Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: PF Tek p cubensis F+

Diário de cultivo completo.
Optei pela técnica dos bolos PF TEK para começar minhas experiências como micólogo. Para fazer os substratos optei por farinha de arroz e vermiculita.

Antes de começar meu 1º cultivo li fóruns do CM, fiz perguntas a micólogos mais experientes através da comunidade, vi o vídeo "Cultivo Fácil" algumas vezes (não aguento mais aquela musiquinha eletrônica alá anos 90 :atrapalhado:), li também o guia ilustrado e botei a mão na massa.

• Obs iniciais para outros cultivadores inexperientes (espero facilitar):
1. vídeo "Cultivo Fácil" legendado:

2. guia ilustrado:
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/

• Fiz meu 1º print a partir de chapéus de cogumelos maduros de um kit comprado; guardei eles dobrados em papel alumínio dentro de um saquinho ziplock.

• Confeccionei uma glovebox assim:
1. Em uma caixa organizadora fiz 2 cortes redondos com o diâmetro um pouco menor do que o de um CD; nivelei com durepox (opcional, creio eu):
DSCN0612.JPG
2. Inseri um CD na manga da luva; passei cola de sapateiro na borda:
DSCN0614.JPG
DSCN0632.JPG
3. Passei a mesma cola na na borda dos orifícios da caixa; pousei a luva com o CD no orifício e aguardei 10 minutos pressionando para a cola secar:
DSCN0633.JPG
DSCN0635.JPG
DSCN0636.JPG
4. Passei gel antifúngico e antibactericida nas bordas por cima da cola de sapateiro para reforçar o isolamento (opcional, creio eu); selei as bordas da tampa e da abertura da caixa para reforçar o isolamento.
DSCN0711.JPG

5. Depois é só tirar o CD e pronto! o CD ajuda a manter a manga da luva aberta constantemente, favorecendo a aderência na região a ser colada. (foi uma ideia que tive e deu certo ;))
  • Com a gluvebox pronta confeccionei minha primeira seringa.
  • Preparação dos substratos (dosagens que utilizei para 2 copos de 300 ml e 2 copos de 150 ml - somando um total de 900 ml de substrato a ser preparado):
- farinha de arroz: 160 ml
- água mineral: 160 ml
- vermiculita: 480 ml

Somando somente 800 ml (ao invés dos 900 que cabem nos copos) uma vez que os copos não devem ficar tão cheios. Deu certinho a quantidade, sobrando um dedo na borda superior dos copos para preenche-los com vermiculita seca e pura.
  • Deixei na panela de pressão durante uma hora e botei na incubação (como moro no Rio e é verão creio que a temperatura natural do meu armário seja adequada)

Um abraço acalorado e muito grato a todos da comunidade Cogumelos Mágicos!

Última edição:
Não faz sentido a hidratação da seringa influenciar tanto assim o tempo de germinação dos esporos ...

Aliás a minha experiência é que até esporos não hidratados germinam em alguns dias.

Só se há algo diferente com esses esporos usados tanto por você como pelo @pedori, Champis.

Então, eu usei a mesma seringa ME em duas inoculações e vi resultados diferentes, não apenas no tempo de colonização mas até no rizomorfismo do micélio.
A única coisa que mudou entre uma vez e a outra foi o tempo de hidratação dos esporos.

Não faz sentido a hidratação da seringa influenciar tanto assim o tempo de germinação dos esporos ...

Aliás a minha experiência é que até esporos não hidratados germinam em alguns dias.

No meu cultivo atual, a seringa estava hidratando por 6 meses!! E a velocidade foi normal. Apareceu no 5º dia.

Boa noite galera!
É... segundo os guias, cultivadores experientes, diários de cultivo, etc, etc, 24h de hidratação dos esporos é suficiente (alguns guias nem mencionam esse tempo de hidratação, o que nos faz supor que não seja tão importante assim). Contudo, meus carimbos estavam numa tupperware com sílica atóxica: será que eles não estavam muito sequinhos demais? :cautious:

Enfim, têm muitos fatores que podem estar envolvidos, diferentemente da @Champis eu usei receitas diferentes, em proporções diferentes, inoculei em dias diferentes e tals.

Não é necessário cozinhar o arroz previamente, na verdade recomenda-se não fazer isso.

Mas em alguns tópicos recomenda-se pré-cozer.. será que não é melhor fazer esse procedimento antes (ou depois) de triturar o arroz? (eu já ouvi pontos de vista diferentes em relação a isso. se não me engano @Ecuador dispensa o procedimento de pré-cozer, mas @Mauricio já disse ser importante em algum tópico)

De qq jeito o jeito é aguardar mais. No caso de re-inocular seria bom re-esterilizar tb né?
Pelas fotos mais recentes vocês ainda vêem possibilidade de ter Cobweb misturado nos potes colonizados?

Obrigado galera, um ótimo final de semana p vcs!

Última edição:
Mas em alguns tópicos recomenda-se pré-cozer.. será que não é melhor fazer esse procedimento antes (ou depois) de triturar o arroz? (eu já ouvi pontos de vista diferentes em relação a isso. se não me engano @Ecuador dispensa o procedimento de pré-cozer, mas @Mauricio já disse ser importante em algum tópico)

Bom, são opiniões pessoais. No caso, eu creio que o pré-cozimento facilita a compactação do substrato, além da liberação de uma gosma que dificulta o desenvolvimento do micélio.

B
De qq jeito o jeito é aguardar mais. No caso de re-inocular seria bom re-esterilizar tb né?

Sim, seria aconselhado. Eu já re-inoculei alguns vidros que não haviam germinado e que após a nova tentativa funcionaram normalmente. Re-esterilizar é um procedimento a mais de segurança.

Pelas fotos mais recentes vocês ainda vêem possibilidade de ter Cobweb misturado nos potes colonizados?

Eu acho que sim. O copo da direita da segunda foto é o que está mais suspeito. Mas eu prosseguiria normalmente, se houver cobweb vai dar para notar nos primeiros dias no terrário. Daí é só prosseguir com a retirada do bolo e a limpeza do terrário.

Valeu Rain, vou re-inocular mesmo, aqueles vidros estão bem parados.

Resolvi aniversariar o bolo 1, que estava 100%:
DSCN0779.JPGDSCN0781.JPG

Acho que não seja ideal aniversária-los separadamente (por ser mais prático proceder conjuntamente nas diferentes fases dos bolos), mas os outros ainda devem esperar um pouco mais na incubadora.

Dunk nele e geladeira (24h):
DSCN0788.JPG
depois preenchi o terrário com perlita úmida (deixei a perlita de molho em água sanitária diluída - 24h) e preenchi o copo borbulhante com água (usei a da torneira mesmo, será que fiz mal?) e umas 5 gotinhas de água oxigenada. Fiz o roll com vermiculita seca, e uma camada um pouco mais espessa em cima (essa camada superior eu dei uma leve hidratada com água mineral):
DSCN0790.JPG
O melhor local do apartamento, em termos de iluminação e "paz", é essa área (espero que tenham luz e "paz" suficientes aqui):
DSCN0791.JPG

Um belo final de semana para vocês!

depois preenchi o terrário com perlita úmida (deixei a perlita de molho em água sanitária diluída - 24h) e preenchi o copo borbulhante com água (usei a da torneira mesmo, será que fiz mal?)

Não, desde que a água não esteja visivelmente suja. Mas recomendo que troque a água e faça a limpeza do terrário ao menos 1x a cada 10 dias.

Á água parece limpa @Cosmik . É incrível como o volume de água diminui visivelmente a cada dia - eu botei a bombinha na potência máxima, já que a umidade deve estar muito alta na pinagem

O verão não acaba aqui no Rio. O termômetro ao lado do terrário tem apontado máx 31º e mín 24º.
Talvez seja necessário botar umas garrafas congeladas (estou pensando em bota-las ao lado do terrário, não dentro, para diminuir risco de contaminação e não prejudicar a umidade).

Outra dúvida que tive é se esse modelo de terrário que fiz (muito próximo a esse postado por @tupy ), precisa de abanar frequentemente para entrada de O2.

Hoje (2º dia do bolo) eu dei uma abanada e aproveitei para pingar umas gotinhas de água mineral na vermiculita do topo do bolo com uma seringa. É uma boa ideia hidratar o bolo de quando em quando até aparecerem as primórdias, certo?

Última edição:
O verão não acaba aqui no Rio. O termômetro ao lado do terrário tem apontado máx 31º e mín 24º.
Talvez seja necessário botar umas garrafas congeladas (estou pensando em bota-las ao lado do terrário, não dentro, para diminuir risco de contaminação e não prejudicar a umidade).

A temperatura não está muito fora dos padrões normais. Se ela não permanecer acima de 30 graus por muito tempo o cultivo pode se desenvolver bem.

O certo seria climatizar o ambiente, pois colocar as garrafas ao lado não adianta muito... ;)

N sei pk por vezes levam 2 dias a tarem prontos outra vezes levam mts dias n sei pk n entendo

N sei pk por vezes levam 2 dias a tarem prontos outra vezes levam mts dias n sei pk n entendo

E ninguém entende porque você não entende nada. Mas pode encontrar uma luz (lux?!) no fim do túnel lendo o fórum, pesquisando, observando. Claro, se tiver vontade de aprender.

O primeiro bolo que aniversariei esta no terrário a 11 dias e por enquanto nada de primórdias (ele só ficou mais "fofo" na superfície inferior).
Lendo essa discussão resolvi baixar a umidade, para depois aumentá-la novamente com as primórdias (para depois baixar mais uma vez na fase de frutificação?? :confused:).

Enfim, aniversariei o restante dos bolos e irei aguardar. Tenho abandado uma vez por dia (não sei se a bobinha de aquário da conta das trocas gasosas) e tenho gotejado água mineral no topo de vermiculita dos bolos uma vez a cada 2 dias (tentando não deixar a camada encharcada).
23-4 (2).JPG
Para baixar a umidade tirei o pote com água onde borbulha a bombinha (por enquanto ela só serve para levar ar p dentro).
23-4 (3).JPG

Vou fazer novas inoculações e vou experimentar a tek casing agora. Vou experimentar com trigo (não sei porque, mas vi esse saco de trigo integral no mercado e os grãos me pareceram tão bonitos que resolvi comprar).
Para preparar os grãos vou proceder como se faz com o centeio, como se vê nesse tópico. Nesse momento o centeio está de molho em água.
23-4 (1).JPG

Tenho abandado uma vez por dia (não sei se a bobinha de aquário da conta das trocas gasosas)

A idéia de usar uma bomba, é justamente não precisar abrir para abanar. Se você está usando a bombinha, não é necessário abanar; basta deixar a bombinha ligada por algum tempo.
O CO2 irá se misturar ao ar de qualquer forma, e sair junto com o excedente.

Eu estou usando a mangueira da bomba de ar até para drenar ou repôr a água, sem abrir o terrário ;)

A idéia de usar uma bomba, é justamente não precisar abrir para abanar. Se você está usando a bombinha, não é necessário abanar; basta deixar a bombinha ligada por algum tempo.

Nem sempre... Depende da potência da bomba, e do tamanho do terrário.
O terrário dele pelo que vi parece ser grande. Se ele tiver uma bomba de aquario fraca pode não dar conta.
Dá pra ver vários casos de contaminação por cobweb aqui no forum de pessoas que achava que só a bombinha dava conta de oxigenar.
A questão é que o ar que sai da bomba é mais leve que o CO2 e sobe. E o CO2 (o vilão da história) continua na parte inferior do terrário.
Indico continuar abanando. Sempre usei bomba de aquario e sempre abanei, sou feliz por até agora NUNCA ter tido nenhuma contaminação por cobweb. Hoje não abano mais, já automatizei. Uso uma ventoinha para remover o CO2.

Ar e CO2 não são como água e óleo. Se fossem líquidos, sim, o ar subiria e o CO2 ficaria embaixo... Mas os gases se misturam pela simples movimentação do ar, causada pelo fluxo gerado pela bomba.
Se não fosse assim, a gente morreria sufocado aqui, pois todo o CO2 jogado na atmosfera ficaria a nível do solo.

E os furos na parte inferior do terrário, são para garantir que o CO2 seja escoado primeiro, pois o ar + CO2 vai sair por eles.

Contaminação tem muitos outros fatores além da presença de CO2, a começar pela presença dos próprios contaminantes em si.

Uma bomba de aquário de 3 l/min (dos pequenos) troca todo o ar em um terrário de 50 l, em cerca de 16 minutos. (50/3 =~ 16). Se ficar ligada direto, são 4 trocas de ar por hora. A menos que você abra o terrário para abanar a cada 15 minutos, acho melhor deixar a bomba fazer o trabalho...

Bom, a minha decisão de abanar é baseada na opinião de diversos cultivadores experientes aqui na CM. Observei muitos terrários e quase todos desse modelo possuem, além da bomba de aquário, ventoinhas (ou, quando não tem ventoinhas, eles abanam). Agora, na prática não sei ainda... Seria ótimo não precisar abanar, nem das ventoinhas!
Minha próx intervenção no terrário será inserir um cooler ligado ao timer.

Última edição:
após três semana no terrário, o 1º flush veio tarde e bem mirradinho: 1 cogu filho único! (não houveram abortos tampouco)Imagem 003.jpg

estou tentando entender o que pode estar envolvido com o baixo rendimento e minha intuição é que talvez a luz do local não seja suficiente (o único cogu nasceu na parte mais clara do terrário, de frente para a janela) - tirei essa foto hoje de manhã para vocês verem a quantidade de luz:
Imagem 002.jpg

outro fator que talvez influencie é que até a semana santa a temperatura estava muito alta (27 - 30º) e agora esta mais amena, entre 24 e 27º, no local do terrário.

Última edição:
após três semana no terrário, o 1º flush veio tarde e bem mirradinho: 1 cogu filho único! (não houveram abortos tampouco)View attachment 69745

estou tentando entender o que pode estar envolvido com o baixo rendimento e minha intuição é que talvez a luz do local não seja suficiente (o único cogu nasceu na parte mais clara do terrário, de frente para a janela) - tirei essa foto hoje de manhã para vocês verem a quantidade de luz:
View attachment 69746

outro fator que talvez influencie é que até a semana santa a temperatura estava muito alta (27 - 30º) e agora esta mais amena, entre 24 e 27º, no local do terrário.

A luz não tem nada a ver com a história. Temperatura, umidade, bolo muito compactado talvez?

estou tentando entender o que pode estar envolvido com o baixo rendimento e minha intuição é que talvez a luz do local não seja suficiente

A luz não influencia na quantidade de frutos de um bolo ou substrato.

Muitas vezes a genética da strain está fraca. @pedori , mantenha os padrões no terrário que o segundo flush pode vir bem melhor que o primeiro. Boa sorte!

Para ter mais cogumelos precisa de mais pins, então tente fazer o bolo pinar com mais vontade!

Estou testando aquela teoria de que a água precisa evaporar para o bolo pinar, e tem dado certo.

Assim pela foto, a vermiculita parece um pouco seca. Após colher este cogumelo, refaça o dunk, se necessário o roll, e coloque novamente no terrário. Deixe o terrário sem água.
Umedeça a vermiculita com borrifador, e depois faça só as trocas de ar, até a vermiculita secar. Borrife novamente, e repita por alguns dias.
Após a frutificação começar, você coloca água no terrário, pois os cogumelos irão precisar de mais umidade que apenas o bolo.

Também estou tendo melhores resultados com pouca luz, usando apenas a luz do dia, pouca e indireta. O último flush eu deixei na luz, e mesmo com troca de ar constante, os cogumelos sairam bem menores que o primeiro, crescido "no escuro"... Me parece que os cogumelos já nascem mais grossos, quando nascem no escuro, pois crescem com menos "pressa".

Back