-09-04_23-48-03_222.jpg 2013-09-04_23-48-21_118.jpg 2013-09-04_23-48-46_291.jpg 2013-09-04_23-48-57_552.jpg 2013-09-04_23-51-04_207.jpg 2013-09-04_23-51-09_718.jpg 2013-09-04_23-53-40_515.jpg 2013-09-04_23-52-19_460.jpg 2013-09-04_23-52-40_50.jpg 2013-09-04_23-53-15_937.jpg 2013-09-04_23-49-42_13.jpg 2013-09-04_23-50-44_448.jpg 2013-09-04_23-54-16_269.jpg 2013-09-04_23-54-29_79.jpg 2013-09-04_23-55-00_591.jpg 2013-09-04_23-55-23_396.jpg

Boa noite pessoal!

Como aconselhado, deixei meus copos trancados por uns dias sem abrir, após 10 dias trancados resolvi abrir a incubadora e trago novidades. Comecei meu cultivo com 8 copos, desses 1 já contaminou e joguei fora, os outros 7 se encontram na seguinte situação:

Copo 1 (Foto 1 a 5):
Ao ver esse copo imediatamente isolei ele, porém como podem ver na foto do outro lado está se desenvolvendo e a contaminação ainda não atingiu essa parte, algo que possa ser feito?

Copo 2 (Foto 6 e 7):
Copo quase 100% colonizado, notei uma contaminação preta nele conforme na foto, e um pouco acima dessa mancha está um pouco cinza, algo que eu deva fazer ou esperar colonizar 100% e aniversariar?

Copo 3 (Foto 8):
Aparentemente tudo certo, quase 100%

Copo 4 (Foto 9, 10 e 11):
Copo também quase 100%, porém com aquela mesma mancha um pouco cinza também

Copo 5 (Foto 12 e 13):
Quase 100%, aparentemente uma parte do copo está com cobweb um pouco escurecida, também não sei o que fazer com esse copo.

Copo 6 (Foto 14 e 15):
Copo em 80%, também apresenta aquela coloração um pouco cinza em uma parte.

Copo 7 (Foto 16 e 17):
Copo 95%, aparentemente tudo certo.

Pessoal fico no aguardo de algumas orientações de como proceder com os copos que acharem necessário. Abraço e muita paz para todos :)
 
Última edição:
@Marcos-CM,

Por favor não poste fotos em tamanho full como fez na mensagem acima.

Poste em miniatura e quem quiser abre a foto para ver em detalhes.
 
@Ecuador Pode deixar que isso não vai se repetir, na verdade até tive mais trabalho para postar as imagens maiores, minha intenção era facilitar a visualização para quem fosse ler, mas beleza :)
 
Feliz ou infelizmente é isso mesmo que vou fazer daqui a pouco com aquele experimento de 1,5kg de spawn GT em casing no saco-terrário. Contaminou e sou obrigado a enterrar o falecido em cobertura de palha nos restos do meu gramado. Quem sabe por lá o sagrado micélio reage e ainda frutifica... Só o Grande Cogumelo na parada! Boa sorte aí!
 
Feliz ou infelizmente é isso mesmo que vou fazer daqui a pouco com aquele experimento de 1,5kg de spawn GT em casing no saco-terrário. Contaminou e sou obrigado a enterrar o falecido em cobertura de palha nos restos do meu gramado. Quem sabe por lá o sagrado micélio reage e ainda frutifica... Só o Grande Cogumelo na parada! Boa sorte aí!
pra Mãe Natureza não existe fracasso, ela vai comer tudo esse experimento GT e quem sabe pode retribuí-lo com uns honguitos?! os milagres são fáceis para ela... viva pachamama! :eba:
 
Sucesso nos cultivos! Irmão.
Olha! Não fale de kits de cultivo por aqui! Viu?
Abraço e boa sorte!
 
Última edição por um moderador:
@Barcellonn, por favor, pare de anexar fotos em todos os seus post. Mesmo que sejam fotos dos seus cultivos, anexe somente se tiver alguma relação direta com a mensagem do post.

Ajude-nos manter o fórum organizado. Obrigado!
 
Boa noite pessoal!

Trago novidades, quinta-feira acabei descartando 1 copo que tinha contaminação eminente, sobrando 6 copos no total. Sábado todos os 6 copos estavam colonizados 100%, aniversariei eles com dunk de 12 horas em um pote com água mineral e gelada, tirei eles do dunk eram 11 horas de sábado e fiz o roll, eu estava um pouco desconfiado de mais alguns bolos estavam contaminados, mas quando tirei eles dos copos aparentemente estavam bons. Eles estão no terrário desde meia noite de sábado.

Segue algumas fotos do progresso no cultivo:
2013-09-09_22-16-36_323.jpg
Terrário: Fiz em uma caixa organizadora transparente, colei um termômetro de aquário na parte que agora considero ser a frente dele, dentro da caixa coloquei argila expandida esterilizada até completar uma camada, um termostato de aquário configurado para manter 28ºC.

A troca de ar é feita por uma bomba de aquário que envia o ar pela lateral do terrário, conforme mostra a foto abaixo:
2013-09-09_23-40-28_146.jpg

Não sei se a bomba de aquário está conseguido fazer a troca de ar corretamente (Não lembro a vazão da bomba), por isso dou uma ventilada no terrário a cada 3 horas, os bolos coloquei eles lado a lado em uma forma esterilizada em cima de um pouco de vermiculita úmida, uma vez por dia vou borrifar pequenas gotas de água gelada pois li em um cultivo que induz a pinagem. A foto abaixo mostra como estão os bolos hoje, não fiz o roll muito bem mas parecem estar com uma cara boa. E aí pessoal será que vem?, algumas dicas de alguma coisa que eu deva fazer?. Abraço e muita paz a todos!
2013-09-09_23-41-07_231.jpg

Edit: Pra quem mora perto de onde nasce cogumelos mágicos naturalmente, agradeçam todo dia por isso seus sortudos! :D
 
Back
Top