Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo: PF Tek p cubensis F+

Diário de cultivo completo.
Optei pela técnica dos bolos PF TEK para começar minhas experiências como micólogo. Para fazer os substratos optei por farinha de arroz e vermiculita.

Antes de começar meu 1º cultivo li fóruns do CM, fiz perguntas a micólogos mais experientes através da comunidade, vi o vídeo "Cultivo Fácil" algumas vezes (não aguento mais aquela musiquinha eletrônica alá anos 90 :atrapalhado:), li também o guia ilustrado e botei a mão na massa.

  • Obs iniciais para outros cultivadores inexperientes (espero facilitar):
1. vídeo "Cultivo Fácil" legendado:


2. guia ilustrado:
https://teonanacatl.org/threads/cultivo-básico-e-simples-ilustrado.8227/

  • Fiz meu 1º print a partir de chapéus de cogumelos maduros de um kit comprado; guardei eles dobrados em papel alumínio dentro de um saquinho ziplock.

  • Confeccionei uma glovebox assim:
1. Em uma caixa organizadora fiz 2 cortes redondos com o diâmetro um pouco menor do que o de um CD; nivelei com durepox (opcional, creio eu):
DSCN0612.JPG
2. Inseri um CD na manga da luva; passei cola de sapateiro na borda:
DSCN0614.JPG
DSCN0632.JPG
3. Passei a mesma cola na na borda dos orifícios da caixa; pousei a luva com o CD no orifício e aguardei 10 minutos pressionando para a cola secar:
DSCN0633.JPG
DSCN0635.JPG
DSCN0636.JPG
4. Passei gel antifúngico e antibactericida nas bordas por cima da cola de sapateiro para reforçar o isolamento (opcional, creio eu); selei as bordas da tampa e da abertura da caixa para reforçar o isolamento.
DSCN0711.JPG

5. Depois é só tirar o CD e pronto! o CD ajuda a manter a manga da luva aberta constantemente, favorecendo a aderência na região a ser colada. (foi uma ideia que tive e deu certo ;))
  • Com a gluvebox pronta confeccionei minha primeira seringa.
  • Preparação dos substratos (dosagens que utilizei para 2 copos de 300 ml e 2 copos de 150 ml - somando um total de 900 ml de substrato a ser preparado):
- farinha de arroz: 160 ml
- água mineral: 160 ml
- vermiculita: 480 ml

Somando somente 800 ml (ao invés dos 900 que cabem nos copos) uma vez que os copos não devem ficar tão cheios. Deu certinho a quantidade, sobrando um dedo na borda superior dos copos para preenche-los com vermiculita seca e pura.
  • Deixei na panela de pressão durante uma hora e botei na incubação (como moro no Rio e é verão creio que a temperatura natural do meu armário seja adequada)

Um abraço acalorado e muito grato a todos da comunidade Cogumelos Mágicos!
 
Última edição:
Galera, quando abri o terrário para colher o primogênito, percebi que ele não era filho único! :D
Na verdade, foram várias surpresas, algumas boas e outras ruins - descobri haviam seres ali sem que eu tivesse conhecimento! :blackalien:

Os bolos maiores frutificaram bem depois, mas todos os bolos frutificaram:
07-05 (1).JPG 07-05 (2).JPG

O problema é o descompasso: em um mesmo bolo, enquanto alguns cogumelos já estão quase na hora de colher, outros ainda estão bem pequenos.
O que vocês acham que seria seria melhor, colher alguns primeiro e deixar os outros se desenvolverem mais, ou colher os cogumelos mais maduros bem depois que o véu do chapéu arrebentar (para que dê tempo dos pequenos se desenvolverem)?

Haviam invasores também, 2 bolos contaminaram (os dois bolos que haviam sido dunkados após o 1º flushe ):
DSCN0894.JPG DSCN0895.JPG

Até pensei em retirar a parte verde e mandá-los para um outdoor, mas preferi retirá-los o mais brevemente possível de casa.
Espero com todas as minhas forças que os outros bolos não tenham sido contaminados! Adoraria ter o prazer de um 2º flushe em meu 1º cultivo! :rolleyes:

Gente, falando em contaminação, vou dividir isso com vocês, pode ser útil:
contenção de contaminantes.jpg
Após menos de um mês o acrilon na mangueira já esta assim, mostrando que ele segura muitas contaminações.
 
O problema é o descompasso: em um mesmo bolo, enquanto alguns cogumelos já estão quase na hora de colher, outros ainda estão bem pequenos.
O que vocês acham que seria seria melhor, colher alguns primeiro e deixar os outros se desenvolverem mais, ou colher os cogumelos mais maduros bem depois que o véu do chapéu arrebentar (para que dê tempo dos pequenos se desenvolverem)?

O meu mini Bulk está assim tambem. Cresce uns enquanto outros ainda estão nascendo. Não precisa remover todos de uma vez. Remova apenas os que se desenvolveram. Dps quando os outros se desenvolverem colha os.

Até pensei em retirar a parte verde e mandá-los para um outdoor, mas preferi retirá-los o mais brevemente possível de casa.
Espero com todas as minhas forças que os outros bolos não tenham sido contaminados! Adoraria ter o prazer de um 2º flushe em meu 1º cultivo!

Fez bem remover de casa... Mas seria bom limpar o Terrário todo para evitar contaminação nos outros bolos.
Se eles contaminaram dentro do terrario o invasor possivelmente ainda está lá!! Boa sorte!
 
Obrigado pelas comentários!

É @PsychoEvie , realmente os relógios deles não estão compassados: eu estava colhendo os últimos frutos do 1º flush de um bolo quando ja via pins do 2º flush de outro bolo...
O bolo mais carregado foi esse:
10-05 (1).JPG 10-05 (2).JPG

Juntando todos os frutos do 1º flush, depois de secos no nível cracker-dry, o peso deu 4g.
16-05 (4).jpg

Depois posto fotos dos pins do 2º flush (parece que eles estão vindo mais gordinhos)!
 
Última edição:
Esses 2 bolos pararam no 2º flush, ficaram um tempão no terrário sem nada acontecer e finalmente contaminaram. Entreguei a terra:

DSCN1037.JPG DSCN1038.JPG

Fiquei muito feliz com esse 1º cultivo! Muito obrigado a todos que estimularam, contribuíram, aconselharam, curtiram... grande gratidão ao Forum CM!
Esse diário está completo @Ecuador
 
Última edição:
Back
Top