Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: PF Tek p cubensis F+

Diário de cultivo completo.
Optei pela técnica dos bolos PF TEK para começar minhas experiências como micólogo. Para fazer os substratos optei por farinha de arroz e vermiculita.

Antes de começar meu 1º cultivo li fóruns do CM, fiz perguntas a micólogos mais experientes através da comunidade, vi o vídeo "Cultivo Fácil" algumas vezes (não aguento mais aquela musiquinha eletrônica alá anos 90 :atrapalhado:), li também o guia ilustrado e botei a mão na massa.

  • Obs iniciais para outros cultivadores inexperientes (espero facilitar):
1. vídeo "Cultivo Fácil" legendado:


2. guia ilustrado:
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/

  • Fiz meu 1º print a partir de chapéus de cogumelos maduros de um kit comprado; guardei eles dobrados em papel alumínio dentro de um saquinho ziplock.

  • Confeccionei uma glovebox assim:
1. Em uma caixa organizadora fiz 2 cortes redondos com o diâmetro um pouco menor do que o de um CD; nivelei com durepox (opcional, creio eu):
DSCN0612.JPG
2. Inseri um CD na manga da luva; passei cola de sapateiro na borda:
DSCN0614.JPG
DSCN0632.JPG
3. Passei a mesma cola na na borda dos orifícios da caixa; pousei a luva com o CD no orifício e aguardei 10 minutos pressionando para a cola secar:
DSCN0633.JPG
DSCN0635.JPG
DSCN0636.JPG
4. Passei gel antifúngico e antibactericida nas bordas por cima da cola de sapateiro para reforçar o isolamento (opcional, creio eu); selei as bordas da tampa e da abertura da caixa para reforçar o isolamento.
DSCN0711.JPG

5. Depois é só tirar o CD e pronto! o CD ajuda a manter a manga da luva aberta constantemente, favorecendo a aderência na região a ser colada. (foi uma ideia que tive e deu certo ;))
  • Com a gluvebox pronta confeccionei minha primeira seringa.
  • Preparação dos substratos (dosagens que utilizei para 2 copos de 300 ml e 2 copos de 150 ml - somando um total de 900 ml de substrato a ser preparado):
- farinha de arroz: 160 ml
- água mineral: 160 ml
- vermiculita: 480 ml

Somando somente 800 ml (ao invés dos 900 que cabem nos copos) uma vez que os copos não devem ficar tão cheios. Deu certinho a quantidade, sobrando um dedo na borda superior dos copos para preenche-los com vermiculita seca e pura.
  • Deixei na panela de pressão durante uma hora e botei na incubação (como moro no Rio e é verão creio que a temperatura natural do meu armário seja adequada)

Um abraço acalorado e muito grato a todos da comunidade Cogumelos Mágicos!
 
Última edição:
- farinha de arroz: 160 ml
- água mineral: 160 ml
- vermiculita: 480 ml



Bem organizado, mas, foram essas mesmo as quantidades de farinha de arroz, água é vermiculita que você usou?

Por que a PF Tek básica é com 1 medida de FAI, 1 medida de água e 2 medidas de vermiculita. E você usou 1:1:3.
 
Por que a PF Tek básica é com 1 medida de FAI, 1 medida de água e 2 medidas de vermiculita. E você usou 1:1:3.

Eu fiquei na dúvida mesmo. Muitas orientações que li diziam realmente 1:1:2, mas nenhuma delas era com farinha de arroz... O video "cultivo fácil" ensina com a farinha e dizia 1:1:3, por isso segui essa proporção.

Já o "guia ilustrado" postado por @tupy orienta 1:1:2, mas no lugar da farinha de arroz usa o arroz integral triturado no liquidificador.
Da no mesmo farinha de arroz ou arroz integral triturado? Qual vcs acham mais recomendado?

A proporção ideal, mesmo nesse caso, seria 1:1:2?
 
A proporção ideal, mesmo nesse caso, seria 1:1:2?



Sim, a proporção ideal é 1:1:2, sendo que você pode acrescentar um pouco de vermiculita extra se o meio ficar muito úmido.

Mas você escolheu o seu guia. Uma proporção dessas de vermiculita pode deixar o substrato muito seco e prejudicar a colonização.

Mas não há nada a fazer por enquanto. Só esperar e ver como o cultivo evolui.
 
Com as ponderações de @Ecuador em relação as proporções p o substrato, resolvi fazer uma nova inoculação hoje (para fazer experimento e comparar os resultados)

  • Diferentemente da anterior, essa eu fiz nas proporções 1:1:2 e utilizei arroz integral moído (liquidificador) no lugar da FAI - além do que esse é outro carimbo da mesma strain (F+ carimbada de um kit):

2: vermiculita
1: água mineral
1: arroz int. moído

  • Na esterilização, algo me incomodou: c uma hora na pp a água tinha secado (vi que não saía vapor do pino)
isso tinha acontecido na 1ª inoculação tb (chegou a queimar um pouco o pano de prato no fundo - tava sequinho sequinho). dessa vez tentei botar mais água, fui até onde deu, sem os copos boiarem... dessa vez não ficou tão seco, mas eu to achando que tem um prob na minha pp :meh:

  • Apesar disso, eu acho que o substrato esta com uma cara legal, não parece queimado:
DSCN0733.JPG

O que acham? essa foto foi logo qdo tirei da pp, antes de inocular.



então eu fui pegar os copos em incubação a 3 dias, p tirar uma foto e comparar o estado dos substratos e... para minha surpresa ja vemos o micélio por toda parte!! :D
DSCN0735.JPG

o mi esta bem espalhado, porém não há pontos de inoculação mto brancos, ele parece meio esfumaçado, não sei como julgar isso, se é bom ou ruim (lembrando que estão em incubação a exatos 3 dias). No copo da prox foto vemos mi em 90 da superfície, mas ele é bem clarinho:
DSCN0736.JPG

estou pensando em ir fazendo esse diário comparando o desenvolvimento dos 2 cultivos :geek:
 
Última edição por um moderador:
o mi esta bem espalhado, porém não há pontos de inoculação mto brancos, ele parece meio esfumaçado, não sei como julgar isso, se é bom ou ruim (lembrando que estão em incubação a exatos 3 dias). No copo da prox foto vemos mi em 90 da superfície, mas ele é bem clarinho:

Está estranho. Cubensis não coloniza tão rápido assim nem fica tão ralo.

Vigie esses copos.


O substrato dos novos copos parece OK.

Quanto à sua panela de pressão, a solução pode ser arrumar um suporte para colocar os copos em cima, e assim poder colocar mais água. E não sei se você está adotando o procedimento de abaixar o fogo alguns minutos depois da panela pegar pressão. Isso também poupa água. E a panela não precisa ficar expelindo vapor a toda durante o tempo de esterilização.
 
Pois é, também achei mto atípico!
abri a incubadora hj e, a partir do que vi de fotos de colonização aqui na comunidade, é quase inquestionável que se trata de micélio!! alguns apresentando características inclusive bastante rizomórficas!!! :D
hoje fazem exatados 6 dias que inoculei e olha como os copos se apresentam:
24-03.JPG 24-03'.JPG 24-03''.JPG 24-03'''.JPG

doido né?! o_O
apesar de alguns estarem rizomórficos, outras partes são bem esfumaçadas... pelos diários de cultivo que vi aqui, nunca vi esse comportamento do mi... 6 dias!

os 4 potes da 2ª inoculação (aquela com arroz no lugar da FAI) continuam do mesmo jeito - sem sinal de micélio. é interessante notar que hoje faz 3 dias que esses foram inoculados, enquanto que os da 1ª inoculação, aos 3 dias estavam ja daquele jeito...
 
Vcs acham que pode ser Cobweb, a julgar pela velocidade de colonização e pelo fato dos filamentos serem finos?
 
Os copos da direita estão realmente suspeitos. É um pouco cedo para estarem totalmente colonizados assim. Parece ser cobweb.

Mas não descarte nada ainda. Observe como o cultivo se desenvolve e poste algumas fotos aqui para podermos avaliar também. :)
 
obrigado pelas avaliações!
é, estou meio suspeito em relação aos copos da 1ª inoculação.
hoje faz 10 dias que foram inoculadas e assim se encontram:
DSCN0756[1].JPG
as superfícies estão bastante tomadas, ja desde os 3 dias de incubação estavam, isso me preocupa. Assim tirei 2 fotos de cada copo em diferentes ângulos para poder saber melhora opinião de vocês.

  • copo 1:
DSCN0758[1].JPGDSCN0759[1].JPG

  • copo 2:
DSCN0760[1].JPG DSCN0762[1].JPG

  • copo 3:
DSCN0763[1].JPG DSCN0764[1].JPG

  • copo 4:
DSCN0765[1].JPG DSCN0766[1].JPG

vcs acham que pode ser tratar de cobweb?
 
Última edição:
Olhando no copo 1 da foto 1, realmente parece cobweb.

Mas cobweb não apresenta todo esse rizomorfismo, então eu vou na teoria de que os dois micélios estão no bolo.

Caso a suspeita de cobweb venha a ser confirmada, enterre os bolos em um cultivo outdoor para aproveitar o micélio saudável. :)
 
o rosa é a foto @brenoman , o estranho é a evolução tão rápida da colonização (3 dias o pote ja tava bastante tomado..), mas em aspecto agora ta parecendo mais o micélio mesmo...
estou meio confuso de como identificar se é cobweb, procurei mtas fotos e artigos desse fungo e pelo que vi o meu ta parecendo realmente micélio (pelo menos nesse momento)
é provável que seja como @RainSpirit disse, que hajam os dois fungos ali. Nesse caso ao aniversariar devo isolar os bolos suspeitos, mas posso cultiva-los normalmente?, isto é dunkar, fazer o roll, colher os frutos?
a questão é: pode-se ingerir esses frutos mesmo com a suspeita de cobweb?
 
Nesse caso ao aniversariar devo isolar os bolos suspeitos, mas posso cultiva-los normalmente?, isto é dunkar, fazer o roll, colher os frutos?
a questão é: pode-se ingerir esses frutos mesmo com a suspeita de cobweb?

Sim, proceda normalmente com os bolos, mas os que estão com a aparência estranha, você trabalha separado.

Opere normalmente com eles, como se estivessem 100% saudáveis. Quanto à ingestão dos frutos, ela pode ser feita sem problemas, mas se a contaminação estiver muito forte, aconselho a fazer um chá. Não vai adiantar de muita coisa, pois as toxinas do fungo irão sair no chá também, mas pelo menos evita a ingestão do fungo invasor vivo. ;)

Mas creio que tudo ocorrerá normalmente, sigamos acompanhando.
 
Não vi cobweb nenhum. Cobweb não apresenta rizomorfismo como já foi falado. Porem possui alguns pontos com micélio algodoado, algo que é muito normal.
Cobweb tem uma tonalidade de branco diferente. Mais opaco e acizentado.

Na minha opnião não tem motivos para se preocupar por enquanto.
 
Assim espero @PsychoEvie !! Vamos torcer!
Hoje faz 17 dias que eles foram inoculados e parece que os copos menores ja estão 99% colonizados:
DSCN0776[1].JPG

Os dois copos grandes ja carecem de mais colonização. Olhem de perto essa parte da superfície:
DSCN0777[1].JPG

O estranho é que, enquanto esses copos (1ª inoculação) se desenvolveram tão rápido, os da 2ª inoculação não apresentam nenhum sinal, depois de 13 dias de incubação:
DSCN0773.JPG

A 3 dias fiz furos, deixei os copos de cabeça para baixo (~1 hora), e tudo que vi até agora é um leve sinal de micélio nesse copo:
DSCN0775.JPG

:?:Fico me perguntando se isso não tem a ver com o fato de eu não ter pré-cozido o arroz (na 1ª incoulação usei FAI - deu certo! :) / na 2ª usei arroz integral moído diretamente no liquidificador sem ferver ou deixar de molho - não esta dando certo :()
:?:Ou talvez tenha a ver com o fato dos esporos da 1ª seringa terem ficado 30 dias hidratando, enquanto os da 2ª somente 24 horas.

Já que os 4 copos da 1ª inoculação estão bem desenvolvidos, a hora dos aniversários não deve tardar :contente:!! Resolvi deixar meu terrário pronto a espera dos babys!

TERRÁRIO:
DSCN0771.JPG

Fiz furos logo acima da altura da perlita e tapei com micropore. Comprei uma bombinha de aquário, tubo e inseri acrilon na ponta externa do tubo assim DSCN0769.JPG
A única pedra porosa que encontrei não era la das maiores... espero que isso não prejudique a oxigenação. @tupy me aconselhou a não usar cloro, água oxigenada nem nada disso na água do pote borbulhante, porém vi que muitos aqui usam, qual seria a contra indicação?
Passei fita isolante nas bordas para tentar vedar mais. Não cobri as laterais do terrário pois creio que a luz aqui não seja tão farta (não me incomodam fat asses :whistle:)

Alguma sugestão ou crítica em relação ao modelo do terrário? Será que vai funcionar ?? :eba::eba::eba:
Mentalizem boas vibrações!
 
Última edição:
:?:Ou talvez tenha a ver com o fato dos esporos da 1ª seringa terem ficado 30 dias hidratando, enquanto os da 2ª somente 24 horas.

Oi Pedori, tudo bom?

Na minha experiência, eu acredito que esse seja o verdadeiro motivo da demora do aparecimento do micélio.
No meu cultivo de Austarlian, a primeira inoculação foi feita com seringa ME hidratada por 24 hs. Demorou 5 ou 6 dias para ver o aparecimento do micélio. A segunda inoculação foi feita com a mesma seringa ME (mais de um mês depois) e com uma seringa de CL e a colonização foi muito mais rápida.

Porém, não sei se é normal demorar tanto assim, tipo 13 dias.
 
:?:Fico me perguntando se isso não tem a ver com o fato de eu não ter pré-cozido o arroz (na 1ª incoulação usei FAI - deu certo! :) / na 2ª usei arroz integral moído diretamente no liquidificador sem ferver ou deixar de molho - não esta dando certo :()

Não é necessário cozinhar o arroz previamente, na verdade recomenda-se não fazer isso.

13 dias é um bom tempo, mas não está muito longe do padrão não. Como já apareceu sinal de micélio em um dos copos, eu esperaria mais um tempo para ver o que acontece com os outros. Caso não dê certo, re-inocule.

O terrário está bom, mas lembre-se de colocar a argila expandida higienizada no fundo do mesmo, juntamente com água limpa.

Boa sorte.
 
No meu cultivo de Austarlian, a primeira inoculação foi feita com seringa ME hidratada por 24 hs. Demorou 5 ou 6 dias para ver o aparecimento do micélio. A segunda inoculação foi feita com a mesma seringa ME (mais de um mês depois) e com uma seringa de CL e a colonização foi muito mais rápida.

Não faz sentido a hidratação da seringa influenciar tanto assim o tempo de germinação dos esporos ...

Aliás a minha experiência é que até esporos não hidratados germinam em alguns dias.

Só se há algo diferente com esses esporos usados tanto por você como pelo @pedori, Champis.
 
Back
Top